xk8 em apuros ...

Na minha opinião este sempre foi um assunto que me causou impressão[;)]
Porque obviamente que as pessoas devem tentar pagar o minimo, mas neste género de carros, meter o carro num "sucateiro"[:D], acho muito mal, se não tem dinheiro para as revisões na marca ou acha muito caro, acho que qualquer coisa está errada...Mas pelos visto para voces eu é que estou errado[:D][:p]

Se isto fosse uma revisão ou uma manutenção programada e ele agora se viesse queixar que era muito caro eu era o primeiro a manda-lo pregar para outra freguesia pois quando comprou o carro já sabia que assim iria ser.
Agora uma junta da colaça é uma situação pontual que pode acontecer em qualquer carro e além do mais é uma reparação simples não vejo qual o interesse de ir torrar dinheiro na marca quando existem oficinas independentes que fazem esse trabalho mais barato e com melhor qualidade que na marca.
Por acaso a mim um assunto que me faz garande confusão é o dos "sucateiros de esquina" porque até tenho ideia que os grandes mecanicos deste pais não perdem tempo a trabalhar para os concessionarios e ainda existe outra situação que acontece com muito mecanico, por ex. o Quim é mecanico num concessionario e é super competente e optimo profissional mas também tem em casa uma oficina para trabalhar nas horas livres, mas quando entra na sua oficina tornasse automaticamente uma nabo incompetente.

Na minha opinião este sempre foi um assunto que me causou impressão[;)]
Porque obviamente que as pessoas devem tentar pagar o minimo, mas neste género de carros, meter o carro num "sucateiro"[:D], acho muito mal, se não tem dinheiro para as revisões na marca ou acha muito caro, acho que qualquer coisa está errada...Mas pelos visto para voces eu é que estou errado[:D][:p]

Eu não concordo nada com isso e vou explicar porquê:

1º- Quem vai a marca fazer revisões após passar a garantia do carro é porque não tem amor ao dinheiro. Há muitos centros especializados onde se pode fazer a revisão muito mais em conta.

2º- Ninguem aqui falou em levar o carro ao "sucateiro". Falou-se em ir ver sitios onde fizessem o mesmo trabalho por menos dinheiro, como por exemplo na bosch car service e afins.
Se em vez de pagar 4000€ na marca, pagar 3000€ na bosch, digam-me uma boa razão para ir á marca?

Já disse algures que os ricos só continuam ricos porque poupam. Um rico com a mentalidade de muitos de vocês já tinha ficado pobre há muito.

Boas! Á parte do que já se disse, no meu C200 foi as juntas todas; retificação da colaça; arvores de cames (estava estalada) e mão de obra numa oficina foram 850€! E ficou excelente! E já agora parabens pelo carro! E outra coisa: na marca será muito mais caro pois só de mão de obra é um "tombo". Só tens de fazer umas contas por alto e somar. Quando me apareceu o "leite com café" o mecanico perguntou logo se tinha radiador de óleo. São muito problematicos.

Andam aqui cotos muito inchados...

Depois admiram-se que não andam aqui mais máquinas deste calibre, que isto não passa de renaults e BMWs.

Já pensaste em ir a oficinas tipo sportclasse, lorenzini e afins? Para tipos destes a tua máquina não é novidade, eles mexem nalgumas bem mais raras.

Depois admiram-se que não andam aqui mais máquinas deste calibre, que isto não passa de renaults e BMWs.

Já pensaste em ir a oficinas tipo sportclasse, lorenzini e afins? Para tipos destes a tua máquina não é novidade, eles mexem nalgumas bem mais raras.

O problema é que ele está no Porto (penso eu). Se fosse aqui em Lisboa dava-lhe umas dicas.

Caros Foristas,

De facto e agradecendo desde já a mensagem completamente simpática de alguns foristas, independentemente de haver possibilidades de pagar ou não o que me interessava saber era a vossa opinião.

Primeiro porque a minha area é das tenclologias e não de mecánica (pois não percebo nada) segundo , respeitando a marca e a necessidade de efectuar as principais revisões lá na Jag, não sou parvo e uma mudança de oleo faz-em em qualquer lado, terceiro um dos obejctivos durante a minha vida será a par de algum conforto, poupar também, há semelhança de todos vós , ou não é verdade ?.
Por fim nós vamos sempre apreendendo algo uns com os outros, acho eu que irei ter 70 anos e continuarei a apreender.

