Trabalhar em Consultoria

Boas.

Sim, sei que o tópico está enterrado no fundo do baú. Mas ando à caça. Alguém me pode falar de como é trabalhar nestas empresas? Vá desbobinem tudo o que souberem

Agap2
PT&SI
Lógica (CGI)
Novabase

Quero ver se ainda durante o primeiro semestre me integro como reles Trainee/Junior num qualquer tasco SI/TI.

Obg,
Cpts,
Gonçalo.

Do pouco que sei, a AGAP2 é porreira e na Novabase a coisa varia de projecto para projecto.

Boas.

Sim, sei que o tópico está enterrado no fundo do baú. Mas ando à caça. Alguém me pode falar de como é trabalhar nestas empresas? Vá desbobinem tudo o que souberem

Agap2
PT&SI
Lógica (CGI)
Novabase

Quero ver se ainda durante o primeiro semestre me integro como reles Trainee/Junior num qualquer tasco SI/TI.

Obg,
Cpts,
Gonçalo.

Agap2 poem-te a andar quando já não estiveres alocado a um projecto. E são empresas daquelas que fazes uma coisa mínima dentro da sala como dar um peido e és despedido. Na Agap há muita rotatividade, andam a despedir amigos meus e não andam a oferecer grandes ordenados.

Novabase para mim é a melhor de todas, mas é para gajos de Java. Eles têm poucos projectos .Net.

Lógica não conheço e isso é porque é a pior.

Na PT-SI directamente (sem ser por outsorcing) só entras se andares no IST ou na Nova e tiveres sorte, ou então se já estiveres a trabalhar só entras por cunhas.

Malta vale a pena na consultoria informática ir para Angola? E há lá muitas brancas? É que não gosto de negras....

Se fores competente, vale a pena. Os brasileiros já andaram por cá a desmatar esse domínio e com sucesso. Soluções simples, mesmo com o SAP...

Quanto às mulheres, se gostares, nada como experimentar. Há quem esteja por cá só por causa disso e não quer outra coisa. Dizem que as branquelas precisam de muito treino....

Agap2 poem-te a andar quando já não estiveres alocado a um projecto. E são empresas daquelas que fazes uma coisa mínima dentro da sala como dar um peido e és despedido. Na Agap há muita rotatividade, andam a despedir amigos meus e não andam a oferecer grandes ordenados.

Novabase para mim é a melhor de todas, mas é para gajos de Java. Eles têm poucos projectos .Net.

Na PT-SI directamente (sem ser por outsorcing) só entras se andares no IST ou na Nova e tiveres sorte, ou então se já estiveres a trabalhar só entras por cunhas.

É tão giro o pessoal dar bitaites (e afirmar que tem toda a razão no escremento que lhes sai da boca) sobre empresas para as quais nunca trabalhou directa ou indirectamente [:D]

Boas.

Agap2
PT&SI
Lógica (CGI)
Novabase

Obg,
Cpts,
Gonçalo.

Não tenho opinião formada sobre nenhuma delas, mas dou-te um conselho. Se é apra entrar como Junior, vai para uma das grandes. Dessas todas talvez a Novabase e a PT. Fora dessas, Capgemini, Accenture, Glintt, ...

Não tenho opinião formada sobre nenhuma delas, mas dou-te um conselho. Se é apra entrar como Junior, vai para uma das grandes. Dessas todas talvez a Novabase e a PT. Fora dessas, Capgemini, Accenture, Glintt, ...

Na minha opinião existe 1% de empresas que são boas empresas para trabalhar e 99% de empresas que são péssimas para trabalhar (em termos de carga horária, remuneração, etc.).

Uma boa empresa para mim distingue-se por oferecer (não tudo o que está na lista, mas pelo menos uma grande parte):

1) Horário flexivel;
2) Tele-trabalho ocasional (por exemplo, trabalhar a partir de casa quando o filho está doente ou os transportes públicos fazem greve);
3) Cantina com comida de qualidade
4) Remuneração acima da média;
5) Ginásio no local de trabalho ou nas próximidades (que dê para ir a pé) com acordo com a empresa;
6) Infantário gratuito para os filhos dos funcionários no local de trabalho ou nas próximidades (que dê para ir a pé) com acordo com a empresa;
7) Seguro de saúde gratuito (ou fortemente compartecipado) para o funcionário e todos os filhos e cônjuge;
8) Fundo de pensões privado da empresa;
9) "Oferta" de um número de férias anuais superior aos 22 permitidos na lei;

Destas 9 opções, a minha empresa oferece-me as seguintes;

1
2
3
7
8
9

São 2/3 do total. Para mim faz da minha empresa (Siemens) uma excelente empresa para trabalhar. Na minha opinião, uma empresa que não ofereça pelo menos 4 ou 5 desses pontos não pode ser considerada uma excelente empresa para trabalhar e desconheço empresas de consultoria que ofereçam metade dessas condições.

