[Acidente] De quem é a culpa?

Ainda dura?

Unreal: se assinares a declaração amigável e assinalares ambas as manobras, és culpado, via T.P.R. (tabela prática de responsabilidades que se aplica ao IDS).

De resto, já dei a minha opinião, o Metal tb e o Valium Tb, sem desprimor para todos os outros.

errado, no caso concreto estando o A a virar para a esquerda com linha descontinua o B não podia ultrapassar pela esquerda, tinha de parar ou ultrapassar pela direita...é básico! isso aprende-se no código e ainda me lembro, e já tirei carta à 10 anos....

Se a linha fosse continua, o A não podia virar mas o B tb não o podia ultrapassar pela esquerda, logo culpas repartidas!

Fará o Metal King que o lê todos os dias... [:)]

Ainda dura?

Unreal: se assinares a declaração amigável e assinalares ambas as manobras, és culpado, via T.P.R. (tabela prática de responsabilidades que se aplica ao IDS).

De resto, já dei a minha opinião, o Metal tb e o Valium Tb, sem desprimor para todos os outros.

Por acaso não tinha visto as vossas sábias resposta [;)]

Efectivamente é assim, TPR culpado.

Se for reclamação tradicional, vão continuar a tentar dizer o mesmo.

Eu não concordo, tal como tu.
DESDE que se prove que havia pisca - ao fim ao cabo tudo se resuma à prova - há um artigo no CE que as comp. de seguros tendem a esquecer, eu acho até que deveria ser revogado, salvo erro o artigo 37º.

Que diz, sempre que um carro esteja ao eixo da via, com pisca ligado, a ultrapassagem é pela direita.
o artigo 37 deve-se aplicar nestes casos.
Logo em mudanças de direcção à esquerda para estacionar ou para caminhos particulares...

Depois temos que isto não é uma selva, pelo que, se há uma manobra sinalizada é para avisar os outros...

Agora o que acontece é que muitas vezes não se prova a existência do pisca.
Aqui um diz que sim o outro não, 50% para ambos não é descabido.

Peço desculpa pelo testamento...[;)]

Última edição:
Ainda dura?

Eu não dei porque já ia ser redundante.[:p]

Agora também já não interessa quem é o culpado.

Ficou acordado que cada um paga o arranjo do seu carro.

Mas gostei de esclarecer a minha dúvida :)

[...]
Mas gostei de esclarecer a minha dúvida :)

Eu até digo mais...neste aspecto pensava eu que não tinha dúvidas.[:D] [8b]
De qualquer forma já aprendi como é que é. É o fórum a funcionar.[:p]
Obrigado aos 3 - pelo que me parece - que estão dentro da "poda" diariamente.[;)]

Não sei onde vocês tiraram a carta ...

Na teoria:
- Se o veículo A está imobilizado (conforme o primeiro post refere) independentemente da sua posição na via, a culpa é única e exclusivamente do veículo B. PONTO FINAL. Bater numa viatura parada não deixa dúvidas a ninguém, ou deixa ??

Na prática:
50/50, como é habitual nas nossas companhias de seguro.

"V"

Não sei onde vocês tiraram a carta ...

Na teoria:
- Se o veículo A está imobilizado (conforme o primeiro post refere) independentemente da sua posição na via, a culpa é única e exclusivamente do veículo B. PONTO FINAL. Bater numa viatura parada não deixa dúvidas a ninguém, ou deixa ??

Na prática:
50/50, como é habitual nas nossas companhias de seguro.

"V"

Na prática nunca se consegue provar (sem testemunhas) que o A estava parado e a fazer pisca.
"Na prática" mudou de faixa sem tomar as devidas precauções.

Com este tópico deixei de saber conduzir...

Eu encosto ao eixo da via com o pisca da esquerda ligado para virar à esquerda. O senso comum e o código diz-me que tendo a manobra assinalada e estando no eixo da via, ninguém me pode ultrapassar pela esquerda, mas sim pela direita.

