Tópico do Paranormal

Há uns 20 anos fiz o jogo do copo com mais 2 amigos e o copo mexeu-se!

Demos os 3 as mãos às volta da mesa e apagámos as luzes. E como eu estava combinado com um dos gajos larguei a mão dele e mexi eu no copo.

Digamos que o outro deve ter largado uma pinguinha na cueca...

Poderia ter sido uma alucinação?
O facto de termos a ideia que pode existir algo por si só faz-nos ter a percepção de certas coisas.

Como o ter medo do escuro. Porquê? Vai um papão atacar de noite e não o faz de dia?
Isso vem de tempos primitivos, o homem é um animal que se dá melhor de dia, com maior claridade vê melhor e a visão é muito importante para o ser humano. Daí se estiveres em casa de noite sozinho e ouvires barulho tenhas mais "medo" ou pensas logo que é algo ruim. Sim, porque é raro isto acontecer e alguém pensar "porreiro, é um fantasma bacano que aqui está, ainda vamos beber uns copos".

Até filmes influenciam bastante, por exemplo um espírito não aparece num centro comercial cheio de gente. Nem se vê ninguém possuído por lá. Esse tipo de coisas estranhas, inexplicáveis geralmente acontece em casa, sozinho e no escuro.

Para além de que certos "acontecimentos" inexplicáveis acontecem mais frequentemente com pessoas que acreditam e estão predispostas a que possa acontecer algo paranormal do que a pessoas que não acreditam.

Última edição:
Há uns 20 anos fiz o jogo do copo com mais 2 amigos e o copo mexeu-se!

Demos os 3 as mãos às volta da mesa e apagámos as luzes. E como eu estava combinado com um dos gajos larguei a mão dele e mexi eu no copo.

Digamos que o outro deve ter largado uma pinguinha na cueca...
Desde esse dia que um demónio te persegue... uuuuh...
Lê relatos. Lê advertências. Lê conselhos. E decide em consciência, pois é um risco que estás a assumir.
Lá está, se a pessoa vai logo a pensar que acontece algo...

Não te preocupes, o copo não vai ficar possuído porque em vez de estares a beber agua estás a fazer cenas diferentes. Mais depressa fazes um kamehameha. Sim eu acredito que é possível, porque não? É uma história como as outras...[:D]

Habitualmente sobre tudo o que desconheço, por mais disparatado que me pareça, diz o meu bom-senso acreditar em relatos. Até eu vivenciar a experiencia respeito e leio com a máxima atenção relatos de quem já a vivenciou. Façam o mesmo, já vi coisas estranhas que sempre duvidei e torcei.

Diria que é feito por computador. A luz que eles falam mais não é que uma ligeira explosão no vulcão que o editor aproveitou para fazer coincidir com o momento exacto em que o objecto entra.

"Quem não reza ao Senhor, reza ao Diabo..." Esta frase diz tudo!

Ena que frase incrível...o que é que diz mesmo?

Diz que, para muitos, o horizonte é muito curto. Essa frase reflete a limitação intelectual imposta pela religião, seja ela qual for, às pessoas.

É o conhecido "se não estão connosco, estão contra nós".

Nos periodos mais negros da civilização... lá está presente a Religião. No que de pior existe no Homem... lá encontramos a Religião. Nos extremismos... encontramos a Religião.

Tal como já disse... a Religião encontrou um conceito bastante interessante, para ela... a Fé. A Fé é algo que se tem... e tudo em que acreditam, a ela atribuem. É, na realidade, muito conveniente... pois não tem de ser provada, nem tem de se provar o que dela advém.

A Ciência, por seu lado... procura testar e provar tudo o que "afirma".

Não se trata de um confronto, nem de pequenas guerras conceituais... trata-se, isso sim, se realidade factual. Cada um que atribua o valor que acha a cada "conceito"!

Eu, atribuo o meu saber e conhecimento ao meu esforço, à minha capacidade de assimilação de ensinamentos, à minha capacidade de seguir e entender a lógica, de saber interpretar, de raciocinar e elaborar ideias, de saber alicerçar e argumentar...

Os restantes, não sei. Mas não me acredito que o façam apenas e só por vontade de algo "etéreo" e descrito num apanhado de livros escritos por homens, que se dizem, nas suas e só suas palavras... inspirados por deus.

Deus é uma invenção... o seu conceito. Uma invenção Humana... para explicar as mais diversas coisas. E, infelizmente para os crentes... todas as "provas", que não o são, da sua existência... residem em documentos escritos por... homens!

Para mim... a Fé é, na realidade, algo paranormal.

Dia 8 de julho há um passeio nocturno acompanhado em Sintra num cemitério em que se contam histórias macabras relacionadas com algumas das lendas locais.

Deve ser algo interessante. [;)]

(...)
Deus é uma invenção... o seu conceito. Uma invenção Humana... para explicar as mais diversas coisas. E, infelizmente para os crentes... todas as "provas", que não o são, da sua existência... residem em documentos escritos por... homens!

Desculpa lá mas meter religião no campo do paranormal parece-me descabido...

Diz que, para muitos, o horizonte é muito curto. Essa frase reflete a limitação intelectual imposta pela religião, seja ela qual for, às pessoas.

É o conhecido "se não estão connosco, estão contra nós".

Nos periodos mais negros da civilização... lá está presente a Religião. No que de pior existe no Homem... lá encontramos a Religião. Nos extremismos... encontramos a Religião.

Tal como já disse... a Religião encontrou um conceito bastante interessante, para ela... a Fé. A Fé é algo que se tem... e tudo em que acreditam, a ela atribuem. É, na realidade, muito conveniente... pois não tem de ser provada, nem tem de se provar o que dela advém.

A Ciência, por seu lado... procura testar e provar tudo o que "afirma".

