Tópico do IRS

Se me conseguirem dar uma ajuda agradeço. Estou a ajudar o meu pai a fazer o IRS e há aqui uma coisa que me está a dar a volta à cabeça.

Ele tem rendimentos categoria A e B. Nos rendimentos de categoria B (serviços pintura auto) são €500 relativo a mercadorias e produtos necessários para a pintura e são €400 relativo a prestação de serviços. Ora os €500 das mercadorias não foram lucro, pois o meu pai teve também de os adquirir nas respectivas lojas. Mas ao colocar esses €500 que pagou nas lojas (e dos quais tem facturas) no quadro dos encargos (quadro 7), o simulador retorna exactamente o mesmo valor como se não colocasse nada.

Como pode isto ser assim? Como podem aqueles €500 serem considerados rendimento mas depois os mesmos €500 em nada influenciar como encargo? Aqueles €500 não são realmente rendimento, o meu pai facturou aos clientes o valor que pagou pela compra do material.

É que isto assim dá uma "estalada" que ele não está nada à espera...

...
Ele tem rendimentos categoria A e B. Nos rendimentos de categoria B (serviços pintura auto) são €500 relativo a mercadorias e produtos necessários para a pintura e são €400 relativo a prestação de serviços. Ora os €500 das mercadorias não foram lucro, pois o meu pai teve também de os adquirir nas respectivas lojas. Mas ao colocar esses €500 que pagou nas lojas (e dos quais tem facturas) no quadro dos encargos (quadro 7), o simulador retorna exactamente o mesmo valor como se não colocasse nada.
...
As despesas na categoria B geralmente não são aceites, só são aceites por exemplo, em actos isolados.
O Lucro tributável do teu pai é 35% da prestação de serviços declarados, independentemente das despesas, independentemente de tudo o resto, pelo que preencheres tal quadro deve dar os mesmos valores.
CIRS 31

Atenção que para o ano que vêm, 2019 relativo a 2018, dependendo dos valores isto pode ser diferente.

As despesas na categoria B geralmente não são aceites, só são aceites por exemplo, em actos isolados.
O Lucro tributável do teu pai é 35% da prestação de serviços declarados, independentemente das despesas, independentemente de tudo o resto, pelo que preencheres tal quadro deve dar os mesmos valores.
CIRS 31

Atenção que para o ano que vêm, 2019 relativo a 2018, dependendo dos valores isto pode ser diferente.

Obrigado!

enviado a 8-04 passou a declaração certa dia 15-04 a dia 27-04 declaração com reembolso emitida ( já com valores) mas até agora ainda não chegou nada.

Entregue dia 9 de Abirl, passou a reembolso emitido no dia 30 de Abril e aguarda a a confirmação do NIB. É uma questão de dias até cair na conta. Caso assim seja, o reembolso foi mais rápido do que no ano passado.

Entregue dia 9 de Abirl, passou a reembolso emitido no dia 30 de Abril e aguarda a a confirmação do NIB. É uma questão de dias até cair na conta. Caso assim seja, o reembolso foi mais rápido do que no ano passado.
Atendendo ao meu prazo, no dia 4 ou 7 tens o reembolso na conta [;)]

3 já lá vão... estou para ver na 2ª...

mas também não é sempre assim pois o outro caso que sigo apareceu no mesmo dia nos movimentos financeiros (dia 23) e recebeu na conta a 25 [;)]

e caiu na conta na 2ª feira, dia 30

portanto, levou 1 mês e 1 dia a ser entregue! traduzindo... o mesmo de sempre

A quem tem acções pedia sff uma nova ajuda :(.

Tive dividendos de acções o ano passado, e como tive retenção na fonte, por ignorância minha pensei fosse já os impostos para o estado Português.

As acções eram americanas e tiveram uma retenção na fonte de 15% , foram só 6 euros com que fiquei.

Como faço para declarar e não ter dupla tributação?

Desde já obrigado :sh) !

edit: Já vi que paguei 15% em vez de 30%, por não ser residente dos EUA, agora, não sei se declaro o valor que recebi ou bruto.

edit2: Tenho que pagar sobre o valor brunto , isto é só pagar impostos :( .

Última edição:
Voltar
Superior