Mazda Mx5

É bom haver mais uma escolha, mas pelos vistos é um pneu mais virado para a ecologia.

Os pneus Yokohama nunca foram bons em termos de resistência ao rolamento, até um passado recente... e penso que será por aí que estão a dar o "foco" a essa parte. Isso não significa que não sejam bons.

Aliás, qualquer pneu hoje, mesmo sendo de gama desportiva (excluindo pneus específicos), dão importância considerável à questão de consumo de combustível.

Outra coisa que estão a apregoar, é o baixo peso do pneu, coisa que Yokohama tinha sempre dificuldade em gerir, face a determinados concorrentes europeus, fruto de uma construção bem robusta.

Se reparares, mesmo na gama Advan, dão relevância a estes pontos. Basta comparar os V105 (que equipam o MX-5 de fábrica) com os V701 que são mais recentes, e com melhores argumentos.

Se quiseres optar por uns pneus mais dedicados, tens sempre a opção dos ADVAN A052

Os pneus Yokohama nunca foram bons em termos de resistência ao rolamento, até um passado recente... e penso que será por aí que estão a dar o "foco" a essa parte. Isso não significa que não sejam bons.

Aliás, qualquer pneu hoje, mesmo sendo de gama desportiva (excluindo pneus específicos), dão importância considerável à questão de consumo de combustível.

Outra coisa que estão a apregoar, é o baixo peso do pneu, coisa que Yokohama tinha sempre dificuldade em gerir, face a determinados concorrentes europeus, fruto de uma construção bem robusta.

Se reparares, mesmo na gama Advan, dão relevância a estes pontos. Basta comparar os V105 (que equipam o MX-5 de fábrica) com os V701 que são mais recentes, e com melhores argumentos.

Se quiseres optar por uns pneus mais dedicados, tens sempre a opção dos ADVAN A052

Pelo que vejo nos meus pneus, daqui a uns 10.000 km já devo vir aqui ao tópico pedir ajuda ao pessoal sobre quais pneus meter.
Infelizmente já sei que das marcas que gosto, tipo Bridgestone e Michelin não há hipotese para o caro.

É esta [:cool:]

2020_mazda_mx-5_00.jpg

Muito bonita esta configuração, sem duvida. A cor é a "polymetal grey"? e as capotas quais as cores possíveis? no configurador não aparece nada.

Mesmo para quem só está "habituado" a ter o 2.0 o 1.5 não faz má figura. [:cool:]

Sinto e faço o mesmo que ele diz no ultimo paragrafo mas destaco a frase final porque é o que eu sinto acerca do meu MX-5:

There are faster, more practical cars out there, but few are as magical as Mazda’s little convertible

Que saudades de ir passar um fim de semana fora de casa à descoberta de coisas novas com o MX-5 de capota para baixo. [s)][br:)]

Fica o artigo na integra:

https://driving.ca/reviews/road-test/mazda-mx-5-miata-car-review-portugal-road-trip

Como usas o carro no dia a dia, creio ser uma excelente opção [;)] Em termos de resistência ao rolamento e comportamento no molhado, são melhores que os Yokohama Advan Sport V105, que equipam de fábrica.

Daquilo que vou vendo basicamente qualquer pneu é melhor do que o MX-5 traz de fábrica. [:D]

Fui espreitar esse Bridgestone e a única coisa que não me pareceu muito bem foi o barulho de rolamento, 72 dB parece-me alto.
De qualquer modo, felizmente ainda não preciso de pneus.

Última edição:
Daquilo que vou vendo basicamente qualquer pneu é melhor do que o MX-5 traz de fábrica. [:D]

Fui espreitar esse Bridgestone e a única coisa que não me pareceu muito bem foi o barulho de rolamento, 72 dB parece-me alto.

Os fabricantes de automóveis, por vezes têm escolhas nos pneus que equipam de fábrica, que me deixam surpreendido. Os Yokohama Advan Sport V105 que os MX-5 usam, são "específicos" para a Mazda, mas a própria Yokohama tem uma versão deste pneu, com um composto melhor (V105S), que seria certamente mais caro.

