Divida à seguradora

Um advogado não lhe vai dizer nada de diferente do que tem sido
dito aqui. Lamento.
Se um advogado o aconselhar por caminhos diferentes dos que aqui
foram indicados, habilita-se a ser expulso da Ordem, e nunca mais
poder exercer.

Oi?

Essa máxima que defendes é engraçada.

Então um advogado que opte por uma estratégia processual diferente à que defendes, que se encontra a defender os LEGITIMOS interesses do cliente, é expulso da OA? Encontra-me o artigo do EOA que refira isso, já que eu não encontro!

My 2 cents:

Se vale a pena ir contra a seguradora nas tuas circunstancias e por esse valor, mesmo com Advogado Oficioso? Não, até porque é adiar um problema e tudo indica que és, sem duvida o culpado + os valores apresentados para 3 carros +portão não me parecem exagerados.

Como te aconselharam, podes e deves tentar negociar com a seguradora para chegar a um acordo, com uma prestação mensal. Explica a tua situação, que poucos bens tens ...

QUanto a uma execução, a mesma não surge do ar e primeiro terá que haver uma sentença numa acçao declarativa, para o qual o user é citado ... As coisas demoram tempo... e depois partem para as penhoras.... 1/3 do vencimento é o máximo que te podem penhorar, não 1/2 conforme foi referido.

Por outro lado, nada de impede de pedires a redução da penhora para 1/6...

E nada impede a Seguradora de penhorar o vencimento, e ir atrás de saldos bancários, recheios de habitação....eventualmente a casa....

Enfim, fala com eles.

Boa sorte e que sirva de emenda, não só para ti, mas para todos nós!

Muito li por aqui mas as pessoas esquecem-se do principal!
Primeiro que tudo na tua fase do processo já não tens hipotese de fugir das custas da seguradora, visto que ja exestiu peritagens, e possivelmente os donos dos outros carros ou já os tem a reparar com orcamentos feitos etc etc etc!
E nao te podes esquecer do basico, tu assinaste um contrato com uma seguradora, logo ficaste de maos atadas as condicoes deles!
Infelizmente o objectivo deles é o lucro e como tal não vejo boas hipoteses de conseguires "safar-te" sem ser mostrares boa fé e pedires um plano de pagamentos consoante os teus rendimentos!

Quanto aos hipocritas que por aqui andam a numa net war de valor de carros, o valor do carro é algo que nao pode ser estabelecido com regras, ate posso ter um fiat uno e se mostar que o carro tem valor sentimental e que fiquei privado de um bem material e de um bem sentimental o valor pode ser suprendente, poderá demorar anos mas as seguradoras geralmente perdem! Portanto ate pode ser um yaris de 500 euros (quem me arranjar yaris a esse preço peço ja um camiao tir cheio deles) mas se fossem voces a ficarem sem carro tambem iam querer levar tudo ao limite!!!

É esta informação que está correcta???
Não me parece, não é isto que eu já vi várias vezes a acontecer.

O que acontece é o seguinte, o valor do carro é 5000€ a reparação está estimada em 7000€, neste caso a seguradora não paga os 7000€, paga o valor do carro 5000€. Mas, o carro batido tem um valor, imaginemos que 200€, se fôr o proprietario a vender a seguradora dá 4800€ se for a seguradora a intermediar o processo, dá os 5000€ mas fica com os 200€.
Nunca vi uma seguradora a pagar o valor do carro e a oferecer o carro batido ao proprietário. Tmbém nunca vi um carro batido a não valer nada, pelo menos 25€ em metal vale.

Neste caso, como é quem provovou o acidente que vai pagar, tem lógica que seja ele a decidir o que fazer com os carros batidos, pois se os vai pagar na totalidade o carro batido passa a ser seu. casos como este nunca vi, mas faz sentido que seja assim.

Aliás até penso que as seguradoras dão à escolha aos propriétarios sobre o que querem fazer com os carros batidos, obvio que querem comprovativos de venda para depois abater ao valor a pagar.

Qual foi a parte do "perto de zero" que não percebeste?
Se para ti 25€ ou 200€ é "longe de zero", está tudo explicado.

Às tantas o problema é meu, que estou habituado a que carros custem dinheiro,
e que as reparações também.

Quando um gajo vai à oficina e larga lá 200€ para uma simples revisão anual,
está à espera que o carro, mesmo batido, valha mais que isso. Ou não?

