Violencia ou educacao ?

Sim, os meus pais nunca me deram liberdade para me tornar mal-educado, isso é verdade. No entanto, também nunca me bateram muito. Apanhei deles muito poucas vezes.

E não interpreto o que eu fiz como chantagem psicológica. Simplesmente ele retirou-me o privilégio de mandar nele, e eu retirei-lhe o privilégio de mexer nas minhas coisas, porque ele foi mal educado comigo.

Ou seja, apanhaste as necessarias, nem mais nem menos...na medida certa para seres uma pessoa educada, sem te tirarem a liberdade, mas dando-a na medida em que a fosses merecendo.

Quanto ao miudo, a base de educacao dele esta' a acentar nisto: Sempre que se quiser exercer "autoridade" sobre ele, serao necessarias contrapartidas, porque ele nao podia tao pouco retirar-te o previlegio de "mandares" nele. Sendo ele bem educado, tinha obedecido, a uma ordem que visava o bem dele, tanto que depois vestiu o casaco.

A questao, e' que com uma crianca, nao se deve tao pouco chegar ao ponto em que se perde a autoridade que visa a educacao dele. A imposicao da autoridade, vai desvanescendo gradualmente com o seu crescimento ate' a' idade adulta, momento em que tambem ele estara' preparado para a mesma transmissao de valores. As pessoas de um modo geral, crescem e e sao moldadas pelos valores que lhe sao transmitidos.

Eu sou do tempo, em que ao pai/mae de uma crianca/jovem em idade escolar, se chamava Encarregado de Educacao.

Ou seja, apanhaste as necessarias, nem mais nem menos...na medida certa para seres uma pessoa educada, sem te tirarem a liberdade, mas dando-a na medida em que a fosses merecendo.

Quanto ao miudo, a base de educacao dele esta' a acentar nisto: Sempre que se quiser exercer "autoridade" sobre ele, serao necessarias contrapartidas, porque ele nao podia tao pouco retirar-te o previlegio de "mandares" nele. Sendo ele bem educado, tinha obedecido, a uma ordem que visava o bem dele, tanto que depois vestiu o casaco.

A questao, e' que com uma crianca, nao se deve tao pouco chegar ao ponto em que se perde a autoridade que visa a educacao dele. A imposicao da autoridade, vai desvanescendo gradualmente com o seu crescimento ate' a' idade adulta, momento em que tambem ele estara' preparado para a mesma transmissao de valores. As pessoas de um modo geral, crescem e e sao moldadas pelos valores que lhe sao transmitidos.

Eu sou do tempo, em que ao pai/mae de uma crianca/jovem em idade escolar, se chamava Encarregado de Educacao.
Sim, estou plenamente de acordo. E oficialmente, ainda se chama Encarregado de Educação.

Um professor tem de se sujeitar a crianças mal educadas?:sh)

Ah pois esqueci-me, os professores nem expulsar da aula podem que os pais não deixam.:sh)

EDIT: Que eu saiba um manicómio é feito propositadamente para receber malucos, já uma escola ser feita propositadamente para receber crianças mal educadas...

Caro Israel, primeiro tens de começar a ser realista. A realidade das escolas, pelo menos as públicas porque nas privadas os mal educados são expulsos (ou antigamente eram), tanto existem alunos com bom comportamento como alunos com mau comportamento. Há sempre o bom e o mau, em tudo.

Logo, esse teu tom de discórdia que trata o assunto com uma generalização, isto é, que TODOS os alunos são mal educados, não traz nada de novo à conversa.

E volto a dizer, se há pessoas que não estão para aturar com crianças mal educadas, porque no ensino aparecerão sempre algumas, e que pensam que a melhor forma de se imporem no trabalho é a violência, então escolham outro trabalho.

PS: Parece que é difícil de aceitar que sim, de facto EXISTIRÃO sempre crianças mal educadas a frequentar escolas. Assim como eu trabalho num bar e terei de levar com bêbedos... Ou também tenho o direito de dizer que não quero aturar bêbedos? Em todos os empregos existem os danos colaterais.

