Diesel normal ou ultimate

quando todos os combustiveis são feitos no mesmo sítio, sim. nas bombas mais baratas, simplesmente reduzem a margem de lucro. se queres continuar a acreditar que eles metem lá porcaria, para não te sentires "burro" por gastares muito mais dinheiro em combustíveis xpto, força. mas todos os combustiveis à venda obedecem aos mesmos requisitos, e não vão avariar o carro. isso só acontece em caso de problemas como infiltrações ou outros acidentes, e pode ocorrer em QUALQUER bomba de gasolina, independentemente do preço.

por um lado, queixam-se que a gasolina é cara e que a galp tem lucros record.
por outro, queixam-se que as gasolinas vendidas mais baratas não prestam. apesar de serem fabricadas pela... galp. é só rir :D

Nunca me ouviste queixar do preço dos combustiveis, até porque se o fizesse nao metia xpto. Quanto ao serem todos fabricados pela galp nao sabia, mas sei que (e acontece com muitas empresas) muitas vezes dentro das mesmas marcas tens vários padroes de qualidade, embora sejam fabricados no mesmo sítio (nao sei se é isso que acontece com a gasolina),
E para ser sincero tens uma abordagem um pouco áspera demais, nao necessitas de ser tao "arrogante" ao dares as tuas opinoes!

Cumprimentos

Com o desconto praticado pela minha bomba Repsol habitual e ainda os 3 cêntimos de desconto que tenho por ser sócio ACP, tenho gasóleo da Repsol, quase ao preço do Hiper.

No meu entender os combustíveis não são rigorosamente iguais dos Hipers para as marcas. Claro que "dá para andar", mas a longo prazo já se ouve falar em alguns problemas no sistema de combustível (sobretudo no caso da gasolina), o que acaba por não compensar o preço inferior destas bombas.

Acho que os combustíveis dos hipers devem preencher os "mínimos" para serem considerados gasóleo e gasolina, mas de certo que a qualidade do combustível das marcas será um pouco melhor... afinal é a sua actividade principal.

Para além disso, não me apetece gastar combustível em filas nos hipers...

Num depósito de 50 litros, consigo preços de gasóleo de cerca de 3 ou 4 cêntimos acima do preço do hiper. Ora, 3 cêntimos x 50 litros dá €1,50.
...por €1,50 é melhor ir a uma bomba em condições, que não tenha fila.

Gasóleos Especiais - Efeito Placebo?

Gasóleos Especiais - Efeito Placebo?

Uns dizem que compensa, outros não.

Uns abstecem de "especial" porque acham que rende melhor, outros por que "não vá o diabo ter razão e sempre poupo em reparações" mas outros, nos quais me incluo, abastecem onde a cotação for mais favorável para compensar o preço elevado.

Quem tem razão?

Os que argumentam que melhora o rendimento já pensaram que podem estar perante o chamado "efeito placebo" (tenho uma dor de cabeça, dão-me um comprimido de farinha, eu penso que é aspirina, e a dor passa-me tal como se tivesse tomado aspirina!).

Há algum (ns) estudo (s) científico (s) independente (s), ou algum eng. químico aí de plantão que nos possa esclarecer qual a verdade?

Até porque, se for verdade a diminuição no consumo aí o "especial" deixa de ser mais caro, não é verdade?

Tipos de combustiveis

Tipos de combustiveis

Boas pessoal

É verdade que todos os combustíveis sao feitos na galp mentira Portugal não tem capacidade de refinação para abastecer o mercado por isso importa produto refinado de Espanha.

quanto aos combustíveis dos hiper's a única diferença sao os aditivos que não levam pois a galp a bp etc. utilizam aditivos no combustível em relação aos gasóleos e gasolinas xpto tem aditivos de ultima geração reduz o fumo o ruido e mantem os injectores limpos eu cá uso galp normal pois em termos de consumo nunca senti qualquer redução como tal poupo nos euros mas de 3 depósitos em 3 meto 1 de gasóleo xpto.

