Acidente Brutal

Não funciona porque há poucos! [:D] Se apanhasses duas ou três multas em pouco tempo e acabasses no banco do autocarro 6 meses, a ver se não resultava! [;)]

Mas até chegarem as multas a casa, já o fulano se espetou contra uma carrinha cheia de crianças, matou toda a gente e ele incluido, e.... pois.

Quando eu vejo a malta a "piar fininho", é quando se cruzam com um carro da autoridade devidamente identificado.

Então não se sabe já, que 90% das causas de acidente em Portugal são devido ao excesso de velocidade, os outros 10% estão bebados, é simples controlar assim.
Venham os radares camuflados em locais que não lembram ao diabo.
Mas a sinistalidade rodoviária vai baixar, á pois vai, assim com o aumento dos combustiveis, o governo vai conseguir apresentar melhores resultados que o ano transacto, e afirmar que a politica actual é eficaz, pois sim e ainda se realizam boas receitas, graças a estes automobilistas criminosos e inconscientes.
A lavagem cerebral está feita, quem pensar o contrário é irresponsável.

Mas até chegarem as multas a casa, já o fulano se espetou contra uma carrinha cheia de crianças, matou toda a gente e ele incluido, e.... pois.

Quando eu vejo a malta a "piar fininho", é quando se cruzam com um carro da autoridade devidamente identificado.

Falando em língua das terras de Sua Majestade "Trust the virgin and don't run!". [:D]

E quando o carro da Polícia deixa de estar à vista, lá vai ele matar as crianças, os velhos, os jovens, os cães e tudo o que mais lhe aparecer à frente. [:blush:] Enquanto que se tiveres um policiamento intensivo, como se faz nos países com menor sinistralidade, onde se cria um sentimento de «é melhor ter cuidado, pois nunca se sabe se "eles" andam aí», acabas por ver o pessoal a piar mesmo "bué" fininho, a esguiçar ali as notas gudas todas! [;)]

Falando em língua das terras de Sua Majestade "Trust the virgin and don't run!". [:D]

E quando o carro da Polícia deixa de estar à vista, lá vai ele matar as crianças, os velhos, os jovens, os cães e tudo o que mais lhe aparecer à frente. [:blush:] Enquanto que se tiveres um policiamento intensivo, como se faz nos países com menor sinistralidade, onde se cria um sentimento de «é melhor ter cuidado, pois nunca se sabe se "eles" andam aí», acabas por ver o pessoal a piar mesmo "bué" fininho, a esguiçar ali as notas gudas todas! [;)]

Mas é com policia visivel que se mete a malta na ordem. Com eles escondidos apenas serve para encher uns certos cofres [;)]

Ao ler este post lembrei-me de uma situação que me contaram, mas não sei se corresponde á realidade pois achei um pouco exagerado mas achei piada. Contaram-me á uns tempos que um senhor passou um radar a uma velocidade muito acima do permitido por lei, a multa chegou a casa passados uns meses e ele pôs o nome da mãe que já tinha cerca de 80 anos, o caso foi para tribunal e o juiz ao ver a velhota (arguida), riu-se e simplesmente arquivou o caso. Mas entre esta história também já houvi dizer que põem o nome de pessoas que entretanto faleceram etc.
Eu próprio já pus no nome de uma conhecida que tem carta á 20 anos e nunca conduziu.

É ?? Revê lá o Código de Estrada ...

Excesso de Velocidade = circular com uma velocidade superior ao máximo permitido por lei e/ou por sinalização vertical para a categoria de viatura e tipo de via. É velocidade ilegal.
Velocidade excessiva = circular com uma velocidade que não possibilite a imobilização da viatura em segurança no espaço livre e visível à sua frente, mesmo que dentro da velocidade permitida por lei. É velocidade ilegal.

Eu bem digo que as noções não são claras para toda a gente...

"V"

Pois não...Por acaso o Código não refere excesso de velocidade tão-somente...mas sim excesso de velocidade SOBRE os limites máximos permitidos. O legislador usou as "mesmas palavras" para exprimir situações diferentes.
O veículo A circulava com velocidade excessiva,logo circulava com excesso de velocidade (este excesso sempre referenciado a qq coisa...ou limites legais, ou limites de circunstância).
Se algo é excessivo é pq possui excesso de quqluer coisa...ou queres um desenho? O único motivo pelo qual o legislador não continou na alínea e) do C.E. a usar o termo "excesso de velocidade" é assim simples, a diferenciação , escusada,das situações:

("e) O trânsito com velocidade excessiva para as características do veículo ou da via, para as condições atmosféricas ou de circulação, ou nos casos em que a velocidade deva ser especialmente moderada;)---

Lê assim:

O trânsito efectuado em excesso de velocidade para as características do veículo ou via....

