O tópico do linux

Depois de várias noticias de um forte investimento da Canonical, que é a empresa que está por detrás do Ubuntu no desenvolvimento do Ubuntu Mobile eis que começam a aparecer os primeiros sinais..

O primeiro resultado é o Ubuntu Remix.. É uma distribuição pensada para netbooks, que se pensa que será a proxima grande moda da computação movel, que não são mais do que portateis, super leves, pequenos e baratinhos, que grosso modo servem para navegar na net e fazer trabalho basico de office, como o Asus EeePC:

eee_pc_34.JPG

Está fortemente optimizada para a nova plataforma da intel, o Intel Atom.

Pelos screenshots, promete:

remixlauncher.png

remixbrowse.png

Aqui fica um video do sistema a correr:

http://www.canonical.com/files/video/netbook-screencast.mp4

Ao que parece, conjuntamente existe um projecto entre a Canonical e a Nokia, para portar o Ubuntu para a plataforma ARM e assim poder ser usado nos internet tablets e smart phones da Nokia... Vamos lá ver o que dá..

Troquei o Ubuntu 8.04 pelo Mandriva spring e até agora estou a achar o Mandriva mais performante... Alguém já experimentou o Mandriva ?

Troquei o Ubuntu 8.04 pelo Mandriva spring e até agora estou a achar o Mandriva mais performante... Alguém já experimentou o Mandriva ?

Eu pessoalmente é como já disse... Não tenho usado/experimentado nada além do Ubuntu.

Tenho andado bastante sobre-carregado em trabalho, o meu tempo com o PC uso-o ou na net ou a tratar as fotos da minha Nikon D70s, que é a minha ultima panca.. [:D]

De qualquer forma, tenho lido bons comentários à Mandriva.. Depois da decadencia, guerras internas e falhanços financeiros que atravessaram quando fizerama fusão entre a Mandrake e a Conectiva, agora parecem seguir no bom caminho.

Mas eu pessoalmente teria algumas duvidas em usar algo que não fosse Ubuntu, Suse ou Fedora (Red Hat). É que apesar de reconhecer que fora das 3 grandes há projectos muito bons e inovadores a grande diferença entre uma distro de topo e esses projectos mais pequenos é a atenção dada aos bugs e à segurança. É que para programar coisas bonitas e cheias de efeitos nunca faltam voluntários, para fazer o trabalho tedioso e chato de procurar e corrigir bugs, estar sempre disponivel para responder a exploits descobertos e afins, normalmente só os programadores contratados e pagos é que estão disponiveis..

Última edição:
Curiosamente abandonei o Ubuntu porque estava com um bug no gestor de actualizações [:D]
Por falta de tempo e vontade de experimentar outra distribuição, nem me preocupei em tentar resolver o bug, fiz backup dos meus ficheiros e instalei uma nova!

PS: qual é o programa que estás a utilizar para as fotos da Nikon ?

Última edição:
Ando a usar o ubunto ocasionalmente a meias com o vista e quando instalei o ubuntu usei uma opção que deu a entender que seria possivel aceder ao ubunto apartir do vista.
Isto é mesmo assim? e se sim como se faz?

Eu pessoalmente é como já disse... Não tenho usado/experimentado nada além do Ubuntu.

Tenho andado bastante sobre-carregado em trabalho, o meu tempo com o PC uso-o ou na net ou a tratar as fotos da minha Nikon D70s, que é a minha ultima panca.. [:D]

De qualquer forma, tenho lido bons comentários à Mandriva.. Depois da decadencia, guerras internas e falhanços financeiros que atravessaram quando fizerama fusão entre a Mandrake e a Conectiva, agora parecem seguir no bom caminho.

Mas eu pessoalmente teria algumas duvidas em usar algo que não fosse Ubuntu, Suse ou Fedora (Red Hat). É que apesar de reconhecer que fora das 3 grandes há projectos muito bons e inovadores a grande diferença entre uma distro de topo e esses projectos mais pequenos é a atenção dada aos bugs e à segurança. É que para programar coisas bonitas e cheias de efeitos nunca faltam voluntários, para fazer o trabalho tedioso e chato de procurar e corrigir bugs, estar sempre disponivel para responder a exploits descobertos e afins, normalmente só os programadores contratados e pagos é que estão disponiveis..

