Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Vais trabalhar para Angola através da consultora? Provavelmente teres essa predisposição foi um factor a ter em conta, independentemente da nota ou outras qualidades, pois nem todos o aceitariam.
Relativamente à critical software... Eles são conhecidos por "pagarem mal" em início de carreira, mas nem tudo é dinheiro. O que retiras de lá são outro tipo de vantagens, vantagens essas que poucas empresas em Portugal tem capacidade de fornecer.
1200 € brutos para ir para angola??? Mas está tudo maluco?
Os ~690€ líquidos que falas devem ser por estarem em estágio profissional abrangido pelo IEFP, já que é esse o valor referência para quem faz estágio profissional (12 ou 9 meses).Vou começar em setembro numa consultora. Tirei uma licenciatura e um mestrado em economia na FEUC. Não fui o melhor, mas estive certamente entre os 20% melhores.
Acabámos o mestrado em fevereiro, e muito poucos já arranjaram emprego. Está muito difícil.
Vou ganhar 1200 brutos. Quando for a angola vou poder poupar, dado que já tenho la casa e comida (família).
Salários altos etc eram à uns anos atras. Sei de eng eletrotrotecnicos da UA a receber propostas de 690euros (presumo que líquidos) da critical software..:banghead:
Ainda antes de acabar o curso estive 6 meses na Accenture (gestão estratégica). Depois vi que aquilo era exploração pura e dura. Dali fui para a Sonaecom, depois Nokia-Siemens e actualmente estou a ponderar uma proposta da EDP renovaveis (todas estas ultimas na área da engenharia).
As conclusões que tiro são as seguintes:
Consultoras - fácil de ser admitido. É carne para canhão e salários baixos no início. Ao fim de meia duzia d'anos a aprendizagem adquirida é imensa e há muita margem de progressão na carreira e os salários tendem a subir consideravelmente e abrem-se muitas portas. Não é qualquer um que aguenta meia duzia d'anos sem qualquer vida social a trabalhar 10/11 horas por dia e alguns fins-de-semana incluídos.
Grandes empresas nacionais (PSI20) - Mais dificil de ser admitido. Salários altos, carga horária "normal" (+/- 40h semanais), média/baixa progressão na carreira. É um bom tacho se uma pessoa for minímamente competente.
Grandes multinacionais - Mais dificil de ser admitido que numa consulta, mas mais fácil do que numa empresa do PSI20. Salários baixos (estas empresas só estão em Portugal por causa dos salários baixos, pois todos os restantes custos operacionais - electricidade, impostos e burocraciais - são mais elevados do que no resto da Europa), carga horária "normal" (+/- 40h semanais), baixa/nula progressão na carreira (as boas oportunidades ficam sempre nas filiais estrangeiras, tais como cargos de I&D, gestão de projectos, etc., sendo que em Portugal tipicamente ficam alocados os cargos que exigem menos qualificação profissional pós-licenciatura e especializados). Vive-se com o medo constante de a empresa de relocalizar para o estrangeiro a qualquer momento para poupar custos.
Esta é a minha visão pessoal. Apenas tenho 5 anos de experiência profissional, mas já passei por todos estes sectores. Certamente que outros terão outras opiniões.
Qual é a condição para ter acesso às consultoras? Ter um curso numa das cinco Nova, Iseg, Iscte, católica ou FEUP? E a partir daí são todos chamados para entrevistas e estão em igualdade?
Apesar de Universidades com nomes sonantes darem um impulso significativo quando submetes a tua candidatura a uma empresa, isso não é assim tão linear.
Qual é a condição para ter acesso às consultoras? Ter um curso numa das cinco Nova, Iseg, Iscte, católica ou FEUP? E a partir daí são todos chamados para entrevistas e estão em igualdade?
Ouvi dizer que as principais consultoras, tipo McKinsey e BCG, e até grandes bancos internacionais, iam buscar diretamente alunos à Nova, e só esses. Parece-vos verdade?
Mesmo que seja mais provável encontrar um jovem promissor na Nova, não faz sentido excluir da competição alunos do iscte e iseg...
Ouvi dizer que as principais consultoras, tipo McKinsey e BCG, e até grandes bancos internacionais, iam buscar diretamente alunos à Nova, e só esses. Parece-vos verdade?
Mesmo que seja mais provável encontrar um jovem promissor na Nova, não faz sentido excluir da competição alunos do iscte e iseg...
Conheço pessoal formado em Aveiro e no Minho a trabalharem tanto na McKinsey como na BCG. Isso das grandes empresas irem recrutar em exclusivo a certas universidades é um mito. Seria de uma estupidez tremenda uma empresa fazer isso. Na altura em que eu andava a estudar no secundário, tinha um colega que concluiu o secundário com média 19. Foi estudar eng. cívil para a universidade do Algarve porque essa universidade ficava perto de casa dos pais e assim escusava de gastar dinheiro em rendas e outras despesas. Podia ter perfeitamente entrado no IST ou na FEUP. Não foi por ter ido para a Universidade do Algarve que não arranjou um grande emprego quando acabou o curso.
As empresas recrutam mais activamente em faculdades de renome, mas nunca em exclusividade. Há muita gente que inclusivamente tirou o curso em universidade privadas de vão de escada e que estão actualmente em trabalhar em grandes empresas. Agora se ao fim de 6 meses não demonstras capacidades, essas empresas não têm problemas em pôr-te na rua, quer tenhas tirado o curso em Harvard ou na Independente.
Conheço pessoal formado em Aveiro e no Minho a trabalharem tanto na McKinsey como na BCG. Isso das grandes empresas irem recrutar em exclusivo a certas universidades é um mito. Seria de uma estupidez tremenda uma empresa fazer isso. Na altura em que eu andava a estudar no secundário, tinha um colega que concluiu o secundário com média 19. Foi estudar eng. cívil para a universidade do Algarve porque essa universidade ficava perto de casa dos pais e assim escusava de gastar dinheiro em rendas e outras despesas. Podia ter perfeitamente entrado no IST ou na FEUP. Não foi por ter ido para a Universidade do Algarve que não arranjou um grande emprego quando acabou o curso.
As empresas recrutam mais activamente em faculdades de renome, mas nunca em exclusividade. Há muita gente que inclusivamente tirou o curso em universidade privadas de vão de escada e que estão actualmente em trabalhar em grandes empresas. Agora se ao fim de 6 meses não demonstras capacidades, essas empresas não têm problemas em pôr-te na rua, quer tenhas tirado o curso em Harvard ou na Independente.
Sabem se alguma consultora tem "residencias" para os trabalhadores?
Acho que a Foxconn tem.Sabem se alguma consultora tem "residencias" para os trabalhadores?
Acho que a Foxconn tem.