Sobre a realidade jaguar e os seus preços. Eu de facto já contava com isso, mas posso afirmar com a os da Bmw são BEM MAIS LADROES E VIGARISTAS.
Assim não será de estranhar que tenho necessidade de protejer gastos à toa, controla-los , obtendo informações em foruns como estes .

grato por toda a ajuda.
Marinero

ps: eu no fim vou contar o que passou pois também penso que há sempre interesse em ficar a saber.

Caro, eu nem sei se no Porto há essas oficinas, mas vou investigar e fazer uns telefonemas. Obrigado

Boas.
Eu tenho um octavia e aconteceu-me o mesmo.
Inicialmente pensava-se que era a junta da cabeça.
Mas depois verificou-se que era o radiador de oleo que tinha fuga.
Felizmente o mecanico tinha experiencia (apesar de ser novo), e embicou para ali.
Felizmente verificou-se que foi apenas o radiador de oleo.

Acho que deves verificar as possibilidades, antes de começar a desmanchar o motor.

muito grato pela tua ajuda, pois estamos a falar de um caso concreto que aconteceu e de facto está a parecer que é coerente.
Sabes que para quem não percebe de mecánica é importante obter este tipo de ajuda pois ELES TEM UMA TRETA DO CARAMBA E COMEM-NOS.
Assim ajudaste me muito ao validar que te aconteceu o mesmo e a suloção estava no radiador de oleo da caixa.

Falando do que te interessssa realmente. ;) Antes de mais, e de forma alguma te quero ofender, mas tenho quase a convicção total que te estão a enrrolar.

Bom começando pela base. Sinceramente acho quase impossível que a junta da cabeça/colassa tenha alguma coisa relacionada com o facto de não teres ar quente no habitáculo.

Os ar quente vem basicamente da circulação interna de água que vem do motor e passa para o habitáculo.

Depois existe um aparelho "Heater Matrix" que absorve esse calor e o envia para os ventiladores.

Todo o sistema é da Denso, o que por si só é uma óptima referência (sinal de "ultra fiabilidade"), por isso excluo a hipótese de o problema ser do "Heater Matrix" mas talvez seja da bomba que envia a água para este sistema fechado (coisa que ligando o teu XK á máquina facilmente se detecta).

O teu sistema é igualzinho ao meu, como tal deixo-te aqui o esquema do meu sistema (este esquema pertence ao manual oficial de mecânica da Jaguar, manual esse onde os mecânicos aprendem a tratar das nossas máquinas, por isso acho que é do mais credivel que existe):
aquecimentojages9.png

Este manual também contempla os possíveis erros em determinadas problemas, no teu caso específico olha o que pode ser:
erroson8.png

Já agora faz uma coisa muito importante. O nosso sistema da Denso permite que façamos um check up a todo o sistema de ventilação/refrigeração, etc, com os próprios comandos do painel de A/c. Para isso faz os seguintes passos:
- liga o carro e deixa que ele fique á temperatura normal
- desligas o motor
- depois carregas ao mesmo tempo no botão "Auto" e no da "reciclagem de ar"
- Com os botões pressionados ligas na posição II sem ligar o carro (aqui as luzes começam a piscar e irás ouvir um sinal sonoro intermitente)
- Podes largar os botões e carregas em "Auto", irão aparecer-te uns números (são os códigos de erro) e carregas no botão para dirigir a ventilação para a cara, assim o sistema irá passar de código para código.
- A fim de se tirarem todas as dúvidas podes apagar os erros primindo ao mesmo tempo o botão de ventilação para a cara e no do desembaciamento traseiro (tens de fazer isto para todos os erros). Depois de todos os erros estarem apagados, clicas novamente na "recirculação" e o sistema irá fazer uma serie de testes com todas as posições, velocidades e temperaturas (não te assute com ele a funcionar)
- No fim voltas a repetir tudo para saber que erros armazenou desta vez.

Depois de fazeres este teste diz-me quais os valores a que chegaste para te dizer que erros podem ser.

Quanto ás juntas, apesar serem motores diferentes têm o mesmo princípio, ou seja, penso que os valores andarão no mesmo. Se as tivesses de mudar aconselhava-te vivamente a comprares o kit de juntas + o kit de juntas auxiliares (coisa que custa 350€ + 75€) e, como já foi dito mudares todos os parafusos em que cada um custa 15€ e são (no meu caso) 14 parafusos. A isto tens de juntar a mão de obra que deve ser de dois dias + 8.00l óleo + filtro + o líquido de refrigeração. No total diria que tudo junto a coisa pode ficar nos 1500/2000€.

