Tópico do Paranormal

Basta este parágrafo... para ver que a tua argumentação não tem alicerce lógico.

A Ciência não é uma religião. E... a comparação é ridícula.

A Religião apoia-se em "estórias", contadas por homens, reunidas e compiladas, conforme os interesses, num livro. E alicerça tudo isso no tal conceito, Fé. E, para ter e acreditar na Fé... basta tê-la, não é preciso alicerçar nem provar. Basta ter e pronto...

Comparar a Religião com a Ciência é muito, muito falacioso e é demagogia. A Ciência lança teorias e só depois de discutidas, colocadas à prova, depois de comprovadas... são afirmadas!

Dizer que a Ciência tem, como a Religião... é feita por homens, logo é igual... é falsear a realidade e é atirar areia, tão próprio dos "religiosos... para os olhos das pessoas.

O mal, na génese, não é o Homem... mas sim a sua intenção. Se uns apenas contam e escrevem "estórias"... e as baseiam na Fé, não podem ser comparados com outros que fazem o que se traduz por Ciência. Pois essa é testada e provada. E, prova de tal... é que mesmo depois de aprovada certa teoria e colocada à prática, ela pode e é continuadamente estudada e constantemente testada. sempre em busca da mais alicerce.
É uma questão de princípio... uns atiram umas "estórias" ao ar e apenas pedem aos restantes que acreditem, baseados na Fé... outros... fazem o descrito e o que caracteriza a Ciência.

E... em paralelo... o Paranormal... que cruza os dois conceitos. Mas que tem a busca de prova como elemento da sua génese. Honra seja feita...

Já não posso levar a sério quem diz ser "narrow minded" quem leva mais a sério a Ciência do que a Religião, ou algo similar.
E... o próprio conceito da Ciência é progressivo e evolutivo... logo, muito longe dessa "bicada" infeliz acerca de ser "narrow minded". Essa observação assenta como uma luva é a quem se contente em acreditar num deus e numa qualquer religião... baseado num conceito como a Fé, sem precisar de uma única prova que alicerce a argumentação.

Para os que dizem que a Religião não tem lugar aqui, neste tópico... já disse que ela se cruza com a Ciência, nos fenómenos paranormais, logo...

Alicerce lógico? Isso é o quê, foste tu que inventaste? E é baseado nalgum método científico? E em que moldes?

O teu alicerce lógico já nós sabemos qual é, tudo o que não corresponda ao que tu achas que é a verdade já não tem "alicerce lógico".

Ah, como é bom só se ver para o nosso próprio umbigo!

E é bom saber que não acreditas em "estórias" nem em nada que não possa ser provado. Na altura da Inquisição eles também pensavam assim. Como não se conseguia "ver" a Terra a girar à volta do Sol só havia uma hipótese: era tudo mentira. No fundo é como a "religião" da ciência: tudo o que não se consegue provar pura e simplesmente é mentira. É um bom princípio, digamos, de um fanático religioso.

Não tenho provas disso, mas é lógico que os átomos sempre tivessem sido tal como hoje os conhecemos, tendo no entanto só sido descobertos há "meia dúzia" de anos. Tal como as bactérias ou os vírus. No entanto, e segundo a teoria do que se não se prova não existe a ciência tem aqui um grande problema...

E o que mais me choca nos "homens da ciência" é a pouca humildade que têm perante o desconhecido, quando há 200 anos atrás eram eles os perseguidos. O triunfo dos porcos no seu melhor, e a eterna luta do homem pelo poder.

Tu tratas a ciência como algo vivo e independente ao homem, quando na realidade a ciência só depende do homem (ou de outros hipotéticos seres com a mesma capacidade de raciocínio do homem) e da sua capacidade em superar-se. A ciência não existe per si, existem é só e apenas fenómenos que são estudados pelo homem e só pelo homem. A um tapir não lhe interessa um boi a teoria das cordas.

Logo, quaisquer resultados científicos dependem da capacidade do homem em interpretá-los ou não. Quando eu digo que a ciência é "feita" pelo homem entre aspas e tu ficas todo ofendido e não consegues perceber a implicação directa do homem nos resultados científicos então não devias estar sempre a cuspir para o ar e a acusar todos e mais alguns com ares de superioridade e de uma fanfarronice mal disfarçada de não conseguirem recorrer à lógica.

E também não é preciso ter grande capacidade de observação para se perceber que vivemos num mundo científico, e em que os resultados científicos (muitas vezes paradoxais) tomaram o lugar da religião, e em que para os crédulos esses resultados não podem ser postos em causa.