O que vocês estão a dizer é:
-Isto só se aplica se eu virar para outra estrada publica...

Caso seja um caminho privado ou acesso a garagem, tenho de ceder passagem a quem possa vir de frente... ou de trás a ultrapassar!

Desculpem os juristas, mas isto NÃO FAZ SENTIDO NENHUM :sh)

Com este tópico deixei de saber conduzir...

Eu encosto ao eixo da via com o pisca da esquerda ligado para virar à esquerda. O senso comum e o código diz-me que tendo a manobra assinalada e estando no eixo da via, ninguém me pode ultrapassar pela esquerda, mas sim pela direita.

O que vocês estão a dizer é:
-Isto só se aplica se eu virar para outra estrada publica...

Caso seja um caminho privado ou acesso a garagem, tenho de ceder passagem a quem possa vir de frente... ou de trás a ultrapassar!

mas istoDesculpem os juristas, NÃO FAZ SENTIDO NENHUM :sh)

Em caso de virares para um estrada pública, não se pode ultrapassar ponto final.

Eu tb não concordo, como expliquei atrás.

O provar se estavas ao eixo da via é relativamente simples, o problema é provar a sinalização da manobra. Por norma quem ultrapassa alega que não há pisca...[;)]

Em caso de virares para um estrada pública, não se pode ultrapassar ponto final.

Eu tb não concordo, como expliquei atrás.

O provar se estavas ao eixo da via é relativamente simples, o problema é provar a sinalização da manobra. Por norma quem ultrapassa alega que não há pisca...[;)]

O mentir a dizer que não viu pisca é outra discussão...

O que está aqui a discutir-se é: Quem tem prioridade?
Quem vira à esquerda para um caminho privado, ou quem ultrapassa um carro a fazer pisca para entrar à esquerda para um caminho privado?

Neste tópico a resposta a esta pergunta é que não faz sentido.
Simplesmente não pode ser verdade...
Não posso acreditar que o código obriga um condutor a ficar no eixo da via com o pisca aberto a ceder passagem e quem vem de frente e quem o ultrapassa. NÃO FAZ SENTIDO.

Não é uma questão de prioridade.

Neste caso não podes tirar o pisca... pois esse é cerne na questão.
Se não houver pisca, a ultrapassagem é legitima.

Quanto à tua questão:
Se está ao eixo da via com o pisca aberto, quem vem atrás só pode ter 1 de duas soluções: Parar ou ultrapassar pela direita se tiver espaço.

Quanto à tua questão:
Se está ao eixo da via com o pisca aberto, quem vem atrás só pode ter 1 de duas soluções: Parar ou ultrapassar pela direita se tiver espaço.

Negativo....repara este caso:

"Repito, o B só era responsável se A fosse virar num cruzamento ou entroncamento.Por acaso, ainda o mês passado fui a tribunal por causa de um caso semelhante, com uma menina da SIC, a única diferença, é que ela ia virar para dentro da garagem do prédio.

Quanto ao caso da menina da SIC que falei, o nosso inclusive ultrapassou em cima da passadeira e de um cruzamento sem sinalização de prioridade, e o juiz aceitou a responsabilidade total dela, por mudar de direcção para um local privado.

Aparentemente se mudares de direcção à esquerda para um local privado tens de dar prioridade...Sempre!!!
Ou isto está mal contado, ou não faz sentido nenhum...

Negativo....repara este caso:

"Repito, o B só era responsável se A fosse virar num cruzamento ou entroncamento.Por acaso, ainda o mês passado fui a tribunal por causa de um caso semelhante, com uma menina da SIC, a única diferença, é que ela ia virar para dentro da garagem do prédio.

Quanto ao caso da menina da SIC que falei, o nosso inclusive ultrapassou em cima da passadeira e de um cruzamento sem sinalização de prioridade, e o juiz aceitou a responsabilidade total dela, por mudar de direcção para um local privado.

