Tópico do IRS

Preenchi uma declaração, faltando apenas uns pormenores que nas contas finais não farão grande diferença (despesas com IMI respeitantes a dois imóveis que tenho arrendados), este ano receberei cerca de 1/3 a menos. Já sabia que iria ser assim por causa da alteração das tabelas de retenção, mas pensei que o facto de ter uma segunda criança que em 2022 tinha dois anos, atenuaria a coisa.

Também é verdade que, nos anos anteriores, a opção pela tributação conjunta do casal deu-me sempre maiores reembolsos, mas tentei por diversas vezes fazer a simulação com essa opção e deu sempre erro. Daqui a uma semanita (quando os erros forem debelados) volto à carga.

Ninguém "recebe" nada.
Estão apenas a devolver o que mensalmente te reteram a mais....

Ou achas que isto é uma prendinha do Governo?? Por ter as contas certas?

Receber é uma forma de expressão, 'doutor finanças'.

Talvez tu me consigas explicar o porquê do meu reembolso este ano ser tão baixo, com base nas premissas que referi acima?

Vou esperar sentado. [:D]

Eu acho que no ano passado isto foi referido, mas é bom relembrar: a simulação não é um valor vinculativo, isto é, se entregarmos com base numa simulação marada porque o simulador não está estável, na prática o mecanismo de reembolso que é feito no decorrer do processo é que vai ditar qual o valor final e correto.
O que espero é que não se esqueçam desta parte importante lá no gabinete do Medina: Subida das Euribor obriga Estado a pagar juros pelo IRS que cobra a mais – ECO (sapo.pt)​

A dedução da segunda criança < 3 anos já era de 900€ na tua declaração anterior. Não aumentou para esta declaração, por isso não serviu de atenuante à menor retenção.

Subi quase dois pontos percentuais no IRS em 2022. Continuo a dizer que não vejo motivos para a redução do reembolso, e vou fazer questão de esclarecer. Aceito, quando me explicarem das Finanças.

Para muitos, reter menos 35€ mensalmente com ordenado igual a 2021, ou o mesmo com um aumento de poucas centenas, nota-se pouco e rápidamente se esquece. Mas agora receber menos 500€ já é um problema.

O que realmente interessa é a retenção - reembolso.

Última edição:
É o problema de muitas pessoas não entenderem estes mecanismos. Fica tudo contente de receber muito mas esquecem-se que isso ficou lá nos bolsos deles durante 1 ano. E eu preferia era não receber nada e que me descontassem o correto todos os meses.

É como eu. Mas desde que me registei no fórum, todos os anos surgem as mesmas queixas e indignações por reembolsos mais reduzidos. Os adeptos do 15° mês.

No meu caso retenho menos do que devia e agora pago IRS, portanto no meu caso sou eu a andar com dinheiro do Estado emprestado durante uns meses, que agora infelizmente tenho de devolver.

Julgo que só a partir de amanhã é que nos casos em que não dá para submeter de forma automática apareçam os respetivos valores do anexo A pré-preenchidos. Se tentar carregar, ainda aparece tudo a zeros.

Já eu não me importo que me deduzam a mais e depois me devolvam por inteiro ao final do ano, é uma forma eficiente de colocar algum de parte. Desde que devolvam o valor efetivo.

JRJordao aproveito para questionar-te se sabes a que se refere a rúbrica "Deduções Específicas", é que está com um valor idêntico ao do ano anterior apesar de ter mais retenção na fonte, e já agora, o "Quociente rendimentos anos anteriores", que este ano está com um valor de 4 dígitos, e nos anos anteriores era 0. Obrigado.
​

Esse "Quociente rendimentos anos anteriores" não me é familiar. Poderia ter a ver com rendimentos de anos anteriores incluídos nesta declaração, mas imagino que não estejas nessa situação invulgar?

Confere que é esse o valor apresentado nas deduções específicas. Sem qualquer significado portanto no que toca ao valor a reembolsar.

Quanto ao quociente que referi, não vejo nenhum contexto que justifique este valor. No caso são pouco mais de 1000€. Grato.

Voltar
Superior