Tópico do IRS

Entregue dia 27 de abril, hoje já passou a liquidação processada. Se continuar neste ritmo em menos de 15 dias já deve cair na conta. [kiss]

re-post
bem estou a ver que percebes disto...
uma pergunta então...eu tenho um recibo verde cuja prestação foi o ano passado mas declarei este ano porque só este ano me disseram que tinha um recibo verde em falta para declarar...eu tinha já a actividade fechada mas deu para fazer o recibo verde na mesma porque supostamente na data da prestação do serviço ainda tinha a actividade aberta..o que acontece é que eu queria declarar esse recibo verde no irs de 2017 para nao me stressar mais com isto mas na carta que a empresa me enviou a avisar dos rendimentos declarados de 2017, nao vinha incluido o valor dessa prestação de serviço.....há problema se declarar esse unico recibo para o IRS de 2018 ou tenho de os avisar que quero declarar no de 2017? porque pelo que ja me disseram aqui no fórum eu posso declarar esse recibo no de 2017 uma vez que ''”Se tem IVA entra no ano da prestação de serviços, mas se não tem IVA entra no ano do recebimento''...eu acho que não tenho IVA mas onde se vê que nao tenho IVA só mesmo para ter a certeza?
eu ainda não entreguei sequer e nem estou com pressa....se alguem me puder esclarecer agradecia

Manual de dia 10-04, já entrou hoje na conta.

Na página das finanças continua como liquidação processada- a aguardar transferência.

Até pró ano[:D]

Entregue manualmente no dia 9 de Abril, recebido hoje, 4 de Maio. O ano passado, demorou mais 3 semanas que este ano, não tendo chegado a 30 dias.

Passou ontem, a Aguardar confirmação, isto para a 1 declaração...
Será que vão transferir os € e depois fazer-me devolver a diferença, por causa da declaração de substituição!?

Tenho aqui um caso que não sei como resolver: Há anos que faço o IRS da bisavó da minha filha. É uma coisa muito simples, só que ela agora está a ficar cada vez mais esquecida (vai a caminho dos 100, apesar de ainda ter boa cabeça para a idade) e esqueceu-se de classificar as faturas até ao final de Fevereiro. Ou melhor, esqueceu-se de mo pedir e eu também não me lembrei.
O resultado é que agora aparecem muitas faturas classificadas como "despesas gerais e familiares" quando na verdade deveriam ser despesas de saúde e encargos com lares. O impacto disto na declaração de imposto é grande (deixa de receber para ter que pagar).
À primeira vista pensei que se resolvia de forma simples: rejeito os valores automáticos da declaração e preencho eu à mão o anexo H depois de fazer as continhas. Sucede que ao fazer isso, o sistema permite-me colocar os valores de saúde e dos lares, mas não surge campo nenhum par alterar as despesas gerais e familiares! Ou seja, suponhamos, eu tenho 15.000 euros de faturas despesas gerais e familiares, dos quais sei que 10.000 é do lar e 2.000 é de saúde. No anexo H preencho 10.000 de encargos com lares e 2.000 de saúde. Só que não tenho sítio para corrigir as despesas gerais para 3.000 euros! Conclusão, parece-me que a declaração fica a contar com 10.000 de lares, 2.000 de saúde, mais 15.000 de despesas gerais e familiares!
Já liquei algumas 15 vezes para o Centro de Atendimento Telefónico das Finanças mas ninguém atende![8b]

Tenho aqui um caso que não sei como resolver: Há anos que faço o IRS da bisavó da minha filha. É uma coisa muito simples, só que ela agora está a ficar cada vez mais esquecida (vai a caminho dos 100, apesar de ainda ter boa cabeça para a idade) e esqueceu-se de classificar as faturas até ao final de Fevereiro. Ou melhor, esqueceu-se de mo pedir e eu também não me lembrei.
O resultado é que agora aparecem muitas faturas classificadas como "despesas gerais e familiares" quando na verdade deveriam ser despesas de saúde e encargos com lares. O impacto disto na declaração de imposto é grande (deixa de receber para ter que pagar).
À primeira vista pensei que se resolvia de forma simples: rejeito os valores automáticos da declaração e preencho eu à mão o anexo H depois de fazer as continhas. Sucede que ao fazer isso, o sistema permite-me colocar os valores de saúde e dos lares, mas não surge campo nenhum par alterar as despesas gerais e familiares! Ou seja, suponhamos, eu tenho 15.000 euros de faturas despesas gerais e familiares, dos quais sei que 10.000 é do lar e 2.000 é de saúde. No anexo H preencho 10.000 de encargos com lares e 2.000 de saúde. Só que não tenho sítio para corrigir as despesas gerais para 3.000 euros! Conclusão, parece-me que a declaração fica a contar com 10.000 de lares, 2.000 de saúde, mais 15.000 de despesas gerais e familiares!
Já liquei algumas 15 vezes para o Centro de Atendimento Telefónico das Finanças mas ninguém atende![8b]

Vão-te dizer que tinhas até Fevereiro para verificar as faturas, e que agora não há nada a fazer (já ouvi alguém falar disso num caso semelhante) :sh)

A minha resposta pode parecer óbvia e pode nem ajudar mas... em último caso eu preencheria de igual forma os encargos específicos e deixaria as despesas gerais nos tais 15 000 porque eles não contarão para nada a partir de um determinado valor. Ou seja, estarem lá 15 ou 20 ou 50 mil não trará nenhum benefício líquido.

Claro que a declaração não está correcta mas do ponto de vista ético não estás a beneficiar/ludibriar.

Entretanto espero que consigas falar com alguém do atendimento telefónico ou mesmo numa repartição. Ao contrário do que se lê por aqui nas alegorias do "Zé-bigodes na pastelaria" tenho encontrado gente muitíssimo competente e prestável nas repartições de Finanças por onde tenho necessitado de ajuda.

Passou ontem, a Aguardar confirmação, isto para a 1 declaração...
Será que vão transferir os € e depois fazer-me devolver a diferença, por causa da declaração de substituição!?
1 declaração passou a Reembolso Emitido!!!!
Mas os gajos não verificam que existe Submetida Declaração de Substituição!?

Continuo estupefacto, declaração submetida dia 27 de abril e numa semana já “só” falta cair o dinheiro. A liquidação já está tratada com o documento de liquidação já disponível e o nib já visível para a transferência. Com um pouco de sorte todo o processo estará resolvido em 2 semanas. É a primeira vez que isto me acontece.

Boas.

Uma pessoa que tenha durante o ano de 2017 recebido um salário bruto de 759.06 euros, sendo que 159.06 são do subsídio de alimentação que vai directamente para um daqueles cartões manhosos, e 66 são para a segurança social.

O que quero saber é se neste contexto, a entidade patronal é obrigada a fazer retenção na fonte.

Obrigado.

Voltar
Superior