Trabalhar em Consultoria

Trabalhar em Consultoria

no entanto só captam malta com pouquissima experiencia, porque a malta com 4 ou 5 anos não vai passar a ganhar metade só porque sim

Estes estágios só da para malta licenciada à menos de x tempo, sei que em consultoras, a accenture agora só contrata assim recém licenciados mas não sei se as outras seguiram os passos.

Em início de carreira cada vez mais compensa ir para o estrangeiro, então se tiver bons conhecimentos de uma segunda ou terceira língua pode candidatar nas mesmas consultoras lá fora, se é mesmo isso que quer. Sendo de uma boa faculdade e com a língua ao nível dos nativos normalmente está em pé de igualdade.

Numa das big4 o salário de alguém que entre sem experiência é 1200 brutos + sub. Alimentação. Independentemente de teres ou não mestrado. E depois do período experimental de 6 meses entras no quadro.

Trabalhar em Consultoria

quais são as big4?

speccy

Firm Revenues Employees Revenue per Employee Fiscal Year Headquarters Source
Deloitte $32.4bn 200,000 $162,000 2013 United States [2]
PwC $32.1bn 184,000 $174,456 2013 United Kingdom [3]
Ernst & Young $25.8bn 175,000 $147,428 2013 United Kingdom
KPMG $23.4bn 155,000 $150,968 2013 Netherlands [4]

http://en.m.wikipedia.org/wiki/Big_Four_(audit_firms)

Já agora, nunca trabalhei em nenhuma das 4, mas conheço pessoas nas 4, e de longe o pessoal mais contente e motivado é o da PwC seguido de perto pela E&Y.

Nas outras estão todos a sonhar com uma oportunidade para sair para melhor ( mas também não fazem nada para isso acontecer ...)

Mas só conheço meia dúzia de pessoas, por isso pode ser defeito da minha amostra e a realidade global ser muito diferente.

Última edição:
Essa amostra é muito pequena. Ha varias áreas e muitas equipas. Depende de muitos factores. Não acredito que, em média, existam grandes diferenças entre trabalhar em cada uma delas.

Muito errado, conheco muita gente Com experiência a entrar agora

Sim, o português não foi o mais feliz, obviamente que contratam pessoas com experiencia.
Queria dizer era que os sem experiencia agora entram pelos estágios e não para os quadros como antes, isto na accenture, mas noutras não tenho conhecimento, mas como normalmente umas seguem o caminhos das outras...

Última edição:
Infelizmente confirmo..as big4 hj só tem 2 coisas positivas..CV e oportunidade de aprendizagem..ganhas 1 Grande bagagem..contra os contras todos em cima mencionados

Progressão até tens mas responsabilidade aumenta mais q salário ou seja mais stress e mais trabalho.
As horas de trabalho e se são 5 dias ou 6 ou 7 por semana depende de empresa e clt.

Se fores pensar...senão gostar saiu ou vou mas faço o horário que quero não passas a efetivo nos 6 meses.

Posso te dizer q tenho sorte de ver a minha namorada ao fds pq ela tem colegas q tão em clientes que as vezes tão 10 semanas sem ter 1.

São opções vai ao glassdoor.com e vê feedback das 4 cá e compara com as mesmas empresas lá fora.tlv te surpreenda.

Não é assim tao mau, se fores ambicioso e estiveres disposto a abdicar de alguma vida pessoal por muita aprendizagem.
Para uns é um inferno, para outros é apenas um trabalho com um horário complicado.
Eu cá não estou arrependido.

Quem?
Quando?
Como?
Onde?
Porquê?
Whiskas saquetas?

É que:

no entanto só captam malta com pouquissima experiencia, porque a malta com 4 ou 5 anos não vai passar a ganhar metade só porque sim

Estes estágios só da para malta licenciada à menos de x tempo, sei que em consultoras, a accenture agora só contrata assim recém licenciados mas não sei se as outras seguiram os passos.

Em início de carreira cada vez mais compensa ir para o estrangeiro, então se tiver bons conhecimentos de uma segunda ou terceira língua pode candidatar nas mesmas consultoras lá fora, se é mesmo isso que quer. Sendo de uma boa faculdade e com a língua ao nível dos nativos normalmente está em pé de igualdade.

Ou seja, da qualidade (falta dela) que tenho visto de há 15 anos para cá,
só se for aprendizagem de como fazer errado.

Já vi grandes projectos falharem (ou resultarem produtos coxos) e não
foi só cá em Portugal.

São grandes, mas é mais pelo nome que pelo proveito.

Como eu já disse várias vezes, as empresas não valem nada, o valor está
nas pessoas que lá trabalha. Se a esmagadora maioria não tem experiência,
o valor não pode ser grande, muito menos a aprendizagem que se pode
fazer nesses locais. A única coisa que se pode retirar desses locais é tempo
de currículo.

