Drive-by-wire é seguro?

Imaginemos um ESP.

O sistema tem a capacidade de poder travar uma roda ou duas ou três quando bem lhe apetecer!
Mas tu achas que isso é mesmo assim ? [:D]
Quem é que gera a pressão no sistema de travagem ? [:p]

Pois... se tu achas que é menos eficaz.
Basta ver que com a ajuda da electrónica o aviso de pressão no pedal em caso de travagem vai ser mais rápido e mais eficaz do que no hidráulico.

Hoje em dia a travagem já tem uma grande influencia da electronica, e não é só no ABS. Sei que no Vectra (e noutros carros), ao ser efectuada uma travagem brusca o sistema coloca logo toda a força máxima de travagem, independentemente da pressão que a pessoa faça, apartir do momento que é brusco, o sistema é que gere tudo.

Basicamente aí ele só recebe o sinal electrónico de accionamento do pedal rapidamente.

Mesmo no meu Astra o pedal da embraiagem tem mesmo um sensor de posição, em vez de um simples "on / off", que ainda não sei para que serve, mas detecta mesmo em que posição está o pedal. No Vectra tenho a sensação que a embraiagem é mesmo electrónica.

O funcionamento dos sistemas assim torna-se muito mais rápido e eficaz.

Como já uma vez disse, e chamaram-me indirectamente burro por isso: a electronica tem a capacidade de ver, analizar, prever e funcionar em função de variados factores. A mecânica não, a mecânica é "cega", não consegue evitar o erro ou solucionar o problema.

[;)]

Mas para quê tanta m***sse ??? :sh)

Uma fracção de segundo pode fazer toda a diferença entre evitar ou não o acidente. E então se for a velocidades mais elevadas pode mesmo mudar totalmente o rumo das coisas.

É como os simples Stop’s a Led’s, só o facto do led ser mais rápido a acender, já diminui significativamente o tempo de reacção para a pessoa que vai atrás travar.

Só queria acrescentar que neste momento temos partes hidráulicas a funcionar com a ajuda da electrónica, será mais benéfico ter tudo electrónico, pois será mais eficiente em termos de rapidez de dados e eficácia. [;)]

Uma fracção de segundo pode fazer toda a diferença entre evitar ou não o acidente. E então se for a velocidades mais elevadas pode mesmo mudar totalmente o rumo das coisas.

É como os simples Stop’s a Led’s, só o facto do led ser mais rápido a acender, já diminui significativamente o tempo de reacção para a pessoa que vai atrás travar.
Usar led sim porque como duram entre 100 000 e 1000 000 de horas, praticamente nao mudamos na vida util do veiculo apr:)

Estes meninos são fly by wire e não os vemos a cair dos ares todos os dias, é já ca andam desde o fim da decada de 80

http://www.airliners.net/open.file?...id=1195192&next_id=1194461&tbl=COCKPIT&size=L

A tecnologia já está suficientemente testada e madura o suficiente para poder aplica la em segurança ao mercado do consumo em massa...

Reduz custos, manutenção, peso, e aumenta a segurança uma vez que não existe uma coluna de direcção, sistemas de pedais mecânicos que possam entrar no habitáculo aquando de uma colisão...

Quem é que trava uma roda traseira para corrigir uma trajectória? [:p]

Pode travar até 3 rodas, pelo menos... Pelo menos o Plus, o normal é que é só uma.
Quem trava de certeza que não é o ESP[:p] , até porque a função do ESP é manter a estabilidade do veículo.
Se me disseres que o ESP recorre a outro sistema para conseguir travar, isso é outra conversa [:p]

O meu é electronico e não noto lag nenhum.

Já agora,a mim já me aconteceu partir o cabo do acelerador no Mégane I.Eu sei eu sei,é Renault...[:D]

Mas tu achas que isso é mesmo assim ? [:D]
Quem é que gera a pressão no sistema de travagem ? [:p]
Ah e tu como é que pensas que é ???? és tu a pisar no acelerador que activas o ESP ????

o meu carro já é brake by wire e drive by wire, tem que ser e não tem delay nenhum, o delay não tem a ver com o controlo do acelerador mas sim com a injecção e as normas de poluição.

e a direcção já é electricamente assistida como a de muitos aqui o que sentem nas mãos já tem muito de force feedback...

No meu 307 também notava um atraso na resposta que era chato nas subidas. Queixei-me disso numa revisão e eles actualizaram o software de gestão. A partir daí não mais notei nenhum atraso no acelerador.

Voltar
Superior