Na minha opinião existe 1% de empresas que são boas empresas para trabalhar e 99% de empresas que são péssimas para trabalhar (em termos de carga horária, remuneração, etc.).

Uma boa empresa para mim distingue-se por oferecer (não tudo o que está na lista, mas pelo menos uma grande parte):

1) Horário flexivel;
2) Tele-trabalho ocasional (por exemplo, trabalhar a partir de casa quando o filho está doente ou os transportes públicos fazem greve);
5) Ginásio no local de trabalho ou nas próximidades (que dê para ir a pé) com acordo com a empresa;
6) Infantário gratuito para os filhos dos funcionários no local de trabalho ou nas próximidades (que dê para ir a pé) com acordo com a empresa;
7) Seguro de saúde gratuito (ou fortemente compartecipado) para o funcionário e todos os filhos e cônjuge;

1
2
3
7
8
9

São 2/3 do total. Para mim faz da minha empresa (Siemens) uma excelente empresa para trabalhar. Na minha opinião, uma empresa que não ofereça pelo menos 4 ou 5 desses pontos não pode ser considerada uma excelente empresa para trabalhar e desconheço empresas de consultoria que ofereçam metade dessas condições.

Desde que isso tudo não advenha de uma má gestão AKA créditos bancários... senão, é uma péssima empresa, pois mais dia menos dia tá tudo no desemprego ;)

Dequalquer das maneiras, mais importante que isso tudo, para um Júnior, é a Formação e Investimento que a empresa está disposta a fazer na evolução ddos colaboradores, daí ter falado da Grandes Consultoras.

Não conheço o caso da Siemens, mas sempre ouvi dizer que pagavam mal... os júniores tem direito a isso tudo que disseste??

Boas.

Agap2
PT&SI
Lógica (CGI)
Novabase

Obg,
Cpts,
Gonçalo.

Esquece as empresas, hoje em dia são 80% todas iguais baseam-se nos mesmos modelos e as outras 20% não entram juniores em informática.Vai pelas pessoas e reza para teres sorte no projecto e responsável quer no cliente quer na tua futura entidade empregadora.

Isto é como em tudo na área da informática, depende do cliente. Podes estar num projecto chave na mão com prazos irreais a serem cumpridos e aí quem se lixa és tu, podes estar em clientes mais softs e as coisas até se fazem sem grande stress, ou podes estar em manutenção de sistemas já maduros e aí tens boa vida. [:D]
Apesar de só trabalhar há 7 anos, 5 em consultoria IT..não podia estar mais de acordo e digo sempre isto a quem me pede concelhos..[;)]

1) Horário flexivel;

1
2
3
7
8
9

Concordo contigo, mas diz-me lá quantas empresas tem 3/4 que conheças de IT? Siemens, MSFT, Cisco e pouco mais..lá fora espero que haja mais [;)]

Desde que isso tudo não advenha de uma má gestão AKA créditos bancários... senão, é uma péssima empresa, pois mais dia menos dia tá tudo no desemprego ;)

Dequalquer das maneiras, mais importante que isso tudo, para um Júnior, é a Formação e Investimento que a empresa está disposta a fazer na evolução ddos colaboradores, daí ter falado da Grandes Consultoras.

Não conheço o caso da Siemens, mas sempre ouvi dizer que pagavam mal... os júniores tem direito a isso tudo que disseste??

A empresa tirando regalias de carros etc, se não fores outsourcing (externo) na fujitsu oferece a maioria destas condições a toda a gente, inclusiva ao staff não só consultores..

Convem ter-se cuidado com o que se diz pois induzimos em erro os outros.
A agap conheço bem pois já lá tive para ir e conheço muitas pessoas que lá trabalham e até outras que já sairam. Esses despedimento decerto que os teus amigos estavam na PT e a PT mandou embora 12 das 16 empresas de IT a pouco tempo nas areas grandes.Eles n podem ficar com 40 pessoas sem projecto,certo?

A novabase é onde estou agora e mais uma vez não vale a pena dizer bem ou mal porque estaria a avaliar a junção do projecto, condições/relação com o cliente e o meu manager e não a Novabase. Porque a novabase é na minha opinião uma boa empresa apesar de me pagar mal, tarde e a mas horas (não o ordenado) e não saber gerir os seus RH no cliente. Como ves acredita que não me estou a contrariar, a NVB tem boas condições, se tiveres condições de negociar(experiencia) pagam-te bem e se tiveres na sede ate massagens podes ter de borla fora os beneficios que todos temos mesmo em cliente.

