Tópico do IRS

Faz-te realmente falta, ou simplesmente te agrada receber mais cedo? Receber mais cedo, todos gostamos. Mas se contas com esse montante numa certa data para fazer face a despesas, corres um risco pois complicações acontecem e pode-te ser pago só no final de agosto.

O IRS que pagas é o que retiveste ao longo do ano menos o reembolso recebido no ano seguinte. O objetivo não é ter um grande reembolso, se o tiveres é porque andaste no ano anterior a reter muito mais do que devias. Apenas te estão a devolver agora parte do que pagaste anteriormente.

fiz a simulação e tenho a receber, ao contrário do ano passado que tive de pagar mais de 1500 euros....eu já ficava feliz não ter de pagar nada

tirei um dos meus filhos como dependente, o rapaz vai receber 826 euros

Aos da tradicional reação/indignação "este ano vou receber menos", alguns pontos a verificar.
1) Os rendimentos foram superiores?
2) A taxa de retenção (retenção / rendimentos) foi inferior para os mesmos rendimentos ou semelhante para rendimentos superiores?
3) As despesas (deduções) foram inferiores?

Qualquer um dos fatores acima (entre outros) contribui para um reembolso inferior.

E não se esqueçam que o reembolso não determina o IRS que pagam! É apenas uma devolução parcial do que andaram a pagar (reter) no ano anterior. Se tiverem bastante a receber agora é porque foram bem "comidos" em 2022.

Última edição:
2973,22€ de rendimento coletável
x 14,50% = 431,12€ de imposto
431,12€ em deduções (despesas)
Portanto, 431,12 - 431,12, não tem IRS a pagar.
Assim, os 826€ que reteve durante 2022 são para reembolsar :)

Segunda declaração enviada. E, pela primeira vez, todo o agregado familiar foi elegível à declaração automática.
Achei piada aparecerem as várias simulações de entrega, todos ou de forma individual. Fiz o envio automático com o agregado de 4 😁

Siga pra bingo!

Não consigo perceber se a minha declaração já foi entregue ou não :sh). No separador de IRS automático aparece o valor a receber, com o qual não concordo por ser quase metade do ano anterior sem eu ver justificação para tal (sensivelmente mesmo nível de deduções), e tenho o botão 'Aceitar', no qual não carreguei.

Sugerem que tente fazer entrega manual?

Não consigo perceber se a minha declaração já foi entregue ou não :sh). No separador de IRS automático aparece o valor a receber, com o qual não concordo por ser quase metade do ano anterior sem eu ver justificação para tal (sensivelmente mesmo nível de deduções), e tenho o botão 'Aceitar', no qual não carreguei.

Sugerem que tente fazer entrega manual?

Eles estão a encurtar o valor estimado do real

acho normal receberes menos

e para o próximo ano menos se recebe

Voltar
Superior