Última edição:
Muito se tem falado na violencia vs educacao, das criancas na escola. Pretendo com este topico, levar a' discussao, o seguinte: O facto de o professor dar uma palmada na crianca, porque ela foi ou e' mal educada, deve ser visto e aceite pelos pais como um acto de violencia, ou como um correctivo ? Devem ou nao os pais consentir, que neste contexto, o professor exerca essa autoridade ?

"Nao sabes, eu ensino-te; nao podes, eu ajudo-te; nao queres, eu obrigo-te".
:)

Não é preciso bater, mas devolver a autoridade às escolas.
Os pais esquecem-se que os professores e a escola ao tomarem certas medidas estão a zelar pela segurança, igualdade de oportunidades e sucesso escolar dos seus filhos. O restituir de autoridade aos professores só beneficiaria o ensino e os alunos que realmente querem aprender. Só devolveria a lei a um farwest onde reina a lei do mais forte numa anarquia que premeia a delinquência e o crime. Uma escola onde quem mais sofre são as crianças indefesas. Uma escola do crime que arrasta consigo os inocentes. Depois escutamos os pais a queixarem-se que não sabem como é que os filhos começaram a ficar assim! Com quem é que aprenderam! O que aprenderam foi que ocrime compensa.

Não querendo exagerar, mas o que se passa em certas escolas é mais ou menos equivalente ao que acontece nos estabelecimentos prisionais: gangs, grupos, ameaças, descriminação e segregação, extorsão, violência física e verbal, e essencialmente algo que encobre tudo isto: o sentimento vigente de IMPUNIDADE.

Um pai consciente, zeloso e responsável, que queira o melhor para o seu filho jamais poderá compactuar com este status quo. Entregar os filhos a este circo de feras é criminoso. Qualquer pai que receberendimentos do RSI às custas do seu filho ir para a escola, ou obrigar o filho a ir por interesse, que não cuida do filho nem o educa ou educa-o mal, obviamente que se sente como peixe na água dentro desta enorme injustiça reinante.

Claro que, não só a impunidade do seu filho, mas também a sua por incompetência enquanto pai, são duplamente premiadas num sistema como este. Um sistema em que por turma se gasta mais tempo com os alunos malcriados que batem, ameaçam, faltam, roubam e insultam impondo a sua forma de estar perante uma turma inteira, do que com os restantes alunos, é bem demonstrativo do peso que estes têm no nosso sistema de ensino. E por acaso (ou talvez não) são aqueles alunos cujos pais recebem os subsídios pagos pelos pais dos outros que cumprem, e que agradecem-no espancando, maltratando e prejudicando as outras crianças.

Esta é a realidade que não se fala. Este é o nojo da nossa escola pública que por ser tão boa os políticos não permitem que os seus filhos a frequentem.

O outro nojo da nossa escola pública é existir directores e presidentes do concelho que são bastante incompetentes.

Mesmo perante casos de violência (conheci algumas situações), os agressores não tiveram qualquer repreensão! É o "deixa andar...". Uma expulsão ou queixa na polícia era o merecido, no mínimo dos possíveis.

Mas eu tenho imensa pena de ter andado nas piores escolas de sempre, acho que conheci mesmo o PIOR de tudo. De alunos, de directores (que só tresandava a vinho) e de professores.

Esta escola onde andei chegou ao ponto de colocar como professora de Francês uma pessoa totalmente debilitada psicologicamente. Era nervosa, pelo que vim a saber sobre pessoas informadas ela sofria de violência doméstica, era gozada por todos os alunos... A sério que ao hoje me relembrar disso, me dá alguma pena.

E apesar de tudo, sou contra a violência física pela parte dos professores aos alunos.

