Diesel normal ou ultimate

Eu uso sempre XPTO da Galp ou da BP. Cartoes de frota, por isso... é naquela.

Já ouvi dizer (nao sei se é verdade ou nao, embora tenha lógica) que nao se deve meter gasoleo xpto em motores que já fizeram MUITOS kilometros com gasoleo normal, pois as impurezas do gasoleo normal tapam algumas folgas já existentes (folgas a nivel microscopico melhor dizendo), e ao mudar para gasoleo xpto essas impurezas vao ser retiradas/limpas do motor, o que faz com que as folgas passem mesmo a ser verdadeiras folgas, pois foi retirado o "tapa buracos"... Quem for entendido na materia que dê o seu veredicto.

Quanto ao gasoleo das supermercados (Jumbo, Intermarché, Carrefour,etc) quem não poe nos carros sou eu... é muito mais barato por alguma razao...

Abraços

Isto sim faz-me pensar...
Gostava de ver um teste da Deco a estes combustiveis...
É que a malta ouve cada coisa....:sh)

por um lado, queixam-se que a gasolina é cara e que a galp tem lucros record.
por outro, queixam-se que as gasolinas vendidas mais baratas não prestam. apesar de serem fabricadas pela... galp. é só rir :D

O negócio dos combustíveis é terrivel...:sh)

Se há vinho martelado. porque não.....o resto?
HUUUUMMMMM:(

Com o desconto praticado pela minha bomba Repsol habitual e ainda os 3 cêntimos de desconto que tenho por ser sócio ACP, tenho gasóleo da Repsol, quase ao preço do Hiper.

No meu entender os combustíveis não são rigorosamente iguais dos Hipers para as marcas. Claro que "dá para andar", mas a longo prazo já se ouve falar em alguns problemas no sistema de combustível (sobretudo no caso da gasolina), o que acaba por não compensar o preço inferior destas bombas.

Acho que os combustíveis dos hipers devem preencher os "mínimos" para serem considerados gasóleo e gasolina, mas de certo que a qualidade do combustível das marcas será um pouco melhor... afinal é a sua actividade principal.

Para além disso, não me apetece gastar combustível em filas nos hipers...

Num depósito de 50 litros, consigo preços de gasóleo de cerca de 3 ou 4 cêntimos acima do preço do hiper. Ora, 3 cêntimos x 50 litros dá €1,50.
...por €1,50 é melhor ir a uma bomba em condições, que não tenha fila.

Estamos de acordo.....[;)]

Talvez Ajude Os Indecisos...

Talvez Ajude Os Indecisos...

Tive um Astra com motor Isuzu ( 1.7 TDS ) que aos 100 mil km teve que fazer revisão dos injectores ( fazia demasiado fumo).
Pois bem, eu quiz ver as cabeças dos injectores e, meus amigos, estavam «roídas» em cerca de um milimetro.
Os «esguichos» do gasóleo, que eram dois, um, que deveria ser em forma de agulha com alguns mm de comprimento, não existia; o outro tinha sido «roído» e o orifício era agora bem maior.
Resultado...o gasóleo em vez de ser pulverizado era «esguichado» para dentro do cilindro.

Perguntei ao técnico dos injectores, a razão de ser de tanta «desgraça», e a sua resposta foi « Gasóleos baratos, amigo...».
Tinha razão, eu abastecia numa bomba de um hipermercado!:sh)

Desculpem o texto longo, mas esta é a minha experiência....

Tive um Astra com motor Isuzu ( 1.7 TDS ) que aos 100 mil km teve que fazer revisão dos injectores ( fazia demasiado fumo).
Pois bem, eu quiz ver as cabeças dos injectores e, meus amigos, estavam «roídas» em cerca de um milimetro.
Os «esguichos» do gasóleo, que eram dois, um, que deveria ser em forma de agulha com alguns mm de comprimento, não existia; o outro tinha sido «roído» e o orifício era agora bem maior.
Resultado...o gasóleo em vez de ser pulverizado era «esguichado» para dentro do cilindro.

