Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Boas.
Gostaria de saber o que tenho fazer com as Finanças se receber uma herança(dinheiro), vinda do estrangeiro, de um bisavô que já falaceu. Que por sua vez, a avó(filha) e pai(neto) já faleceram.
Declaração modelo 1 do Imposto de Selo e respetivos anexos. Não dá para preencher online, mas tens os impressos aqui (grupo 2) se te quiseres familiarizar.
https://www.e-konomista.pt/heranca-no-irs/
Muito obrigado pela resposta. Se receber em 2023, entrego a declaração 1 do Imposto de Selo na entrega do IRS no ano seguinte? Ou entrego no mesmo ano que recebo a herança? Sendo herdeiro legítimo terá ser cobrado o imposto de selo sobre o valor recebido, certo?
O imposto de selo não se rege pelo calendário do IRS. Tens de declarar nos 3 meses seguintes ao falecimento.
Entre ascendentes e descendentes não é cobrado imposto.
Sendo que a herança é entregue passado vários anos depois do falecimento do proprietário, entrega-se de seguida, certo?
Suponho que sim. Já estamos a sair fora do meu conhecimento![]()
Boa tarde.
Uma ajuda - se possível - a quem perceba de IRS e recibos verdes: recebi esta semana o valor de uma factura (recibo verde) emitida o ano passado, mas pela primeira vez emiti uma factura com IVA, pelo que recebi ~650eur de IVA.
O que vai acontecer a este IVA?
Conto que tenha de ser entregue ao estado (é a ideia que sempre tive), mas de que forma me vai aparecer essa solicitação, ou, de que forma os poderei entregar ao estado?
NOTA: estou colectado/actividade aberta desde 2006, mas usualmente passo recibo sem IVA, e o máximo que fiz em um ano foi na casa dos ~4000eur, pelo que nunca atingi o patamar dos 10.000eur, não sei o que fazer com o valor do IVA. No caso particular desta factura, com o cliente, achámos mais fácil emitir a mesma com o valor do IVA...
Contabilistas de plantão, esclareçam-me uma coisa: Para alguém que recebe salários e dividendos de uma emprea, em que situações NÃO compensa englobar?
É que eu estive a ver as taxas de IRS, e daquilo que eu percebo, só se paga IRS sobre 50% dos dividendos no caso de englobamento. Ora, mesmo que uma pessoa esteja no escalão máximo, a taxa é de 48%, ou seja, em teoria seria o mesmo que pagar 24% sobre tudo. Sabendo que a taxa sem englobamento é de 28%, não percebo muito bem em que casos é que o englobamento não compensa....
Charger144 Se olhares só para os dividendos, compensa. Se tiveres outros rendimentos de capitais, visto que terás de englobar tudo, poderá não compensar se este forem muito altos relativamente aos ganhos dos dividendos.
Obrigado. Mas porque motivo isso acontece? Porque no caso dos outros rendimentos de capitais pagas sobre os 100%, e não apenas 50%, é isso?
Estava realmente a faltar me algo a declaração de matrícula na universidade do meu filho, pois ele passou alguns recibos verdes em alguns trabalhos relacionados com o curso. Alguém sabe se a declaração de matrícula para o abono servirá? Obrigado[Contas Poupança] O que tem de fazer JÁ para aumentar o reembolso do IRS
Título algo inflamatório, mas vale a pena confirmar se nos está a escapar algo![]()