Tópico do IRS

Não preferes ficar este ano com mais 10€ por mês (x 14 meses) e receber menos 140€ no reembolso IRS do ano seguinte?

Eu gosto de pagar os impostos o mais tarde possível. Mas há quem prefira receber um bom 15° mês da AT. :rolleyes:

eu também, é mesmo quase no último dia

os débitos diretos das finanças é coisa que não faço e nem farei, não são "pessoas" de bem

e receber lá newsletters e afins irrita-me

quanto ao IRS eu sou apologista de reter mais do que devia, isto para não ter surpresas depois na altura de fazer a declaração

é melhor receber do que pagar, porque chulados somos sempre

quanto ao IRS eu sou apologista de reter mais do que devia, isto para não ter surpresas depois na altura de fazer a declaração

é melhor receber do que pagar, porque chulados somos sempre

Eu sou apologista de reter exatamente o que devo, nem mais nem menos, e depois ter reembolso/pagamento zero. Infelizmente isso não é possível. Era preciso um sistema que fosse contabilizando as despesas registadas no e-fatura e ajustando o valor da retenção nos meses seguintes.

À falta disso, preferia reter zero mensalmente, ficando com o máximo de liquidez, e no ano seguinte pagar o IRS todo. Entretanto já tinha ganho juros com ele. Outra impossibilidade, pois o Estado precisa do meu (e vosso) dinheiro para operar.

Eu sou apologista de reter exatamente o que devo, nem mais nem menos, e depois ter reembolso/pagamento zero. Infelizmente isso não é possível. Era preciso um sistema que fosse contabilizando as despesas registadas no e-fatura e ajustando o valor da retenção nos meses seguintes.

À falta disso, preferia reter zero mensalmente, ficando com o máximo de liquidez, e no ano seguinte pagar o IRS todo. Entretanto já tinha ganho juros com ele. Outra impossibilidade, pois o Estado precisa do meu (e vosso) dinheiro para operar.

Preferias chegar ao fim do ano e dispender de capital para pagar? Tens ele garantido?

Havia de ser bonito para a maioria das familias......

Preferias chegar ao fim do ano e dispender de capital para pagar? Tens ele garantido?

Preferia. Esse capital a dispender já o tinha recebido a mais durante o ano anterior. Dele reservaria X€ para esse efeito, tal como faço para os restantes impostos e outras despesas. Nesse espaço de tempo podia aplicá-lo (ex: cert aforro) e ganhar alguns juros.

Concordo que não deveria funcionar para a maioria. Mas estava a falar da minha preferência pessoal. Mais dinheiro na mão? Sim, por favor.

Última edição:

Se no final do mês ficas sem esse dinheiro diretamente, a única diferença é que tinhas de saber poupá-lo ou investi-lo.

O dinheiro que reténs para o IRS hoje, vai valer menos daqui a 1 ano, quando o receberes.

Na mouche. Penso precisamente da mesma forma. Ainda há um longo caminho a percorrer até todos estarmos por dentro do que é a mecânica dos impostos e por isso este tópico é tão importante.

Esta cena do IRS já enjoa...
Vamos ter tabelas no primeiro semestre e outras tabelas no segundo semestre.

Aconselho ao pessoal a fazerem as contas.
Muito vão ter uma surpresa pela negativa. O dinheiro liquido ao fim do mês vai diminuir com as tabelas a partir do segundo semestre
Então também não vou ser eu a informar que vai haver tabelas de retenção para o "público" e outra para a plebe! 🤬🤦‍♂️

Edd :)

Muito vão ter uma surpresa pela negativa. O dinheiro liquido ao fim do mês vai diminuir com as tabelas a partir do segundo semestre

1000€, não casado sem dependentes
retenção 1º sem: 1000 x 11,2% = 112
retenção 2º sem: 1000 x 26,50% - 169,09 = 95,91

1500€, casado dois titulares com 1 dependente
retenção 1º sem: 1500 x 16,4% = 246
retenção 2º sem: 1500 x 28,50% - 191,23 - 21,43 = 214,84

1000€, não casado sem dependentes
retenção 1º sem: 1000 x 11,2% = 112
retenção 2º sem: 1000 x 26,50% - 169,09 = 95,91

1500€, casado dois titulares com 1 dependente
retenção 1º sem: 1500 x 16,4% = 246
retenção 2º sem: 1500 x 28,50% - 191,23 - 21,43 = 214,84

Nao vou por aqui quanto ganho, mas no meu caso, passo a pagar mais 52 euros por mês de irs no segundo semestre.

Esta cena do IRS já enjoa...

na maioria dos casos será o oposto !

Voltar
Superior