Volkswagen Scirocco

Para mim, a única vantagem entre o TDi e TSi, é apenas o facto de que, se praticares uma condução mais agressiva no TDi, sobes o consumo "normal" em mais 1 ou 2L, e no TSi se fizeres o mesmo, sobes 3 ou 4L, ou até mais...
Agora cabe a cada um decidir, se é pra andar sp na brasa, sem gastar mto... secalhar o TDi é mais compensatório, no que toca aos consumos... quanto á sonoridade o otto é sp outra coisa...
Basicamente, se os 6000€ não fizerem mta falta, ou se fazem realmente muitos kms, ou se o carro é para ficar uns 10 anos ou mais... TDi... fora isso, TSi!!

Eu já disse isto várias vezes: eu tenho um motor TSI 140CV e sinto-me muito satisfeito com o motor pelas seguintes razões.

(1) Em primeiro lugar, os consumos sao comedidos sendo um carro a gasolina. Faço consumos de 9L em cidade (reais e medidos no computador de bordo) e 8L na auto-estrada se me mantiver a 140. A minha Mãe tem um Clio III que faz consumos de 8L em cidade, só tem 75CV e é muito mais leve.

(2) Em segundo lugar, é um motor que te permite um kick a baixas rotações - o que te dá uma excelente resposta em cidade - e velocidade a altas rotações (pois a potência máxima atinge-se aos 5800rpm). Nesse sentido é um motor muito bem conseguido. Fiz um test-drive a um MiTo de 155CV e fiquei desiludido pois, se não ligasses o D, nem sentias que tinhas carro em cidade pois o binário máximo só estava disponível às 3000rpm. Tinhas que levar o carro para estrada/auto-estrada para sentires os 155CV.

(3) Relativamente à eterna questão diesel/gasolina: depende dos KM que faças e do tempo que quiseres manter o veículo. O TDI é igualmente um bom motor a ponto de ser quase icónico no âmbito dos motores Diesel. Se fizeres KM que chegue por ano e pretenderes manter o carro durante um período de tempo que te permita recuperar o preço que pagas a mais então o TDI compensa; caso contrário, o que deixas de pagar em combustível pagas em imposto! A factura final é a mesma só que o Estado vai buscar o dinheiro ao ISV e IUC e nao à venda de combustível. Tens que fazer as continhas.

(4) Relativamente ao ponto anterior, se a factura do combustível for um problema para ti tens uma óptima alternativa: GPL! Já há instaladores que fazem instalações em motores TSI e a resposta geral tem sido muito positiva. Como o custo do investimento é menor, o tempo de recuperação do mesmo é igualmente menor. Só que isto traz inconvenientes como o autocolante e a proibição de estacionamento em lugares fechados (sem que isso seja inconveniente para muita gente - mas isso são outras histórias).

Resumindo
: o TSI é um bom motor que proporciona um grande prazer de condução e tem consumos razoáveis tendo em linha de conta a potência do mesmo. A opçao pelo Diesel tem que ser ponderada pois depende dos KM que fizeres anualmente e do número de anos que pretenderes manter o carro. Caso a economia seja importante tens o GPL.

Se imaginares alguém que viva no Barreiro e que queira ir para o Marques de Pombal todos os dias trabalhar, sabes quantos km faz? 70km.

Se essa pessoa viver em Corroios, sabes quantos km são? 25... Ida e volta!
Odivelas? 25km.
Amadora? 20km.

Destes valores para os 90km que indicas vai mto. Mto mesmo...

Os valores que falei de 90kms/dia são a fazer Azeitão -> Oeiras ou Azeitão->Parque das nações diariamente :)

E quanto deste tu a mais pelo TDI? Achas que ao fim de 5anos vais recuperar a diferença?

No caso do crédito, não interessa quanto gastaste no início. Interessa quanto gastas ao fim do mês, e quanto vale o carro ao fim dos 5 anos(altura em q está pago). Se por mês pagares o mesmo entre crédito e combustível e ao fim de 5 anos o carro valer mais 7 ou 8 mil €, ficas claramente a ganhar ;)

Os preços são influênciados pela lei da oferta e procura. Se há mais procura no TSI, qual achas que desvaloriza menos?

Existe muito mais procura no TDI, e pior que isso, muito mais oferta no TSI. Isso aliado a ser um ser diesel com menos oferta e mais procura, e o outro otto com mais oferta e menos procura vai fazer o tsi desvalorizar claramente mais. Vai ao stand virtual e vê lá por quanto é que arranjas um TSI 160cv usado. E um TDI 140cv? Quantos há de cada à venda?

