O tópico do linux

Eu implementei projectos avançados baseados em Linux para a empresa.

Isso depende muito de que lado foram implementados, se foi do lado de backoffice e servidores tudo bem.. existem muitas empresas abertas a isso e é uma mais valia para quem faz o projecto pois a empresa fica mais dependente deles [:p][:p][:p] agora se for do lado dos utilizadores ai há sempre guerra.

Eu utilizei Ubuntu entre a versão 5 e 6 (cheguei também a usar a 7 mas pouco tempo), de há um ano para cá utilizo Fedora 8 e agora nas férias passei para Fedora 9.
O Ubuntu é sem dúvida mais user-friendly, mas na área de redes encontrei documentação mais interessante para RedHat (o que me levou a mudar para o Fedora).

Cumprimentos

Eu utilizei Ubuntu entre a versão 5 e 6 (cheguei também a usar a 7 mas pouco tempo), de há um ano para cá utilizo Fedora 8 e agora nas férias passei para Fedora 9.
O Ubuntu é sem dúvida mais user-friendly, mas na área de redes encontrei documentação mais interessante para RedHat (o que me levou a mudar para o Fedora).

Cumprimentos
Eu gosto do ubuntu, e das possibilidades de personalização do gentoo, mas normalmente uso a distro mais documentada para aquilo que preciso.. assim é muito mais facil.. :)

Linux sempre onde posso. Ubuntu x64 no desktop, x86 num laptop e Linpus lite no netbook [;)]

Não é por teima, nem sou informático, simplesmente apercebi-me há um par de anos atrás que o Linux e o software open source atingiu um ponto de desenvolvimento e conveniência que, por mérito próprio, se tornaram melhor do que qualquer versão do Windows.

A grande maioria das distros de Linux são mais fáceis de instalar que qualquer windows. E não é nada difícil de aprender a lidar com um ambiente linux. O problema é que as pessoas pensam que é um windows de graça, e acham que se as coisam não são feitas da mesma maneira é porque não prestam. Logo, não se dão ao trabalho.

Por acaso no fim de semana passado instalei o Ubuntu numa pen. Tem a sua piada para desenrascar, mas para o dia-a-dia continuo a preferir o Windows.

resumo da historia:

-> ubuntu 8.10 instalado

-> driver ( atheros) para a placa wireless a funcionar

reboot

(tudo fixe)
-> driver's ATI instalados

(reboot)

Placa wireless morreu

Tanto no linux, como no windows

Obrigado linux por me lixares o pc todo :sh)

é k nem configurei nada manualmente, apenas me deixei levar.

Agora vou ter de formatar tudo, e lá ver se o problema não é que por algum motivo o ubuntu maravilha me lixou a placa de vez.

Nunca mais na vida compro um pc com certas componentes não intel.

Posso dizer que sou um convertido recente (há coisa de 1 mês) ao Linux, Ubuntu 8.04 Hardy Heron para ser mais preciso.
Farto das manias do Windows XP, que "exige" ter sempre anti-virus instalado, firewall, anti-spyware, anti-tudo e mais alguma coisa, o que torna o sistema demasiado lento, e farto ainda de ter que re-instalar o sistema pelo menos 2 vezes por ano, decidi limpar o disco todo e instalar os dois: windows XP + Linux. Depois de algum tweaking o Linux ficou a funcionar na perfeição, e apesar de ter o Windows XP a arrancar por defeito, fui-me dando conta que já quase lá não vou. Actualmente faço tudo no Ubuntu: edição de documentos, net, impressões, scannings, gravação de CDs, enfim, tudo. Aliás, só vou ao XP quando quero sincronizar o meu PDA (windows mobile), porque ainda não arranjei uma forma eficiente de o fazer no Ubuntu.

Graficamente, instalei o Avant Window Navigator (AWN), com um tema MAC OS X (mac4lin), que deu ao gnome uma aparência quase 100% MAC OS. Curiosamente, ou talvez não, mesmo com estas alcavalas gráficas todas em cima, noto que a performance ainda é melhor que no XP. Tarefas de algum modo pesadas para o XP, tais como a gestão de impressão de grandes documentos, edição de photos de grande dimensão, gravação de CDs/DVDs, ou mesmo um simples Bitorrent (que no windows sempre consumiu muitos recursos), são coisas que no Ubuntu funcionam sem quaisquer engasganços. E eu tenho uma máquina já relativamente ultrapassada (Pentium M 1,4Ghz)!

resumo da historia:

-> ubuntu 8.10 instalado

-> driver ( atheros) para a placa wireless a funcionar

reboot

(tudo fixe)
-> driver's ATI instalados

(reboot)

Placa wireless morreu

Tanto no linux, como no windows

Obrigado linux por me lixares o pc todo :sh)

é k nem configurei nada manualmente, apenas me deixei levar.

Agora vou ter de formatar tudo, e lá ver se o problema não é que por algum motivo o ubuntu maravilha me lixou a placa de vez.

Nunca mais na vida compro um pc com certas componentes não intel.

Boa noite,
dizes que a placa morreu como? Não é reconhecida no windows, não apanha sinal?
E já agora pq os reboot's todos?

Não apanhava sinal.

Os reboot's era só para confirmar que não ficava coisas pendentes.

excepto no da ATI, que os pediu explicitamente, mesmo no caso dos driver's, as vezes o gestor nao tava a actualizar logo como deve ser.

seja como for,
desinstalei os drivers da ati e o drivers do wireless, reinstalei o wireless, 2 vezes

à 2º ficou bom

ufff, nao mexo mais.

ver se reporto à ATI que os seus driver's mandam as placas atheros do meu modelo À vida [8b].

Não mexo mais em driver's até estar de férias.

cumpts

Que programa tipo iTunes usam no Kubuntu?
amarok é o meu favorito
o amarok permite sincronização com ipod (ou outros mp3); em alternativa o gtkpod (pref para gnome)

rhythmbox

audacious xmms são mais na linha do winamp

kaffeine para videos

edit: banshee tb para audioplayer

Última edição:
aliás, se usas o KDE (se tens o kubuntu...) então o amarok é a escolha natural

kopete para msn

korganizer para agenda

kmail para o mail (eu uso o icedove)

konqueror para http, sftp etcetc (para http(s) ftp uso o iceweasel)

manda duvidas; o pessoal ajuda

Voltar
Superior