Portanto, quando os sucateiros oferecem 200€ por um salvado... isso para mim
é nada. "Quase zero". "Nulo".

Provavelmente estou aqui a falar com sucateiros, e daí acharem que oferecem
muito pelos salvados.

NEWSFLASH:
Para o resto do planeta (lesados em acidentes) 200€ é ZERO!!! E 25€ é uma
OFENSA!

Mas pronto, cada um tem direito à sua opinião.

Oi?
Essa máxima que defendes é engraçada.
Então um advogado que opte por uma estratégia processual diferente à que defendes
(...)

Parei aqui.
Se não lês as coisas com atenção, não vale a pena discutir.

1.
Onde é que eu digo que é "diferente do que EU defendo"?!?!
Eu disse "DO QUE TEM VINDO A SER DITO NO FÓRUM"!!!
Ou seja, pelos vários intervenientes.

2.
Eu referia-me às sugestões menos éticas que estavam a ser
sugeridas no post ao qual respondi. Um advogado que sugira
ao seu cliente uma prática que roce a ilegalidade é expulso da
Ordem.

Vai lá ler as coisas com atenção. Obrigado.

Pessoal, eu não estou nem vou fugir às minhas responsabilidades.
E este tópico não foi criado para tal, como foi a primeira vez que isto me aconteceu, estou a pedir que quem puder me ajude com dicas.
Eu como disse vou tentar entrar em acordo com a companhia, e evitar que chegue à insolvência, porque infelizmente iria envolver outras pessoas.
Esta situação é chata por várias razões, estou de baixa por depressão há 3 meses e isto foi o culminar várias situações inconscientes de auto destruição, o que recebo de baixa mal me dá para pagar a renda e viver, em relação a um emprestimo está out , visto que há 4 meses pedi um empréstimo para salvar um amigo meu de uns problemas e ele está me a pagar aos bocados. O que me resta é mesmo a insolvência, mas vai ter como consequência o meu pai ir viver para debaixo da ponte, visto que devido a dividas do mesmo a casa está em meu nome.
Portanto como podem entender, isto não é só uma situação chata, onde uma pessoa diz " eh pa realmente tiveste azar ".
Agradeço a todos a ajuda.

O carro pode valer apenas 1000eur, mas se a reparação custar 2000 eur (o que é facil, principalmente na origem) o seguro é obrigado a pagá-la quando o proprietário do veículo não tem culpa no acidente.
Portanto arranjar os 4 carros + portão por 10.000eur não é assim tão descabido.
Ja tive chatices com reparações cujo valor era superior ao valor do carro, mas como a culpa não foi cá de casa o seguro teve que arrotar (ao fim de 7 anos em tribunal, por 2x)

Parei aqui.
Se não lês as coisas com atenção, não vale a pena discutir.

1.
Onde é que eu digo que é "diferente do que EU defendo"?!?!
Eu disse "DO QUE TEM VINDO A SER DITO NO FÓRUM"!!!
Ou seja, pelos vários intervenientes.

2.
Eu referia-me às sugestões menos éticas que estavam a ser
sugeridas no post ao qual respondi. Um advogado que sugira
ao seu cliente uma prática que roce a ilegalidade é expulso da
Ordem.

Vai lá ler as coisas com atenção. Obrigado.

Eu li vários posts aqui neste tópico...e foram várias as posições defendidas. se não concretizas tenho que deduzir...

Por outro lado, o advogado não pode advogar contra a Lei. O que é mmmmuuuuiiiiittttoooo diferente de roçar a ilegalidade como tu sugeres...

Btw, a expulsão é um ultimo recurso, a sanção máxima... antes disso vêm as adverteências, suspensões.... bla bla bla [:p]

Muito li por aqui mas as pessoas esquecem-se do principal!
Primeiro que tudo na tua fase do processo já não tens hipotese de fugir das custas da seguradora, visto que ja exestiu peritagens, e possivelmente os donos dos outros carros ou já os tem a reparar com orcamentos feitos etc etc etc!
E nao te podes esquecer do basico, tu assinaste um contrato com uma seguradora, logo ficaste de maos atadas as condicoes deles!
Infelizmente o objectivo deles é o lucro e como tal não vejo boas hipoteses de conseguires "safar-te" sem ser mostrares boa fé e pedires um plano de pagamentos consoante os teus rendimentos!

