[Acidente] De quem é a culpa?

A minha interpretação já te dei...
O que o Metal King te disse é a prática dele, nomeadamente com as seguradoras.

Tb já me passaram sentenças em que responsabiliza quem vira para um caminho particular.

A minha insistência na clarificação desta situação é porque todos os dias, duas vezes por dia passo uma situação destas.
Já me aconteceu várias vezes apesar de estar no eixo da via com o pisca acesso ( e estão todos bem, já confirmei) ser ultrapassado por um veículo que decidi ultrapassar 3 a 4 veiculos de uma vez!!!!

Os 3 a 4 que estão atrás de mim vêem a manobra e aguardam... o quinto (carro ou mota) decide meter pé a fundo a passar todos de uma vez...!

Só não tive um acidente até agora porque olho sempre pelo espelho, mas um dia posso não ver... e acontecendo o acidente estou a ver que serei 50% responsabilizado por algo que não tenho culpa nenhuma!

Algum ser voluntário para testemunhas hoje em dia é algo quase impossível de arranjar.

A minha insistência na clarificação desta situação é porque todos os dias, duas vezes por dia passo uma situação destas.
Já me aconteceu várias vezes apesar de estar no eixo da via com o pisca acesso ( e estão todos bem, já confirmei) ser ultrapassado por um veículo que decidi ultrapassar 3 a 4 veiculos de uma vez!!!!

Os 3 a 4 que estão atrás de mim vêem a manobra e aguardam... o quinto (carro ou mota) decide meter pé a fundo a passar todos de uma vez...!

Só não tive um acidente até agora porque olho sempre pelo espelho, mas um dia posso não ver... e acontecendo o acidente estou a ver que serei 50% responsabilizado por algo que não tenho culpa nenhuma!

Algum ser voluntário para testemunhas hoje em dia é algo quase impossível de arranjar.

Paulo: o facto de teres essa opinião (que partilho, bem como o Valium), não implica que muita gente pense o contrário. Olha, quando ando de mota, nunca tenho prioridade à direita...por opçãp e amor às pernas!
Neste país, mais do que nunca devemos fazer uma condução defensiva. Posso dizer-te que aqui na zona onde vivo, e que conheces, existem uns dez cruzamentos ou entroncamentos onde ninguém dá prioridade a quem vem da direita (pensam que vêm na "via principal" e tal....). Resultado, se tivesse um chaço muita velho até metia o carro, só pra ver o espanto do pessoal...

Quanto ao caso: mantenho a minha opinião.

Já agora:

Artigo 1º C.E.
u) "Via equiparada a via pública" – via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público;

Portanto...nem tudo o que reluz é ouro.

Conduzam com segurança...e não se importem de deixar de ter razão se com isso se evitar um acidente. Aprendi isso ao conduzir moto durante anos a fio na cidade. Foi a minha melhor escola de condução, guio o carro como se fosse uma mota...

Tendo uma caracteristica particular e uma formação informática, tenho a incapacidade mental de ver além do "0's e o "1's" ...basicamente ou é ou não é.
É um defeito e limitação, eu sei...:sh)

O que eu entendi é que logo à noite se eu for a fazer a manobra e um veículo me bater na minha porta do lado conductor, ou arranjo testemunhas ou fica 50%-50% perante um tribunal, e isto eu acho injusto.
Tudo farei para evitar o acidente, como fiz N vezes até porque duvido que a porta do A4 aguente um embate a 50km/h sem que eu me aleije [:D] , mas por vezes mesmo com todo o cuidado o acidente acontece.