Até que daqui a uns anos vai aparecer alguém que põe tudo de pernas para o ar (como sempre apareceu ao longo da história) e muitos dos mesmos que hoje apelam à verdade na ciência serão os mesmos que se irão insurgir contra outras novas verdades, porventura mais correctas do aquelas verdades que hoje achamos intocáveis. Não lhes convém. Ou por interesse, ou por orgulho. E depois existirão outros fiéis da ciência que seguirão essas novas verdades, cegos e embriagados pelas novas descobertas, e que rapidamente se esquecerão que viveram anos e anos cegos pelas mentiras das outras verdades... aparentemente intocáveis. E isto irá repetir-se ad aeternum.

Eu também já vi isso...na religião.

Posso estar enganado, mas cheira-me que não trabalhas em ciência para acreditares que todas as "provas" apresentadas por estudos científicos sejam realmente viáveis. Porque se assim fosse então não existiria mais investigação e todos nós viveríamos numa sociedade perfeita, o que está longe da realidade. A ciência sempre viveu de grandes mentiras e de verdades aparentemente inquestionáveis, e sempre o viverá. Tal como a religião.

Até porque viver numa sociedade da informação não nos dá acesso automático ao conhecimento, mas somente à informação, informação essa que pode ser tão falsa e manipulável como uma qualquer estória religiosa. Mesmo quando aparentemente tem um fundo científico. Eu (e qualquer pessoa deste fórum) pode arranjar estudos e mais estudos científicos a avisar-nos dos malefícios acerca do que tu e eu comemos, ouvimos, vemos, agimos, e até do que pensamos. Mas esses estudos com "bases científicas" não queres tu saber, porque não "provam" o que tu achas que é a verdade, e porque qualquer pessoa de bom senso perceberá que muitos "estudos" são manipulados através de estatísticas e de amostras de populações de número reduzido. Por isso é que uma estatística pode ter um vasto número de interpretações.

Eu não sou ateu porque sou bueda mau e bueda radical e quero dizer mal de deus. Ou me ache mais informado do que outros. Eu sou ateu, gnóstico e sei lá que mais porque simplesmente não acredito em deus. Não ando é a fazer alarido disso nem a dizer que tudo é mentira, porque na realidade NÃO SEI. Porque NINGUÉM sabe. Nem eu, nem tu. O que não quer dizer que não exista, tal como os átomos ou os vírus para os nossos antepassados não existiam.

No entanto tenho a humildade em reconhecer que não sei e que QUERO aprender. E tanto posso aprender a conhecer e a ser uma pessoa melhor com um livro religioso como um artigo científico. Ou com um padre ou com um cientista. Porque a sapiência não provém só da ciência, mas sim do conhecimento da vida como um todo. Por isso é que há pessoas inteligentes mas pouco sapientes, e pessoas sapientes mas com poucas bases científicas.

Tu, pelo contrário, não me parece que procures conhecimento ou verdades, mas sim que a ciência procure provar o que TU achas que é a verdade.

Para mim pode existir verdade ou respostas em qualquer coisa, logo a minha indiferença e isenção tanto em relação a deus como à ciência. Para mim é-me indiferente que a figura deus exista tal como a palavra ou o conceito ciência. Não tenho preferências. Para ti não existe hipótese de verdade nem respostas na religião daí utilizares a ciência como uma resposta pragmática à tua "embirração" com deus.

Daí o "narrow minded". Não colocas nem queres colocar a hipótese deus para não estragar a tua opinião (que pensas incontestável) de que a religião é tudo uma cambada de tretas. E assim serves-te da ciência e do seu pragmatismo do "só existe o que se pode provar".

E daí esse discurso pseudo-combativo e fanfarrão do anti-religioso que vê a verdade acima dos comuns e pobres mortais cegos pela ilusão da religião esteja velho e cansado. Até para um ateu como eu. Todos nós temos pré-conceitos, preconceitos e opiniões baseadas na maioria das vezes na nossa experiência, o que em termos de conhecimento se vem sempre a revelar insuficiente. Eu também os tenho, mas tenho consciência deles.

Numa altura de crise de valores e ideais o que é preciso é ideias novas e arrojadas e que empurrem o homem para a frente, e não preconceitos mesquinhos e anacrónicos.

Mas o mundo não é a preto e branco. E se os chamados fenómenos paranormais, tiverem uma explicação à qual a Ciência ainda não chegou e ao mesmo tempo contrariem a Religião?

Mas é preciso ser assim tão audaz para formular esta hipótese? Obviamente q não, e entre as 50 000 voltas que o mundo já deu, esta é uma hipótese completamente lógica e plausível... [;)] mas para os crédulos da ciência e seus apóstolos ou a ciência pode explicar as coisas... ou então elas não existem. Vá lá q não metem deus à mistura. Isso é q não, q isso é para "fracos".