Quanto aos hipocritas que por aqui andam a numa net war de valor de carros, o valor do carro é algo que nao pode ser estabelecido com regras, ate posso ter um fiat uno e se mostar que o carro tem valor sentimental e que fiquei privado de um bem material e de um bem sentimental o valor pode ser suprendente, poderá demorar anos mas as seguradoras geralmente perdem! Portanto ate pode ser um yaris de 500 euros (quem me arranjar yaris a esse preço peço ja um camiao tir cheio deles) mas se fossem voces a ficarem sem carro tambem iam querer levar tudo ao limite!!!

Essa parte do contrato está definida na Lei! Em caso de acidente, se estiveres alcoolizado e se provar que isso foi causa do acidente, então cessam as coberturas facultativas e, relativamente às indemnizações a terceiros, a seguradora pode exercer o direito de regresso, i.e., paga aos lesados e exige o dinheiro de volta ao segurado.

(...)
Por outro lado, o advogado não pode advogar contra a Lei. O que é mmmmuuuuiiiiittttoooo diferente de roçar a ilegalidade como tu sugeres...
(...)

Ou não...
Ordem dos Advogados - Códigos e Regulamentos - Código Deontológico
(...)
Artigo 2.º
(Dever de recusar patrocínio injusto)

O advogado deve recusar o patrocínio de toda a questão que não considerar justa.
(...)
Artigo 12.º
(Colaboração na administração da justiça)

1. O advogado deve pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento das instituições.
2. Constitui dever do advogado, no exercício da sua profissão, não advogar contra lei expressa, não usar de meios ou expedientes ilegais, nem promover diligências reconhecidamente dilatórias, inúteis ou prejudiciais para a correcta aplicação da lei ou a descoberta da verdade.
(...)
Artigo 22.º
(Dever de evitar litígios)

O advogado deve aconselhar toda a composição justa e equitativa.

(...)

Pode estar dentro da letra da Lei, e ser injusto (fora do espírito da Lei), que
continua a não cumprir com os seus deveres de advogado (roçar a ilegalidade).

Ou não...
Ordem dos Advogados - Códigos e Regulamentos - Código Deontológico

Pode estar dentro da letra da Lei, e ser injusto (fora do espírito da Lei), que
continua a não cumprir com os seus deveres de advogado (roçar a ilegalidade).

Desculpa, mas estás claramente a deturpar o que encontra escrito...

Não me vou alongar, mas nada do que está escrito nos artigos que reproduziste vai contra aquilo que disse.

Se o meu cliente (user) me apresentar dados que confirmem que o valor devido (em termos hipotéticos) são €5000 e que a Seguradora está a querer cobrar precisamente o dobro.-. Se eu estiver convicto que tal é verdade .-. Se eu agir nos legítimos interesses do meu cliente e aconselhá-lo a tentar dialogar com a Seguradora para baixar o valor e esta se mostrar intransigente .-. então não tenho o dever de apresentar a respectiva contestação num hipotético processo judicial?

Onde é que isso é ter paranóia litigante ou advogar contra a Lei ? (retiro do bold que colocaste acima -evitar litigios).

Podíamos estar aqui uma tarde a falar de ética profissional.

Mas se tens dúvidas ainda mais profundas 1.º tira um curso de Direito, depois inscreves-te na OA e passas pelo penoso período com o estágio de 3 anos, no entretanto fazes exames, e mais exames e um exame final (oral) (onde a tua querida ética é abordada, a chamada Deontologia profissional) e aí sim falamos.

Um abraço

P.S.: ainda não percebi se és contabilista, economista ou Advogado (será que tens os 3 cursos?!) [;)]

P.S. 2: ainda me lembro numa aula um querido professor dar o exemplo da bolinha (que era a Lei). Se atravessares a bola estás a violá-la. Se a contornares, mesmo que seja no risco, é aceitável. E lembra-te, a Lei tem mil e uma maneiras de ser interpretada

Última edição:
Qual foi a parte do "perto de zero" que não percebeste?
Se para ti 25€ ou 200€ é "longe de zero", está tudo explicado.

Às tantas o problema é meu, que estou habituado a que carros custem dinheiro,
e que as reparações também.

Quando um gajo vai à oficina e larga lá 200€ para uma simples revisão anual,
está à espera que o carro, mesmo batido, valha mais que isso. Ou não?

muito pelos salvados.