Última edição:
Um sistema em que por turma se gasta mais tempo com os alunos malcriados que batem, ameaçam, faltam, roubam e insultam impondo a sua forma de estar perante uma turma inteira, do que com os restantes alunos, é bem demonstrativo do peso que estes têm no nosso sistema de ensino. E por acaso (ou talvez não) são aqueles alunos cujos pais recebem os subsídios pagos pelos pais dos outros que cumprem, e que agradecem-no espancando, maltratando e prejudicando as outras crianças.
Talvez a melhor explicação do ensino como ele é presentemente. Sendo eu aluno, posso confirmar que, numa aula de 90 minutos, mais de 20 são passados a repreender esse tipo de alunos. Depois, como os professores não podem fazer nada a esses, senão no dia a seguir estão a levar dos pais, descarregam nos que se portam direito, que só porque disseram qualquer coisa ao colega do lado levam logo falta disciplinar, tendo isto já me acontecido e a alguns colegas. Admito que tanto eu como a maioria desses meus colegas não somos propriamente santinhos, mas, por termos falado para o lado, levamos falta disciplinar, enquanto que aos outros que nem a pasta abrem (os que a levam), que desrespeitam os professores e que fazem outras coisas piores que não vou aqui referir, não lhes fazem nada.
Infelizmente esta é a realidade do nosso país, e temo que não caminhe para melhor.

Caro Israel, primeiro tens de começar a ser realista. A realidade das escolas, pelo menos as públicas porque nas privadas os mal educados são expulsos (ou antigamente eram), tanto existem alunos com bom comportamento como alunos com mau comportamento. Há sempre o bom e o mau, em tudo.

Logo, esse teu tom de discórdia que trata o assunto com uma generalização, isto é, que TODOS os alunos são mal educados, não traz nada de novo à conversa.

E volto a dizer, se há pessoas que não estão para aturar com crianças mal educadas, porque no ensino aparecerão sempre algumas, e que pensam que a melhor forma de se imporem no trabalho é a violência, então escolham outro trabalho.

PS: Parece que é difícil de aceitar que sim, de facto EXISTIRÃO sempre crianças mal educadas a frequentar escolas. Assim como eu trabalho num bar e terei de levar com bêbedos... Ou também tenho o direito de dizer que não quero aturar bêbedos? Em todos os empregos existem os danos colaterais.

Primeiro, consegues ensinar com barulho e crianças a ser mal educadas?
É esse um ambiente propicio para ensinar?

Pois...

Eu quero lá saber que haja crianças mal educadas nas escolas, se as há, é pegar nelas e expulsa-las, qual é a dúvida?
Ah pois a escola tem de ser inclusiva, mesmo para aqueles que não querem lá estar, e fazem de tudo para serem expulsos:sh)

Toda esta atitude, do que tem de se aturar já faz parte, é um grande problema, e no futuro vai ser pior.
Um professor, tem de ensinar não tem de aturar crianças mal educadas, e para ensinar é necessário silêncio e atenção por parte dos alunos.

Hoje em dia ninguém pode ter autoridade, deve ser stress pós-traumático pós 25 de abril, a Policia não pode ter autoridade senão é brutalidade, os professores não podem expulsar nem nada porque senão são bestas, enfim:sh)

Já agora digo-te que uma professora duma escola pública apanhou um puto a copiar e retirou-lhe o teste.
Os pais foram lá pedir á professora para ela dar novamente o teste, quando ela disse que não várias vezes, os país chamaram-na de p***.

E um professor tem de aturar disto?
Por favor[8b]

Eu sou do tempo em que os professores davam umas reguadas ou mesmo bofetadas para reprimir certos comportamentos. Posso afirmar que esse tipo de educação (em casa também nunca houveram castigos, os meus pais ou são muito amigos e me davam tudo, ou caso fizesse asneiras era tareia e cortavam "relações" comigo), levou a que eu fosse uma pessoa com o máximo de educação perante os outros. Mesmo depois de ingressar na Universidade, e de ter alguns professores da minha faixa etária, mantive sempre um respeito enorme, respeitei e respeito sempre a hierarquia social. Sou incapaz de maltratar alguém, de deixar uma pessoa a falar sozinha, de tratar mal um idoso, etc. Se o fizer ninguém me vai bater nem reprimir, mas essa educação que tive, transmitiu-me valores muito importantes e a "mão pesada" fez-me crescer a saber respeitar os outros.