Lógica é uma consultoria Inglesa conheço só lá 2 pessoas e o que gostei mais numa entrevista foi o rigor no processo de carreira e formação de resto não consigo avaliar mais.

PT-SI é bom para quem gosta de desorganização, horas extra de borla e muita confusão, já tive em 3 PT's. Para quem é mesmo da PT-SI até se pode encostar que dificilmente é despedido.Mas pode ser uma boa escola.

Obrigado a todos pelas opiniões.

Em relação à Agap2, não sei o porquê dessa opinião, tenho um amigo meu lá há 4 meses e está a gostar muito... O Salário não me pareceu mau para um junior (850-900€ limpos), mas isso agora não é o mais importante para mim.
A Lógica (agora adquirida pela CGI) conheço "n" gente lá, recruta muito pessoal do meu curso e também não falam mal, horários razoáveis, salário razoável, bom ambiente, etc...
Na PT SI não conheço lá ninguém.
Novabase conheço lá 1 rapaz que foi para a Academy e está a gostar imenso, não é mal pago, mas a função dele também é um bocado específica (iOS).

A minha ideia era tentar fugir de programação, sinto-me mais à vontade em análise funcional, BDs, BI, UML, BPM, Esp. Requisitos, etc, etc... :sh)

Há alguém a trabalhar em implementação de sistemas, nomeadamente SAP? O que é que me podem dizer do trabalho?

Há distância de alguns meses, acabei por não ir para a implementação de sistemas. Aceitei outro projecto e a três dias de estar integrada lá, ligaram-me novamente da consultora a dizer que me queriam contratar. Recusei mas fiquei para lá de lixada, detesto perder oportunidades.

É um desafio que eu quero imenso aceitar e no futuro pode ser que aconteça.

Conheço relativamente bem a AGAP2, e choca-me um pouco o teu post, porque da malta que lá conheço o clima é 100% à vontade, os despedimentos que conheço mais de perto têm justificação (não quero com isto afirmar que não possam ter existido despedimentos sem justa causa, contudo desconheço-os) e salários conheço entre os menos bons e os que se pautam pela média. Mais que isto uma boa parte da malta que conheço já trabalha nessa empresa a uns anos e não tenciona mudar, o que creio que seja um bom indicador.

Quanto a rotatividade não há milagres, nas restantes empresas acontece o mesmo, depende só e só mesmo do cliente onde estejas caso trabalhes em outsourcing.

Já não acho mau... E depois como é a progr€ssão?

Depende da sorte, dos projectos, das tecnologias que conheces e de como negoceias na avaliação. Normalmente é mais fácil teres um aumento mudando de empresa.

Para quem é recém licenciado, esqueçam o salário. O que interessa mesmo é aquilo que vão aprender nos projectos, se isso vai ser relevante para a vossa carreira e se gostam daquilo que fazem. Lembrem-se que neste mundo a aprendizagem e actualização de conhecimentos é uma constante.

Depende da sorte, dos projectos, das tecnologias que conheces e de como negoceias na avaliação. Normalmente é mais fácil teres um aumento mudando de empresa.

Para quem é recém licenciado, esqueçam o salário. O que interessa mesmo é aquilo que vão aprender nos projectos, se isso vai ser relevante para a vossa carreira e se gostam daquilo que fazem. Lembrem-se que neste mundo a aprendizagem e actualização de conhecimentos é uma constante.

Sábias palavras.

A estratégia que o Karma partilhou (um valioso conselho gratuito) permite colher resultados a médio prazo:
a) Seguramente a médio prazo noutros processos de recrutamento darão preferência ao candidato que deu prioridade à carreira e ao seu desenvolvimento a nível de conhecimentos/know how;
b) Seguramente o salário a médio prazo estará em evidência face ao comum dos profissionais;
c) Seguramente a confiança com que se enfrentam os problemas é superior, além de que as coisas tendem a ser mais faceis de encarar (não se tornam mais faceis, mas sim o à vontade com que se encaram novas situações é outro).

Encurtando e completando, não estagnem, só prejudica.

Fui chamado para uma entrevista na Agap2.

Alguém sabe se nesta primeira entrevista é recomendado / preciso ir de fato ou roupa normal (claro que nada de calças rasgadas e afins) é suficiente?

Voltar
Superior