NEWSFLASH:
Para o resto do planeta (lesados em acidentes) 200€ é ZERO!!! E 25€ é uma
OFENSA!

Mas pronto, cada um tem direito à sua opinião.

O que foi dito por ti:

"Não vais pagar o valor do carro. Quando o valor da reparação ultrapassa o valor venal do carro, a seguradora paga apenas até esse limite, e dá o "salvado" ao proprietário (cujo valor nestecaso deve ser perto de zero), podendo o proprietário fazer o que quiser:- reparar e meter o valor que faltar para a reparação- reparar apenas o necessário para que o carro possa circular (IPO) - vender o salvado e comprar outro com o valor da venda e da indemnização.Normalmente o valor venal é insuficiente para comprar outro veículo idêntico no mercado (no mesmo estado de conservação, quilómetros, etc.). Muita sorte tens tu, porque se fosses pagar efectivamente a reparação, irias pagar muito mais. Assim ficaste pelo valor venal dos carros. "

É isto que eu questiono, quero lá saber se para ti 25€ é muito ou pouco.

Se o salvado tem valor é para abater à indemnização e não para oferecer ao proprietario.

O que foi dito por ti:

"Não vais pagar o valor do carro. Quando o valor da reparação ultrapassa o valor venal do carro, a seguradora paga apenas até esse limite, e dá o "salvado" ao proprietário (cujo valor nestecaso deve ser perto de zero), podendo o proprietário fazer o que quiser:- reparar e meter o valor que faltar para a reparação- reparar apenas o necessário para que o carro possa circular (IPO) - vender o salvado e comprar outro com o valor da venda e da indemnização.Normalmente o valor venal é insuficiente para comprar outro veículo idêntico no mercado (no mesmo estado de conservação, quilómetros, etc.). Muita sorte tens tu, porque se fosses pagar efectivamente a reparação, irias pagar muito mais. Assim ficaste pelo valor venal dos carros. "

É isto que eu questiono, quero lá saber se para ti 25€ é muito ou pouco.

Se o salvado tem valor é para abater à indemnização e não para oferecer ao proprietario.

O que ainda não percebeste em "paga ATÉ esse limite"?
E o "dá" é no sentido de "entrega", e não de "oferece" (como se fosse à borla).

O que ainda não percebeste em "paga ATÉ esse limite"?
E o "dá" é no sentido de "entrega", e não de "oferece" (como se fosse à borla).

Desculpa mas ainda não percebi, estás dar voltas ao Português mas não custa nada dizer que cometeste uma imprecisão na informação.

"Quando o valor da reparação ultrapassa o valor venal do carro, a seguradora paga apenas até esse limite, e dá o "salvado" ao proprietário." "podendo o proprietário fazer o que quiser" (palavras tuas)

Paga até o limite do valor venal do carro, certo, mas nesse valor tem de ser abatido o valor da venda do salvado que não é dado ao proprietário. É entregue se ele pagar por ele ou tiver quem o compre e faça prova da venda para que seja abatido o valor à indemnização, mesmo que seja 25€.

Desculpa, mas estás claramente a deturpar o que encontra escrito...
(...)

Eu estou a deturpar?!
[:)][:)]

Tu continuas a falar na "bolinha da Lei", e em "contornar", e eu estou a dizer
que isso vai contra o código deontológico se não for JUSTO (como em JUSTIÇA),
e eu é que estou a deturpar...
[:)] [:)]

Depois queixam-se do facto da profissão de advogado ser mal vista...
[:)]

attachment.php

ed69afc4d4d62a879659578a981390a3.jpg

Desculpa mas ainda não percebi, estás dar voltas ao Português mas não custa nada dizer que cometeste uma imprecisão na informação.

"Quando o valor da reparação ultrapassa o valor venal do carro, a seguradora paga apenas até esse limite, e dá o "salvado" ao proprietário."

Paga até o limite do valor venal do carro, certo, mas nesse valor tem de ser abatido o valor da venda do salvado que não é dado ao proprietário. É entregue se ele pagar por ele ou tiver quem o compre e faça prova da venda para que seja abatido o valor à indemnização, mesmo que seja 25€.

E o que te leva a crer que eu estava a tentar ser preciso, exacto?
Se eu estivesse a tentar ser preciso, exacto, teria indicado a fórmula de cálculo
e/ou deixado um link para a mesma.