Até à algum tempo pensava que as leis eram feitas para funcionar como eu penso ("0's e o "1's" [:)] ), algo que todo não é verdade.
Mas isto será um excelente topico para falarmos num café e comparar "vivências" profissionais [:D]
(tendo uma ideia melhor da hora que vou sair, eu ligo-te mais logo)
(Sei que és uma pessoa muito ocupada, mas tenho de te entregar a encomenda, já me envergonho só de pensar ao tempo que ando com aquilo na mala do carro :rolleyes: )

Sobre a condução segura:
Faço ~40 mil kms/ ano à 5 anos, carta e conduzo à 12 anos.
As única coisa que tive foi um tocar espelho com espelho á 3 semanas em Matosinhos (distracção minha).
Aqui completamente de acordo... condução segura para sobreviver na selva e chegar a casa para a mulher e para o filhos.

No exemplo que estás a dar, ainda mais flagrante é, na minha opinião, a responsabilidade de quem ultrapassa.
Pois está a faze-lo a vários carros e que os primeiros estão a aguardar que tu vires.

Quando eu e o Cuto temos falado em 50/50 é de haver um minimo de justiça na maior parte dos casos e falta de provas.
A meu ver se há pisca (e prova-se) a culpa é quem ultrapassa - e muitos casos estão em tribunal por achar isto...

É mais uma situação em que as pessoas pensam pelas decisões dos seguros, do que pelo que está no CE!!!!

O condutor do Carro A é culpado do acidente.
Não tinha qualquer prioridade na manobra, deveria ter esperado pelo momento adequado.
O condutor do Carro B poderá ser multado por ultrapassar indevidamente, mas não é culpado do acidente.

Michael

O condutor do Carro A é culpado do acidente.
Não tinha qualquer prioridade na manobra, deveria ter esperado pelo momento adequado.
O condutor do Carro B poderá ser multado por ultrapassar indevidamente, mas não é culpado do acidente.

Michael

Base legal?

Eu gostava de saber onde vão buscar isso da prioridade...
E porque é que quem ultrapassa teria "prioridade"?
Alias até existe a alinea d) do nº 2 do artigo 38.
tudo se resume se tem pisca ou não... mas é mais fácil dizer "caminho particular = culpado"...

Podes dar por exemplo se concordas ou não com a culpa ser de quem vira... eu gosto de ter essas opiniões, pq efectivamente creio que como está induz as pessoas a conduzir mal...
por outras palavras C@ga no pisca, faz o que te apetece[;)]

Tenho pouca vontade para escrever, mas vamos ver.[:D]

1) Tanto a manobra de ultrapassagem como as de mudança de direcção ou inversão de marcha são manobras consideradas perigosas e que, por tal, se devem revestir de todos os cuidados por parte de quem as executa, usando nomeadamente a respectiva sinalização com antecedência.

2) No entanto, por norma tende-se a considerar mais gravosa a manobra na qual um condutor corta a linha de trânsito de outra, ou em que circula, caso da mudança de direcção á esquerda ou inversão de marcha.

3) Ao condutor que mude de direcção á esquerda para local de domínio privado, garagem, lugar de estacionamento, etc, pede-se ainda mais cuidado na execução da manobra porquanto, não sendo um cruzamento ou entroncamento, quem o antecede não pode prever tal manobra.

4) Muito importante é o facto de, na esmagadora maioria dos casos as versões dos condutores variarem de acordo com o numero de amigos com que falaram e cafés onde contaram o acidente, antes de efectuarem a respectiva participação e falarem com o averiguador.

5) Ou seja, quem muda de direcção á esquerda faz sempre pisca com antecedência e não vê ninguém a aproximar-se, aparecendo o terceiro a ultrapassar qual space shuttle surgido do nada, e quem vai a ultrapassar nunca vê o pisca do terceiro, a manobra de mudança de direcção é sempre feita de repente, ao passo que a de ultrapassagem (a sua) é efectuada com espaço, sinalizada, até com um toque de buzina, e circula normalmente próximo dos 20 km/h.

6) Posto isto, nestas condições, há a tendência para a atribuição da responsabilidade, até pela TPR, a quem corta a linha de trânsito ao terceiro, ou seja, quem muda de direcção á esquerda para local privado ou local de estacionamento.

