1.6 HDI 110CV Reprogramação

citação:Originalmente colocada por Cagi

Tenho uma Bom video que acabava ja com a guerra, ora nem mais que um teste entre o Ibiza 1.8T FR, Smart ForFour bravos e o Fiesta ST, e dinamicamente o 206 mais uma vez foi o melhor com o Fiesta ST num patamar identico. Quando falaram de Ibiza ouvi dizer que o chassis tinha falta de desportividade.

Por outro lado ouço em qualquer teste feito dizer que o 206 é o mais agil e melhor no assunto.

http://www.km77.com/marcas/peugeot/206_03/rc/texto.asp

Sin llegar al nivel de coches como un BMW M3, no hay ningún otro modelo que merezca más el calificativo «deportivo» que el Peugeot 206 RC.

Posiblemente no hay ahora un deportivo que pueda ser tan divertido en zonas de curvas como el 206 RC (para asegurarlo habría que hacer una comparación directa con el Focus RS 200).

En ningún otro modelo de este tipo hay una relación tan inmediata entre lo que el conductor hace con el volante, el acelerador y el freno, y las repercusiones en la trayectoria. Por ejemplo, se aprecia una clara tendencia a cerrar la trayectoria cuando hay una deceleración en curva (al levantar el pie del acelerador o al frenar). Se dirige con los pedales casi tanto como con el volante.

Esta viveza de reacciones no se encuentra en otros deportivos. Los dos más parecidos por tacto son el Clio Sport y el MG ZR 160.

Mas este tipo de comentario é geral pelo que tenho visto, o Ibiza devido ao seu peso e inexistencia de eixo traseiro 'auto direccional' da a sensaçao de mais estabilidade mas torna-se pior porque num carro de tracçao frontal se a frente se der primeiro so temos a escolha de travar ou desacelerar e estamos perante os seus limites enquanto no 206 quando a traseira começa a querer dar viva temos muito mais escolhas e como a frente continua colada ao chao podemos acelerar para que seja projectado peso para o eixo traseiro e o faça agarrar.

O 206 é um carro mais agil mas mais exigente. Geralmente é sempre assim facilidade aumenta quando o carro se torna mais neutro e com menos potencial em certas conduçoes.

Quem faz dos carros caixoes sao os donos e nao o carro a si proprio.
tens razão em ......quase tudo:D....pois o qu costuma ser mais ágil de todos, e em todos os comparativos ganha no comportamento, é o Fiesta.....mesmo nos comparativos recentes em que os adversários são versões novas....o Fiesta ganha dinâmicamente:)......agora se me falares na reação comportamento/conforto aí já admito que o melhor seja o 206:)

Isso explica-se devido ao Ibiza/Polo serem mais pneus dependentes e para comnpensar essa lacuna terao que equipar os carros com medidas acima, por outro lado é para dar um ar mais robusto ao carro e a largura dos pneus influencia claramente isso. Ora ponham ai fotos dos mesmo carro com pneus de larguras diferentes.
É muito factor mental mas na practica a coisa prega partidas.

Por falar nisso o VW Polo 1.2 de uma amiga minha tem largura 195 ora exactamente a mesma do 206 GTI 1.6...enfem, sera a peugeot pouco realista para a potencia do carro ou sera a vw pouco realista ou melhor, estara ela a dar mais realidade quando se diz que o chassis é menos bom e necessita de mais pneu para compensar?

É bem provavel mas eu tava a referir-me ao ST e ao RC.
Por acaso um amigo meu tem um fiesta com o mesmo motor do meu 206 e quando o conduzi so notei menos a direccao em relaçao ao meu 206 e que nao puxava tanto mas as diferenças em plano n se notam.

Ja reparei que o dele curva bem ate porque ja fizemos uma estrada sinuosa a velocidades elevadas com ele a frente e pude ver isso. Mas ele tambem tem ESP e pneus mais largos, tambem ajudam a equilibrar visto que é mais pesado uns 100kl.

citação:Originalmente colocada por necos

Ponham um 206 "normal", o 1.1 com pneus 165/70 r14...e um ibiza 1.2 com pneus 165/70 r 14 e depois venham cá dizer-me quem curva melhor;)............ por alguma razão a Vag pôe em carros como o Ibiza e o Polo com cilindradas de 1.0 e 1.2 pneus 195 com perfis baixissimos e jantes de 15 ou 16;)(porque será?)

