Tópico do IRS

faz sentido entregar só a partir de 15 de Abril

https://multinews.sapo.pt/noticias/i...ar-duas-vezes/

Não acho... Entregar a declaração nos primeiros dias, e mesmo um dia antes do anunciado (..), tem vantagem para quem gosta de ter, e quer receber mais cedo, o reembolso com mais brevidade...

Podem haver erros? Sim, mas há sempre a possibilidade de, se isso suceder, apresentar uma declaração de substituição! Se não existirem erros, bem, quanto mais cedo melhor...

estão sempre a mudar os escalões

eu como programador no estado, mas na agricultura, também me acontece

como é que vou testar as coisas sem dados reais ?

Diria que se a coisa estivesse bem feita, os escalões deveriam ser simples configurações em tabela/ficheiro. Diria que o problema reside na brutal instabilidade fiscal que temos e que obriga a mudar, criar ou eliminar regras e regrinhas todos os anos.

Os testes, com boa vontade até se resolvia. Os dados dos anos anteriores estão "on prem" e como tal, é perfeitamente possível recriar um sample destes dados, devidamente anonimizados, para serem usados como teste. É algo que é feito com regularidade em qualquer empresa.

Não acho... Entregar a declaração nos primeiros dias, e mesmo um dia antes do anunciado (..), tem vantagem para quem gosta de ter, e quer receber mais cedo, o reembolso com mais brevidade...

Podem haver erros? Sim, mas há sempre a possibilidade de, se isso suceder, apresentar uma declaração de substituição! Se não existirem erros, bem, quanto mais cedo melhor...

Com a vontade que a AT tem de nos ir ao bolso, entregar um dia antes ainda resulta numa multa por entrega fora do prazo [:D]

Já simulei.

Gostava novamente de saber como é que tenho 700€ em deduções no e-fatura em só recebo 660€, quando ainda fica um bolo considerável de descontos por “abater”.

Eu gostava era de saber como é que vou receber apenas 1 quinto do que recebi no ano passado, quando pouco ou nada mudou em termos de rendimentos de ambos ...

Entretanto não dá para simular agora, talvez aquilo estava a calcular mal! ( sim sim ... [:D] conta com isso!)

#19010.1

JRJordao commented
Hoje, 18:54

As despesas e a retenção, também não tiveram alterações significativas?

​---------------------------

Tenho de ir perder tempo a olhar para isso, fui ver através do automático (estava a preencher a declaração com valores pré carregados), e se entregar sozinho recebo mais do dobro do que se entregar em conjunto, mas o rendimento da minha cara metade sempre foi salário minimo .... vâ-se lá saber porquê... em 2021 a minha taxa de retenção mensal era apenas 1 décima mais alta do que em 2022.

Sim senhor!!! apr:)

#19010.1

JRJordao commented
Hoje, 18:54

As despesas e a retenção, também não tiveram alterações significativas?

​---------------------------

Tenho de ir perder tempo a olhar para isso, fui ver através do automático (estava a preencher a declaração com valores pré carregados), e se entregar sozinho recebo mais do dobro do que se entregar em conjunto, mas o rendimento da minha cara metade sempre foi salário minimo .... vâ-se lá saber porquê... em 2021 a minha taxa de retenção mensal era apenas 1 décima mais alta do que em 2022.

Sim senhor!!! apr:)

Hummm, ok, o crescimento dos rendimentos de 2021 para 2022 foi na ordem da casa dos 2 digitos em termos de percentagem ... não tinha essa noção porque esfumou-se todo não sei para onde! [:)] :sh)

Bendita falta de cultura financeira ! [8b]

Voltar
Superior