cjr
Well-known member
Os mesmos que levaram reguadas há 20 anos atrás, curiosamente...
E o mais curioso é q os mesmos professores também levaram as tais reguadas há 20 anos atrás e muitas vezes também são pais...
Então afinal em q é q ficamos?
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Os mesmos que levaram reguadas há 20 anos atrás, curiosamente...
Não. São a geração seguinte. Há 20 anos atrás já não havia disso. Quase nem há 30.Os mesmos que levaram reguadas há 20 anos atrás, curiosamente...
Isto não é para picar, mas da forma como falam que "dantes é que era, um chapadão e estava resolvido" dá ideia que a geraçãoa actual dos 40/50 anos são uns exemplos a todos os níveis, quando não é o caso.
E se a geração das réguadas era tão perfeita, porque é que não educam os meninos como deve de ser?
Nem tanto ao mar, nem tanto à terra penso eu.
Acho que por vezes o que falta mesmo é a educação em casa e depois transfere-se isso para a escola e os professores que se derenrasquem. Quando criaram um tópico sobre escolas públicas vs escolas privadas havia pessoal a dizer que se andar na privada torna-se um académico, se for na pública um gandim. No entanto vejo pessoal dos colégios privados que fazem pior do que muitos da pública. E eu andei numa escola que tinha acampamentos de ciganos a rodea-la. Até apareci na televisão. LOL. Mas também aprendi a orientar-me e carrego lições dessa altura que ainda hoje me são valiosas.
Depois o que serve uma chapada no focinho e o puto chega a casa e tem a Playstation, o PC e as redes sociais e mais 500 futilidades? Os pais trabalham até à noite e têm lá paciência para acompanhar o dia a dia dos putos.
Quando eu vou a casa de casais amigos com filhos, 90% das vezes os putos estão no quarto agarrados às consolas e aos pc´s.
Mas lá está cada caso é um caso. Cada criança é uma criança. Já conheci putos que aguentavam e bem com as chapadas e nem se preocupavam muito (até se riam). Mas se lhes apagassem os saves dos jogos da Playstation... ai jesus!!!!
Conheço outros que só o levantar da mão já os intimida. Eu confesso que se for pai terei uma certa dificuldade em admitir que um professor desate à chapada ao meu filho, até porque nem sempre os professores são os juizes supremos na avaliação das coisas. E quem é que me diz que a réguada foi bem justificada. Eu com os meus 30 anos ainda sou do tempo em que na primária havia a régua. Mas a minha professora primária era quase como nossa mãe e tinha uma estima enorme pelos seus alunos. Mas nem todos os professores são assim e no meu 5º ou 6º ano apanhei com cada besta de professor que até fazia impressão. Na minha opinião, eles não eram ninguém para avaliar se o puto merecia uma chapada pois até faziam um esforço só por estarem a leccionar.
No entanto, às vezes vejo pais no café e os putos mandam neles como se fossem bonecos e até a mim me dá vontade de lhes dar uma bela de uma palmada.
Na minha opnião, cada caso é um caso.
Não. São a geração seguinte. Há 20 anos atrás já não havia disso. Quase nem há 30.
Dada a realidade da actualidade, realço a ultima parte deste post :Repetirei a mesma frase que os meus pais proferiam no meu primeiro dia de aulas, de cada ano:
"Se ele sair dos eixos tem autorização para lhe bater"
Como eu tinha tendência para "descarrilar", era todos os dias []. Se me queixasse em casa e contasse o que tinha feito, levava em casa também.
Se os pais não têm capacidade, então que os professores dêem uma ajudinha []
Absolutamente contra esse tipo de violência. E para os maus comportados nada melhor que castigos não corporais.
Acho que as pessoas esquecem-se que as crianças também são pessoas e têm direitos. Como tal, não me parece próprio uma pessoa, para além dos pais, tenha a autoridade de bater (não espancar) numa criança.
E bater não significa que as crianças tomem respeito pelo professor. Talvez ganhem apenas medo. Algumas podem criar revolta porque muitas crianças não gostam de ser humilhados fisicamente perante os colegas e pode até interferir na aproveitação do aluno nas aulas.
E falando já nos alunos com mais idade... Em certos alunos, uma agressão de um professor até pode ser um perigo para o próprio professor. Mas a esses os professores nem batem e até se fazem de amigos deles... Não vão os pneuzinhos do carro aparecerem furados.
Tive uma professora deplorável no ensino básico. Era o que me faltava ter a autoridade de me bater só porque essa senhora não passava de uma frustrada que se encaixava melhor numa universidade a dar aulas.
Os professores quando vão para o ensino têm de saber para o que vão... E se já é difícil trabalhar com adultos que consideramos à partida que já são pessoas mais responsáveis, o que será ter de lidar com crianças mal educadas e adolescentes problemáticos.
