rantamplan
New member
Para mim, a única vantagem entre o TDi e TSi, é apenas o facto de que, se praticares uma condução mais agressiva no TDi, sobes o consumo "normal" em mais 1 ou 2L, e no TSi se fizeres o mesmo, sobes 3 ou 4L, ou até mais...
Agora cabe a cada um decidir, se é pra andar sp na brasa, sem gastar mto... secalhar o TDi é mais compensatório, no que toca aos consumos... quanto á sonoridade o otto é sp outra coisa...
Basicamente, se os 6000€ não fizerem mta falta, ou se fazem realmente muitos kms, ou se o carro é para ficar uns 10 anos ou mais... TDi... fora isso, TSi!!
Eu já disse isto várias vezes: eu tenho um motor TSI 140CV e sinto-me muito satisfeito com o motor pelas seguintes razões.
(1) Em primeiro lugar, os consumos sao comedidos sendo um carro a gasolina. Faço consumos de 9L em cidade (reais e medidos no computador de bordo) e 8L na auto-estrada se me mantiver a 140. A minha Mãe tem um Clio III que faz consumos de 8L em cidade, só tem 75CV e é muito mais leve.
(2) Em segundo lugar, é um motor que te permite um kick a baixas rotações - o que te dá uma excelente resposta em cidade - e velocidade a altas rotações (pois a potência máxima atinge-se aos 5800rpm). Nesse sentido é um motor muito bem conseguido. Fiz um test-drive a um MiTo de 155CV e fiquei desiludido pois, se não ligasses o D, nem sentias que tinhas carro em cidade pois o binário máximo só estava disponível às 3000rpm. Tinhas que levar o carro para estrada/auto-estrada para sentires os 155CV.
(3) Relativamente à eterna questão diesel/gasolina: depende dos KM que faças e do tempo que quiseres manter o veículo. O TDI é igualmente um bom motor a ponto de ser quase icónico no âmbito dos motores Diesel. Se fizeres KM que chegue por ano e pretenderes manter o carro durante um período de tempo que te permita recuperar o preço que pagas a mais então o TDI compensa; caso contrário, o que deixas de pagar em combustível pagas em imposto! A factura final é a mesma só que o Estado vai buscar o dinheiro ao ISV e IUC e nao à venda de combustível. Tens que fazer as continhas.
(4) Relativamente ao ponto anterior, se a factura do combustível for um problema para ti tens uma óptima alternativa: GPL! Já há instaladores que fazem instalações em motores TSI e a resposta geral tem sido muito positiva. Como o custo do investimento é menor, o tempo de recuperação do mesmo é igualmente menor. Só que isto traz inconvenientes como o autocolante e a proibição de estacionamento em lugares fechados (sem que isso seja inconveniente para muita gente - mas isso são outras histórias).
Resumindo: o TSI é um bom motor que proporciona um grande prazer de condução e tem consumos razoáveis tendo em linha de conta a potência do mesmo. A opçao pelo Diesel tem que ser ponderada pois depende dos KM que fizeres anualmente e do número de anos que pretenderes manter o carro. Caso a economia seja importante tens o GPL.