Não se trata de um confronto, nem de pequenas guerras conceituais... trata-se, isso sim, se realidade factual. Cada um que atribua o valor que acha a cada "conceito"!

Eu, atribuo o meu saber e conhecimento ao meu esforço, à minha capacidade de assimilação de ensinamentos, à minha capacidade de seguir e entender a lógica, de saber interpretar, de raciocinar e elaborar ideias, de saber alicerçar e argumentar...

Os restantes, não sei. Mas não me acredito que o façam apenas e só por vontade de algo "etéreo" e descrito num apanhado de livros escritos por homens, que se dizem, nas suas e só suas palavras... inspirados por deus.

Este tipo de discurso fácil de atacar a religião já foi chão que deu uvas, e hoje em dia começa a parecer cansado. Principalmente quando se tenta substituir uma religião por outra (ciência), e se esquece que a ciência é "feita" por homens, logo tão falível como a mesma religião feita exactamente pelos mesmos homens.

Querer só saber e contentar-se com o que a ciência pode explicar até este momento é tão pobre e narrow minded como acreditar em livros religiosos. Porque se a nossa capacidade de entendimento fosse isenta de erros então todas as nossas perguntas e dúvidas teriam sido respondidas "à primeira", o que está longe de acontecer.

É por isso é que existem estudos e mais estudos, e investigações científicas contraditórias, que por sua vez darão lugar a outras mais, que por sua vez darão lugar a outras novas teorias.

Tu sabes o que a nossa capacidade de conhecimento actual te permite, o que não quer dizer que isso seja a verdade. Tal como muitas pessoas sabiam há 500 anos muitas coisas, e muitas dessas coisas eram mentira, e a quem hoje em dia os "informados" chamam de "atrasados". Só que daqui a 500 anos os "atrasados" seremos nós.

Podias dar-me mais informações sobre essa "excursão"?

Esperem que eu já arranjo, deixa-me procurar. [;)] Sei inclusive que custava 5€ a inscrição.

P.S. Vou tentar arranjar informação oficial, mas os passeios são organizados pela junta de freguesia, e neste caso vai-se contar uma história sobre 2 irmãos (presumo que com alguma história macabra), e é necessário levar lanterna. [kiss]

Última edição:
(...)
Tal como muitas pessoas sabiam há 500 anos muitas coisas, e muitas dessas coisas eram mentira, e a quem hoje em dia os "informados" chamam de "atrasados". Só que daqui a 500 anos os "atrasados" seremos nós.
Enquanto houver pessoas com esta abertura de mentalidade estamos no bom caminho!

Esperem que eu já arranjo, deixa-me procurar. [;)] Sei inclusive que custava 5€ a inscrição.

P.S. Vou tentar arranjar informação oficial, mas os passeios são organizados pela junta de freguesia, e neste caso vai-se contar uma história sobre 2 irmãos (presumo que com alguma história macabra), e é necessário levar lanterna. [kiss]
flashlight%20face.jpg

Estou curioso também...

Como é que nos inscrevemos? E a história é verídica?

Este tipo de discurso fácil de atacar a religião já foi chão que deu uvas, e hoje em dia começa a parecer cansado. Principalmente quando se tenta substituir uma religião por outra (ciência), e se esquece que a ciência é "feita" por homens, logo tão falível como a mesma religião feita exactamente pelos mesmos homens.

Basta este parágrafo... para ver que a tua argumentação não tem alicerce lógico.

A Ciência não é uma religião. E... a comparação é ridícula.

A Religião apoia-se em "estórias", contadas por homens, reunidas e compiladas, conforme os interesses, num livro. E alicerça tudo isso no tal conceito, Fé. E, para ter e acreditar na Fé... basta tê-la, não é preciso alicerçar nem provar. Basta ter e pronto...

Comparar a Religião com a Ciência é muito, muito falacioso e é demagogia. A Ciência lança teorias e só depois de discutidas, colocadas à prova, depois de comprovadas... são afirmadas!

Dizer que a Ciência tem, como a Religião... é feita por homens, logo é igual... é falsear a realidade e é atirar areia, tão próprio dos "religiosos... para os olhos das pessoas.

O mal, na génese, não é o Homem... mas sim a sua intenção. Se uns apenas contam e escrevem "estórias"... e as baseiam na Fé, não podem ser comparados com outros que fazem o que se traduz por Ciência. Pois essa é testada e provada. E, prova de tal... é que mesmo depois de aprovada certa teoria e colocada à prática, ela pode e é continuadamente estudada e constantemente testada. sempre em busca da mais alicerce.
É uma questão de princípio... uns atiram umas "estórias" ao ar e apenas pedem aos restantes que acreditem, baseados na Fé... outros... fazem o descrito e o que caracteriza a Ciência.

E... em paralelo... o Paranormal... que cruza os dois conceitos. Mas que tem a busca de prova como elemento da sua génese. Honra seja feita...

Já não posso levar a sério quem diz ser "narrow minded" quem leva mais a sério a Ciência do que a Religião, ou algo similar.
E... o próprio conceito da Ciência é progressivo e evolutivo... logo, muito longe dessa "bicada" infeliz acerca de ser "narrow minded". Essa observação assenta como uma luva é a quem se contente em acreditar num deus e numa qualquer religião... baseado num conceito como a Fé, sem precisar de uma única prova que alicerce a argumentação.

Para os que dizem que a Religião não tem lugar aqui, neste tópico... já disse que ela se cruza com a Ciência, nos fenómenos paranormais, logo...

Última edição:
Mas o mundo não é a preto e branco. E se os chamados fenómenos paranormais, tiverem uma explicação à qual a Ciência ainda não chegou e ao mesmo tempo contrariem a Religião?

Voltar
Superior