Aparentemente se mudares de direcção à esquerda para um local privado tens de dar prioridade...Sempre!!!
Ou isto está mal contado, ou não faz sentido nenhum...

A minha interpretação já te dei...

O que o Metal King te disse é a prática dele, nomeadamente com as seguradoras.

Tb já me passaram sentenças em que responsabiliza quem vira para um caminho particular.
Agora não se pode generalizar.
Porque na maior parte dos casos é o problema de haver pisca ou não e, se consegues provar ou não que havia.

Dizer que é SEMPRE é errado, até pq quem está à frente tem muito mais dificuldade em saber o que o gajo atras pensa fazer...
Mas depende da prova que se faça em Tribunal.

Mas tb tens que pensar na situação inversa: vais atrás de um carro, não ruas, sinais nada. O gajo vai a 20, tu decides ultrapassar pois nada proibe, abres o pisca e quando estás ao lado dele, ele vira para a esquerda sem qq sinal ou indicação de que o ia fazer...
A culpa é do outro por ter virado sem tomar as devidas precauções.

Última edição:
Segundo percebi, ambos os carros no momento do embate estavam em andamente, correcto?

Isso é tão simples quando isso: o carro estava parado, para entrar numa via sem prioridade visto ser privada. Mete o pisca, e pensa: "bem, meti o pisca tenho toda a prioridade do mundo".

Errado, tens o pisca mas não significa que o outro condutor em ultrapassagem quando tinha iniciado a ultrapassagem o outro já tinha o pisca.

Tu tinha que ter verificado pelos rectrovisores, se vinha carros e so depois arrancado. Se tivesses a sair de um estacionamente paralelo a uma rua, metias o pisca e arrancavas? Não. Verificavas se vinha carros e arrancavas. Se tivesses parado numa rua (para receber passageiros por exemplo), e querias arrancar. Que farias? Metias o pisca e arrancavas? Não: metias o pisca, verificavas se tinha algum carro e arrancavas.

E para alem disso, ultrapassar apesar de perigoso não lhe dá culpa nenhuma como já li algures aqui. Apesar do perigo, é legal e não vai contra nenhuma lei da estrada neste caso.

Quanto ao IPO, o carro não tem que tar a 100%. Basta estar a andar minimamente e com inspecao em dia.

Isto está muito confuso, e vou adicionar mais "achas" a fogueira.

Eu moro numa estrada muito movimentada, e o meu pai teve um acidente ao entrar para casa, mas a culpa foi dele pelo metodo usado para fazer a manobra.

Já aconteceu estar a virar para casa, com o pisca ligado a bastante tempo, e alguem decidirme ultrupassar, e pelo que vejo isso é culpa minha no caso do acidente.

Agora, como devo proceder ? Faço pisca, paro, e quanto me certificar que ninguem me ultrapassa, avanço ?

Outra situação é que a minha casa fica recuado da estrada, e tem um caminho em terra de acesso a campos (o caminho é publico e não privado).

Logo aplica-se a situação de estar a virar para casa, ou estar a virar para uma estrada?

Agora, como devo proceder ? Faço pisca, paro, e quanto me certificar que ninguem me ultrapassa, avanço ?

Outra situação é que a minha casa fica recuado da estrada, e tem um caminho em terra de acesso a campos (o caminho é publico e não privado).

Se é publico, sim: se bateres, em principio a culpa será do outro. Isto depende também se fizeres tudo de forma correcta.. piscas bla bla bla.

Mas de qualquer forma, principalmente se é uma rua pouco visivel deves proceder como está a verde. Porque, mesmo que não tenhamos culpa depois, é sempre recomendavel evitar acidentes. Não é à toda, que muitas vezes queimamos pneus por causa de outros condutores (e por nossa, mas isso agora não é o caso).

Voltar
Superior