Há mais diferenças de extras...que me lembre: estofos, volante, caixa, travão de mão!? em pele, LDW (que é uma m**** na minha opinião que dispensava...está sempre desligado), não tem leitor de CDs como dizem (isso deve ser o "excelente") , sensores de chuva/luz (dispensava o de chuva até porque agora quase não preciso das escovas), não sei se o Essense já tem as colunas no encosto de cabeça!?, jantes e retrovisores pretos.
A verdade é que no configurador da Mazda faltam itens qb e portanto o que tem ou não tem, ninguém sabe bem, lol
Em relação às jantes pretas (cinzentas escuras) são brilhantes quando estão limpas ou com selante próprio. Facilmente ficam "mate"[

]
A diferenla do HS para o HS navi são 400€...pelo cartão SD, porque o carro já tem GPS. Além do mais e senão estou em erro será possível colocar o telemóvel com o GPS a funcionar e a debitar as instruções pelo infotainment.
De qualquer das maneiras a verdade é que se não foram todos, segundo o meu vendor a esmagadora maioria dos carros de stock para PT foram 1.5 evolve HS navi. Por isso ou encomendam/esperam ou "sujeitam-se" como eu a uma versão.
EDIT: 500km feitos, não consegui aguentar e já o estiquei qb tanto em rotação (limitada electrónicamente) como velocidade, média começou nos 7.6 em cidade e percusos cursos e intermitentes, mas com o aumento dos esticões vou em 8L geral. A velocidades moderadas dá para fazer cidade, nacional, IP com médias de 5.7L/100....mas conseguir conter a vontade de puxar é muito difícil