Quando se misturam conceitos jurídicos com conceitos empíricos a confusão dá-se. Ainda mais quando o conceito jurídico é o mesmo aplicado a limites diferentes.

Mas é com policia visivel que se mete a malta na ordem. Com eles escondidos apenas serve para encher uns certos cofres [;)]

Não, porque se a Polícia estiver sempre visível, acabas por saber SEMPRE onde "podes" e não podes infringir. [:p] Se eles andarem, MUITAS VEZES, também à paisana, ficas sempre na dúvida. [;)] Embora eu ache importante o papel pedagógico da visibilidade, acho de extrema importância a actividade descaracterizada. Até porque o papel essencial da Polícia é reprimir e não educar. Para educar e ensinar as regras, há as escolas de condução. A Polícia é essencialmente para garantir o cumprimento das regras.

EDIT: Não estou a negar a importância de algum papel pedagógico na Polícia, mas só estou a dizer que não podemos negar nem desvirtuar que o príncipio dela é a repressão de actividades ilicitas, entre as quais, o desrespeito das regras de condução.

Pois não...Por acaso o Código não refere excesso de velocidade tão-somente...mas sim excesso de velocidade SOBRE os limites máximos permitidos. O legislador usou as "mesmas palavras" para exprimir situações diferentes.
O veículo A circulava com velocidade excessiva,logo circulava com excesso de velocidade (este excesso sempre referenciado a qq coisa...ou limites legais, ou limites de circunstância).
Se algo é excessivo é pq possui excesso de quqluer coisa...ou queres um desenho? O único motivo pelo qual o legislador não continou na alínea e) do C.E. a usar o termo "excesso de velocidade" é assim simples, a diferenciação , escusada,das situações:

("e) O trânsito com velocidade excessiva para as características do veículo ou da via, para as condições atmosféricas ou de circulação, ou nos casos em que a velocidade deva ser especialmente moderada;)---

Lê assim:

O trânsito efectuado em excesso de velocidade para as características do veículo ou via....

Quando se misturam conceitos jurídicos com conceitos empíricos a confusão dá-se. Ainda mais quando o conceito jurídico é o mesmo aplicado a limites diferentes.

Mas falamos português não??
O conceito de velocidade excessiva, é diferente de excesso de velocidade, isto no direito tem que ser tudo muito bem escrito e cuidado com as virgulas, pois pode alterar o sentido da frase que se escreve.

Não, porque se a Polícia estiver sempre visível, acabas por saber SEMPRE onde "podes" e não podes infringir. [:p] Se eles andarem, MUITAS VEZES, também à paisana, ficas sempre na dúvida. [;)] Embora eu ache importante o papel pedagógico da visibilidade, acho de extrema importância a actividade descaracterizada. Até porque o papel essencial da Polícia é reprimir e não educar. Para educar e ensinar as regras, há as escolas de condução. A Polícia é essencialmente para garantir o cumprimento das regras.

EDIT: Não estou a negar a importância de algum papel pedagógico na Polícia, mas só estou a dizer que não podemos negar nem desvirtuar que o príncipio dela é a repressão de actividades ilicitas, entre as quais, o desrespeito das regras de condução.

Tambem gosto quando eles se pegam á traseira do meu carro e fazem sinais de luzes como já aconteceu, faz-me entrar na pele do.... Brian Oconner (Fast and Furious).
A diferença é que eles estão a provocar..... perdão a trabalhar, têm uma farda e são senhores da estrada. Não estou a dizer que são todos claro, mas já presenciei a sua actuação.

Boas, Pessoal.
Em primeiro lugar, admito o exagero: 200 m é muito. Mas tb vos digo, foi a anormalidade da distância do Polo acidentado q me levou a mandar o bitaite dos 200m… enfim, influências... . Agora uma coisa é certa: toda a gente falava em excesso de velocidade. Os que viram o acidente e os tais que chegam, observam os sinais e mandam logo a sua sábia opinião (aqueles anormais típicos q perante um acidente abrandam, espreitam e estacionam à espera de ver feridos e muito sangue espalhado pela zona). Relativamente à culpa, acho q o pólo está safo. Apesar de tudo, teve muita sorte.
A questão da “velocidade excessiva”, que está em discussão, e como lidar com ela, é um tema bastante complicado. Ironicamente, essa diferença entre qualidade dos veículos de que falam vira-se muitas vezes contra nós e contra eles. Se fossem todos de qualidades semelhantes… mas não são. E note-se que as opiniões centradas na fuga anunciada da ausência de culpa por velocidade excessiva só o é pq essa culpa não está prevista na lei. Essa opinião tb é influenciada pela lei q temos…
Disto não tenho dúvidas: há muita falta de civismo, educação e de respeito entre os nossos condutores. Muitos agem como se fossem donos das estradas… literalmente. E para essas maleitas não há lei que nos salve. Seja ela qual for.
Deve ser terrível sofrer uma tragédia porque um qq meliante circulava nesses preparos achando-se o melhor condutor do mundo. Pior ainda se descobrirmos que estava embriagado (o que infelizmente continua a ser frequente). Conheço um caso de um velhote q foi atropelado por um Pajero numa estrada nacional, junto a uma localidade. Dizem que o jipe ia “visivelmente” em velocidade excessiva. Resultado: o velhote morreu e o condutor foi espancado pelos populares. Naturalmente q ninguém concorda com o espancamento mas não há dúvida de que ver um ser humano (imaginem, para piorar o cenário, um familiar) ser esmagado e trucidado pelos rodados de um veículo em velocidade excessiva… deve ser horrível e absolutamente traumatizante. O que é certo é que as autoridades não actuam como deviam. Se assim fosse, todos cumpriam o código da estrada. Pq se ele existe, bem ou mal, deveria ser para cumprir. Ou não?
Assim, no meio desta desorganização legal, andamos todos, cada um à sua maneira, a infringi-lo. Uns mais outros menos, consumindo riscos em nome de uma viagem daqui para acolá. Muito cuidadinho na estrada… sempre ouvi dizer que “há remédio para tudo, menos para a morte”.