PS- Karbono...por não concordar contigo....espero que não me chames palaço igorante;)
Devo.te dizer ke na revista automotor(penso eu) fizeram um comparativo em ke um dos carros era um VW Polo 1.2.. cm pneus 205/kk koisa... agr diz-me.. será que o carro é tão instável que precisa de pneus destes ??? ou é para aumentar a segurança? .. é que o meu citroen C5.. é muito mais pesado.. anda muito mais.. e tem pneus 195/65... e tem uma estabilidade fenomenal.. agora.. porque 205/kk no Polo ??? [8)][8)][8)] Cumps Citro4EVER

Não é taõ simples considerar que é apenas por uma questão de fiabilidade que os carros de origem trazem x e não y. Outras razões prendem-se com os níveis de poluição/emissões, garantir que em qualque clima/país o carro não dará problemas e por outro lado carros com mais potência, manda o bom senso, devem ter melhores sistemas de travagem, amortcimento, etc...isto acaba por encarecer o carro.

Sim o Fiesta era mais adequado para usar as politicas desportivas da SEAT que o Ibiza.
Os melhores para explorar sao aqueles em que as marcas nao optam por isso!!
E depois as ideias da suprema desportividade vao para modelos com menos potencial como sao essas versoes de ibiza todas e o que a publicidade quer passar.
Para quem conhece e tem conhecimento das diferenças isso nao cola mas para quem nao entende nada rapidamente pensa que o Ibiza é o mais indicado para gozo e prazer de conduçao estando redondamente enganado.
De qualquer maneira a Seat faz bem, ja os outros tem as nozes e nao usam os dentes.

Noutro dia atras de um Polo 1.4 TDi consegui ver as diferenças, enquanto o dele ia alargar trajectoria o meu ainda tava com tendencia para fechar mais e ainda a dar-me hipoteses de curvar mais rapido alem que em recta ele tambem perdia em aceleraçao. No entanto eu tenho os pneus 175 no 206 1.4HDi e o gajo tinha pneus para me dar emprestado.

Eu tive durante muito tempo um chip montado pela propria peugeot agora nao esta la mas sera que o chip acabou por alterar alguma coisa e que o motor se tornou mais produtivo?

citação:Originalmente colocada por Karbono

citação:Originalmente colocada por speed
Engraçado um 206 de 110 cv´s reprogramado ser uma caixão:D. Porque se o for ,um cupra também o é:D
Mas não vamos começar a 3a guerra mundial.
peace:D[:p]

O 206, versão comercial com o hdi de 110 cv é uma casca de noz.

Se queres insistir em compará-lo com o Cupra, armado em palhaço ignorante, be my guest.
Ele tem razão, SPEED, não vez que um Ibiza Cupra é o melhor desportivo à face da terra, é um utilitario, com um chassis do pior que há no mercado, mas é TDI!!! Não entendes isso??? Então se levar Repro da coça num F430 a brincar!!!! [8)]
Ele há cada um.... [8]

cumps,
[dio]

E apenas a minha opinião pessoal e do que vejo o ibiza nunca teve umas suspensões em que o comportamento fosse por ai além, acho que sem duvida o pug com suspensões mais elaboradas deve sem duvida ter um melhor comportamento em curva.

citação:Originalmente colocada por dio

citação:Originalmente colocada por speed
Engraçado um 206 de 110 cv´s reprogramado ser uma caixão:D. Porque se o for ,um cupra também o é:D
Mas não vamos começar a 3a guerra mundial.
peace:D[:p]

O 206, versão comercial com o hdi de 110 cv é uma casca de noz.

Se queres insistir em compará-lo com o Cupra, armado em palhaço ignorante, be my guest.
Ele tem razão, SPEED, não vez que um Ibiza Cupra é o melhor desportivo à face da terra, é um utilitario, com um chassis do pior que há no mercado, mas é TDI!!! Não entendes isso??? Então se levar Repro da coça num F430 a brincar!!!! [8)]
Ele há cada um.... [8]

cumps,
[dio]

:D:D:D:D:D[^][^][^][^][^][^] Gostei dessa resposta [:I][:p]

Se a reprogramação fôr feita por quem sabe... não vejo grandes problemas.

Se achas que esse ganho de cavalos é indispensável... força.

PEssoalmente é coisa que não faria. A minha concepção de tuning num carro começa por outros componentes, e só depois aumentar a potência;).

Tenho que deixar de sair da gruta, que lá é que estou bem...

o problema é quando se sai e se cai na realidade:D.

