Sim, os meus pais nunca me deram liberdade para me tornar mal-educado, isso é verdade. No entanto, também nunca me bateram muito. Apanhei deles muito poucas vezes.
E não interpreto o que eu fiz como chantagem psicológica. Simplesmente ele retirou-me o privilégio de mandar nele, e eu retirei-lhe o privilégio de mexer nas minhas coisas, porque ele foi mal educado comigo.
Ou seja, apanhaste as necessarias, nem mais nem menos...na medida certa para seres uma pessoa educada, sem te tirarem a liberdade, mas dando-a na medida em que a fosses merecendo.
Quanto ao miudo, a base de educacao dele esta' a acentar nisto: Sempre que se quiser exercer "autoridade" sobre ele, serao necessarias contrapartidas, porque ele nao podia tao pouco retirar-te o previlegio de "mandares" nele. Sendo ele bem educado, tinha obedecido, a uma ordem que visava o bem dele, tanto que depois vestiu o casaco.
A questao, e' que com uma crianca, nao se deve tao pouco chegar ao ponto em que se perde a autoridade que visa a educacao dele. A imposicao da autoridade, vai desvanescendo gradualmente com o seu crescimento ate' a' idade adulta, momento em que tambem ele estara' preparado para a mesma transmissao de valores. As pessoas de um modo geral, crescem e e sao moldadas pelos valores que lhe sao transmitidos.
Eu sou do tempo, em que ao pai/mae de uma crianca/jovem em idade escolar, se chamava Encarregado de Educacao.