Violencia ou educacao ?

PedroRW

New member
Muito se tem falado na violencia vs educacao, das criancas na escola. Pretendo com este topico, levar a' discussao, o seguinte: O facto de o professor dar uma palmada na crianca, porque ela foi ou e' mal educada, deve ser visto e aceite pelos pais como um acto de violencia, ou como um correctivo ? Devem ou nao os pais consentir, que neste contexto, o professor exerca essa autoridade ?

Eu acho que os pais devem autorizar ou não a escola para usar a régua de antigamente. Assim os professores seriam autorizados a usar a régua conforme os alunos, que de certeza se tornariam em cidadãos exemplares, como aconteceu com a geração dos nossos pais e/ou avós.

Para os alunos "não autorizados" a levar com a régua, o caminho seria o habitual: delinquência, terem a mania que mandam, bullying, crescer a pensar que "alguém há-de resolver" os seus problemas, subsídio-dependência e parasitismo social.

Eu acho que os pais devem autorizar ou não a escola para usar a régua de antigamente. Assim os professores seriam autorizados a usar a régua conforme os alunos, que de certeza se tornariam em cidadãos exemplares, como aconteceu com a geração dos nossos pais e/ou avós.

Para os alunos "não autorizados" a levar com a régua, o caminho seria o habitual: delinquência, terem a mania que mandam, bullying, crescer a pensar que "alguém há-de resolver" os seus problemas, subsídio-dependência e parasitismo social.

Viva a generalização.

Amigo, eu levei muita reguada no meu tempo e só me fez bem, levar uma chapada de vez em quando só faz bem a muita gente, para mim é educação.

Viva a generalização.

Hhahahah touché.

Por falar em generalização, actualmente os professores não têm autoridade nenhuma e as crianças fazem o que querem. Se há crianças boas e bem comportadas no meio escolar mesmo não havendo reguadas? Há... mas são muuuuuuuito pouquinhas.

Qual a tua solução, Sr. "General"?

Não sei que idade tens, mas eu na casa dos trinta ainda apanhei muitas na 1ª classe. Tinha uma professora (só de titulo) que gostava de aviar o pessoal todo de uma ponta à outra nem que fosse por respirar.
Verdade que levei algumas com razão.

Há aqui uma coisa que me faz confusão: mas as crianças são educadas na escola ou são instruídas?
Que eu saiba na escola não se educa ninguém, essa é uma competência dos Pais, que lhes dêem uma palmada ou duas na hora certa que não mata ninguém.
Na escola acho que os professores poderiam e deveriam ter autoridade para castigar (sem bater) para punir, sem que tivessem receio de no dia seguinte estarem na capa de um jornal a serem acusados de violência ou ainda de irem parar ao hospital por agressão dos pais.

Conheço um caso de uma menina (é da minha familia) com apenas 6 anos, aluna do 1º ano, que nem eu tenho paciência para lhe dizer mais do que duas vezes para estar quieta e respeitar os outros. Porque tal é a falta de educação da dita que não aceita um não, que me dá vontade de à primeira lhe dar uma boa palmada para não fazer a segunda.
A Mãe ainda ficou muito zangada com a Professora quando agora na Páscoa ela disse que a amorosa criatura era a aluna mais indisciplinada que ela tinha.
Se a mim me faz perder a pachorra e não a aturo todos os dias, imagino a desgraçada da Professora. Deve ter vontade de lhe dar uns quantos açoites para ela parar quieta e calada. Mas para os Pais ela não é nada disso, sendo um doce de criança.
E de quem é a culpa? Dos Pais claro.

Repetirei a mesma frase que os meus pais proferiam no meu primeiro dia de aulas, de cada ano:

"Se ele sair dos eixos tem autorização para lhe bater"

Como eu tinha tendência para "descarrilar", era todos os dias [:D]. Se me queixasse em casa e contasse o que tinha feito, levava em casa também.

Se os pais não têm capacidade, então que os professores dêem uma ajudinha [;)]

Nunca aprendi nada quando obtive uma repreensão física. Por outro lado, várias situações me marcam em que fiquei privado de fazer alguma coisa que gosto como consequência dos meus erros. Assim, não concordo. Existem outras formas de educar.

Levei muitas chapadas dos meus pais e valentes reguadas na escola.. Hoje com 28 anos digo que só me fez bem..
Hoje em dia os pais não batem as crianças "pq parece que deixou de ser moda":sh) ou pq parece mal em publico..enfim[8b]
Se um professor bate num aluno leva logo uma coça á saída da escola do pais..enfim[8b]

Vejo muita canalha desta geração que precisa de porrada mas porrada da Grande para aprenderem a respeitar para serem respeitados no futuro.. A vida encarregar-se-á de os amadurecer..

Levei muitas chapadas dos meus pais e valentes reguadas na escola.. Hoje com 28 anos digo que só me fez bem..
Hoje em dia os pais não batem as crianças "pq parece que deixou de ser moda":sh) ou pq parece mal em publico..enfim[8b]
Se um professor bate num aluno leva logo uma coça á saída da escola do pais..enfim[8b]

Vejo muita canalha desta geração que precisa de porrada mas porrada da Grande para aprenderem a respeitar para serem respeitados no futuro.. A vida encarregar-se-á de os amadurecer..

Portanto, tu só me respeitarás se eu te der um enxerto de porrada?

Portanto, tu só me respeitarás se eu te der um enxerto de porrada?