Foi levantada aqui a questao de colocar a box para ser melhor em caso de inspecçao, mas tambem ja foi dito que implica um cruzamnete elevado de electronica, e que as tantas era melhor mexer na centralina. Eu como nao percebo nada e nao gosto de permanecer na ignorancia, pergunto, qual é melhro entao? a centralina? que faz parte do carro e sofre uma altgeraçao de software, ou uma box, que assim da para retirar em caso de necessidade, so que como disseram, pode ser muita electronica?

abraço

Visto que é preciso meter o Ibiza ao barulho, pois ninguém percebe que não estava a comparar com nada, cá vai:

Acho que nem o peugeot nem o ibiza</u> são carros para o pessoal andar armado em fittipaldi... ainda para mais reprogramados.

(viram que até pus a bold? Já leram? Então leiam lá outra vez. Se ainda não chegar, leiam a 3ª. Se mesmo assim não vos entrar na cabeça, peçam a alguém para ler em voz alta)

mas ok... já estou à espera de ver alguém a insistir com "mas o ibiza tem um chassis pior", "mas o ibiza não curva", "e então o Cupra?". Calem-se lá com o Ibiza.

knock yourselves out.

Acho que alguem saiu mal disposto da "gruta"... [xx(]

Tanto stress...
Isso da "gruta" dá assim tanto stress??

Eu digo antes: Make yourselves happy :):D[:I][:I]

cumps,
[dio]

Visto que é preciso meter o Ibiza ao barulho, pois ninguém percebe que não estava a comparar com nada, cá vai:

Acho que nem o peugeot nem o ibiza</u> são carros para o pessoal andar armado em fittipaldi... ainda para mais reprogramados.

(viram que até pus a bold? Já leram? Então leiam lá outra vez. Se ainda não chegar, leiam a 3ª. Se mesmo assim não vos entrar na cabeça, peçam a alguém para ler em voz alta)

mas ok... já estou à espera de ver alguém a insistir com "mas o ibiza tem um chassis pior", "mas o ibiza não curva", "e então o Cupra?". Calem-se lá com o Ibiza.

knock yourselves out.

Espera aí[8)][8)][8)] Quem é que aqui falou em caixão????? É que nos tópicos do Cupra nunca te vi perguntar qual a cor do caixão;)

Essa vitimização fica-te mal....até porque quem atirou a 1º pedra foste tu (com essa docaixão);)

Espera aí[8)][8)][8)] Quem é que aqui falou em caixão????? É que nos tópicos do Cupra nunca te vi perguntar qual a cor do caixão;)

Fui eu que falei. Um carro leve como aquele, com aquele motor, já dá para umas brincadeiras muito boas. Se a pessoa em causa sente necessidade de lhe por mais potência é porque de alguma forma não lhe chega, e vai andar a puxar pela máquina.... e se aquilo já é um foguete...

Essa vitimização fica-te mal....até porque quem atirou a 1º pedra foste tu (com essa docaixão);)

Ninguem se vitimizou. Continuo é a não perceber porque razão chamaram para aqui o Ibiza.

Quanto ao Cupra, e a tua comparação com o 1.6 hdi, só pode ser para rir.... a minha resposta a isso é a mesma que a do 2.0sportup na página anterior.

Quanto ao Cupra, e a tua comparação com o 1.6 hdi, só pode ser para rir.... a minha resposta a isso é a mesma que a do 2.0sportup na página anterior.
Qual foi a parte que não percebeste?????[8] Quem comparou motores???? Eu não fui;)...o que eu disse é que se tu consideras o 206 com mais pot~encia do que 110cv um caixão...porque é que nunca consideraste tal coisa no Ibiza de 130 ou o de 160' É que eu saiba o Iiza e 206 são do mesmo segmento...ou não?;)

Qual foi a parte que não percebeste?????[8] Quem comparou motores???? Eu não fui;)...o que eu disse é que se tu consideras o 206 com mais pot~encia do que 110cv um caixão...porque é que nunca consideraste tal coisa no Ibiza de 130 ou o de 160' É que eu saiba o Iiza e 206 são do mesmo segmento...ou não?;)

Acho que me sinto mais seguro num FR do que num 206 comercial de 110 cv.

Já estava a ficar desiludido. Um tópico sobre o 206 em que não se falasse do ibiza:D Mas afinal está tudo dentro da normalidade.

Por acaso lembro-me dum tópico qualquer em que alguns users diziam que a malta dos ibizas que os reprogramavam era porque não se sentiam satisfeitos, e porque isto e porque aquilo.. Então e agora não falam?

Relativamente ao assunto do tópico, acho que uma "light repro" não iria prejudicar assim tanto o motor, embora os abusos possam ser prejudiciais para tão pouca cilindrada.

Voltar
Superior