7) No entanto, e aqui deixo a salvaguarda para o facto de não ter a noção exacta de como andam as coisas actualmente nos Tribunais e até nas seguradoras na generalidade, são casos que podem facilmente cair no Nº 2 do 506º do Código Civil.

8) No caso ocorrido com o Unreal, caso as participações fossem, efectuadas tal como aqui relatado, ou seja, que o terceiro assumisse que viu o pisca mas mesmo assim ultrapassou, penso que seria viável a atribuição total da culpa a esse condutor.

É pá, acho que é tudo por agora, se encontrarem um erro ou outro, avisem pois de facto não estou mesmo njuma de testamentos......já me chegam os relatórios que tenho para fazer.:(

[:D][;)]

5) Ou seja, quem muda de direcção á esquerda faz sempre pisca com antecedência e não vê ninguém a aproximar-se, aparecendo o terceiro a ultrapassar qual space shuttle surgido do nada, e quem vai a ultrapassar nunca vê o pisca do terceiro, a manobra de mudança de direcção é sempre feita de repente, ao passo que a de ultrapassagem (a sua) é efectuada com espaço, sinalizada, até com um toque de buzina, e circula normalmente próximo dos 20 km/h.
[:D] [:D] apr:)

Para quem tinha pouca vontade, até escreveste e bem (bem em ambos os sentidos). [;)]

[:D] [:D] apr:)

Para quem tinha pouca vontade, até escreveste e bem (bem em ambos os sentidos). [;)]

Acredita que é mesmo assim e grande parte dos casos tornam-se morosos devido á falta de seriedade de algumas pessoas.[;)]

Já agora, enquanto pesquisava o Nº 2 do 506º do CC, encontrei esta Sentença do Julgado de Paz de Oliveira do Bairro a qual, embora com fundamento legal, me parece ter tomado o caminho mais fácil, com o qual não concordo.[;)]

Bom, agora a tirar o carro lá para fora, (re)vi que existe o sinal de proibição de ultrapassar.apr:) Já é uma coisa a meu favor, caso algum dia haja um azar, espero bem que não!

Tenho pouca vontade para escrever, mas vamos ver.[:D]

1) Tanto a manobra de ultrapassagem como as de mudança de direcção ou inversão de marcha são manobras consideradas perigosas e que, por tal, se devem revestir de todos os cuidados por parte de quem as executa, usando nomeadamente a respectiva sinalização com antecedência.

2) No entanto, por norma tende-se a considerar mais gravosa a manobra na qual um condutor corta a linha de trânsito de outra, ou em que circula, caso da mudança de direcção á esquerda ou inversão de marcha.

3) Ao condutor que mude de direcção á esquerda para local de domínio privado, garagem, lugar de estacionamento, etc, pede-se ainda mais cuidado na execução da manobra porquanto, não sendo um cruzamento ou entroncamento, quem o antecede não pode prever tal manobra.

4) Muito importante é o facto de, na esmagadora maioria dos casos as versões dos condutores variarem de acordo com o numero de amigos com que falaram e cafés onde contaram o acidente, antes de efectuarem a respectiva participação e falarem com o averiguador.

6) Posto isto, nestas condições, há a tendência para a atribuição da responsabilidade, até pela TPR, a quem corta a linha de trânsito ao terceiro, ou seja, quem muda de direcção á esquerda para local privado ou local de estacionamento.

7) No entanto, e aqui deixo a salvaguarda para o facto de não ter a noção exacta de como andam as coisas actualmente nos Tribunais e até nas seguradoras na generalidade, são casos que podem facilmente cair no Nº 2 do 506º do Código Civil.

8) No caso ocorrido com o Unreal, caso as participações fossem, efectuadas tal como aqui relatado, ou seja, que o terceiro assumisse que viu o pisca mas mesmo assim ultrapassou, penso que seria viável a atribuição total da culpa a esse condutor.

