[Acidente] De quem é a culpa?

Unreal

Well-known member
acidente.jpg
acidente 2.jpg

Como diz o nome do tópico, de quem é a culpa?

O Carro A estava parado na via, deu pisca para virar para o espaço do estacionamento (para fazer inversão de marcha).

O Carro B vinha de trás, pensou que o Carro A o ia deixar passar, tentou passar à frente, e acaba por bater.

De quem é a culpa?

Do B.
Já ia levando algumas pranchadas assim a entrar para casa. Aliás, ainda há-de chegar o dia. Faço pisca meia hora antes e há artistas que não são capazes de pensar que vou virar para o lado esquerdo.[8b] [8b]

A questão é que foi tudo muito rápido.
O Carro A estava parado, deu pisca e arrancou.
O Carro B viu ao longe o carro A parado e decidiu passar , o Carro B deu pisca e o acidente deu-se.
O Carro B vinha acima dos 50kmh.

Eu sou quem ia a conduzir o carro A,tive sorte que quem me bateu andou no secundário comigo.

Eu fiquei sem o lado da frente esquerdo do para-choques e com o pisca rachado, mas o pior é que fiquei com a direcção toda lixada, ficou com mt folga e faz uma especie de estalido ao virar.

Eu disse-lhe que não me importava de ter o para-choques partido, visto que o carro no fim de dezembro vai para abate.

Já agora, o carro passa no IPO sem aquela parte do para-choques?
Com o pisca rachado sei que implicam...

Se isto tivesse acontecido depois de ter ido ao IPO [8b] [8b] [8b]

A pessoa do carro B diz que paga metade do arranjo do carro A, e que se responsabiliza pelos estragos do seu carro.

Última edição:
O B só era responsável se o A fosse virar num cruzamento ou entroncamento, o que, segundo a descrição não é o caso.

Se o A estava a dar pisca porque é que o B podia ultrapassar?

O condutor do outro carro quase que admitiu a culpa, pois disse que me viu a dar o pisca mas pensou que o ia deixar passar.

Se o A estava a dar pisca porque é que o B podia ultrapassar?

O condutor do outro carro quase que admitiu a culpa, pois disse que me viu a dar o pisca mas pensou que o ia deixar passar.

Isso do pisca é relativo, ele pode vir agora dizer que não viu pisca nenhum.
Simplesmente estou a responder à tua questão, se não está de acordo com as tuas pretensões, paciência.

Claro que não é do meu agrado [;)] , mas qualquer pessoa no meu lugar pensaria o mesmo .

E em relação ao IPO, alguém me sabe dizer algo?

Última edição:
O B só era responsável se o A fosse virar num cruzamento ou entroncamento, o que, segundo a descrição não é o caso.

errado, no caso concreto estando o A a virar para a esquerda com linha descontinua o B não podia ultrapassar pela esquerda, tinha de parar ou ultrapassar pela direita...é básico! isso aprende-se no código e ainda me lembro, e já tirei carta à 10 anos....

Se a linha fosse continua, o A não podia virar mas o B tb não o podia ultrapassar pela esquerda, logo culpas repartidas!

Na minha opiniao a culpa é de B. Ultrapassar é uma manobra complexa, que apenas deve ser executada, depois de tomados os correctos ecuidados procedimentos. (é pegar no codigo da estrada e ver os artigos) [;)]

errado, no caso concreto estando o A a virar para a esquerda com linha descontinua o B não podia ultrapassar pela esquerda, tinha de parar ou ultrapassar pela direita...é básico! isso aprende-se

Eu lido com o código todos os dias, aliás estou a lidar com ele agora, inclusive em Tribunais, esta é a minha opinião, e em 10 anos de trabalho, e não de carta, porque dessa já são mais alguns, posso contar pelos dedos de uma mão, os casos perdidos.
Repito, o B só era responsável se A fosse virar num cruzamento ou entroncamento.
Por acaso, ainda o mês passado fui a tribunal por causa de um caso semelhante, com uma menina da SIC, a única difirença, é que ela ia virar para dentro da garagem do prédio.