è o seguinte possuo um grande punto multijet sport..
já tinha usado o combustivel bp ultimate á uns tempos e notava melhorias e as médias mais baixas mas não compensava a diferença de preço agora voltei a usar e tal como antes confirmei q gasta menos menos fumo menos ruido e como o 1.3 multijet tem falta de força a baixo das 1800rpm c este combustivel nota-s menos esse problema.
Eu estive a fazer várias contas para ver s compensava , q posso pôr os valores aqui e é o seguinte considerando o preço 1.208 gasóleo normal e 1.278 gasoleo ultimate(é o preço na minha zona,desconto de 6cent)
e é assim s o carro antes gastava 8.7 por cada 100kms para cada custar o mesmo por cada 100kms em euros tem q passar a gastar 8.2 em ultimate, gastar 6 tem q gastar 5.7 em ultimate...
No meu caso q faço sempre sempre todos os dias o mesmo trajecto q é 4 viagens de 3kms cada uma sempre no mesmo trajecto estava a gastar 8.7 de média para compensar tinha q passar a gastar 8.2 não consegui e a média passou para 8.3 mas a diferença acaba por ser muito minima..
Uma coisa é certa conforme o preço dos combustiveis vai aumentando cada vez compensa mais o ultimate pois a diferença é sempre de 7 cent o q em percentagem a diferença vai ser cada vez menos...
Cada um q faça as suas contas para cada caso é um caso acho q fica ela por ela tendo em conta q fica o carro mais solto e acreditando q fica mais limpo o motor..No meu caso penso q compense..
Outra coisa muito importante o dono das bombas da minha zona é um grande amigo meu e á uns tempos quando esta promoção dos 6cent acabou(q entretanto voltou a começar) e perguntei porque q a promoção tinha acabo e ele disse q os da bp tiraram a ajuda q lhe estavam a dar no desconto, pois segundo ele a bp ajuda num x e eles tiram ao lucro outro x e eu disse-lhe q eles podiam era pôr umd esconto de 7 cent como há na bp de Albufeira e ele disse q até podia fazer mais alterando o conteudo dos depositos e colocava os carros a andar na mesma, portanto s ele pode fazer isto porque é q intermarchés e afins também não podem??
s Há combustiveis diferentes denro da amrca caso de ultimate vs normal porque é q não pode haver em diferentes marcas..
há aqui uma trasnportadora perto de minha casa q tem muitos camiões e eles só usavam gasoleo shell porque dava melhor desempenho ao motor segundo eles diziam entretanto o shell acabou não sei qual estão a usar.
Eu continuo a achar q os combustiveis são diferentes.

Última edição:
De vez em quando convém inserir alguma pontuação nos textos senão tornam-se muito difíceis de perceber...

Isto dos combustíveis "premium" já estou a ver que funciona numa base de "cada carro é um caso", havendo carros onde há diminuição dos consumos (que todos procuramos) e noutros onde não há. Todavia penso que é notório que no caso do Diesel Premium há menos ruído e talvez menos fumo. Nem tudo tem que se traduzir em benefício económico...

Basta um dos gajos "anti-" combustíveis premium beber 1 copo completamente desnecessário num bar e lá se vai a poupança que tão avidamente aqui defende...

Eu já meti da GP ultimate alguns 10 depósitos seguidos. Diferenças? Nenhumas! Ainda toquei no assunto onde abastecia e disseram que só se notaria ao fim de alguns depósitos... mas mais de 10? O indivíduo encolheu os ombros e eu passei ao gasoleo normal.

Menos Fumo?

Menos Fumo?

Expliquem-me como é que sabem se o carro produz mais ou menos fumo quando alteram o combustível?

E por isso que eu falo de necessidade de objectividade e essa só a experimentação científica (independente) pode demonstrar.

O mesmo é válido para "mais potencia", "melhores arranques", "limpeza de injectores" ou "mais kms." (sobre este assunto será que fazem exactamente os mesmos trajectos, depósito após depósito, com o mesmo perfil de aceleração, selecção de velocidades e rotações de motor?).

Entendem o porque de eu questionar se não estaremos perante o efeito placebo? Não estaremos a aumentar o lucro das empresas comprando um produto cuja diferença seja inóquoa para o rendimento do motor?

Expliquem-me como é que sabem se o carro produz mais ou menos fumo quando alteram o combustível?

E por isso que eu falo de necessidade de objectividade e essa só a experimentação científica (independente) pode demonstrar.

O mesmo é válido para "mais potencia", "melhores arranques", "limpeza de injectores" ou "mais kms." (sobre este assunto será que fazem exactamente os mesmos trajectos, depósito após depósito, com o mesmo perfil de aceleração, selecção de velocidades e rotações de motor?).

Entendem o porque de eu questionar se não estaremos perante o efeito placebo? Não estaremos a aumentar o lucro das empresas comprando um produto cuja diferença seja inóquoa para o rendimento do motor?

Vou contar a minha experiência: Noto o motor menos ruídoso a frio - Com os ouvidos [;)]

Noto menos fumo, tanto pelo espelho quando puxo pelo motor, como pelo para-choques traseiro.

"Mais Potência" pois noto maior facilidade em atingir mais velocidade no mesmo trajecto.

Menos km, pois vejo os km feitos com um ou outro combustivel.

Faço basicamente os mesmo trajectos sempre e a minha condução só se altera com: as condiçoes da via e trânsito ou se tiver pouco combustivel, o que acontece com o diesel normal ou com o 'especial'.

