Divida à seguradora

Boas pessoal, estou aqui com um belo de um problema.
Há duas semanas tive um acidente e estava sob o efeito do alcool, fui embater em 3 carros que por consequência um deles foi embater numa garagem.
Sei que por estar sob o efeito do alcool, a seguradora têm o direito de me pedir de volta o dinheiro da reparação dos carros.
Pelo que tive a falar com um intermediário ( que me veio aqui bater à porta ), o valor vai rondar os 10.000€.
Fiquei obviamente de queixo no chão, visto que os carros são um yaris ( de 97 a gasolina ) , um lancia y ( gasolina de 98 ) e um renault clio de 02 onde lhe parti o para choques traseiro, juntamente com o valor do portão da garagem. Nenhum dos carros ficou afectado a nivel de mecânica, foi tudo chapa, daí eu não entender este valor.
Como não tenho qualquer tipo de hipótese de pagar isto, terei de ir para tribunal com eles e aguardar.
O homem avisou me logo que qualquer bem em meu nome iria ficar penhorado, e que talvez o melhor fosse deixar andar e esperar por noticias deles.
O que é que acham que devo fazer numa situação dessas?
Abraço
Insolvência pessoal com isso. Daqui a 5 anos já não deves nada :sh)

É um caso complicado de resolver. O valor final pode ser elevado ou não dependendo do valor comercial de cada uma das viaturas e dos estragos indiretos mais custos processuais. Se somando tudo direitinho der esse valor é o valor a pagar e não há praticamente nada a fazer senão pagar. Procura uma negociação, pede facilidade no pagamento.

Tem sempre, se nao tivesse, nao conseguiam aferir o valor de salvado. O valor do salvado, é o valor que alguem (empresa no ramo) que esta disposto a dar pelo veiculo acidentado. Cabe ao proprietario decidir se fica ou nao com o veiculo acidentado podem arranjar o mesmo, ve-lo para peças, etc.

Ou não...
Quando não há interessados o valor é nulo.
Aliás, em carros como os do tópico, o valor deve ser bem perto de zero.
Nem que seja pelo facto de valerem também quase zero no mercado de
usados (com IPO, em condições de circular).

Quanto ao resto, ainda antes do proprietário decidir se quer o salvado ou
não, a seguradora é que faz uma oferta. E normalmente inclui o salvado
para o proprietário (em situações como as do tópico). Só quando os veículos
batidos têm muitas peças em boas condições, e com grande procura, é que
normalmente existem grandes interessados em ficar com o salvado.

O core-business das seguradoras não é negociar em salvados.
[;)]

Qual insolvência, enquanto ele tiver vencimento ou bens os mesmos serão penhorados, se não pagar vai acabar por ir apanhar sabonetes durante uns meses.
Existe um sentimento de impunidade nas estradas portuguesas que so se cai na real quando elas nos batem a porta.
Neste caso so tenho a dizer ao autor do tópico, que pague e não bufe pois quanto mais ele complicar mais vai pagar nem que seja com o corpo.

Qual insolvência, enquanto ele tiver vencimento ou bens os mesmos serão penhorados, se não pagar vai acabar por ir apanhar sabonetes durante uns meses.
Existe um sentimento de impunidade nas estradas portuguesas que so se cai na real quando elas nos batem a porta.
Neste caso so tenho a dizer ao autor do tópico, que pague e não bufe pois quanto mais ele complicar mais vai pagar nem que seja com o corpo.

Ao contrário de muitos tópicos aqui criados, do género, não vejo tentativa de chico-espertismo por parte do OP.
Apenas alguém que pede conselhos em como lidar com esta situação, no sentido de resolvê-la da melhor forma para todas as partes.

Deixem lá os moralismos de lado, e foquem-se no objectivo do tópico.
Fico cansado de ler sempre o mesmo...

Ao contrário de muitos tópicos aqui criados, do género, não vejo tentativa de chico-espertismo por parte do OP.
Apenas alguém que pede conselhos em como lidar com esta situação, no sentido de resolvê-la da melhor forma para todas as partes.