Ambos efectuam manobras potencialmente perigosas. Um faz mudança de direcção (ou inversão de marcha) , o outro ultrapassa. Como disse o Metal, se fosse num entrncamento ou cruzamento, o que ultrapassa poderia estar em sarilhos, visto ser proíbida tal ultrapassagem ( excepto qunado se circule em via que assinale aproximação de estrada sem prioridade). CONTUDO, o B também efectua uma ultrapassagem proibida, por outro motivo: a ultrapassagem deve ser (caso seja possível) efectuada pela direita sempre que o veículo da frente esteja no eixo da via e se encontre a assinalar a mudança de direcção à esquerda.
Concluindo: a não ser que a mudança de direcção (sim...pq inversão de marcha ainda não era) tenha sido efectuada bruscamente, com a ultrapassagem já a decorrer, parece-me que a responsabilidade será de quem ultrapassa. MAS também poderá ser uma situação de responsabilidade dividida...

O A!
O meu irmão teve um acidente exactamente assim e o outro carro foi o culpado.
A linha é descontínua, logo o A tem de deixar o B completar a manobra que é perfeitamente legal.

Ambos efectuam manobras potencialmente perigosas. Um faz mudança de direcção (ou inversão de marcha) , o outro ultrapassa. Como disse o Metal, se fosse num entrncamento ou cruzamento, o que ultrapassa poderia estar em sarilhos, visto ser proíbida tal ultrapassagem ( excepto qunado se circule em via que assinale aproximação de estrada sem prioridade). CONTUDO, o B também efectua uma ultrapassagem proibida, por outro motivo: a ultrapassagem deve ser (caso seja possível) efectuada pela direita sempre que o veículo da frente esteja no eixo da via e se encontre a assinalar a mudança de direcção à esquerda.
Concluindo: a não ser que a mudança de direcção (sim...pq inversão de marcha ainda não era) tenha sido efectuada bruscamente, com a ultrapassagem já a decorrer, parece-me que a responsabilidade será de quem ultrapassa. MAS também poderá ser uma situação de responsabilidade dividida...

Ele vai mudar de direcção à esquerda para estacionar, e não para mudar para uma outra via, a situação é completamente diferente.
Se não houver sinalização vertical ou horizontal, proibindo a ultrapasagem, em meu ver, nada impede o B de ultapassar.

Ou seja, eu dei pisca para virar, e tinha de deixar o carro de trás ultrapassar-me e só depois virar, certo?

O carro passa no IPO sem aquela parte do para-choques?
Com o pisca rachado sei que implicam...

Última edição:
Ele vai mudar de direcção à esquerda para estacionar, e não para mudar para uma outra via, a situação é completamente diferente.
Se não houver sinalização vertical ou horizontal, proibindo a ultrapasagem, em meu ver, nada impede o B de ultapassar.

Mas isto não é caso para aplicação da TPR ou é? :P
A ultrapassagem nunca deve ser iniciada se um outro veículo assinalar a mudança de direcção à esquerda, seja para o que for.
E basta o princípio geral:

Artigo 38º
Realização da manobra

1 – O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.

Ou seja, se viu o outro a assinalar a mudança de direcção, não podia ultrapassar.

Discordo contigo neste ponto, embora a culpa até possa ser dividida.

P.S. Também tenho mais de 15 anos de tribunais, grande parte deles como coordenador de averiguações ;) ; de liquidatários e contencioso...e em tribunal isto dava 50-50, como sabes...

Mas isto não é caso para aplicação da TPR ou é? :P
A ultrapassagem nunca deve ser iniciada se um outro veículo assinalar a mudança de direcção à esquerda, seja para o que for.
E basta o princípio geral:

Artigo 38º
Realização da manobra

1 – O condutor de veículo não deve iniciar a ultrapassagem sem se certificar de que a pode realizar sem perigo de colidir com veículo que transite no mesmo sentido ou em sentido contrário.

Ou seja, se viu o outro a assinalar a mudança de direcção, não podia ultrapassar.

Discordo contigo neste ponto, embora a culpa até possa ser dividida.

P.S. Também tenho mais de 15 anos de tribunais, grande parte deles como coordenador de averiguações ;) ; de liquidatários e contencioso...e em tribunal isto dava 50-50, como sabes...

Quanto à T.P.R., poder-se-ia aplicar o Caso 15, pois ele ia abandonar a faixa de rodagem, e aí a responsabilidade era toda dele.

O B pode agora alegar que não viu qualquer indicação que lhe sugerisse a mudança de direcção.

Quanto ao caso da menina da SIC que falei, o nosso inclusive ultrapassou em cima da passadeira e deum cruzamento sem sinalização de prioridade, e o juíz aceitou a responsabilidade total dela, por mudar de direcção para um local privado.

Voltar
Superior