Divida à seguradora

Esta história está cada vez melhor.
Soube há poucos dias que um dos carros ao qual fui embater não tinha inspecção.
Nestas situações como é que são garantidas as condições do carro antes do acidente?
É que o carro em questão eu bati no parachoques e o seguro informou me que o carro ficou danificado no eixo traseiro e em variados sitios, a minha questão é, o carro ao não estar inspecionado como é que eles provam que tudo o que o carro tem neste momento foi devido ao acidente?

O perito da seguradora consegue ver isso, pelo desgaste e condições das peças em questão, se ele já tivesse problemas no eixo traseiro não conseguia andar com segurança na estrada. O facto de a inspecção do carro estar atrasada não significa que o carro não esteja em condições de circular, o máximo que pode acontecer é esse fulano levar uma multa pela falta de IPO. E sim, um embate traseiro pode danificar vários componentes tudo depende da intensidade do mesmo.

Esta história está cada vez melhor.
Soube há poucos dias que um dos carros ao qual fui embater não tinha inspecção.
Nestas situações como é que são garantidas as condições do carro antes do acidente?
É que o carro em questão eu bati no parachoques e o seguro informou me que o carro ficou danificado no eixo traseiro e em variados sitios, a minha questão é, o carro ao não estar inspecionado como é que eles provam que tudo o que o carro tem neste momento foi devido ao acidente?

Não têm que provar nada.
"Estragas velho, pagas novo!"

uma pergunta , mas o seguro não deveria pagar todos os danos aos terceiros ? ou neste caso não se aplica porque estava sob os efeitos do alcol, e a asseguradora não se responsabiliza nesse caso , sendo os custos a terceiros suportado pelo paulobento ? é isso ?

A seguradora assume os danos perante os lesados, e posteriormente, pede o ressarcimento dos valores.

E como já foi referido atrás, não é só os danos materiais dos lesados, mas todas as despesas inerentes ao processo, contemplando as despesas de abertura de processo, de peritagens e de eventuais averiguações.

ok. neste caso a asseguradora não se responsabiliza porque o paulobento estava com os copos, mas e se não tivesse ? e batesse nos 3 carros com culpa, o seguro assumia a responsabilidade dos 3 carros, menos o carro do paulobento ??

trabalho de chapa não é assim tao caro. no verão amolgaram-me o lado esquerdo do meu carro. mandei pintar e desamolgar e ficou por 590 euros. foi o lado esquerdo TODO!

Última edição:
ok. neste caso a asseguradora não se responsabiliza porque o paulobento estava com os copos, mas e se não tivesse ? e batesse nos 3 carros com culpa, o seguro assumia a responsabilidade dos 3 carros, menos o carro do paulobento ??

Offpring, e leres o contracto do teu seguro, não? E falares com o teu mediador de seguros, Também não?
Tudo depende dos contractos feitos e da tipologia do seguro.

Qualquer duvida liga para a seguradora ou fala com o teu mediador e expõe essas questões.

Última edição:

Um seguro contra terceiros pagava os danos dos veículos que danificasses como é obvio, menos o teu, é para isso que serve o seguro.

Qual foi parte que não percebeste de que a seguradora paga os danos aos lesados/terceiros, e depois pede o ressarcimento dos valores ao user?

Sem qualquer tipo de juízo de valores, o que eu faria no lugar do autor do tópico seria negociar o melhor possível com a seguradora a nível dos prazos e formas de pagamento.

Todos nós cometemos erros, e por vezes temos sorte, outras nem tanto.

Nestas últimas resta-nos lidar com as consequências, e se é verdade que 10.000€ é dinheiro, podia ser muito pior.
Podia ser um valor muito mais elevado (mesmo difícil de se pagar numa vida com um ordenado normal), ou podia ser uma coisa tão "simples" quanto o autor ter uma incapacidade física ou doença grave incurável.

Sendo uma pessoa nova e com saúde/capacidade para trabalho, este valor poderia ser um carro comprado a crédito e que foi roubado no dia seguinte (no sentido de que se pagaria por algo que não se vai ter).

Mas para lá desta má experiência e consequências estarão ainda certamente muitas coisas boas para vir.

PauloBento, agora o cenário parecerá mau, mas não seria pior se em vez de teres uma dívida para pagar em 5 ou 10 anos tivesses antes uma doença que te desse esse tempo máximo de vida? [;)]

Sei que é difícil, mas tenta olhar para este episódio como algo que terás de ultrapassar, mas que (felizmente) não é o fim do teu mundo! :)

Força!

Sem qualquer tipo de juízo de valores, o que eu faria no lugar do autor do tópico seria negociar o melhor possível com a seguradora a nível dos prazos e formas de pagamento.

Todos nós cometemos erros, e por vezes temos sorte, outras nem tanto.

Nestas últimas resta-nos lidar com as consequências, e se é verdade que 10.000€ é dinheiro, podia ser muito pior.
Podia ser um valor muito mais elevado (mesmo difícil de se pagar numa vida com um ordenado normal), ou podia ser uma coisa tão "simples" quanto o autor ter uma incapacidade física ou doença grave incurável.

Sendo uma pessoa nova e com saúde/capacidade para trabalho, este valor poderia ser um carro comprado a crédito e que foi roubado no dia seguinte (no sentido de que se pagaria por algo que não se vai ter).

Mas para lá desta má experiência e consequências estarão ainda certamente muitas coisas boas para vir.

PauloBento, agora o cenário parecerá mau, mas não seria pior se em vez de teres uma dívida para pagar em 5 ou 10 anos tivesses antes uma doença que te desse esse tempo máximo de vida? [;)]

Sei que é difícil, mas tenta olhar para este episódio como algo que terás de ultrapassar, mas que (felizmente) não é o fim do teu mundo! :)

Força!

...eu diria mais se em vez de carros que ele tivesse batido fossem pessoas e tivesse morrido alguém... o cenário era muito pior.

Mas a seguradora não tem que fazer prova que o acidente foi devido a taxa de álcool acima do permitido por lei?
Será que por acusar álcool já se é culpado? Então batem no teu carro e se acusar álcool, mesmo que não tenhas culpa tu é que pagas? Não me parece!!

Se o valor é nulo, nao podes fazer uma possivel perda total, ja que a mesma é o valor da reparaçao + salvado > valor venal.
(...)

(...)
Des as voltas que quiseres, a perda totalmente é sempre valor reparação + valor salvado > valor venal. Portanto, tanta linha, para nada, mesmo que seja 0€ (que nunca vi mesmo em carros que dizes não terem valor)
(...)

(...)
A discusao começou quando das numa de entendido (como verdadeiro perito de banca que es como ja o demonstraste em varios topicos), quando digo que tem de haver um valor de salvado e tu dizes ''ou nao''... diz la quantos casos que conheces em que o valor de salvado é zero? (...) por favor, deixa-te de conversa de malucos, (...), e vens dizer que ha valores de 0€?
(...)
Isto tem muito pouca logica, por muito mau estado que esteja o carro, ter valor de 0€ é extremamente improvavel, (...)

Eh pá... lembrei-me de ti quando vi este post:

(...)
A companhia de seguros declarou perda total e ofereceu-me 1500€ de indeminização. Ao que recusei e fiz uma contra-proposta de 3050 euros. Fizeram uma nova proposta, adjectivada como "final" em que subiam o valor da indeminização e davam o salvado (por eles avaliado em 0 (zero) euros e que eu pedi na altura da contra-proposta).
(...)

Voltar
Superior