Deixem lá os moralismos de lado, e foquem-se no objectivo do tópico.
Fico cansado de ler sempre o mesmo...
Quais moralismos?
Simplesmente dei a minha opinião e um exemplo do que lhe pode/vai acontecer se não pagar os danos causados pela sua má conduta.

Ele não se pode chegar a frente e pagar o arranjo das viaturas e portão ? (Mesmo pedindo um credito pessoal caso não tenha o € ? ) Ou já estando na mão da seguradora nada a fazer ?

Tudo bem que bebeu ok ok ... mas certamente que vai aprender a lição na mesma .

Ou não...
Quando não há interessados o valor é nulo.
Aliás, em carros como os do tópico, o valor deve ser bem perto de zero.
Nem que seja pelo facto de valerem também quase zero no mercado de
usados (com IPO, em condições de circular).

Quanto ao resto, ainda antes do proprietário decidir se quer o salvado ou
não, a seguradora é que faz uma oferta. E normalmente inclui o salvado
para o proprietário (em situações como as do tópico). Só quando os veículos
batidos têm muitas peças em boas condições, e com grande procura, é que
normalmente existem grandes interessados em ficar com o salvado.

O core-business das seguradoras não é negociar em salvados.
[;)]

Se o valor é nulo, nao podes fazer uma possivel perda total, ja que a mesma é o valor da reparaçao + salvado > valor venal.

Nem que seja uma estimativa, tem de haver sempre valor do salvado, e nao conheço quem seja obrigado a ficar com salvado. Alias, a presunçao é do cliente nao ficar com o salvado, ate porque o valor do salvado regra geral, é estimado depois de haver comprador ''assegurado'', porque como dizes, o core-business das seguradoras nao é negociar salvados, muito menos ficar com eles [;)]

Última edição:
Se o valor é nulo, nao podes fazer uma possivel perda total, ja que a mesma é o valor da reparaçao + salvado > valor venal.

Nem que seja uma estimativa, tem de haver sempre valor do salvado, e nao conheço quem seja obrigado a ficar com salvado. Alias, a presunçao é do cliente nao ficar com o salvado, ate porque o valor do salvado regra geral, é estimado depois de haver comprador ''assegurado'', porque como dizes, o core-business das seguradoras nao é negociar salvados, muito menos ficar com eles [;)]

Como?!
Ai essa matemática...
[:)] [:)]

Então o valor da reparação + 0 nunca pode ser superior ao valor venal?!?!
[:)]

Ou seja, estás a dizer que uma reparação nunca pode custar mais que o
valor venal, é isso?
[;)]

Se o valor venal do carro for 2000€, ninguém estiver interessado no salvado
(sem licitações = 0€), e a reparação tiver um orçamento de 3000€, é óbvio
que é perda total.

Caso o segurado fique com o salvado:
Indemnização = valor venal - valor do salvado

Se o salvado tiver valor nulo:
Indemnização = valor venal - 0 = valor venal

Ou seja, o segurado recebe o valor venal por inteiro.
Onde é que está a dúvida?

Outro caso: ROUBO.
Não existe salvado. Valor é ZERO!
Obviamente dão-te o valor venal por inteiro.

Era só o que faltava, não poderem dar perda total se não houvesse ninguém
interessado em ficar com o salvado.
[:)] [:)] [:)]

E não, as seguradoras não fazem estimativas para valores de salvados. NUNCA!
São obrigados, caso atribuam um valor ao salvado, a indicar QUEM OFERECEU
esse valor por ele. Mais: quem se COMPROMETE a comprá-lo por esse valor!
Ou seja, a indicar quem deu essa estimativa de valor, e está disposto a meter
dinheiro onde meteu a boca.
ISP - Apoio ao Consumidor
qual a estimativa do valor do salvado e quem é a entidade que se compromete a comprá-lo por esse valor.
Portanto, para o salvado ter valor, é preciso que alguém tenha licitado por ele,
nem que seja 1€.

Infelizmente... estás errado.

Não estou muito errado, erradas estavam as informações que estavam a dar ao user, dando a entender que teria de pagar o valor venal total do carro e que o carro acidentado ficaria para o proprietario, que está completamente errado.