É pá, acho que é tudo por agora, se encontrarem um erro ou outro, avisem pois de facto não estou mesmo njuma de testamentos......já me chegam os relatórios que tenho para fazer.:(

[:D][;)]

Escreveste bem e com sentido, agora se me permites:

Obviamente na mudança à esquerda para um caminho particular ou estacionamento há um facto que estou completamente de acordo contigo: quem pretende ultrapassar pode fazé-lo e não advinha a intenção do outro veículo.
Também te dou toda a razão que toda a genta faz pisca e nunca se vê outro carro[;)] [:D]

Por isso mesmo, como bem dizes, na maior parte dos casos cair no 506 2 do CC., e de alguma forma será justo.[;)]

A minha questão prende-se nos casos em que se prova que efectivamente quem muda de direcção está a fazer sinal, atempadamente, e ao eixo da via.
Consideras que mesmo assim quem ultrapassa não é responsável?

Aplicando o Art. 35º 1, 37º 1 e 38º e qq coisa, parece-me que a responsabilidade é lhe imputável na totalidade.

Reforço que provando-se existir sinalização da manobra (de outra forma estou de acordo contigo).

Ps. - agradeço o facto de teres respondido.

Última edição:
Escreveste bem e com sentido, agora se me permites:

Obviamente na mudança à esquerda para um caminho particular ou estacionamento há um facto que estou completamente de acordo contigo: quem pretende ultrapassar pode fazé-lo e não advinha a intenção do outro veículo.
Também te dou toda a razão que toda a genta faz pisca e nunca se vê outro carro[;)] [:D]

Por isso mesmo, como bem dizes, na maior parte dos casos cair no 506 2 do CC., e de alguma forma será justo.[;)]

A minha questão prende-se nos casos em que se prova que efectivamente quem muda de direcção está a fazer sinal, atempadamente, e ao eixo da via.
Consideras que mesmo assim quem ultrapassa não é responsável?

Aplicando o Art. 35º 1, 37º 1 e 38º e qq coisa, parece-me que a responsabilidade é lhe imputável na totalidade.

Reforço que provando-se existir sinalização da manobra (de outra forma estou de acordo contigo).

Ps. - agradeço o facto de teres respondido.

Só não respondi na altura pois não me apetecia de facto escrever e já sei que nestas coisas vou escrever muito. [:D] Quanto ao teu agradecimento pela minha resposta, enaltecendo a tua cortesia, se me permites digo-te, isso não é para nós. [;)]

Indo agora ao assunto, caso se prove sem margem para duvidas que houve sinalização da manobra com antecedência e que o terceiro a tenha visto e mesmo assim efectuado a manobra de ultrapassagem, sou de opinião que a responsabilidade deve ser totalmente atribuída a quem ultrapassa. Aliás, ficando isso provado, diria que a atitude roça o dolo. Isto, na minha opinião pessoal.[;)]

Só não respondi na altura pois não me apetecia de facto escrever e já sei que nestas coisas vou escrever muito. [:D] Quanto ao teu agradecimento pela minha resposta, enaltecendo a tua cortesia, se me permites digo-te, isso não é para nós. [;)]

Indo agora ao assunto, caso se prove sem margem para duvidas que houve sinalização da manobra com antecedência e que o terceiro a tenha visto e mesmo assim efectuado a manobra de ultrapassagem, sou de opinião que a responsabilidade deve ser totalmente atribuída a quem ultrapassa. Aliás, ficando isso provado, diria que a atitude roça o dolo. Isto, na minha opinião pessoal.[;)]

Ok, estamos "todos" de acordo [:D] [:D]

É que já tive "colegas" a dizerem-me autenticas barbaridades ao telefone[;)] , mesmo com quem ultrapassa a admitir, ou nos casos em que ultrapassa vários carros parados...
Até que o pisca não indica nada porque há pessoas que se esquecem dele ligado.... :sh)

Quanto ao agradecimento.... é como nas passadeiras... [:D] [:D] [:D]

Ok, estamos "todos" de acordo [:D] [:D]

