[Acidente] De quem é a culpa?

Atenção que isto não vai para o tribunal, nem sequer vai para o seguro.
O carro B não teve quase nada (aparentemente), acho que ficou um bocado riscado e o plastico do pisca caiu (dá para colar).

O meu carro é que ficou com a direcção lixada :( (o parachoques é secundário).

Agora mais uma questão, o carro passa no IPO sem uma parte do para-choques?
Com o pisca rachado sei que não passa.

Última edição:
Quanto à T.P.R., poder-se-ia aplicar o Caso 15, pois ele ia abandonar a faixa de rodagem, e aí a responsabilidade era toda dele.

O B pode agora alegar que não viu qualquer indicação que lhe sugerisse a mudança de direcção.

Quanto ao caso da menina da SIC que falei, o nosso inclusive ultrapassou em cima da passadeira e deum cruzamento sem sinalização de prioridade, e o juíz aceitou a responsabilidade total dela, por mudar de direcção para um local privado.

Daí ter dito que a TPR não era aqui aplicável, caso contrário estava resolvido pelo 15 (a TPR é "cega", pq tem de ser).

O B alegar que não viu não basta, pode não ter visto pq ia distraído. Mais valia alegar que o A não deu pisca ( por isso falei nos 50-50, pq já se sabe que as declarações variam com o tempo e com a conversa com a almofada).

Quanto ao caso da menina: epá, deconheço os pormenores, mas basta dizeres que o fulano comete 2 infracções , provavelmente causais para o sinistro, não sabendo eu sequer qual a infracção que a menina cometeu, para dizer o seguinte: bendito Juiz...

O A!
O meu irmão teve um acidente exactamente assim e o outro carro foi o culpado.
A linha é descontínua, logo o A tem de deixar o B completar a manobra que é perfeitamente legal.

Estão a dizer se A fosse a entrar para uma garagem privada, teria de dar prioridade á sua traseira... com o pisca da esquerda ligado?!
Desculpem...mas isto não faz SENTIDO NENHUM!!

Eu abro o pisca da esquerda e paro...ninguém me pode ultrapassar, se ultrapassar e acontecer o embate e responsabilidade é de quem ultrapassa. Desculpem mas isto é quase senso comum!!!

@Cuto
Ando com uma coisa tua no meu carro à meses !!!
Temos de marcar um café para rever o mazda...

Estão a dizer se A fosse a entrar para uma garagem privada, teria de dar prioridade á sua traseira... com o pisca da esquerda ligado?!
Desculpem...mas isto não faz SENTIDO NENHUM!!

Eu abro o pisca da esquerda e paro...ninguém me pode ultrapassar, se ultrapassar e acontecer o embate e responsabilidade é de quem ultrapassa. Desculpem mas isto é quase senso comum!!!

Não faz sentido para ti... porque o juíz e os peritos das seguradoras foram unânimes em afirmar que o carro A era culpado. [:p]
Fazes pisca e a partir daí é tudo teu! Olha que não... tens de deixar todos os carros que circulam na faixa de rodagem terminar as manobras, neste caso a ultrapassagem. Pensa lá, vês um carro à tua frente, decides ultrapassar, começas a manobra e entretanto ele faz pisca à esquerda. Quem achas que tem prioridade? Tu para terminar a ultrapassagem ou o outro carro para cortar à esquerda? A mim, a resposta, parece-me senso comum... :sh)

Bom, pelos vistos eu estava errado. :sh)
Quer dizer, se um indivíduo quiser que eu lhe arranje o carro é bater-me quando eu estiver a pôr o carro dentro de casa.:sh) Mas já percebi a lei só funciona em entrocamentos ou cruzamentos, ou caso haja sinalização tudo na via pública obviamente. Esta parte tem lógica, pois quando saímos de propriedade privada perdemos a prioridade logo, quando entramos também.

Para mim também não tem sentido quando estamos a entrar, mas lei é lei, só a temos que a cumprir.

Então e se eu tiver parado e ele me bater por trás (como também já ia acontecendo, já que moro numa rua muito mas muito movimentada e para pôr ou tirar o carro é sempre uma grande aventura )? Também sou eu que pago?

