Divida à seguradora

206hdi, se eu vou pagar o valor do carro ao proprietário, quem é que fica com o carro?

Não vais pagar o valor do carro.

Quando o valor da reparação ultrapassa o valor venal do carro, a seguradora
paga apenas até esse limite, e dá o "salvado" ao proprietário (cujo valor neste
caso deve ser perto de zero), podendo o proprietário fazer o que quiser:
- reparar e meter o valor que faltar para a reparação
- reparar apenas o necessário para que o carro possa circular (IPO)
- vender o salvado e comprar outro com o valor da venda e da indemnização.

Normalmente o valor venal é insuficiente para comprar outro veículo idêntico
no mercado (no mesmo estado de conservação, quilómetros, etc.).

Muita sorte tens tu, porque se fosses pagar efectivamente a reparação, irias
pagar muito mais. Assim ficaste pelo valor venal dos carros.

Este tópico que abriste fazme pensar , varias vezes que já arrisquei em diversas situações.
Graças a deus nunca correu mal , mas um dia nunca se sabe....:sh)
Voltando ao topico , espero que tudo corra pelo melhor , e tenta negociar o pagamento com a seguradora.

É uma situacao chata realmente.
A uns tempos bateram me por tras, a seguradora do outro condutor pagou tudo, quando fui ver a reparacao tinha o valor de 1200€, e so tinha um toque no parachoques e o tudo de escape meio dobrado. 1200€ so por aquilo, portanto podes ver.

Como disseram acima quando a reparacao é acima do valor do carro da se como perda total. Mas o carro mantem se no proprietario e ficara disponivel para andar assim que tiver reparado. Alem que te podem exigir pagamento de carros de aluguer enquanto a reparacao nao estiver concluida.

O meu conselho seria tentares entrar de acordo com os proprietários dos carros sem meter seguradoras. Pagavas as reparações e pronto. Mas assim ja fica mais complicado...

Sim, isso seria perfeito, mas para mim impossivel.
Tenho mesmo de esperar que entrem em contacto comigo e aguardar o desfecho disto, tentar negociar o valor com eles e pagar isto pouco a pouco.

Entao prepara te para entrares com processos judiciais. Mas com este sistema de justica so daqui a 2 ou 3 anos te comecam a penhorar o que seja. O mais provavel sera 1/3 do teu ordenado ate tudo ficar pago.

10.000€ para danos em 3 carros e numa garagem não me parece nenhum exagero. Há uns 4 anos bateram-me num Corsa D e o orçamento para o para-choques dianteiro (novo, pintado à cor do carro e uma matrícula nova) passava os 600€. :sh) As reparações de chapa são muito caras.

Dá-te por contente de ninguém se ter aleijado. Se fossemos para indemnizações por dias de trabalho perdidos, tratamentos hospitalares, incapacidades, etc., esses 10.000€ iam parecer trocos. Espero bem que tenhas aprendido a lição!!!

Entao, como disse, so uma marca no parachoques e tudo de escape ligeiramente dobrado foram 1200€. Ate achei que o bate chapas se quis aproveitar, pedi lhe o orcamento e tinha la tudo. Pintura completa do para choques, tudo de escape, bracadeiras, apoios, etc. Mais mao de obra e IVA prontes...

O meu conselho seria tentares entrar de acordo com os proprietários dos carros sem meter seguradoras. Pagavas as reparações e pronto. Mas assim ja fica mais complicado...

Mas qual é o proprietário que no seu perfeito juízo ira fazer um acordo com ele em vez da reparação/dinheiro certo da seguradora?

ISP - Apoio ao Consumidor

(...)
A indemnização a pagar por perda total corresponde:

• ao valor venal do veículo deduzido o valor do salvado, se o salvado ficar na posse do proprietário;
  • ao valor venal do veículo, se o veículo passar a pertencer ao segurador.
Ao propor o pagamento de uma indemnização por perda total, o segurador está obrigado a prestar ao lesado as seguintes informações:

• quem foi a entidade que estimou o custo de reparação dos danos e avaliou se era ou não possível repará-los;
  • qual o valor venal do veículo no momento anterior ao acidente;
  • qual a estimativa do valor do salvado e quem é a entidade que se compromete a comprá-lo por esse valor.
(...)

Existe sempre a possibilidade do salvado ficar com o proprietário.
E normalmente é isto que acontece, a menos que o salvado tenha compradores
interessados (o que é raro quando os carros são "velhos").

Entao prepara te para entrares com processos judiciais. Mas com este sistema de justica so daqui a 2 ou 3 anos te comecam a penhorar o que seja. O mais provavel sera 1/3 do teu ordenado ate tudo ficar pago.

Como muita gente nesse país...
Tb me parece que será por ái.

Era alguém contratado tal como um perito, que pelo que entendi faz a ligação entre os proprietários dos carros e saca mais informação.
Não trabalhava para eles.
Ya o meu natal vai ser brilhante ;)

ISP - Apoio ao Consumidor

Existe sempre a possibilidade do salvado ficar com o proprietário.
E normalmente é isto que acontece, a menos que o salvado tenha compradores
interessados
(o que é raro quando os carros são "velhos").

Tem sempre, se nao tivesse, nao conseguiam aferir o valor de salvado. O valor do salvado, é o valor que alguem (empresa no ramo) que esta disposto a dar pelo veiculo acidentado. Cabe ao proprietario decidir se fica ou nao com o veiculo acidentado podem arranjar o mesmo, ve-lo para peças, etc.

Voltar
Superior