Perguntei ao técnico dos injectores, a razão de ser de tanta «desgraça», e a sua resposta foi « Gasóleos baratos, amigo...».
Tinha razão, eu abastecia numa bomba de um hipermercado!:sh)

Desculpem o texto longo, mas esta é a minha experiência....

ponto 1: o que é que o preço do gasóleo afecta na sua qualidade? quando a galp baixa o preço em promoções ou talões de desconto, baixa também a qualidade? ou aí já só é um "desconto"? [:D]

ponto 2: tens alguma prova de que o que aconteceu não iria acontecer na mesma com qualquer outro combustível? será que se só abastecesses nos dias de descontos da galp o gajo da oficina diria o mesmo? afinal de contas também é mais barato [:)]

continuem a pensar assim que vão longe.
metem tudo no mesmo saco, mas só quando lhes interessa... LOL
"ah é barato não pode prestar". e depois vão à galp meter quando é... mais barato. ou também evitam os dias de promoções porque é nessa altura que baixam a qualidade? [:)]

só rir

ponto 1: o que é que o preço do gasóleo afecta na sua qualidade? quando a galp baixa o preço em promoções ou talões de desconto, baixa também a qualidade? ou aí já só é um "desconto"? [:D]

ponto 2: tens alguma prova de que o que aconteceu não iria acontecer na mesma com qualquer outro combustível? será que se só abastecesses nos dias de descontos da galp o gajo da oficina diria o mesmo? afinal de contas também é mais barato [:)]

continuem a pensar assim que vão longe.
metem tudo no mesmo saco, mas só quando lhes interessa... LOL
"ah é barato não pode prestar". e depois vão à galp meter quando é... mais barato. ou também evitam os dias de promoções porque é nessa altura que baixam a qualidade? [:)]

só rir

Eu, por mim, continuo.
Parece-me que tu...também.
Cumprs

Eu acho que o Sansoni7 quando diz gasóleos baratos está-se a referir os de Hipers e marcas ditas brancas e não a marcas de renome (Galp, BP, Repsol, Cepsa etc...) com desconto

Eu tenho metido gasóleo na Total, o qual é sempre mais barato que o da Galp. Não noto diferenças nenhumas, a não ser na carteira. Se a Galp consegue fazer promoções quer dizer que a margem é suficientemente grande para isso logo é perfeitamente possível fazê-lo sempre.
São estratégias diferentes de negócio.

Pondo de lado a guerra dos combustiveis dos hipers versus pontos de venda tradicionais e voltando ao tema do tópico, eu quando comprei o meu carro no início de Fevereiro o vendedor disse-me para usar sempre, mas sempre, diesel da mangueira preta... ou seja, normal. O carro é um Golf.

Combustíveis "premium", só em carros com motores "premium"!!!
Ou então nos carros em que os fabricantes exigem especificamente combustíveis "premium".

Acho que já era altura da DECO ou das revistas sobre automóveis fazerem comparativos para vermos se há diferenças entre os combustíveis das diferentes marcas e os dos Hipers.

A bem da transparência!

Eu meto de tudo, a verdade é que meto nas do jumbo e dps ultimate e nota-se diferença, no meu pelo menos, em baixas e passagens de caixa, o carro é muito mais suave.

Já experimentei os gasóleos XPTO de todas as marcas e o ponto comum com todos é a redução do ruido a frio(motor a trabalhar mais "redondo").
Com o Repsol e o Shell consegui melhores consumos (-0,3L/100) no motor dci. Conheço um outro user também com um dci que confirma.
É necessário usar vários depósitos seguidos para se notar a diferença. E estes gasóleos não lubrificam, lavam. Por isso não devem ser usados em diesel antigos.

Então vou experimentar o gforce no 2.0TDI e no 3.0TDI.