Ao valor venal do carro é abatido o valor que o carro batido der numa venda ou então passa para as mãos da seguradora (neste caso para as mãos do user que vai pagar a indemnização) que fará dele o que bem entender.

Ao dono do tópico, a questão da insolvencia, que já foi trazida para cima da mesa por mime por outro user não é para não pagar, quando há insolvencia pessoal, todos os bens da pessoa são penhorados para pagar as dividas.

Quais moralismos?
Simplesmente dei a minha opinião e um exemplo do que lhe pode/vai acontecer se não pagar os danos causados pela sua má conduta.

blababla sentido de impunidade blablabla pague e não bufe blablabla

Não li o resto porque francamente é lixo e esse tipo de lixo lê-se por aqui todos os dias, aka moralismo.
Não vejo nada de relevante no teu post.

Pessoal, eu não estou nem vou fugir às minhas responsabilidades.
E este tópico não foi criado para tal, como foi a primeira vez que isto me aconteceu, estou a pedir que quem puder me ajude com dicas.
Eu como disse vou tentar entrar em acordo com a companhia, e evitar que chegue à insolvência, porque infelizmente iria envolver outras pessoas.
Esta situação é chata por várias razões, estou de baixa por depressão há 3 meses e isto foi o culminar várias situações inconscientes de auto destruição, o que recebo de baixa mal me dá para pagar a renda e viver, em relação a um emprestimo está out , visto que há 4 meses pedi um empréstimo para salvar um amigo meu de uns problemas e ele está me a pagar aos bocados. O que me resta é mesmo a insolvência, mas vai ter como consequência o meu pai ir viver para debaixo da ponte, visto que devido a dividas do mesmo a casa está em meu nome.
Portanto como podem entender, isto não é só uma situação chata, onde uma pessoa diz " eh pa realmente tiveste azar ".
Agradeço a todos a ajuda.

Pessoal, eu não estou nem vou fugir às minhas responsabilidades.
E este tópico não foi criado para tal, como foi a primeira vez que isto me aconteceu, estou a pedir que quem puder me ajude com dicas.
Eu como disse vou tentar entrar em acordo com a companhia, e evitar que chegue à insolvência, porque infelizmente iria envolver outras pessoas.
Esta situação é chata por várias razões, estou de baixa por depressão há 3 meses e isto foi o culminar várias situações inconscientes de auto destruição, o que recebo de baixa mal me dá para pagar a renda e viver, em relação a um emprestimo está out , visto que há 4 meses pedi um empréstimo para salvar um amigo meu de uns problemas e ele está me a pagar aos bocados. O que me resta é mesmo a insolvência, mas vai ter como consequência o meu pai ir viver para debaixo da ponte, visto que devido a dividas do mesmo a casa está em meu nome.
Portanto como podem entender, isto não é só uma situação chata, onde uma pessoa diz " eh pa realmente tiveste azar ".
Agradeço a todos a ajuda.

Tenho muita pena da situação em que estás. De tudo o que disseste, também me parece que pedir insolvencia deve ser evitado, logo, vais ter de apertar com o amigo que salvaste, para ser ele a salvar-te agora. Ele paga o empréstimo e tu estás livre para pedir outro.

Como?!
Ai essa matemática...
[:)] [:)]

Então o valor da reparação + 0 nunca pode ser superior ao valor venal?!?!
[:)]

Ou seja, estás a dizer que uma reparação nunca pode custar mais que o
valor venal, é isso?
[;)]

Se o valor venal do carro for 2000€, ninguém estiver interessado no salvado
(sem licitações = 0€), e a reparação tiver um orçamento de 3000€, é óbvio
que é perda total.

Caso o segurado fique com o salvado:
Indemnização = valor venal - valor do salvado

Se o salvado tiver valor nulo:
Indemnização = valor venal - 0 = valor venal

Ou seja, o segurado recebe o valor venal por inteiro.
Onde é que está a dúvida?

Outro caso: ROUBO.
Não existe salvado. Valor é ZERO!
Obviamente dão-te o valor venal por inteiro.