E sim, a manutenção no TDI é mais cara que no TSI. Basta ver que um é 2.0 e outro 1.4 o que faz toda a diferença.

Ora ora...o tamanho só influencia na quantidade de óleo. De resto são ambos 4 cilindros, 16v, e turbinados. O TSI ainda tem o compressor que é mais um para fazer peso na factura. Vocês que conhecem melhor os Scis que eu...sabem valores para a primeira revisão do TDI e TSI? O TSI tem q mudar correia quando? e o TDI? Qual a manutenção do compressor?

E os preços dos seguros? Carro mais caro terá seguro mais caro. Isso é basico e aprende-se na primária.

E o preço do IUC? São mais 50 euros ao ano.

Aqui tens toda a razão. São mais duas variáveis a adicionar às contas :)

A malta aqui pica-se muito por se referir uma situação em que o TDI pode ser melhor compra. Tenham calma...quem tem um Sci 1.4TSI tem um dos carros mais bonitos da actualidade, recente, seguro, é um canhão em frente e nas curvas...é um excelente carro. Não é por em algumas situações o TDI compensar que a vossa compra deixa de ter sido tão boa (se não estiverem claro nessa situação.)

Acho que ninguém duvida que a partir de certos kms o TDI compensa. Até é interessante saber que valor é esse. Se falarmos de crédito, o valor que se paga em combustível e o valor de retoma no fim são valores cruciais...e a mim cheira-me que mesmo com 25 mil kms/ano o TDI já é melhor negócio...daí as minhas contas(que podem n estar totalmente correctas) [;)]

Pessoal! Obrigado pela vossa participação nesta eterna discussão!!!
Vou optar na mesma pelo diesel, porque na minha profissão nunca se sabe para onde posso ir, e se ficar longe de casa vou fazer garantidamente uns 2000km por mês. Contudo mais uma vez agradeço a todos.
Mais tarde se quiser ter um motor mais pujante, faço uma repro para os 170cv +ou-.
Agora interessa mesmo é o que eu poupo ao fim do mês com um diesel.
Gostava de saber quem é que tem um sci tdi de 140.
Fiquem bem.

Boas pessoal

ora, eu ando a ver uns carritos agora para mim.. vou comprar carro aqui em breve, e tenho que decidir de uma lista de carros que eu gosto...

e, um deles, e o Scirocco.. 1.4tsi 160cv

ora, e o que aqui venho pedir sao opinioes sobre o carro... a quem tem um, podem me dar um feedback (realista) de como e ter um carro desses?

eu tenho uma conduçao... descontraida... gosto de andar bem depressa e de fazer estradas de montanha, mas tambem gosto de meter a 6° e ir a curtir a musica e a paisagem a 1800rpm de vez em quando....

como sao os consumos??

enfim, nao vou por me aqui a fazer as perguntas de praxe todas...

voces sabem o que venho aqui pedir... [;)]

tenho um em mira, possivelmente vou ve lo ja esta semana.... esta um pouco fora do meu planfond, mas vamos la ver...

ja agora, e quanto as repros? (ja conduzi carros bem mais potentes, e ele e um dos menos potentes da lista... logo, è possivel sentir que e "pouco" e querer algo mais... [;)]

desde ja um muito obrigado

Abraço

Boas pessoal

ora, eu ando a ver uns carritos agora para mim.. vou comprar carro aqui em breve, e tenho que decidir de uma lista de carros que eu gosto...

e, um deles, e o Scirocco.. 1.4tsi 160cv

ora, e o que aqui venho pedir sao opinioes sobre o carro... a quem tem um, podem me dar um feedback (realista) de como e ter um carro desses?

eu tenho uma conduçao... descontraida... gosto de andar bem depressa e de fazer estradas de montanha, mas tambem gosto de meter a 6° e ir a curtir a musica e a paisagem a 1800rpm de vez em quando....

como sao os consumos??

enfim, nao vou por me aqui a fazer as perguntas de praxe todas...

voces sabem o que venho aqui pedir... [;)]

tenho um em mira, possivelmente vou ve lo ja esta semana.... esta um pouco fora do meu planfond, mas vamos la ver...

ja agora, e quanto as repros? (ja conduzi carros bem mais potentes, e ele e um dos menos potentes da lista... logo, è possivel sentir que e "pouco" e querer algo mais... [;)]

desde ja um muito obrigado

Abraço
Passa no forum dos sciroccos e tens todas as respostas ás tuas perguntas (scirocco clube pt)[;)]

ElrOnD disse:
Existe muito mais procura no TDI, e pior que isso, muito mais oferta no TSI. Isso aliado a ser um ser diesel com menos oferta e mais procura, e o outro otto com mais oferta e menos procura vai fazer o tsi desvalorizar claramente mais. Vai ao stand virtual e vê lá por quanto é que arranjas um TSI 160cv usado. E um TDI 140cv? Quantos há de cada à venda?