De qualquer modo, num outro fórum ( já não me lembro qual ) um user ia a entrar para dentro de casa e foi de arrasto por outro carro. O outro teve que lhe pagar tudo, mas então concerteza que haveria algum sinal a dizer que a ultrapassagem é proibida.

Última edição:
Speedy:
Se o acidente aconteceu conforme descrito, a ultrapasagem tb. é proibida, quer pela norma geral,quer (se existir espaço à direita) pela obrigação da mesma ser efectuada pela direita ( vê lá tu que até dá coima).

Aqui há uns anos um colega meu teve um acidente exactamente igual a esse (ele era o B) e ficou 50/50...

Em relação à IPO, quando tens que ir lá? Daqui até final de Dezembro faltam menos de dois meses... se for só por causa do para-choques, vais lá, chumbas e deves conseguir mandar o carro para abate antes da reinspecção...

Um áparte: pretendes usufruir do Incentivo fiscal ao abate? é que se sim talvez fosse melhor antecipar as coisas pois parece que em 2009 vai haver diferenças... (é só investigar no OE) e como pode haver atrasos na compra do novo pode inviabilizar isso...

E eu que achava que a culpa era do B, por causa do artigo colocado lá para cima, da obrigatoriedade de só realizar a ultrapassagem com condições "ideais".

Esquisito.

Recordo-me que hà uns anos atrás o meu pai ter tido um acidente idêntico, ou seja, numa recta o meu pai ultrapassa um carro, mas o condutor desse carro decide virar à esquerda, para uma rua (sem saída e particular) de acesso a umas casas.
A culpa foi atribuída ao condutor que virava à esquerda, apesar de ele ter alegado que tinha o pisca ligado, porque estava a virar para uma rua particular/estacionamento e perdeu a prioridade, esta foi a conclusão das companhias de seguro .

se isso é uma rua de 2 sentidos, acho que é 50/50, pois o carro B esta a ultrapassar ( manobra perigosa ), e o A a estacionar, inversão de marcha ( manobra perigosa )

Sim, é uma rua de 2 sentidos.

O carro tem que ir ao IPO até dia 15 deste mês, apesar do contrato não estar ainda assinado (o stand está ainda a tratar da papelada), o carro novo deve chegar no fim de Dezembro.

Se chumbar no IPO, deve ser tipo 2 certo?

Unreal, como é que fizeram a participação do Acidente? Declaração Amigável?

As seguradoras - provavelmente - vão atribuir a culpa a ti (quem vai virar), como disse o pferreira.
50/50 - ou seja, pagarem metade do teu prejuizo era um mal menor...

Na minha modesta opinão a culpa é de quem ultrapassa na totalidade, desde que esteja provado que fazias pisca (vocês terem mencionado isso na DAAA).
Se precisares mais tarde posso dar-te a base da minha opinião.

Última edição:
a minha maria teve um acidente identico e a culpa foi do B o pisca nao da perioridade a ninguem se o condutor condutor A ultrapassou o B sem ser um cruzamento ou risco continuo .

a minha maria teve um acidente identico e a culpa foi do B o pisca nao da perioridade a ninguem se o condutor condutor A ultrapassou o B sem ser um cruzamento ou risco continuo .

Tens as letras ao contrário. O A vai virar o B ultrapassar...

Por isto é que isto é uma selva, pois o pisca não dá prioridade mas demonstra uma intenção, o carro que vem atrás não deve ultrapassar...

Vim agora do mecânico,lá se foram 50€.
Pneu lixado (meteu-se o suplente), suspensão empenada e tem que se meter uma manga de eixos (não faço a minima do que seja).
Levou 1 pisca,mãe de obra, castanha (acho que se chama assim) e mais não sei o quê.

Valium, não se preencheu nada (o condutor do outro carro não quis meter ao seguro).

Em principio cada um paga o arranjo do seu.

A direcção ficou um bocadinho mais pesada (não é assistida) e prende um pouco quando se vira para a esquerda.

Dá para o desenrrasca.

Valium, não se preencheu nada (o condutor do outro carro não quis meter ao seguro).

Em principio cada um paga o arranjo do seu.

Cada um sabe de si...

Se vier a pedir uma DAAA assinada por ti, menciona que fazias pisca e que ele assina essa menção, é o conselho que te dou.

Se fores supreendido por alguma carta da tua seguradora, porque ele reclamou, vai ser mais complicado...

Voltar
Superior