Era só o que faltava, não poderem dar perda total se não houvesse ninguém
interessado em ficar com o salvado.
[:)] [:)] [:)]

E não, as seguradoras não fazem estimativas para valores de salvados. NUNCA!
São obrigados, caso atribuam um valor ao salvado, a indicar QUEM OFERECEU
esse valor por ele. Mais: quem se COMPROMETE a comprá-lo por esse valor!
Ou seja, a indicar quem deu essa estimativa de valor, e está disposto a meter
dinheiro onde meteu a boca.
ISP - Apoio ao Consumidor

Portanto, para o salvado ter valor, é preciso que alguém tenha licitado por ele,
nem que seja 1€.
Sinceramente, não li metade, fiquei-me no roubo que tem zero de sentido oh lógica para a conversa, continuas a não perceber algo simples:

Des as voltas que quiseres, a perda totalmente é sempre valor reparação + valor salvado > valor venal. Portanto, tanta linha, para nada, mesmo que seja 0€ (que nunca vi mesmo em carros que dizes não terem valor) é um valor, logo não é nem pode ser nulo como estavas a dizer, só se não souberes o que é dizer nulo.

Sinceramente, não li metade, fiquei-me no roubo que tem zero de sentido oh lógica para a conversa, continuas a não perceber algo simples:

Des as voltas que quiseres, a perda totalmente é sempre valor reparação + valor salvado > valor venal. Portanto, tanta linha, para nada, mesmo que seja 0€ (que nunca vi mesmo em carros que dizes não terem valor) é um valor, logo não é nem pode ser nulo como estavas a dizer, só se não souberes o que é dizer nulo.

Eu sei... parece-me é que tu não:

Significado / definição de nulo no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
nu·lo (latim nullus, -a, -um, de ne, não + ullus, -a, -um, algum, alguém)
adjectivo
1. Que nada vale; que não tem efeito ou valor.
2. Frívolo, vão.
3. Insignificante.
4. Nenhum.

Significado / definição de nada no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
na·da
(latim [res] nata, coisa nascida)
pronome indefinido
1. Coisa nenhuma (ex.: estava escuro e não vi nada; nada lhe despertou a atenção).
substantivo masculino
2. O que não existe; o não-ser.
3. [Por extensão] Pouca coisa. = BAGATELA
4. [Figurado] Fragilidade.
advérbio
5. Expressa negação; de modo nenhum. = NÃO

Significado / definição de zero no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
ze·ro |é|
(francês zéro)
substantivo masculino
1. Sinal numérico representado pelo algarismo 0, que não tem valor próprio, mas que, colocado à direita de um outro, lhe decuplica o valor no sistema de numeração decimal.
2. Ponto de partida da escala de graduação de um instrumento de medida.
3. Grau de temperatura que corresponde à do gelo fundente nas escalas de Celsius e Réaumur.
4. [Figurado] Homem nulo (ex.: ele é um zero).
5. Absolutamente nada (ex.: fortuna reduzida a zero).

Se fosses de contabilidade (ou algo relacionado com valores financeiros),
saberias que valor nulo=zero.
http://portal.iefp.pt/xeobd/attachfileu.jsp?look_parentBoui=9039145&att_display=n&att_download=y
(...)
Saldo nulo = 0 = 50 - 50
(...)
CONTABILIDADE BÁSICA. passo a passo. cap 2 - Uma abordagem geral do patrimônio e...
(...)
saldo NULO (igual a ZERO)
(...)

Parece-me que quem anda aqui a dar voltas és tu.

Vais ser criticado pq aqui é tudo moralistas , mas a realidade é que 10000€ por carros que 2 deles sao sucatas (compra-se no standvirtual carros identicos por 500a 700€) é meter dinheiro no bolso das seguradoras. Tudo junto com portoes duvido que despesa real ultrapasse os 3000€.
Se ele tiver dinheiro e for honeste que tente reparar os carros e as garagens localmente sem ser em concessionarios da marca. Vai ficar pelo que percebo muito menos que narrada. No pior dos casos oferecer carros identicos comprados no stand virtual. Se todos se fizerem de dificeis existem 1001 maneiras de seguradora nao vir a vêr dinheiro.

Voltar
Superior