Isso é totalmente falso no caso do scirocco. Há muito poucos TDI's vendidos face a TSI.

No stand virtual n há ha muitos TDI's porque eles não existem.

Ora ora...o tamanho só influencia na quantidade de óleo. De resto são ambos 4 cilindros, 16v, e turbinados. O TSI ainda tem o compressor que é mais um para fazer peso na factura. Vocês que conhecem melhor os Scis que eu...sabem valores para a primeira revisão do TDI e TSI? O TSI tem q mudar correia quando? e o TDI? Qual a manutenção do compressor?

[/quote]

Qual correia? Aquilo é de corrente. Que manutenção do compressor? Pode dar tanta raia como uma embraiagem.

Aqui tens toda a razão. São mais duas variáveis a adicionar às contas :)

A malta aqui pica-se muito por se referir uma situação em que o TDI pode ser melhor compra. Tenham calma...quem tem um Sci 1.4TSI tem um dos carros mais bonitos da actualidade, recente, seguro, é um canhão em frente e nas curvas...é um excelente carro. Não é por em algumas situações o TDI compensar que a vossa compra deixa de ter sido tão boa (se não estiverem claro nessa situação.)

Acho que ninguém duvida que a partir de certos kms o TDI compensa. Até é interessante saber que valor é esse. Se falarmos de crédito, o valor que se paga em combustível e o valor de retoma no fim são valores cruciais...e a mim cheira-me que mesmo com 25 mil kms/ano o TDI já é melhor negócio...daí as minhas contas(que podem n estar totalmente correctas) [;)][/QUOTE]

O TDI compensa ao fim de 150mil km.

Fazendo 30 mil por ano da cerca de 5 anos.
AO fim de 5 anos já há muita gente a querer trocar de carro.

Acho que ninguém duvida que a partir de certos kms o TDI compensa. Até é interessante saber que valor é esse. Se falarmos de crédito, o valor que se paga em combustível e o valor de retoma no fim são valores cruciais...e a mim cheira-me que mesmo com 25 mil kms/ano o TDI já é melhor negócio...daí as minhas contas(que podem n estar totalmente correctas) [;)]

A malta não se pica. A malta gosta é que neste forum sejam definidas as coisas como elas são exactamente.

Pelas contas que tu fizeste chegaste a conclusão que um TDI até te fica 100€ mais barato por mês durante os 5 anos de vida útil do carro. Mas essa tua comparação depende de mta coisa e tem algumas falhas até porque comparas o 140cv e não o 170cv que é a escolha equivalente!

Eu já fiz as contas (sem manutenção) e é a partir de 2.000 / 2.500 km/mês que o TDI irá começar a compensar. Até lá compensa o TSI. Agora cabe a cada um saber quantos km's pensa fazer por mês e se irá ou não valer a pena ira para um modelo ou para o outro.

Eu faço 1.000km / mês ... A minha escolha foi fácil. :)

Isso é totalmente falso no caso do scirocco. Há muito poucos TDI's vendidos face a TSI.

No stand virtual n há ha muitos TDI's porque eles não existem.

Exacto...então se há mais oferta de TSIs do que de TDIs qual é q desvalorizará mais?;)

Qual correia? Aquilo é de corrente. Que manutenção do compressor? Pode dar tanta raia como uma embraiagem.

O TSI já usa corrente? fixe então. Um compressor poder dar tanta raia como uma embraiagem...em que te baseias para dizer isso?

O TDI compensa ao fim de 150mil km.

Fazendo 30 mil por ano da cerca de 5 anos.
AO fim de 5 anos já há muita gente a querer trocar de carro.

Como é que chegaste a esse valor de 150 mil kms?

