Mazda Mx5

330i, o que tentei realçar é que se o perímetro/diâmetro do pneu/jante for igual ou um pouquito inferior ao original (e não superior) as retomas de velocidade e as acelerações melhoram (mesmo que somente um pouquito, ao contrário pioram mesmo que também só ligeiramente) e num Roadster deduzo que estes aspectos sejam mais importantes do que a velocidade máxima. Mas também tenho noção que estas diferenças tão diminutas se notem muito pouco (ou quase nada).

Sim eu percebi, e conheço as relações causa-efeito destas alterações

Ao alterar o perímetro da roda também vai passar a contar mal as distâncias que o carro na realidade percorre, não?
Ou será que como o trabalho de troca de jantes/pneus foi realizado na Mazda eles configuram alguma coisa com a nova medida de pneu para contar os km de forma correcta?

Ao alterar o perímetro da roda também vai passar a contar mal as distâncias que o carro na realidade percorre, não?
Ou será que como o trabalho de troca de jantes/pneus foi realizado na Mazda eles configuram alguma coisa com a nova medida de pneu para contar os km de forma correcta?

Certo. Se alteras a altura e a largura da jante/pneu sem ter em conta os desiqulibrios entre as medidas, vais alterar as velocidades que vêm de fábrica.

Corrige-se isso normalmente com a altura do pneu. Neste caso eu deveria ter colocado um pneu 215/40/17 em vez de 215/45/17, mas as diferenças finais são minimas.

Mas se tivesse colocado uns 225/45/17 aí, já seriam bem maiores. Aqui o fabricante recomenda colocar 225/40/17 (raro de encontrar em pneus do dia-a-dia) mas comum em competição

@330i: tal como o Sandro refere aí acima, mais pneu pode significar melhor comportamento, mas em regra corresponde também a consumos superiores e acelerações, recuperações e top speed inferiores. Além disto, a própria calibração do velocímetro pode ter de ser ajustada.Aqui há uns anos um amigo do meu pai meteu pneus mais largos no carro e, em viagens em conjunto (2 carros), o dele marcava no velocímetro mais 15kms/h para a mesma velocidade do carro do meu pai

Mazda Mx5

@330i: tal como o Sandro refere aí acima, mais pneu pode significar melhor comportamento, mas em regra corresponde também a consumos superiores e acelerações, recuperações e top speed inferiores. Além disto, a própria calibração do velocímetro pode ter de ser ajustada.Aqui há uns anos um amigo do meu pai meteu pneus mais largos no carro e, em viagens em conjunto (2 carros), o dele marcava no velocímetro mais 15kms/h para a mesma velocidade do carro do meu pai

Se leres a sequência toda de posts vais encontrar as varias respostas a esse post.
Variação final -0,9% ( -2,2 km/hora na velocidade maxima, e 0,01 nas aceleracoes

Adoro estes bancos!

12c358ec2e54b3652ad3bcdb44f0aacb.jpg

Faz o dip, quantas latas são precisas para fazer as 4 jantes?
Não escolhas é branco que isso fica bem foleiro.
Sempre tive panca por jantes brancas (e já aa tive e sei a escravidão que são lol) ...imagino que 3 devem dar...mas não faço ideia ... até porque isso vai depender das demãos...

Sempre tive panca por jantes brancas (e já aa tive e sei a escravidão que são lol) ...imagino que 3 devem dar...mas não faço ideia ... até porque isso vai depender das demãos...

Acho que com o teu vermelho as jantes brancas não vão ficar bem, mas como com o plastidip é reversível, perdes pouco em experimentar.
Num vermelho sólido, não metalizado acho que as jantes brancas iam ficar melhor.

Voltar
Superior