JBranco, espero nao te ter criado espectativas demasiado elevadas....
Cada caso é um caso... se tu tiveses um motor 1.9 montado num carro teu e fizeses os percursos montanhosos que ha ca em guimaraes, aconselhava-t a colocar gforce mas sendo blocos diferentes nao sei ate que ponto poderá diferenciar... nada como tu fazeres uma comparaçao entre os dois tipos de combustiveis...

eu meto sempre gforce.... nao é de dez em dez depositos ou de vinte ou vinte euros... ja tirei as minhas conclusoes e ate hoje so tenho notado beneficios...e para os mais cepticos... o que poupam nos 6 ou 7 centimos de combustivel.... o mais provavel é irem gastar noutro sitio qualquer sem necessidade nenhuma... ou tabaco ou alcool ou jogos.... isso sim só faz mal á vossa bomba injectora (coraçao)!! conselho de amigo

Última edição:
Eu acho que o Sansoni7 quando diz gasóleos baratos está-se a referir os de Hipers e marcas ditas brancas e não a marcas de renome (Galp, BP, Repsol, Cepsa etc...) com desconto

Claramente...
Por questões de decoro, não referi o nome da grande suprfície onde abastecia e onde os combustíveis são sempre mais baratos !

Já agora acrescento a justificação do mecânico para a não utilização desses gasóleos...«têm pouco poder lubrificante, o que a mais ou menos longo prazo, vai causar problemas no sistema de injecção/combustão».

Combustíveis "premium", só em carros com motores "premium"!!!
Ou então nos carros em que os fabricantes exigem especificamente combustíveis "premium".

Acho que já era altura da DECO ou das revistas sobre automóveis fazerem comparativos para vermos se há diferenças entre os combustíveis das diferentes marcas e os dos Hipers.

A bem da transparência!

Completamente de acordo.

Eu dantes punha sempre gasóleo normal (106 1.5D) e notava o carro a morrer em subidas, e pa ultrapassar até fazia força no volante pa frente lol.

Desde que comecei a por o Galp Gforce Diesel (apartir só do 3 depósito cheio) notei um significativa melhoria da força do motor, mais suave a frio, pegava logo de manha nos dias frios de inverno, mais facilidade nas subidas e nas ultrapassagens.

Em carros velhos, motores pequenos e com muitos km´s, nota-se muito melhor a diferença entre os 2 combustíveis. [;)]

Agora tenho um carro com 1.9TDI 105CV e só meto Gforce também.

Concordo muito em, poupa-se 10 cent por litro num depósito a por o normal, mas depois as pessoas vão gastar isso noutro lado qq que se calhar só lhes faz mal (á saúde).

Cumps

JBranco, espero nao te ter criado espectativas demasiado elevadas...
Nada disso amigo, eu só quero satisfazer a minha curiosidade. [;)]

É que o carro da minha mulher anda sempre com o E10+ da Repsol, o meu é sempre com o Ultimate da BP. Por acaso nunca nenhum de nós experimentou o gforce, portanto agora vão os dois carros andar uns meses com gforce para ver no que dá.

Pessoalmente não consigo detectar diferenças entre os gasóleos especiais e os normais mas a minha mulher é uma fundamentalista dos gasóleos especiais.

O que mais me impressionou é que ouve uma altura em que resolvi usar Repsol normal (para ver se ela percebia) e ao terceira deposito, primeiro ela e depois um amigo meu, ambos comentaram que o 3.0TDI do meu carro estava com o trabalhar diferente. Desde esse dia passei a usar sempre Ultimate. [;)]

Nada disso amigo, eu só quero satisfazer a minha curiosidade. [;)]

É que o carro da minha mulher anda sempre com o E10+ da Repsol, o meu é sempre com o Ultimate da BP. Por acaso nunca nenhum de nós experimentou o gforce, portanto agora vão os dois carros andar uns meses com gforce para ver no que dá.

Pessoalmente não consigo detectar diferenças entre os gasóleos especiais e os normais mas a minha mulher é uma fundamentalista dos gasóleos especiais.

O que mais me impressionou é que ouve uma altura em que resolvi usar Repsol normal (para ver se ela percebia) e ao terceira deposito, primeiro ela e depois um amigo meu, ambos comentaram que o 3.0TDI do meu carro estava com o trabalhar diferente. Desde esse dia passei a usar sempre Ultimate. [;)]

ainda te vais zangar coma maria por causa do gasoleo!! vai ela pensar que tu lhe estar a enganar ehehehe [:D]

daqui a umas semanas expoe os resultados da mudança do gasoleo..

Voltar
Superior