Por isso concluo a minha lógica... Quando uma pessoa decide ser professor tem de saber para o que vai. Não tem o direito de bater numa criança porque é mal educada (ou porque pensa que é a melhor forma de se impor no trabalho) pois isso é tarefa dos pais. Se não estão para se sujeitar a isso, procurem outro emprego. É a mesma coisa que ir para o manicómio e não querer aturar malucos.
São tão malucos que até já os estão a desinstitucionalizar, vejam lá![EDIT: Que eu saiba um manicómio é feito propositadamente para receber malucos, já uma escola ser feita propositadamente para receber crianças mal educadas...
Absolutamente contra esse tipo de violência. E para os maus comportados nada melhor que castigos não corporais.
Acho que as pessoas esquecem-se que as crianças também são pessoas e têm direitos. Como tal, não me parece próprio uma pessoa, para além dos pais, tenha a autoridade de bater (não espancar) numa criança.
- Quando se e' absolutamente contra este tipo de violencia, nao faz sentido aprovar este tipo de violencia por parte dos pais. As ciancas tanto sao pessoas perante os pais, como dos professores.
E bater não significa que as crianças tomem respeito pelo professor. Talvez ganhem apenas medo. Algumas podem criar revolta porque muitas crianças não gostam de ser humilhados fisicamente perante os colegas e pode até interferir na aproveitação do aluno nas aulas.
- Uma cianca, sendo educada, jamais iria humilhar um colega que leva um "correctivo".
E falando já nos alunos com mais idade... Em certos alunos, uma agressão de um professor até pode ser um perigo para o próprio professor. Mas a esses os professores nem batem e até se fazem de amigos deles... Não vão os pneuzinhos do carro aparecerem furados.
- Um aluno com mais idade, so' e' mal educado, se quando tinha menos idade, nao foi educado convenientemente.
Tive uma professora deplorável no ensino básico. Era o que me faltava ter a autoridade de me bater só porque essa senhora não passava de uma frustrada que se encaixava melhor numa universidade a dar aulas.
Os professores quando vão para o ensino têm de saber para o que vão... E se já é difícil trabalhar com adultos que consideramos à partida que já são pessoas mais responsáveis, o que será ter de lidar com crianças mal educadas e adolescentes problemáticos.
- Infelismente, os professores antes de abracar essa carreira da docencia, ja' terao que pensar 2 vezes. A curto prazo, a formacao dos professores passara' tambem por uma instrucao semelhante a' da policia de choque, e deverao apresentar-se nas escolas equipados a rigor...para o que der e vier.
Por isso concluo a minha lógica... Quando uma pessoa decide ser professor tem de saber para o que vai. Não tem o direito de bater numa criança porque é mal educada (ou porque pensa que é a melhor forma de se impor no trabalho) pois isso é tarefa dos pais. Se não estão para se sujeitar a isso, procurem outro emprego. É a mesma coisa que ir para o manicómio e não querer aturar malucos ... ou seja, antes de seres pai ou mae, pensa se tens capacidade para o ser. Quando decidires ser pai ou mae, tens que saber ao que vais . Nao delegues essa responsabilidade nos outros. Muitos professores tambem sao pais.
....para pensar um pouco.
É possível educar nos tempos modernos sem castigos físicos nas escolas. Eu próprio, nunca apanhei na escola, e não é por isso que me tornei mal-educado ou desagradável para ninguem. Há várias maneiras de impôr esse respeito e educação que não pela aplicação de punitivos físicos.
Agora, que de vez em quando, quer como professores, quer como familiares, dá vontade de sair um estalo, isso dá. Ainda na Páscoa, aconteceu-me uma coisa do género. O meu primo de 10 anos ia sair connosco, e a avó dele estava-lhe a dizer para ir vestir o casaco que estava frio, e ele dizia que não. A avó teve de tratar de qualquer coisa, e eu disse-lhe "Tiago, vai lá vestir o casaco, que está frio." Ao que obtenho a resposta "Não vou, não mandas em mim." Claro que fiquei lixado, e me apeteceu dar-lhe um estalo. Mas só lhe respondi "Ah é? Então depois livra-te de me vires pedir para jogar no meu computador, para ouvires musica no meu mp3, para eu ir brincar contigo, ou para tirares fotos com a minha máquina! Isso não são maneiras de se falar com ninguém." Resultado, foi vestir o casaco.
Sim, os meus pais nunca me deram liberdade para me tornar mal-educado, isso é verdade. No entanto, também nunca me bateram muito. Apanhei deles muito poucas vezes.Provavelmente nunca apanhaste na escola, porque os teus pais "fizeram os trabalhos de casa". Feliz por ti, e parabens para eles.
Contudo, eu sou mais a favor da frontalidade do que da chantagem psicologica.