O fiat grande punto multijet tem um defeito é fazer muito quando está frio embora seja branquinho é mesmo muito fumo nem s vê o carro de trás e c o ultimate faz muito menos nesse aspecto. Quando está quente não noto porque ele c gasoleo normal ou ultimate não faz fumo nenhum..
O meu trajecto é sempre sempre mas mesmo sempre o mesmo e as viagens são feitas sempre á mesma hora(pois intrefere ligeiramente na questão de temperaturas)
eu andei meio ano seguido a fazer uma média de 8.7 em todos os depositos q fazia, era sempre certinho. Assim baixei para 8.3 e só está c o segundo deposito de ultimate q notei melhorias do primeiro para o segundo..
Agora acredito q cada caso é um caso..
cump

num 1.9 tdi 130 Cv (passat) com 135 K Km notam-se diferenças.
Com Gforce, Optima, Ultimate, 10e+ 50 Ppm: ausencia de fumo, menor barulho, consumos menores em até 0,4 litros (média 6,0 para 5,6), em média mais 50 km por tanque, melhor resposta do motor em todos os regimes, intervalos de revisão aumentados em 10% (motores longlife)
Com 10e+ 10 ppm, o motor fica com um som mais metalico, ligeiramente, de resto continua tudo válido.

Tenho o mesmo motor montado no meu A3 e algumas das tuas conclusões vão ao encontro das minhas mas, ha uma questao que me tinha ficado na duvida e que depois de falar com outra pessoa com o mesmo motor me confirmou, abastecendo na galp com o gforce ten-se melhores rendimentos e consequentes consumos comparando mesmo ao ultimate da bp!! nem sequer comparando ao galp normal ou outro... comparaçao mesmo entre diesel xpto da galp e bp.

n sei se ja fizes-t ( ou outro membro do forum ) essa comparaçao entre estes dois tipos de combustiveis xpto mas seria interessante confirmar ou rebater esta afirmaçao..

O meu pai umas vezes mete Normal, outras vezes coloca G-Force Diesel.

No Mazda, nota bastantes diferenças (para melhor)

No Terrano, nota que o carro fica com pior desempenho.

Corsa...95 e calou!! [:D] [:)] [:)]

O meu pai só não mete é nas bombas do jumbo, pois vê lá aquela gente toda e pensa: "Por meia duzia de tostoes, as pessoas ficam aqui na fila e perdem logo o lucro todo".

Cumps

Boas o meu astra desde novo sempre gastou BP Ultimate, exceptuando um ou outro deposito de gasoleo melhor de outra marca à falta da BP.
Faço medias mais baixas que um colega meu que faz o mesmo caminho do que eu ( faço mais kms por tanque e eu tenho uma condução mais rapida ), o motor tem um trabalhar mais suave ( a frio então nota-se muito bem ), a nivel de performances não noto nada de especial.
O meu astra já vai com 107.500km.
RMVC

Eu confesso que de longe a longe meto 10 ou 20€ de geforce porque é aquela história de dizerem que limpa os injectores etc. Até os senhores que costumam estar a colocar combustível (e que nunca penduram o tampão deixando a roçar na pintura!) dizem isso e que também só vale a pena de vez em quando.
Não uso normalmente os combustíveis especiais regularmente porque, por exemplo, no percurso que faço normalmente consigo andar com médias entre 3.7-4.4, ou seja, dentro da média anunciada para o carro, não me parece que seja possível fazer muito melhor, além disso das vezes que usei o dito combustível especial não notei diferenças.

Tenho o mesmo motor montado no meu A3 e algumas das tuas conclusões vão ao encontro das minhas mas, ha uma questao que me tinha ficado na duvida e que depois de falar com outra pessoa com o mesmo motor me confirmou, abastecendo na galp com o gforce ten-se melhores rendimentos e consequentes consumos comparando mesmo ao ultimate da bp!! nem sequer comparando ao galp normal ou outro... comparaçao mesmo entre diesel xpto da galp e bp.

n sei se ja fizes-t ( ou outro membro do forum ) essa comparaçao entre estes dois tipos de combustiveis xpto mas seria interessante confirmar ou rebater esta afirmaçao..
Boas. No meu caso não uso gasoleo mas posso dizer que com a gasolina xpto da galp faço mais km que com a da bp.

Vais notar diferenças [;)]

O motor fica mais silencioso, suave, com mais força as baixas rotações e com um consumo inferior em 0,3 litros no meu caso.

Costumo usar Gforce diesel, a não ser que os euros escassem [:D]

Já fizeste as contas aos euros que gastas a mais no gasóleo xpto, comparativamente com as poupanças nos consumos?

Voltar
Superior