Portanto digam o que disserem, os pedopsiquiatras e os seus estudos ridículos, uma educação baseada na imposição de valores, na figura do líder (pais e professores) traz vantagens em todos os sentidos. O resultado das educações liberais está a vista de todos. E mesmo que tenham possibilidades de dar brinquedos, gadgets, doces, ás crianças, não o façam de forma fácil. Imponham-lhe sentido de responsabilidade desde cedo, mostrem-lhes que o esforço e o mérito são muito importantes. E para além disto, mostrem-se líderes incontestáveis como pais, não deixem abusar em certas situações, brinquem, amem os vossos filhos mas mantenham sempre um nível mínimo de postura e respeito. Tenho a certeza que se o fizerem, eles vão ser grandes homens/mulheres, com sentido de responsabilidade e respeito pelo próximo.

Respondendo à pergunta: Se um professor batesse num filho meu, e ele mereceu, não iria ser eu que iria contestar. Se levou é porque mereceu, "na minha casa mando eu", na escola manda o professor, na igreja manda o padre, no hospital manda o médico (dá para perceber a ideia). Se os papás se põem a ser demasiado proteccionistas (e vão armar escândalos para a escola) que exemplo é esse para os filhos? Retiram o poder de autoridade aos professores, humilham-nos, e depois ainda pedem ajuda para educar os filhos. Haja paciência... :sh)

Última edição:

Vou so comentar o ultimo paragrafo.

Nao e' dificil de aceitar que existirao sempre criancas mal educadas a frequentar escolas. Parece, mas nao e'. A questao e' saber se uma bofetada por mau comportamente ou ma' educacao, deve ser entendida como violencia ou correctivo, e se a mesma podera' ter um efeito pedagogico.

Ha' pouco disseste que ficaste a pensar no que escrevi, mas que nao tinha nada a ver com o tema. Mas o que escrevi vem na sequencia do que escrevi antes. A mesma sequencia que te leva a dizer que trabalha num bar, quando em discusao esta' outro tema. Mas eu percebo: queres fazer uma analogia, e fizeste bem.

E' verdade que todos os empregos tem danos colaterais. Resta saber o que esta' ao nosso alcance para os minimizar.

Quanto ao bar em si, na verdade tens o direito de dizer que nao queres aturar bebados, e sabes ou devias saber que ha' mecanismos legais para o fazeres. Resta e' saber se os bebados que nao queres aturar nao sao eles uma mais valia para o bar, porque com abstemios...talvez o bar nao va' longe...[:D]

Primeiro, consegues ensinar com barulho e crianças a ser mal educadas?
É esse um ambiente propicio para ensinar?

Pois...

Eu quero lá saber que haja crianças mal educadas nas escolas, se as há, é pegar nelas e expulsa-las, qual é a dúvida?
Ah pois a escola tem de ser inclusiva, mesmo para aqueles que não querem lá estar, e fazem de tudo para serem expulsos:sh)

Toda esta atitude, do que tem de se aturar já faz parte, é um grande problema, e no futuro vai ser pior.
Um professor, tem de ensinar não tem de aturar crianças mal educadas, e para ensinar é necessário silêncio e atenção por parte dos alunos.

Hoje em dia ninguém pode ter autoridade, deve ser stress pós-traumático pós 25 de abril, a Policia não pode ter autoridade senão é brutalidade, os professores não podem expulsar nem nada porque senão são bestas, enfim:sh)

Já agora digo-te que uma professora duma escola pública apanhou um puto a copiar e retirou-lhe o teste.
Os pais foram lá pedir á professora para ela dar novamente o teste, quando ela disse que não várias vezes, os país chamaram-na de p***.

