Eu estive num paradigma semelhante ano passado.
Desde já convém rectificar alguns aspectos:
1 -temos que separar duas versões distintas: a versão Cosmo e Titanium da Opel e Ford respectivamente (versões mais completas), e a versão Enjoy e Trend da Opel e Ford respectivamente. Neste anúncio -
Ford Focus SW 1.6 TDCI 115cv, € 18.900 - Standvirtual - podemos concluir que se trata da versão Trend, logo não é a mais completa (AC manual, vidros eléctricos dianteiros, não tem sensores, etc.), apesar de não saber qual a versão da Astra de serviço (mas penso que a Cosmo)
2 - Neste anúncio -
Ford Focus SW TITANIUM 110CV, € 11.750 - Standvirtual - esta carrinha é a versão Trend e não a Titanium (diferença nas jantes, friso dianteiro cromado, ausência de vidros eléctricos traseiros, sensores de chuva e luz).
De entre as propostas assinaladas pelos users, iria sem dúvida para esta -
Opel Astra Sports Tourer Cosmo, € 19.500 - Standvirtual - poucos quilómetros, versão Cosmo, extras como o Xénon e sistema de navegação, motor de 125cv, jantes de 18', muito vistosa. Mas não nos podemos esquecer que é um carro com 2 anos e 4 meses.
Em relação às duas propostas do autor do tópico, iria ser uma escolha fácil e iria para a Focus. Apesar de ser um modelo que foi retirado do mercado recentemente, é 4000€ mais barato, é a versão Titanium (e essas de Março penso terem vindo equipadas com couro, Pack Titanium X - jante 17', Ford Power, vidros escuros -, xénon (mas este não tenho a certeza)), ou seja, muitíssimo bem equipada. Um motor de 109cv que não deve nada ao antigo 1.7 CDTi.
Tendo sido eu dono de uma MK2 (Ghia com 1.6 TDCi de 109cv) e uma MK3 (Titanium com 1.6 TDCi de 115cv), e em comparação com a Astra, iria sem sombra de dúvidas para a Focus.
A nível estético é muito subjectivo. Os materiais interiores são semelhantes, notando-se uma melhoria do MK2 para o MK3. Ambos são bastante envolventes no interior. A nível de espaço, o Focus acho-o ligeiramente mais espaçoso atrás.
A nível de dinâmica o Focus ganha, sendo bastante ágil e seguro em estrada, com uma capacidade enorme a curvar. A nível de motor não deve nada ao Astra, sendo até melhor em baixas e mais silencioso. Os consumos no Focus são ligeiramente mais baixos.
A nível de problemas, os 1.6 de 109cv têm o problema crónico da polie da cambota, ligado a todos os 1.6 PSA. Neste MK3 ainda é muito cedo para falar, mas o meu tem sido fiável, quase com 24000kms.
Tudo se resume a uma preferência pessoal, pois são ambos excelentes automóveis.
Eu, como é óbvio, iria para a Focus.
Deixo ainda uma proposta:
Ford Focus 1.6 TDCI ECONETIC, € 19.750, Porto - Standvirtual ou
Ford Focus 1.6 Tdci Titanium, € 15.900, Lisboa - Standvirtual