Posso dizer que sou um convertido recente (há coisa de 1 mês) ao Linux, Ubuntu 8.04 Hardy Heron para ser mais preciso.
Farto das manias do Windows XP, que "exige" ter sempre anti-virus instalado, firewall, anti-spyware, anti-tudo e mais alguma coisa, o que torna o sistema demasiado lento, e farto ainda de ter que re-instalar o sistema pelo menos 2 vezes por ano, decidi limpar o disco todo e instalar os dois: windows XP + Linux. Depois de algum tweaking o Linux ficou a funcionar na perfeição, e apesar de ter o Windows XP a arrancar por defeito, fui-me dando conta que já quase lá não vou. Actualmente faço tudo no Ubuntu: edição de documentos, net, impressões, scannings, gravação de CDs, enfim, tudo. Aliás, só vou ao XP quando quero sincronizar o meu PDA (windows mobile), porque ainda não arranjei uma forma eficiente de o fazer no Ubuntu.
Graficamente, instalei o Avant Window Navigator (AWN), com um tema MAC OS X (mac4lin), que deu ao gnome uma aparência quase 100% MAC OS. Curiosamente, ou talvez não, mesmo com estas alcavalas gráficas todas em cima, noto que a performance ainda é melhor que no XP. Tarefas de algum modo pesadas para o XP, tais como a gestão de impressão de grandes documentos, edição de photos de grande dimensão, gravação de CDs/DVDs, ou mesmo um simples Bitorrent (que no windows sempre consumiu muitos recursos), são coisas que no Ubuntu funcionam sem quaisquer engasganços. E eu tenho uma máquina já relativamente ultrapassada (Pentium M 1,4Ghz)!