As big4 nao oferecem grandes ordenados de entrada, mas oferecem oportunidades de trabalhar em projectos/clientes de grande dimensão. E isso tem muito mais valor a médio prazo.

O user em causa é formado em economia, não engenheiro. E na área dele as consultoras não pagam assim tão mal e permitem muita aprendizagem. Se relativamente aos eng a situação é outra..

@PhasterPois, está dentro do que pensei. E para malta já com mestrado, fazer ideia? Obrigado
É esta também a minha dúvida.
Contudo, a minha área base não é economia, apesar do Mestrado ser em "Coesão e Competitividade na UE".
Não tendo formação base em Economia, mas o mestrado estar mais ou menos dentro da área, há alguma hipótese de trabalho.
Só?! E depois nos quadros quanto pagam?
Para mim, os 1200€ está óptimo!
Até os já abordados 700€ está bem!
Só não sei é que consultoras procurar que operem na área dos Fundos Comunitários.
Sei que a Deloitte e a Augusto Mateus trabalham com essa matéria, mas gostava de saber se há mais

Queres um conselho: Esquece o mestrado e investe 2000 ou 3000 euros em alemao. Ate chegares ao B2.

Depois aplica-te a empregos na Suica, Alemanha e esquece os 1000 brutos por 60 horas.

Com economia, ate podes ir p financial controller junior em muitas empresas a volta de Zurique. Trabalhas 2 ou 3 anos na Suica com recomendacao e podes comecar a sonhar com USA, Alemanha, UK. Todos eles reconhecem que 3 ou 4 anos na Suica e com referencias e porque es 1 mega profissional.

Eu não percebo muito bem é o que é que essas consultoras fazem. (?)

EXEMPLO:

Quero (uma ideia que tive) cultivar ovelhas num terreno instalado entre 2 autoestradas e junto de um porto comercial internacional. O terreno em causa é abrigado, tem pastagens e sombra, bem como um rio perto (dá para regar as ovelhas).
Não sei como proceder para iniciar o cultivo nem quais as entidades e passos a dar.
Dirijo-me a uma consultora e pago uma consulta para que me digam o que acham - e/ou para me apresentarem um projecto de rentabilização - sobre a minha ideia, bem como todos os passos a efectuar.
É isso?

É assim que as consultoras trabalham? Arranjar solução para o cliente?
E se o cliente seguir a receita deles e depois falhar?

Eu não percebo muito bem é o que é que essas consultoras fazem. (?)
(...)

Uma explicação sumária:

A IMPORTÂNCIA DOS CONSULTORES

Uma grande lição sobre como os consultores podem fazer a diferença numa empresa.
Na semana passada levei alguns amigos a um novo restaurante. Percebi que o garçon que anotava os nossos pedidos trazia uma colher no bolso da sua camisa, o que era estranho. Quando o auxiliar do garçon nos trouxe água e talheres, percebi que ele também trazia uma colher no bolso da camisa.
Olhei ao redor e vi que todos os funcionários do restaurante tinham colheres nos bolsos das suas camisas. Quando o nosso garçon voltou para nos servir o primeiro prato, perguntei-lhe:
- Porquê a colher no bolso?
- Bem, disse ele, os proprietários do restaurante chamaram a Consultoria XYZ para melhorar todos os nossos procedimentos. Após vários meses de análises concluíram que a colher é o talher que mais cai no chão. - Isso significa uma frequência aproximada de 3 colheres por mesa e por hora. Com o nosso pessoal melhor preparado, podemos reduzir o número de viagens à cozinha para buscar colheres limpas e isso significa uma redução em 15 homens-hora por turno.
De propósito, deixei cair a minha colher e ele pôde substituí-la de imediato com a sua colher sobressalente.
- Irei buscar uma nova colher na próxima vez que for à cozinha ao invés de ir especialmente até lá para essa tarefa, disse ele.
Fiquei muito bem impressionado. Aí percebi que havia um cordel pendurado para fora do zíper da sua calça. Olhando em volta, vi que todos os garçons tinham um cordel similar para fora das suas calças.
Antes que o garçon se afastasse de nossa mesa, perguntei-lhe:
- Desculpe-me, mas pode me explicar porque você tem um cordel pendurado bem aí?
- Certamente, respondeu ele. Aí ele abaixou a voz e disse:
- Não são todos que observam isso. A empresa de consultoria que lhe mencionei também descobriu que podemos ganhar tempo no WC amarrando esse cordel o senhor sabe aonde, podemos puxá-lo sem encostar 'nele', e isso elimina a necessidade de lavarmos as mãos, reduzindo o tempo gasto no lavatório em 76.39%.
- E como é que você guarda o dito cujo, após "usá-lo"? Perguntei ingenuamente.
- Bem - sussurrou ele - eu não sei o que os meus colegas fazem, mas eu uso a colher...

Voltar
Superior