O tópico do linux

Linux GCC

Linux GCC

Eu tenho o linux instalado(fedora), e o comando gcc não executa, logo não estou a conseguir programar[8b][8b][8b][8b]

Uma ajuda sff...

é em casa, eu já fiz

sud apt-get instal gcc baild-essential

mas diz que n tenho acesso aos sudoers file e eu sou o root como é que é possivel?

é em casa, eu já fiz

sud apt-get instal gcc baild-essential

mas diz que n tenho acesso aos sudoers file e eu sou o root como é que é possivel?

definições dos grupos. para não fazeres um addgroup, escreve

Código:
su
insere passwd de root; depois escreve

Código:
apt-get update && apt-get install gcc
usas fedora??

o apt é para debian e suas derivadas... fedora usa o yum, o suse o yast, o sabayon o equo, o mandriva o urpmi, o gentoo, o emerge....

Última edição:
uso, mas tou com vontade de mudar para ubunto, toda a gente diz que é melhor, só que na fac usa-se ubunto eu também pus aqui

vou experimentar

uso, mas tou com vontade de mudar para ubunto, toda a gente diz que é melhor, só que na fac usa-se ubunto eu também pus aqui

vou experimentar

fedora
Installing software on Fedora

se não tens problemas em reconhecer o hardware, deixa-te ficar com o fedora; apesar de não usar há um par de anos, é das distros mais estáveis. no entanto há muita coisa em PT sobre o ubuntu... se não estás para mexer muito no sistema, deixa-te ficar; se gostas de partir para a aventura (aventuras sem riscos no ubuntu, já agora), ubuntu nisso...

não percebo: fazes su, [enter], inseres a passwd.
depois fazes apt-get etc etc e ele diz que não encontra? mas estás a usar fedora?? neste caso tens que escrever yum em vez de apt-get !
Se ele estivesse a usar ubuntu, seria sudo apt-get install [;)]
btw, seria build-essential, não "baild-essential"[:D]

De qualquer forma, antes de mais, seria bom saber se se consegue ligar à net.[;)]

Se ele estivesse a usar ubuntu, seria sudo apt-get install [;)]
btw, seria build-essential, não "baild-essential"[:D]

De qualquer forma, antes de mais, seria bom saber se se consegue ligar à net.[;)]
repara que ele não está no grupo dos sudo... por isso não pode ser ubuntu; como queria usar o apt-get supus que estaria usar uma debian ou derivada.

mas tens rede ou não? um ping google.com dá alguma coisa?

Para correres comandos na directoria onde estás situado tens de ter o ponto '.' adicionado na variável de ambiente PATH. Editas o ficheiro /home/<nome_do_teu_user>/.bashrc (ou então o /home/<nome_do_teu_user>/.profile) e crias a variável PATH se esta não existir da seguinte forma:

export PATH=$PATH:.

Se a variável PATH já existir nesse ficheiro, só tens de acrescentar o ponto '.' no fim, separado da última directoria por um símbolo de 2 pontos ':' tipo isto:

export PATH=$PATH:/qqcoisa:.

Para adicionares o teu user aos utilizadores do sudo, como root editas o texto do ficheiro /etc/sudoers e adicionas o teu user à zona, com os mesmos previlégios de root.

Resolvi re-nomear o topico.. Não faz sentido restringi-lo a uma unica distro, fica assim aberto às novidades do mundo Linux...

E aproveito para apresentar uma distro que descobri há dias e me parece que é um conceito fantastico para aproveitar PC's antigos..

xPUD - Small and Fast Linux

xpud-0.8.9.png

xpud-0.8.9-4.png

O conceito é diferente de todas as outras distros.. No fundo o que faz é lançar o XULRunner, que é um abiente desenvolvido pela Mozilla e que serve de base à interface de programas como o Mozilla Firefox, Mozilla Thunderbird, Songbird, Flickr Uploader, SeaMonkey, Conkeror, Sunbird, Miro, Joost, Instantbird, TomTom Home 2.0..

Depois os programas são lançados em XUlRunner na distro.. Para já esta distro ainda é um trabalho em desenvolvimento, pelo que no fundo as aplicações se resumem a um browser, um media player e um editor de texto basico, pelo que é limitado o que a distro consegue fazer.. Mas com um arranque em menos de 3 segundos no meu PC é possivel ter um ambiente do tipo quiosque Web, onde se pode navegar e fazer todo o tipo de actividades online, como ver videos.. O espaço ocupado no disco também é minimo..O download da distro ocupa cerca de 40 MB..

Parece-me ser uma distro com grande potencial para netbooks, para ter como opção para quando só queremos ligar rapidamente para ir à net, ou como distro para trazer numa PEN usb sempre conosco..

Última edição:
Voltar
Superior