Mas, e como te disse acima, não acredito que seja da junta. ;)

Caso não queiras ir á Jaguar (aconselho a ires) não entregues a qualquer mecânico o teu "menino". Não são todos os que sabem mexer nestes motores e acima de tudo não são todos os que têm o material correcto para as afinações das correntes e da posição do motor quando aberto.

Espero estar a conseguir-te ajudar. Vou estar atento ao teu tópico mas qualquer coisa envia PM. ;)

Cumpriemntos,

Peço-te desculpa por esta resposta tardia mas só agora é que li todo o tópico de "fio a pavio". No Porto consigo arrnajar-te quem trabalhe com Jaguares. Tens é de me dar um/dois dias para me mexer. ;)

Cumprimentos,

o meu muito obrigado,

o teu esquema e resposta está porreira.
Mas vou te explicar, hoje de tarde os fulanos já me deram uma panorámica e eu já a tinha colocado em um post abaixo e que foi o seguinte:

eles pensam que será do radiador de oleo da caixa que pode ter uma fuga, ou então umas juntas que ligam a este radiador.
Pois aparece óleo na reservatorio da agua, com um cheiro que eles suspeitam ser do oleo da caixa.
Amanhã vao desmontar radiador e ver se é por aí o problema.
(ps, o motor trabalha muiissimo bem, como um relógio, e dái ..pensam ser do radiador.)
Agora pergunto se para ti isto faz sentido ?

obrigado pela precisosa ajuda.
marinero

Falando do que te interessssa realmente. ;) Antes de mais, e de forma alguma te quero ofender, mas tenho quase a convicção total que te estão a enrrolar.

Bom começando pela base. Sinceramente acho quase impossível que a junta da cabeça/colassa tenha alguma coisa relacionada com o facto de não teres ar quente no habitáculo.

Os ar quente vem basicamente da circulação interna de água que vem do motor e passa para o habitáculo.

Depois existe um aparelho "Heater Matrix" que absorve esse calor e o envia para os ventiladores.

Todo o sistema é da Denso, o que por si só é uma óptima referência (sinal de "ultra fiabilidade"), por isso excluo a hipótese de o problema ser do "Heater Matrix" mas talvez seja da bomba que envia a água para este sistema fechado (coisa que ligando o teu XK á máquina facilmente se detecta).

O teu sistema é igualzinho ao meu, como tal deixo-te aqui o esquema do meu sistema (este esquema pertence ao manual oficial de mecânica da Jaguar, manual esse onde os mecânicos aprendem a tratar das nossas máquinas, por isso acho que é do mais credivel que existe):

Este manual também contempla os possíveis erros em determinadas problemas, no teu caso específico olha o que pode ser:

Já agora faz uma coisa muito importante. O nosso sistema da Denso permite que façamos um check up a todo o sistema de ventilação/refrigeração, etc, com os próprios comandos do painel de A/c. Para isso faz os seguintes passos:
- liga o carro e deixa que ele fique á temperatura normal
- desligas o motor
- depois carregas ao mesmo tempo no botão "Auto" e no da "reciclagem de ar"
- Com os botões pressionados ligas na posição II sem ligar o carro (aqui as luzes começam a piscar e irás ouvir um sinal sonoro intermitente)
- Podes largar os botões e carregas em "Auto", irão aparecer-te uns números (são os códigos de erro) e carregas no botão para dirigir a ventilação para a cara, assim o sistema irá passar de código para código.
- A fim de se tirarem todas as dúvidas podes apagar os erros primindo ao mesmo tempo o botão de ventilação para a cara e no do desembaciamento traseiro (tens de fazer isto para todos os erros). Depois de todos os erros estarem apagados, clicas novamente na "recirculação" e o sistema irá fazer uma serie de testes com todas as posições, velocidades e temperaturas (não te assute com ele a funcionar)
- No fim voltas a repetir tudo para saber que erros armazenou desta vez.

Depois de fazeres este teste diz-me quais os valores a que chegaste para te dizer que erros podem ser.

Quanto ás juntas, apesar serem motores diferentes têm o mesmo princípio, ou seja, penso que os valores andarão no mesmo. Se as tivesses de mudar aconselhava-te vivamente a comprares o kit de juntas + o kit de juntas auxiliares (coisa que custa 350€ + 75€) e, como já foi dito mudares todos os parafusos em que cada um custa 15€ e são (no meu caso) 14 parafusos. A isto tens de juntar a mão de obra que deve ser de dois dias + 8.00l óleo + filtro + o líquido de refrigeração. No total diria que tudo junto a coisa pode ficar nos 1500/2000€.

