Drive-by-wire é seguro?

A tecnologia "by wire", permite gerir melhor, e proporcionar ao condutor, tarefas que com a ligação física seria muito complicado. permite ainda maior flexibilidade na disposição dos orgãos do veículo e liberdade aos desenhadores sem terem que respeitar as condicionantes da colocação desses mesmos orgãos devido às ligações físicas. Claro que curvas feitas a puxar o travão de mão serão coisas do passado. Contra-brecagens também. Mas isto tudo é em prol da segurança e do respeito pelo ambiente enquanto condutores. agora se a conversa for como pilotaços... então tudo isto só vem dificultar. Mas na minha opinião pilotos deviam andar num autódromo, por isso... estou de acordo com estas evoluções. [;)]

Não estou de acordo contigo. Parece que estás a dizer que quem gosta das coisas mais "naturais" tem de ser piloto ou gosta de andar a esgalhar. E o desfrutar da máquina ao natural, na sua essência mais original, isso não conta?
Prefiro, por exemplo, o acelerador por cabo como tenho no meu carro, no entanto não sou nenhum piloto.[;)]

A Fabia é assim, odeio!!! [8b]

Fiat Punto MKII também... É estranho, artificial...para além de que o motor parece acelerar só à medida que lhe é confortável. O Punto MKI responde muito melhor, mas nem tem nada a ver... e quando se carrega a fundo, ele dá tudo (o pouco) que tem para dar ali sem paninhos quentes...[8b]

Última edição:
Não estou de acordo contigo. Parece que estás a dizer que quem gosta das coisas mais "naturais" tem de ser piloto ou gosta de andar a esgalhar. E o desfrutar da máquina ao natural, na sua essência mais original, isso não conta?
Prefiro, por exemplo, o acelerador por cabo como tenho no meu carro, no entanto não sou nenhum piloto.[;)]

Exactamente... parece.[;)]
Repara que eu digo "curvas feitas com o travão de mão serão coisas do passado. Contra-brecagens também."
Isto acontecerá porque numa condução normal qualquer excesso ou desvio de trajectória, será corrigido pela electrónica, seja travando, virando as rodas ou mesmo acelerando sem qualquer intervenção do condutor. [;)]
O que eu acho é que fazer curvas com o travão de mão, já não é condução normal. Já exige dotes de piloto. [;)]

O meu acelerador de certeza que não é porque o cabo já partiu :sh)

Para se ter uma ideia do que poderá ser a direcção by-wire, peguem num volante de pc... Sempre há o Force Feedback, mas nada substitui a força real..

Claro que eles vão tentar fornecer o feeling dos travões e direcção ao condutor no modo by wire. Aliás, o sistema de travagem by wire será bastante mais eficaz que o normal (hidráulico). [;)]

A solução para o by-wire é seguir o exemplo da aeronautica.
Sistemas duplos, para que, caso 1 falhe exista outro que nos safe.

no entanto, tenho algumas dúvidas em relação ao by-wire, sobretudo a direcção. Basicamente é como jogar Playstation. Viramos o volante e supostamente sabemos que as rodas vão virar, mas no entanto, não sentimos nada do que se passa lá na frente

é certo que já existem acelaradores electrónicos, e depois de experimentar alguns, torna-se uma grande seca o atraso de resposta.
Pisar o acelarador a fundo e só meio segundo a 1 segundo depois o carro reagir é mesmo muito mau.

Isso tem mais a ver com a gestão electrónica do que propriamente com o by-wire.

Isso tem mais a ver com a gestão electrónica do que propriamente com o by-wire.

Muitas vezes é o mecanismo da borboleta do acelerador que não consegue acompanhar os requisitos necessários.... pois em termos de poder de processamento, qualquer ECU faz isso com a perna às costas.

Claro que eles vão tentar fornecer o feeling dos travões e direcção ao condutor no modo by wire. Aliás, o sistema de travagem by wire será bastante mais eficaz que o normal (hidráulico). [;)]
[8b] deve ser deve, espero nunca chegar a esse ponto :sh). É q no hidraulico nao precisamos de energia pra travar, mesmo com o motor desligado ainda se consegue travar, agora by-wire.....[:vm)]

Muitas vezes é o mecanismo da borboleta do acelerador que não consegue acompanhar os requisitos necessários.... pois em termos de poder de processamento, qualquer ECU faz isso com a perna às costas.

Não me referia a tempos de processamento, mas mais a gestão electrónica por forma a cumprir os requisitos das normas de poluição, e fiabilidade, e afins.

