Tópico do IRS

Hoje, 09:30

Aos da tradicional reação/indignação "este ano vou receber menos", alguns pontos a verificar.
1) Os rendimentos foram superiores?
2) As retenções foram inferiores (para os mesmos rendimentos) ou semelhantes (para rendimentos superiores)?
3) As despesas (deduções) foram inferiores?

Qualquer um dos fatores acima (entre outros) contribui para um reembolso inferior.

E não se esqueçam que o reembolso não determina o IRS que pagam! É apenas uma devolução parcial do que andaram a pagar (reter) no ano anterior. Se tiverem bastante a receber agora é porque foram bem "comidos" em 2022.

1) Sim, em cerca de 27%
2) As retenções foram superiores, proporcionalmente à subida de rendimentos
3) Despesas similares

Dito isto, não vejo motivo para uma redução de quase 50% no valor a reembolsar. Mas talvez seja eu que estou a ver mal.

1) Quem ganha mais paga mais
2) O mais importante é o rácio (a divisão) retenção / rendimentos, se com rendimentos superiores ele pouco ou nada aumentou, quer dizer que adiantaste menos imposto logo agora há menos excesso

Começo, e é uma luz bem foleira.

Obrigado pelo esclarecimento.

Eu já sabia que só podia ter a ver com isso, mas não me faz sentido a redução ser tão significativa.

JRJordao

Na verdade e reformulando o que eu disse no último comentário, esse raciocínio que fazes não me parece correto. Uma vez que o rácio retenção/rendimentos permaneceu praticamente inalterado após a subida de rendimento, só significa que a retenção subiu em igual proporção. E como é que isto resulta numa redução tão significativa do reembolso?

A questão é que não é fácil chegar à fala com alguém das finanças para solicitar esclarecimento adicional.

Acontece que tradicionalmente a rendimentos superiores corresponderiam taxas de retenção superiores. Vai ver a taxa de retenção em 2021 para o teu rendimento mensal de 2022 e vê lá se mensalmente não foste sujeito a uma taxa inferior (ao que terias se ganhasses isso em 2021).

Eu nao quero saber se recebo pouco ou muito agora. Queria é que as txs baixassem.
nesta altura do ano fico sempre irritado com isto tudo.
se houver por ai uma gaja bonita, boa, abaixo dos 40 que queira fazer a declaracao de irs em conjunto para ter coeficiente 2, eu sustento-a... [:)][:)][:)][:)][:)][:)] lembrei-me disto por causa do topico ao lado.

Voltar
Superior