Exacto...então se há mais oferta de TSIs do que de TDIs qual é q desvalorizará mais?;)

percebo o teu ponto de vista, mas se todos nos comprasse-mos carros baseando nos no que nos vao dar por ele daqui a x anos, entao todos comprava-mos o mesmo. Isso é deixar os outros fazer a escolha por nos. [;)]

Quem compra um carro destes (penso eu, ou pelo menos deveria ser assim) nao esta muito preocupado com consumos, ou malas grandes, ou espaço atras, ou qualquer outro tipo de praticabilidade. Para isso compravam um golf 1.6 tdi. Trata se de uma compra com o coração mais que com a cabeça, esta se a sacrificar muitos aspectos prácticos por um pouco de exclusividade, beleza e performance.

Qual e o objectivo de ter uma maquina destas para andar com a cara enfiada no computador de bordo a ver se o consumo medio baixa 0,1lt a andar a 90 na AE? :sh) [8b]

O scirocco e um carro com caracteristicas especificas, feito mais para comer curvas do que quilómetros. Apesar de ter um bom compromisso performance/conforto, continua a ser um carro com 4 lugares, pouco espaço atras, mala pequena, muito baixo e pouco confortavel.

Desculpem la, mas eu nunca compraria um scirocco pra fazer 100 ou mais quilometros todos os dias, nao e esse o objectivo dele, trata se de um desportivo nao de um taxi [8b]

Deixem de martelar no topico se este consome menos que aquele e disfrutem da máquina, que e uma verdadeira maravilha da tecnologia [;)]

cumprimentos

Tu estas a analisar o mercado de usados! Se analisares o mercado de usados ves que o preço dum usado é quase tanto como um novo.

Se fores a um stand vw e perguntares qual o scirocco que se vende mais, vão dizer que é o 1.4 160cv.

Ainda há duvidas de qual tem mais procura?

No mercado de usados há alguns mas super inflaccionados. TDI's quase nem se vendem em novos por isso é dificil arranjar em usados.

O TSI já usa corrente? fixe então. Um compressor poder dar tanta raia como uma embraiagem...em que te baseias para dizer isso?

[/quote]

E porque dizes que o compressor dá raia?

Como é que chegaste a esse valor de 150 mil kms?[/QUOTE]

Gasóleo ou Gasolina

Aqui deu 130 mil km mas acho optimistas os consumos do diesel e pessimistas os consumos do otto.

Isto aliado as piores prestações do diesel....não me convencem.

:sh)

Que exagero.

O golf v 1.9tdi do meu pai pagou cerca de 200€ na revisão dos 30 mil. O óleo é o mesmo...

Ora bem, disseste 1.9TDI.

Esta-se a falar do 2.0TDI 140cv, tendo a minha namorada um Audi com esse motor, o óleo utilizado é da Galp para 30 mil kms e custa 147€.

É engraçado que o meu Leon FR TDI com FAP levou óleo long life e paguei 13€ por cada litro de óleo. [:)][:)]

É CARO onde vocês o compram. Na Auto Jamor (Oficina autorizada SEAT) em Carnaxide é barato e é o óleo utilizado pelo vosso carro, a norma é a mesma, o óleo é o mesmo, é é mais barato.

Paguei pela revisão dos 15 000km com óleo e filtros => 107€ (Se não acreditarem é muito simples, digitalizo a factura e posto aqui sem qualquer problemas)

Além do mais um rapaz já foi a um Stand com um Scirocco 2.0 TDI 140cv e pagou e passo a citar :

foram 155euros! será que estou a ser enganado em algo? ou voçes a serem xulados?
Agora cada stand/oficina tem os seus preços, há que procurar o mais barato.

Ah e o Leon FR leva :

504/507 5W30 Long Life III

Última edição:
É engraçado que o meu Leon FR TDI com FAP levou óleo long life e paguei 13€ por cada litro de óleo. [:)][:)]

É CARO onde vocês o compram. Na Auto Jamor (Oficina autorizada SEAT) em Carnaxide é barato e é o óleo utilizado pelo vosso carro, a norma é a mesma, o óleo é o mesmo, é é mais barato.

Paguei pela revisão dos 15 000km com óleo e filtros => 107€ (Se não acreditarem é muito simples, digitalizo a factura e posto aqui sem qualquer problemas)

Além do mais um rapaz já foi a um Stand com um Scirocco 2.0 TDI 140cv e pagou e passo a citar :

Agora cada stand/oficina tem os seus preços, há que procurar o mais barato.

Ah e o Leon FR leva :

504/507 5W30 Long Life III
Há um pormenor que te estás a esquecer,estes óleos só fazem revisão de 30 em 30mil,e não de 15 em 15mil,portanto tens que multiplicar por 2 esse valor.

Voltar
Superior