Tambem gosto quando eles se pegam á traseira do meu carro e fazem sinais de luzes como já aconteceu, faz-me entrar na pele do.... Brian Oconner (Fast and Furious).
A diferença é que eles estão a provocar..... perdão a trabalhar, têm uma farda e são senhores da estrada. Não estou a dizer que são todos claro, mas já presenciei a sua actuação.

E fazer queixa, não? É que eu já fiz uma vez um telefonema devido à conduta perigosa de um condutor da GNR. Não sei se deu em alguma coisa, mas ao menos fiz a minha parte. [;)] E se todos formos fazendo isso, mais dia menos dia, há-de trazer frutos! [:cool:]

E fazer queixa, não? É que eu já fiz uma vez um telefonema devido à conduta perigosa de um condutor da GNR. Não sei se deu em alguma coisa, mas ao menos fiz a minha parte. [;)] E se todos formos fazendo isso, mais dia menos dia, há-de trazer frutos! [:cool:]

Tb já ouvi falar muito nisso. É uma vergonha. As televisões é que podiam atacá-los... mas quê... nada. Não convém...

Sim tens razão, mas se da tua queixa surgi-se algum efeito provavelmente dariam uma informação ou feedback já que "deste a cara", e ainda não nos podemos esquecer que a palavra da autoridade vale mais que a tua ou minha, a menos que se tenham provas nem vale a pena insistir em tal situação, pois o "eu vi", ou "eu presenciei" de qualquer cidadão contra uma autoridade de pouco vale e cai no esquecimento.

E quando o carrito da GNR virar no cruzamento seguinte, continuam a ser civilizados? Pois, se calhar não.

Isso é q eu já n sei... :)

A culpa da velocidade excessiva ESTÁ prevista na lei! Desrespeito do nº 1 do artigo 24º!

Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! [;)] Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. [;)] E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.

A culpa da velocidade excessiva ESTÁ prevista na lei! Desrespeito do nº 1 do artigo 24º!

Imaginem a seguinte situação: estão parados num STOP, num cruzamento onde têm cerca de 30 metros de visibilidade. Se na via com prioridade vier alguém a circular a 120km/h, vocês têm tempo de o ver antes de entrarem no cruzamento? Não, pois não? E quando o tipo que vem a 120km/h se deparar convosco, no meio do cruzamento e está a cerca de 30 metros do vosso veículo, vai conseguir parar a tempo? Não, pois não? Então, ele está a circular a uma velocidade que não lhe permite imobilizar o carro no espaço livre e visível, desrespeitando assim o nº 1 do artigo 24º do CE. E vocês, conseguem ceder passagem a um veículo que não é visível e que não vai conseguir imobilizar a viatura no espaço livre e visível à sua frente? Não, pois não? Logo, não estão a desrespeitar a prioridade dele, pois não conseguem adivinhar que ele vinha! [;)] Portanto, a reconstituição cientifica do acidente permite determinar a velocidade dos veículos envolvidos e determinar quem desrespeitou o CE. [;)] E determinar o VERDADEIRO culpado do acidente.

Eu tentei explicar o mesmo. O problema depois é a prova...

Ainda bem que assim é. Espero é que essas "brigadas CSI" actuem em conformidade... :)

Mas a maior parte das pessoas tem na ideia de q não serão punidos por esse excesso...

Eu tentei explicar o mesmo. O problema depois é a prova...

Reconstituição científica de acidentes. [:p] Se as medidas da posição final dos veículos ficar bem definida, as travagens bem medidas e então com fotografias bem tiradas, para quem trabalha no ramo, pode-se dizer que é um "figuinho". [:p]

Voltar
Superior