Não.. Não me fiz entender.. Quero dizer que existe muita canalha que não respeita e para que um dia sejam respeitados têm que aprender a respeitar e muitos a bem não aprendem por isso a mal por vezes se calhar é a melhor solução.

Mas cada um tem a sua opinião

A fronteira entre "correctivos" físicos e violência é praticamente nula, e só legitima a utilização da mesma quando tudo falhou e em qualquer situação.

As crianças/jovens em que a violência faz parte do dia a dia e que lhes é aplicada por terceiros, sejam os pais, sejam os professores, rapidamente chegam à conclusão que dar porrada é normal...

É muito mais fácil dar um estalo do que realmente educar.

Se querem educar, tirem o TLM, a Internet e a PS3 durante uma semana como castigo, e/ou ficam "grounded" durante uma semana, ou melhor apaguem a conta do Facebook e do WoW, que rapidamente aprendem a medir as consequências... :)

A verdade é que na prática, em grande parte dos casos, basta haver um aluno indisciplinado autorizado pelos pais a levar uma reguada com a restante turma a ver para os restantes alunos perceberem logo "a mensagem" [:D]
Quando um aluno levava umas palmadas antigamente imediatamente o resto dos alunos começava a portar-se bem de forma a não serem os próximos a calharem no sorteio [:D]

Parece-me que ha' termos que nao estao a ser, aqui, bem utilizados, e outros mal interpretados. No titulo do topico o termo "educacao" naturalmente tem o sentido de "correccao, penalizacao, castigo, moralizacao de atitude".

A educacao, no seu verdadeiro sentido, de uma pessoa, comeca em casa. Comeca de la' se houver alguem que a tenha para dar. Ha' que ter em conta que nao se pode dar o que nao se tem. E se quem tem a obrigacao de a dar tambem nao a recebeu...pior ainda.

Uma palmada, em virtude de um mau comportamento ou de um palavrao, por exemplo, nunca fez mal a ninguem. Isto, tanto em casa como na escola. Deve ter-se em conta no entanto, o uso da forca e da pessoa a repreender. E nao interpretem este tipo de castigo como "porrada", num sentido depreciativo. So' falta mesmo dizer que com uma palmada se espanca alguem.

E' comum ouvir isto: "Quem bate no meu filho, sou eu, e nao os professores". E' isto que as "criancinhas indefesas" gostam de ouvir, porque sabem de antemao, que nem pai nem mae, o fazem. Trigo limpo ! A professora, se der um estalo (merecido) o menino chega a casa e diz : Papa', a professora hoje espancou-me". " O que...? aquela pu*a bateu-te ...? " Enfim...de casa sai roupa lavada, e os figos hao-de saber sempre a' figueira...!

No meu tempo, nao saber a materia, dava direito a umas reguadas, quanto mais uma falta de disciplina ! (durante a minha instrucao primaria levei 6 ...merecidas).

Por não se poder fazer nada aos meninos de agora, é que isto está como está. Nem respeitam os mais velhos quanto mais.

Eu sou do tempo, em que o meu pai me deixava na escola - primária - e dizia assim " se ele se portar mal dê-lhe ". Felizmente fui sempre bem comportado. Haviam dois ou três que andavam sempre a levar umas réguadas nas mãos. Ás vezes também levavam com o giz na cabeça assim de longe, quando estavam a fazer porcaria.[:D]
Aquilo o que apanhava era ali à frente do pessoal todo para dar o exemplo. Só nos fez foi bem.

Considero que a pré-primária e a primária são os elementos chave para uma boa educação (além da educação dada pelos pais claro). A minha escola fez um óptimo trabalho com todos os alunos que lá passaram. Não sei como será hoje em dia, mas tenho uma certa curiosidade.

Por não se poder fazer nada aos meninos de agora, é que isto está como está. Nem respeitam os mais velhos quanto mais.

Eu sou do tempo, em que o meu pai me deixava na escola - primária - e dizia assim " se ele se portar mal dê-lhe ". Felizmente fui sempre bem comportado. Haviam dois ou três que andavam sempre a levar umas réguadas nas mãos. Ás vezes também levavam com o giz na cabeça assim de longe, quando estavam a fazer porcaria.[:D]
Aquilo o que apanhava era ali à frente do pessoal todo para dar o exemplo. Só nos fez foi bem.

Considero que a pré-primária e a primária são os elementos chave para uma boa educação (além da educação dada pelos pais claro). A minha escola fez um óptimo trabalho com todos os alunos que lá passaram. Não sei como será hoje em dia, mas tenho uma certa curiosidade.

Totalmente de acordo

A frase a bold fez-me lembrar o jardineiro da minha escola primária, que quando pisávamos as flores ameaçava com a tesoura na mão, "Eu mato um para dar o exemplo aos outros!!!" [:)] (e fazia efeito)

Eu ainda sou do tempo da chamada "cana da India". Volta e meia la' havia um ou outro que levava com ela pelo tejadilho a baixo ! [:D]

Essa do "se ele se portar mal, de-lhe" faz-me lebrar o menino Carlinhos, quando a professora chamou o pai a' escola : "Eu nao sei o que se passa com ele...perguntei-lhe quem descobriu o Brasil, e ele virou-se a chorar...!" Diz o pai: " de-lhe pra baixo ! Ele e' sacana. E' muito bem capaz de ter sido ele...!" [:D]

Voltar
Superior