A Mandriva sempre foi uma grande distribuição (com base no Mandrake claro), principalmente no que toca ao desktop KDE refinado e sempre se destacou das outras, aliás, na minha opinião é muito mais "importante" que o SuSE e teve maior impacto. Agora que o SuSE cresceu bastante, já está ela por ela ;)

O tópico do linux

já que há isto
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=3115
e como ou há moralidade ou comem todos, lembrei-me de abrir este tópico. e pelo que se tem visto escrito, não estou só neste mundo, e acima de tudo é urgente desmitificar o conceito "geek" dos utilizadores linux ou BSD.

para os linuxers, quem usa o que, onde, o que já usou e desde quando? para os outros: o que posso usar e ao mesmo tempo do quê? à segunda parte da questão, respondo por mim: tenho uma sony-baio com bista (que raramente, mas mesmo muito raramento uso: num ano, sou capaz de ter acedido 10 vezes) e linux em dual boot. num desktop também. mas cá vai:

3 maquinas, todas com dual boot

#1 pentium II, 128 ram, 20 G disco, millenium :sh) que nunca vê a luz do dia, linux em dual boot. distro: antix (debian based)
#2 desktop marca branca core2duo 1G RAM, 320 disco, nvidia, boot em xispe, ubuntu e gentoo
#3 sony-baio core2duo 2G, 160 disco, dual boot com bista e sidux (debian-sid)

uso desde 1999 (?2000) e já passei por mandrake (agora mandriva), fedora, mepis e gentoo.

vamos ver se este tópico chega à meia duzia de posts...
pedro

O linux é autenticamente um sistema operativo desconhecido para mais de 90% da população.

Este ano, o meu projecto de AP foi a transformação de mais de 20 computadores da minha escola em edubuntu e ubuntu. Digo-te desde já que não correu como esperado (a nota até foi altissima), mas no overall foi fraco.

Apenas Linux Mint 5.0 (base Ubuntu Hardy).
Tem tudo o que quero logo na instalação desde o flash aos codecs, muito boa alternativa. Já usei Red Hat, Gentoo, Ubuntu tanto em KDE e Gnome mas prefiro Gnome hehe. [;)]

Uso há uns 13 anos linux, desde o redhat 2.1, slackware 2.0 acho.
Ainda tenho os cd's algures em casa, uma autentica reliquia.

Nessa altura era mais apenas por curioside, não aprofundei muito o tema.

Depois voltei a usar mais a sério e profissionalmente desde o redhat 7.0, desde ai, redhat's, redhat enterprise, gentoo, ubuntu e alguns mais exóticos para "brincar".

Hoje em dia está bastante mais user friendly, o ubuntu deu uma ajuda muito grande nesse sentido, e com os novos netbook's acredito que de outro salto.

Uso linux desde 2000, já usei vários. Comecei pelo Mandrake, passei pro slackware, usei Debian, mas voltei ao slackware.
Apenas Linux Mint 5.0 (base Ubuntu Hardy).
Tem tudo o que quero logo na instalação desde o flash aos codecs, muito boa alternativa. Já usei Red Hat, Gentoo, Ubuntu tanto em KDE e Gnome mas prefiro Gnome hehe. [;)]
Pode ter tudo logo instalado, mas a mim dá-me muito mais gozo instalar eu tudo.
No meu slackware tem isso tudo.
Acualmente uso slackware no meu portatil e no PC de trabalho, uso também Debian no trabalho.
Uso windows no desktop em casa porque os jogos são um vício, e muitos dos jogos que eu gosto ainda não funcionam em linux. (com muita pena minha)
Desde que comecei a usar linux que não quero outra coisa.

Eu sou utilizador de linux, porque como informático gosto dos desafios que o linux me propõe, só que não sou fundamentalista, GNU/linux é bom numas coisas e microsoft é bom noutras.
Uso o ubuntu em casa, no dia a dia no trabalho uso XP,Vista,2003 Server etc.
Mas infelizmente o utilizador comum ainda não está desperto para o utilizar por pura perguiça mental, mas tambem muito por culpa das instituições que sejam publicas que sejam privadas, pois pelo que eu tenho visto muitas das vezes as pessoas não precisam de usar mais do que 3 ou 4 coisas, como por exemplo office, mail e SAP ou outros ERPs e para isso o linux serve prefeitamente.

Voltar
Superior