É errado defenir tema Religiao VS Ciencia qunado sao coisas completamente distintas e nao se auto anual em coisa alguma. Eu sou um homem da ciencia e sei por experiencia de observacao que existem coisas ainda nao explicaveis. O que sbstituiu no ocidente a religiao foi uma vida totalmente materialista e publicidade como a verdadeira vida de felicidade patrocinado pelo capitalismo ocidental. Nao foi propriamente a ciencia q afastou as crenças religiosas das pessoas. ... Depois claro, as igrejas nao evoluem.. E percebermos q maioria das igrejas querem é dinheiro nao ajuda... Para mim religiao quase sempre foi uma forma de centralizar o poder do desconhecido e em crenças (muitas de necessidade) no poder de um grupo de pessoas... Isso é um facto. Mas isso nao quer dizer q lá por certas pessoas se aproveitarem dessa posicao, que o tema em si seja falso. Conheço pessoas que conseguem sair do corpo, andar na escala temporal, comunicar com supsotas entidades, etc... (ja sei q vou ser gozado mas é o preço de dizer verdade). Fazem coisas complexas e saber n informacoes. Sem dinheiro algum pedido atencao e pessoas q conheço de perto. Coisas q ate posso ser gozado aqui por escrever. AEu acredito q de certo modo o universo memorize parte de nós e reutilize e é isso q chamamos alma (pq alma nao é nós depois da vida, isso sim já é igraja catolica q define)... Para mim alma é uma parte da informacao que é reutilizada pelo universo. Como se fosse um programa de computador (parte dele) e corpo hardware... E acho q vimos ao mundo para evoluir (por isso vida é dura e nao foi feita para ser facil) para promover a evolucao e adaptacao... É um tema serio e deve ser tratado de modo serio. No que toca a ciencia ja vi estudos bem interessantes e refutacoes tambem sem cabimento. Mas nao se esqueçam q aquilo q dita a investigacao cientifica sao os investimentos norma os privados . O engraçado é ver que o ocidente esta a colapsar socialmente e moralmente. Nao tem nada a haver com religiao mas pelo facto de termos centrado tudo no mundo material e sem objectivos de sociedade em termos futuros e valores... Agora mistorei temas [:D]

Última edição:
É errado defenir tema Religiao VS Ciencia qunado sao coisas completamente distintas e nao se auto anual em coisa alguma.

Esses temas podem-se anular ou não, mas não é obrigatório que assim o seja. Basta ver só ver o exemplo do Einstein. Mas só que estas lutas de poder e o extremar de posições dão sempre jeito a alguns, enquanto outros seguem os seus "deuses".

Daí que posições radicais opostas, e como em quase tudo, acabem por tocar-se, já que ambas originam intolerância e ignorância, entre outros atributos menos desejáveis.

Alguns pormenores:

- A estátua só se mexe durante o dia quando há visitantes que provavelmente provocam vibrações no chão e por consequência no armário!
- De noite, não vibração não há movimento da estátua!
- A estátua nos últimos dias atinge um ponto de "equilíbrio" e mesmo havendo pessoas não se mexe!

Havendo um desnível na estrutura do armário e uma geometria especifica da estátua não há aqui nada por ai alem!

Isto é a minha interpretação física do acontecimento.

É no mínimo curioso.

Ela até podia vibrar e se mover, mas porque seria sempre em forma giratória sem "fugir" da sua zona dedicada?

Porque as outras estátuas não sofreram qualquer alteração?

Porque é que só nos últimos tempos aquilo sucedeu?

São perguntas legitimas, mas cá para mim foi algum trolanço, propositado ou não, e agora estão a colher os benefícios, a publicidade para o Museu é excelente! [:D]

Peço desculpa por fazer esta pergunta aqui mas nao me lembrei de mais nenhum topico[:p]

Conhecem aqueles candeeiros de sal? Que dizem ser contra mau olhado etc? http://www.geo-guida.biz/images/imagenscliente/diversos/salgema003g.jpg É isto.

Foi dado à minha mae no ano passado por uma amiga que tambem comprou para ela e até da jeito porque na zona onde está serve para iluminar o corredor sem ter de acender a luz.

O pior é que um dia destes a minha mae notou que aquilo estava a ganhar sal grosso (sal mesmo, como se tivessem feito um montinho de pedras de sal). Perguntou à colega e ela disse que era mau sinal, que nao era nada bom so que nao deu mais nenhum explicaçao porque nao sabe. Reparei que num cafe daqui os donos tambem tem la um igual e disse-lhe para perguntar, ela la perguntou e a senhora fez má cara, como se fosse algo mau:sh)

Alguem sabe o que significa?
Ja sei que alguem vai gozar com isto e ate tem piada mas levem a serio.

Eu acredito nisso, não tem nada por que ser gozado...

Se está a ganhar sal, deve ser por estar a ganhar mau olhado... Quer dizer que tens que "limpar" o mau olhado que há por aí... Digo eu.

Voltar
Superior