Voltando à questão do ruído, não teria problema em escolher os Bridgestone T005, dado que estão no mesmo valor dos Yokohama V105. Se procuras valor mais baixo, os Yokohama Advan V701 cifram-se nos 67dB.

Os Bridgestone T005 são, como o nome indica, pneus de Turismo, não desportivos.
Tenho-os montados num familiar e são bons nesse contexto, mas pessoalmente não recomendaria para um MX5.

Última edição:
Os fabricantes de automóveis, por vezes têm escolhas nos pneus que equipam de fábrica, que me deixam surpreendido. Os Yokohama Advan Sport V105 que os MX-5 usam, são "específicos" para a Mazda, mas a própria Yokohama tem uma versão deste pneu, com um composto melhor (V105S), que seria certamente mais caro.

Voltando à questão do ruído, não teria problema em escolher os Bridgestone T005, dado que estão no mesmo valor dos Yokohama V105. Se procuras valor mais baixo, os Yokohama Advan V701 cifram-se nos 67dB.

Por acaso dou bastante importância ao ruído de rolamento, no meu antigo carro o stand pôs 2 pneus novos da Uniroyal quando me vendeu o carro e sempre fizeram demasiado barulho para o meu gosto, daí ter começado a dar importância a esse factor no que respeita a pneus.

Os Bridgestone, em geral, são pneus com um ruído de rolamento não muito baixo. Isso deve-se ao facto de serem pneus com uma carcaça muito rígida. Se tem vantagens em certos aspetos como a dinâmica (são pneus que não costumam "dobrar" muito e com boa resposta a mudanças de direção), já noutros (conforto/ruído de rolamento) é um handicap. Não há bela sem senão.

Mas os "teus" Yokohama também não são pneus silenciosos.

Os Bridgestone, em geral, são pneus com um ruído de rolamento não muito baixo. Isso deve-se ao facto de serem pneus com uma carcaça muito rígida. Se tem vantagens em certos aspetos como a dinâmica (são pneus que não costumam "dobrar" muito e com boa resposta a mudanças de direção), já noutros (conforto/ruído de rolamento) é um handicap. Não há bela sem senão.

Mas os "teus" Yokohama também não são pneus silenciosos.

Não são silenciosos e agora que têm desgaste ainda se notam mais a limitação deles com a estrada molhada, quero ver se não os repito.

Fui agora ver as características deles e são E no consumo C à chuva e 71 dB. Ou seja não são bons em nada.

Hoje foi dia de experiências. Voltar, para poder comparar, ao set-up stock que nunca conheci neste carro, jantes originais e Bridgestone Potenza S001 205/45/17, pois as jantes 6ul foram montadas pela Mazda no dia da entrega do carro e dois dias depois montei-lhe os PS4 na medida 215/45/17. Acertei a pressão para 2.1 e fui fazer o percurso à serra que costumo fazer, e mesmo com a navegadora no @habitual "não te estiques, não te estiques" percebe-se bem o obvio. Com esta configuração, o carro tem menos grip, todo ele escorrega mais, com a traseira a avisar bem mais cedo para aliviar o acelerador. Curiosamente pareceu-me que o body roll é ligeiramente menor talvez pelo facto de haver menos grip, mas pode ter sido impressão minha que confirmarei na próxima semana, e sozinho!

Para mim que sou mais fã de uma escorregadela do que da precisão de um Formula este é o set-up certo.

Por outro lado percebi rapidamente que com a configuracao que tinha até ontem, rodas mais largas, pneus mais largos e claramente mais eficientes resultam em muito mais grip, trajetórias mais firmes e velocidades a curvar bem mais elevadas, e talvez um pouco mais de body roll (?)

Em resumo com as 6ul e os PS4 215/45/17 este ND2 parece um formula!

701851ff1ffeee7eb72c726cabd603e5.jpg

ec4c4b41f76059b0ed4399fc19f541dc.jpg

Post muito interessante.E em termos de andamento puro? Notaste que os pneus mais largos tiveram algum impacto negativo nas acelerações?

Voltar
Superior