O Surface não me tem dado erros nenhuns ou aparentes problemas de juventude.
Este tablet, juntamente com o Windows 10 (fabuloso, depois da real c@g@da do 8) é o primeiro e único tablet, para mim, que consegue ser muito bom como tablet e como portátil. Agora aconselho sem dúvida a versão com 4 Mb de RAM / 128 Gb de disco. A saída mini-displayport e a porta USB 3.0 permitem usar o Surface como um vulgar portátil para fazer uma apresentação, por exemplo.
Mesmo a autonomia, depois dos primeiros dias - provavelmente por passar a vida a instalar coisas, a experimentar, e se calhar o sistema a indexar os ficheiros, parece-me francamente aceitável e superior à esmagadora maioria dos portáteis.
Se o pro é melhor? Eu acho que não, e este é que faz sentido. Por uma razão muito simples: este traz-se na mão como um qualquer caderno o pro com 12" começa a ser muito grande. Para isso, mais vale comprar um ultrabook, que é sempre mais funcional como portátil. Não me parece que um ecrã de 12" permita também uma produtividade extrema a trabalhar.
Quanto ao CPU, este Atom chega perfeitamente se o objectivo for net, MS Office, video até 1080p, alguma edição de imagem. Ainda não notei nenhuma lentidão significativa a usá-lo desse modo, ao contrário do último tablet windows que tive, um Samsung com Atom, que passava a vida a pensar...
Só tenho pena de não ser a versão LTE...