E um professor tem de aturar disto?
Por favor[8b]

Os pais desse menino devem ser do tempo em que levavam réguadas nas mãos... E como vês não aprenderam nada! [:D]:sh)

PS: Se não queres saber que existem crianças mal educadas nas escolas o que fazes aqui a comentar? Vens para aqui apelar o SIM à violência?

Última edição:
Vou so comentar o ultimo paragrafo.

Nao e' dificil de aceitar que existirao sempre criancas mal educadas a frequentar escolas. Parece, mas nao e'. A questao e' saber se uma bofetada por mau comportamente ou ma' educacao, deve ser entendida como violencia ou correctivo, e se a mesma podera' ter um efeito pedagogico.

Ha' pouco disseste que ficaste a pensar no que escrevi, mas que nao tinha nada a ver com o tema. Mas o que escrevi vem na sequencia do que escrevi antes. A mesma sequencia que te leva a dizer que trabalha num bar, quando em discusao esta' outro tema. Mas eu percebo: queres fazer uma analogia, e fizeste bem.

E' verdade que todos os empregos tem danos colaterais. Resta saber o que esta' ao nosso alcance para os minimizar.

Quanto ao bar em si, na verdade tens o direito de dizer que nao queres aturar bebados, e sabes ou devias saber que ha' mecanismos legais para o fazeres. Resta e' saber se os bebados que nao queres aturar nao sao eles uma mais valia para o bar, porque com abstemios...talvez o bar nao va' longe...[:D]

Só para clarificar... Eu fiquei confusa porque desvirtuaste absolutamente o que eu quis dizer... Fiquei a pensar se seria um passatempo teu seres assim, se me expliquei mal ou se deves pouco à inteligência. [:cool:]

Última edição:
Só para clarificar... Eu fiquei confusa porque desvirtuaste absolutamente o que eu quis dizer... Fiquei a pensar se seria um passatempo teu seres assim, se me expliquei mal ou se deves pouco à inteligência. [:cool:]

Sem querer entrar no mesmo tom provocatorio, penso que que se deve mais a' tua dislexia.

Sem querer entrar no mesmo tom provocatorio, penso que que se deve mais a' tua dislexia.

É a tua opinião mas tens de tomar mais atenção ao que as pessoas escrevem. Eu escrevi:

"Algumas podem criar revolta porque muitas crianças não gostam de ser humilhados fisicamente perante os colegas"

E tu interpretas:
"uma cianca, sendo educada, jamais iria humilhar um colega que leva um "correctivo"."

Ou seja, eu quis entender que o acto de um professor bater num aluno tornar-se-ia humilhante para o "agredido" e não que os colega iriam humilhar o mesmo. Mas isto parece-me claro... Ou sou eu que estou a bater mal?

Às tantas, e com tanto estudo de matemática que vai na minha cabeça, nunca se sabe.

E bem, isto é só uma das tuas más interpretações ao que escrevi...

Última edição:
Eu sou a favor dos castigos físicos.

Uma reguada ou mesmo uma bofetada nunca fez mal a ninguém.

Estas mariquices ou modernices de não poder bater nos miúdos (nalguns casos nem os pais batem) não fazem sentido nenhum.

Acho mais traumático para os miúdos verem de pequeninos alguém que se portou mal não ser correctamente castigado do que o trauma que pode vir de levar um correctivo de um professor.

Agora naturalmente que acho que este tipo de correctivos devia estar apenas restrito aos 4 primeiros anos de escola.

Os pais desse menino devem ser do tempo em que levavam réguadas nas mãos... E como vês não aprenderam nada! [:D]:sh)

PS: Se não queres saber que existem crianças mal educadas nas escolas o que fazes aqui a comentar? Vens para aqui apelar o SIM à violência?

Faz lá quote de onde fiz apelo á violência sff.

Eu sou a favor dos castigos físicos.

