Ora bem, que melhor dia o de hoje que pela primeira vez trajei para responder a isto.
Primeiro que tudo, é triste ver pessoas associar Praxe às palhaçadas de muito "boa" gente faz quando está trajada. Praxe não é só rebolar na lama, não é só cantar caralh**as.
Eu fui praxado e adorei. Sim, enchi bastante, fiz e disse coisas que fariam um marinheiro à antiga corar, mas fiz tanta coisa engraçada. Lembro-me de episódios como recriar o fiel ou infiel, o titanic (com barco de cartão), fazer rally com carrinhos de cartão roubados do ecoponto, criar letras engraçadas para cantar, concursos e palhaçadas com senso de gente que nos divertiam. Lembro-me de um doutor meu levar o curso todo numa visita guiada pela cidade a mostrar-nos a sua História (criou até na praxe de 24h uma espécie de peddy-paper em que tínhamos de visitar x monumentos em y tempo). Coisas construtivas.
Agora, ver como vejo aí gente mal trajada, a não cumprir o Código de Praxe e a não fazer nada a não ser mandar encher, isso não é Praxe! Mas pronto.
Quanto ao Traje, acredito e já reparei perante a experiência que é algo único Trajar bem, sim, porque Trajar não é só enfarpelar-me naquele tecido preto e pensar que estou Trajado. Há determinadas regras que têm de ser respeitadas...nada de adereços por exemplo, os Trajados têm de ser iguais (ou quase).
Ainda hoje assisti a uma das coisas que acho mais belas e interessantes das lides académicas. A Serenata. Fui à Serenata à Cidade de Braga organizada e interpretada pela Tuna Universitária de Braga e devo dizer que foi muito bonito. Pena a fraca afluência, mas deu para ver alguns tricórnios no ar em vez das comuns palmas! Gostei sobretudo dos espanhóis turistas que por lá passavam e ficaram deliciados com aquelas trovas ao luar. Até pediam para tirarmos fotos com eles e tudo! [

]
No fundo, a Praxe nunca irá ser um assunto consensual, mas não partamos para as generalizações apressadas nem julguemos que todos são iguais, ou até comparem Academias. Cada Academia tem a sua forma de viver e intra-cultura bastante afincada. Não queiram entender isso sem lá viverem ou conhecimento de causa.
PS: A Praxe também é sinónimo de integração, pelo menos aqui na U.Minho. Os Caloiros de todos os cursos são convidados nos primeiros dias, (1, 2 e 3) a conhecer a universidade, são-lhes apresentados os presidentes de departamentos que lhes interessem e até havia a actividade de plantarem uma árvore.
Eu ainda me lembro que no 1º dia nos reunimos numa roda e nos conhecemos todos. Ainda hoje toda a gente sabe o 1º e último nome de cada um, a terra de onde vêm e onde moram. [

]