A realidade é que, em perda total, o lesado recebe sempre uma indemnização
no valor venal do carro. Pode é ser paga em "dinheiro" + "peças" (leia-se cheque,
transferência, etc., sendo que as "peças" é o salvado, mas o total deverá ser o
valor venal (indemnização+salvado).

Quanto ao que está a vermelho... está errado.

O valor do salvado é abatido à indemnização precisamente se o lesado ficar com
o salvado. Se a seguradora ficar com o salvado (para o vender a quem licitou o
valor que foi atribuído ao salvado), o lesado recebe uma indemnização no valor
venal por inteiro.

Eu estou a deturpar?!
[:)][:)]

Tu continuas a falar na "bolinha da Lei", e em "contornar", e eu estou a dizer
que isso vai contra o código deontológico se não for JUSTO (como em JUSTIÇA),
e eu é que estou a deturpar...

Depois queixam-se do facto da profissão de advogado ser mal vista...
[:)]

attachment.php

Ver anexo 126984

Com esse teu post e comentários encerro a minha participação neste tópico.

Uma pequena nota: que quando precises de um Advogado (e a experiência diz-me que mais tarde ou mais cedo é sempre preciso um), não sejas tão prepotente e arrogante. Podes dar-te mal [;)]

Com esse teu post e comentários encerro a minha participação neste tópico.

Uma pequena nota: que quando precises de um Advogado (e a experiência diz-me que mais tarde ou mais cedo é sempre preciso um), não sejas tão prepotente e arrogante. Podes dar-te mal [;)]

Já me servi dos serviços de um advogado.
Algum problema?

A diferença é que uns cumprem o código deontológico, e percebem o seu propósito.
Outros pensam que estão lá para contornar a Lei... e dão mau nome aos outros.
E é por isso que mais cedo ou mais tarde são expulsos da Ordem.

Já me servi dos serviços de um advogado.
Algum problema?

A diferença é que uns cumprem o código deontológico, e percebem o seu propósito.
Outros pensam que estão lá para contornar a Lei... e dão mau nome aos outros.
E é por isso que mais cedo ou mais tarde são expulsos da Ordem.

One last one:

Continuas a não perceber o que se escreve, deturpas e eu era muito mau a EVT para te fazer um desenho!

Abraço e chega de Off não?

Se eu estivesse a tentar ser preciso, exacto, teria indicado a fórmula de cálculo

no valor venal do carro. Pode é ser paga em "dinheiro" + "peças" (leia-se cheque,

valor que foi atribuído ao salvado), o lesado recebe uma indemnização no valor
venal por inteiro.

Continuas a dar voltas ao português mas já não cola.
Temos então de descontar sempre uma percentagem ao que escreves não vá a tua opinião ser pouca precisa. Nunca se sabe.

Não. Estou a entrar pelo vir aqui fazer apenas ruído, ou vir aqui contribuir.
Aparentemente, vieste aqui só pelo ruído.

Quanto ao resto, como já disse, estamos conversados. Quando fores aos
links que deixei ver o que é "nulo" ou "quase zero", e assim perceberes o
que eu disse, talvez possamos voltar a falar.

Por estares a fazer ruido é que intervi, vir para um forum ''ajudar'' dando a entender que a seguradora nao fica com salvados, que é frequente valores nulos em salvados e quanto mais velhos menos interesse, é ruido, informaçao errada e so se contribui para baralhar mais as pessoas, porque nao é assim que as coisas funcionam na vida real. Portanto, sim, es tu que estas a fazer ruido, sem qualquer duvida, ate porque.

Quanto a valores nulos:

muito pelos salvados.

Se achas que 200e é um valor nulo ou quase zero... sim, nao sabes o que é um valor nulo, alias tu proprio o explicaste umas paginas atras, e agora estas-te a contradizer à força toda (nao me interessa minimamente se para ti 200€ é ou nao um valor nulo, isso é irrelevante). La esta, gostas de ''ruido'' [;)]

valor que foi atribuído ao salvado)
, o lesado recebe uma indemnização no valor
venal por inteiro.

Entao mas quando disse isso, vieste com um ''ou nao'', falar de interessados, valores nulos... e agora estas a dizer exactamente o mesmo que eu disse na minha primeira intervençao? ''Cum caneco'', depois eu é que faço ruido [:D]

Última edição:
Voltar
Superior