Uma reguada ou mesmo uma bofetada nunca fez mal a ninguém.

Estas mariquices ou modernices de não poder bater nos miúdos (nalguns casos nem os pais batem) não fazem sentido nenhum.

Acho mais traumático para os miúdos verem de pequeninos alguém que se portou mal não ser correctamente castigado do que o trauma que pode vir de levar um correctivo de um professor.

Agora naturalmente que acho que este tipo de correctivos devia estar apenas restrito aos 4 primeiros anos de escola.

Concordo a bold e recordo-me nos tempos de primária os miúdos que ficavam a olhar para a parede, no refeitório.

Mas não me lembro de agressões, apesar da minha professora ser adepta de dar uns estalos.

E se fores reler outra vez, eu só entrei na conversa, quando tu disseste que os professores tinham de se sujeitar a isso, para ensinar, quando é um bom ensino, em nenhuma parte do mundo se faz com crianças mal educadas dentro da sala de aula.

E já vai em eu apelar á violência:sh)

E se fores reler outra vez, eu só entrei na conversa, quando tu disseste que os professores tinham de se sujeitar a isso, para ensinar, quando é um bom ensino, em nenhuma parte do mundo se faz com crianças mal educadas dentro da sala de aula.

E já vai em eu apelar á violência:sh)

Eu fiz-te uma perguntar e queres que eu te dê a reposta à mesma pergunta? É que tu escreveste neste tópico a fazer quotes ao que eu escrevo, fazendo-me perguntas e eu de facto não entendo qual é a tua. Eu também não te posso fazer perguntas?

Mas tu queres que eu te diga se acho que os professores têm de aturar cm crianças mal educadas? Ou se eu consigo ensinar com alunos a fazer barulho?

Devias sim usar a tua oportunidade de escreveres neste tópico a dar a tua opinião e não tentar saber a minha.

Se achas então que em nenhuma parte do mundo um bom ensino inclui alunos mal educados (apesar de ser quase que irrefutável que existirão sempre esse tipo de alunos) diz lá então o que fazer para isso não acontecer. És a favor da violência? Expulsões? Humilhações com orelhas de burro?

Em modo de brincadeira: AHHH espera, eu respondo (tu gostas que essa parte se destine a mim)... Tu não queres saber para nada que existam alunos mal educados... E isso diz muito da tua possível opinião.

Última edição:
Eu fiz-te uma perguntar e queres que eu te dê a reposta à mesma pergunta? É que tu escreveste neste tópico a fazer quotes ao que eu escrevo, fazendo-me perguntas e eu de facto não entendo qual é a tua. Eu também não te posso fazer perguntas?

Mas tu queres que eu te diga se acho que os professores têm de aturar cm crianças mal educadas? Ou se eu consigo ensinar com alunos a fazer barulho?

Devias sim usar a tua oportunidade de escreveres neste tópico a dar a tua opinião e não tentar saber a minha.

Se achas então que em nenhuma parte do mundo um bom ensino inclui alunos mal educados (apesar de ser quase que irrefutável que existirão sempre esse tipo de alunos) diz lá então o que fazer para isso não acontecer. És a favor da violência? Expulsões? Humilhações com orelhas de burro?

Claro que existem, mas tem de ser tolerados?

Foi isso que tu disseste, que um professor tem de saber que tem de aturar esses miúdos.
Primeiro dizem que não á violência porque educação é em casa, logo de seguida o professor tem de ensinar e aturar má educação.
Não faz qualquer sentido.

Eu sou a favor de faltas disciplinares, expulsão da aula e posteriormente da escola.

Porque é que a escola tem de ser inclusiva e nunca pode expulsar os alunos, mesmo que façam 30 por uma linha vezes sem conta?

A começar na escola a transmitir os valores da impunidade vai-se longe não haja dúvida.

Ensinar não é aturar putos mal educados, é sim transmitir conhecimento, quem não os quer adquirir andamento de lá para fora.

Voltar
Superior