É que já tive "colegas" a dizerem-me autenticas barbaridades ao telefone[;)] , mesmo com quem ultrapassa a admitir, ou nos casos em que ultrapassa vários carros parados...
Até que o pisca não indica nada porque há pessoas que se esquecem dele ligado.... :sh)

Quanto ao agradecimento.... é como nas passadeiras... [:D] [:D] [:D]

Se o Toyotista_Abutre te apanha ai a agradecer assim á toa, de ânimo leve, ai, ai... [:)][:)]

Mais a sério, os casos de ultrapassagem a fila de veículos já é muito complicado. Para mim é daqueles casos que tem muito a ver com o contexto e até com o tipo de veículos que circula integrado na fila.

Se, no caso em que estão 3 ou 4 carros parados, há um outro que enceta a ultrapassagem e embate no primeiro que muda de direcção á esquerda, pode-se perguntar porque é que esse veiculo ultrapassou, afinal de contas se a fila estava parada por alguma coisa era.

Já no caso da fila de 3 ou 4 carros que circulam a 40km/h numa estrada Alentejana ladeada por montes aqui e ali e um veiculo enceta uma ultrapassagem, embatendo no mata-velhos que seguia á frente e mudou de direcção á esquerda, as coisas podem, e devem na minha opinião, ser vistas de forma totalmente oposta.

Em resumo, eu não metia as ultrapassagens a fila de veiculos no mesmo saco dada a sua usual complexidade.[;)]

Se o Toyotista_Abutre te apanha ai a agradecer assim á toa, de ânimo leve, ai, ai... [:)][:)]

Mais a sério, os casos de ultrapassagem a fila de veículos já é muito complicado. Para mim é daqueles casos que tem muito a ver com o contexto e até com o tipo de veículos que circula integrado na fila.

Se, no caso em que estão 3 ou 4 carros parados, há um outro que enceta a ultrapassagem e embate no primeiro que muda de direcção á esquerda, pode-se perguntar porque é que esse veiculo ultrapassou, afinal de contas se a fila estava parada por alguma coisa era.

Já no caso da fila de 3 ou 4 carros que circulam a 40km/h numa estrada Alentejana ladeada por montes aqui e ali e um veiculo enceta uma ultrapassagem, embatendo no mata-velhos que seguia á frente e mudou de direcção á esquerda, as coisas podem, e devem na minha opinião, ser vistas de forma totalmente oposta.

Em resumo, eu não metia as ultrapassagens a fila de veiculos no mesmo saco dada a sua usual complexidade.[;)]

Com carros parados parece-me claro, nos outros tb acho que depende do caso...

Tenho que ter cuidado com os agradecimentos [:D] [:D]

Unreal não pude ler o tópico todo, esta mensagem serve só para deixar uma palavra de força e boa sorte se estás com problemas devidos ao acidente. :(

Agora ri-me pois pelos vistos estou famoso cá pelo fórum... [:D]

Pelo menos fazem-me rir, obrigado por isso! [:)]

Boas
Hoje mesmo abri um tópico em tudo semelhante a este, sendo que a única diferença é estar na declaração amigável e escrito pelo o outro condutor que eu ia a fazer pisca, em caso de ajuizamento por parte de peritos e outras entidades estar escrito por ele vale-me de alguma coisa??
Ressalvo ainda que foi-me dito hoje pelo perito que estão a pensar em dar-me como culpado não tendo ainda recebido nenhuma resposta oficial..
Mas tal como foi dito por muitos de vós aqui penso que o art 37 do CE me defende pois segundo essa excepção o veiculo que circule imediatamente atrás de mim deverá ultrapassar-me pela direita caso eu mostre a intenção de mudar de direcção ( o PISCA ) algo que o outro condutor subinhou ao ter escrito e assinado na declaração amigavel.

Agradeço uma ilucidação a tudo isto, nem que seja no caso de me considerarem o causador formas de contornar tudo isto..
Obrigado

Voltar
Superior