E quanto custam esses sistemas ? e se avariarem ?

É que em muitos carros antigos e semi-modernos, chega-se a uma oficina de esquina, e com uma chave arranja-se tudo, agora vai-se á maquina e faz-se o diagnóstico de sillicon valley, bem, já imaginaram um virus na centralina do carro ? atrofiava os pedais, e depois, quando travavam, aqulo acelarava, etc etc.....LOOOOOOOL

Epá, NÃO !

Já agora, meus senhores, se não gostam dos aceleradores eletrónicos porque têm lag, é porque estão mal habituados...

Nos carros a carburador, quando aceleram a fundo, também há um certo lag, especialmente se tiverem frios....

Nos modernos carros de injecção é que têm a papinha toda feita já que o acelerador mecãnico controla o fluxo de injecção (que por sinal, é uma esécie de by wire controlada pela centralina )... portanto, não me venham com tratas, que a mim não me apanham nessa.... nem alhos nem nada... nao meti isto.... no acelerador

O cabo do acelerador partiu ? [:D][:D]

isso também acontece nos aceleradores normais, só que em vez de avariar o chip, parte-se o cabo.

Por acaso, o meu Renault 9 agora mais para o fim (dele), de vez em quando ficava com o acelerador colado ao fundo.
Tinha que abrir o capot e dar um jeito numa peça junto ao carburador.

O pessoal está preocupado com o acelerador electrónico... mas já pensaram em coisas muito mais complexas que têm a sua probabilidade de avariar e que podia ser desastroso se avariasse mesmo?

Imaginemos um ESP.

O sistema tem a capacidade de poder travar uma roda ou duas ou três quando bem lhe apetecer!

Ele está programado para o fazer segundo toda uma série de normas, mas imaginemos um problema em que vamos a 140 ou 150 e ele trava uma roda qualquer... Já imaginaram?

Não pode acontecer, pois não?

Ora é isso mesmo, tudo o que tenha a ver com segurança, à mínima falha o sistema é posto fora de serviço, (a entrada em Safe Mode), mesmo assim é muito complicado isso acontecer, o que prova que no que toca a riscos, as coisas já estão evoluídas o suficiente para poderem ser produzidas com total segurança e fiabilidade sem colocar em risco o condutor.

O mesmo se aplica a muitas outras coisas, como um simples AirBag... Já imaginaram um AirBag disparar do nada? Podia ser fatal!

As marcas não correm esses riscos, se colocam determinados componentes é porque sabem que não falham.

Todos sabemos alguns problemas derivados das placas CIM dos Astra, que afectava os comandos do volante, ou a iluminação interior, ou sensor de luz, no entanto, com um chassis munido de muita electrónica nunca houve qualquer tipo de problema! O que significa que o rigor e a segurança empregues nisso foram realmente levadas ao extremo.

Ou seja, se as marcas decidirem fazer as coisas de forma a simplesmente Não Falhar, elas fazem, não tenham medo.

O meu Astra tem já bastante electronica, e por exemplo no acelerador electronico ou na direcção assistida electro-hidraulica noto o atrazo do acelerador, ou da direcção assistida quando faço um movimento muito muito brusco, mas não me importo nada.

Sou um grande adepto da electronica nos automóveis!

Última edição:
Não me referia a tempos de processamento, mas mais a gestão electrónica por forma a cumprir os requisitos das normas de poluição, e fiabilidade, e afins.
Mas isso também acontece em motores sem aceleradores electronicos, em especial nos que foram adaptados forçosamente à norma EURO4.
Por exemplo o SR20DE 140cv da Nissan é um caso desses, no regime intermédio parece que existe um lag no acelerador, contudo é a ECU a respeitar os restritos valores da sonda lambda.... (Vais testar a versão de 150cv e não tem nada a ver [;)] )
Mas o que eles(outros users) referiram são casos tipo Clio 1.2 16v com acelerador electronico. É mesmo artificial :o

[8b] deve ser deve, espero nunca chegar a esse ponto :sh). É q no hidraulico nao precisamos de energia pra travar, mesmo com o motor desligado ainda se consegue travar, agora by-wire.....[:vm)]

E mais, sei duma marca de automoveis q abandonou um projecto de travoes "by-wire", pois é alguma coisa os demoveu [;)]

Pois... se tu achas que é menos eficaz.
Basta ver que com a ajuda da electrónica o aviso de pressão no pedal em caso de travagem vai ser mais rápido e mais eficaz do que no hidráulico.

Voltar
Superior