Mas, e como te disse acima, não acredito que seja da junta. ;)

Caso não queiras ir á Jaguar (aconselho a ires) não entregues a qualquer mecânico o teu "menino". Não são todos os que sabem mexer nestes motores e acima de tudo não são todos os que têm o material correcto para as afinações das correntes e da posição do motor quando aberto.

Espero estar a conseguir-te ajudar. Vou estar atento ao teu tópico mas qualquer coisa envia PM. ;)

Cumpriemntos,

Acho que este parágrafo diz muita coisa sobre quem diz que qualquer mecânico está habilitado a mexer neste tipo de motores. Só juntava outro dado que acho que é muito importante que são os valores dos apertos. [;)]

Não é qualquer mecânco que sabe isto (nem para os motores vulgares...) e portanto, a confirmar-se a abertura da cabeça do motor, em minha opinião deverá ser realizada por técnicos especializados da Jaguar. [;)]

Com essa já me lixaste. he he he Faz igualmente sentido algum sentido, pois não tinha pensado nessa hipótese... Assim sendo remete a minha resposta para segundo plano mas comenta com eles isto que te disse acima (assim não pensam que estás a leste sobre este tema).

Se há óleo na água (tem um cheiro azedo) então as coisas são diferentes, mas continuo sem perceber a 100% o porquê de não haver ar quente, a não ser que o sistema esteja entupido.

Bom, amanhã então diz-nos como correu, já agora também quero aprender sobre essa possibilidade. ;)

Cumprimentos,

Com essa já me lixaste. he he he Faz igualmente sentido algum sentido, pois não tinha pensado nessa hipótese... Assim sendo remete a minha resposta para segundo plano mas comenta com eles isto que te disse acima (assim não pensam que estás a leste sobre este tema).

Se há óleo na água (tem um cheiro azedo) então as coisas são diferentes, mas continuo sem perceber a 100% o porquê de não haver ar quente, a não ser que o sistema esteja entupido.

Bom, amanhã então diz-nos como correu, já agora também quero aprender sobre essa possibilidade. ;)

Cumprimentos,

Pois Miguel,

Era um líquido esbranquiçado, meloso, eles motraram-me e de facto parece coerente.
Entretanto disseram que senão fosse daí que me dria um orçamento para a junta da colaça e outos problemas que poderão ser.
Aí é que me tramam, pelo que vou esperar sinceramente que seja o raio do radiador.
ps: a tua resposta vai ser.me muito útil, pois não só ficarei informado como passarei a mensagem á jag que não estou a zero..

um abraço e obrigado

Acho que este parágrafo diz muita coisa sobre quem diz que qualquer mecânico está habilitado a mexer neste tipo de motores. Só juntava outro dado que acho que é muito importante que são os valores dos apertos. [;)]

Não é qualquer mecânco que sabe isto (nem para os motores vulgares...) e portanto, a confirmar-se a abertura da cabeça do motor, em minha opinião deverá ser realizada por técnicos especializados da Jaguar. [;)]

Tens toda a razão. Os parafusos mal apertados podem ter consequência graves. Curisamente neste manual também tenho as forças de todos os farafusos do carro, desde os do motor aos parafusos de fixação do cinzeiro. Mas, quem sabe mexer neste tipo de motores tem as tabelas de forças de aperto. ;)

Aprendi isto com o meu mecânico, pedi-lhe para fazer uma coisa (era também a junta) e ele, cheio de receio da minha reacção disse-me que não podia fazer o trabalho porque não se sentia confiante e porque não tinha o know how deste tipo de motores. Sinceridade acima de tudo é que é bastante importante, pois acredito que muitos digam que façam o trabalho e depois estão também ali a aprender com o nosso motor...

Cumprimentos,

ps: a tua resposta vai ser.me muito útil, pois não só ficarei informado como passarei a mensagem á jag que não estou a zero..

Nem mais, isso é muito importante. Sempre que lá ia tentava informar-me o máximo possível para não me tomarem por "parvo". Entretanto já lá criei alguns laços de amizade e já são eles a explicarem-me tudo e como sefaz para ser eu a fazê-lo em casa. :)

Outra coisa, quanto tiraram a tampa de óleo do motor esta também estava esbraquiçada? É que se fosse a junta queimada o oleo do motor também estava nessas condições.

Cumprimentos,

P.S.: Tens nada que agradecer, é sempre um prazer enorme que tento ajudar outros Jaguaristas. Se bem que neste caso, ao contrário que inicialmente pensei não consegui acertar no diagnóstico sendo injusto com os técnico da Jaguar. Conclusão, se eu fosse mecênico já tinha feito asneira da grossa. lol

Voltar
Superior