Tópico do IRS

http://www.jornaldenegocios.pt/econ..._maioria_dos_reembolsos_ate_fim_de_julho.html

Dizem que os casos normais até ao final do mês ficam pagos. Os casos "especiais" podem demorar mais.

Assim, acabam por não dizer nada, já que podem dizer que qualquer caso é "especial"....


E continuam a falar na média de 36 dias...
Não entendo como é que ninguém aperta nisto... Como é que a média é 36. Acho que aqui no fórum ninguém recebeu em menos de 36 dias desde o dia que submeteu e a grande maioria das pessoas já passaram os 60 dias...

(Claro que há de vir alguém dizer primeiro que a média é da Validação... E depois devem dizer que a média afinal é só de quando aparece "em pagamento"... etc etc)
 
Eu submeti na 1ª de Maio. Portanto é fazer as contas.[8b]
Mas o que me chateia mais é que a minha declaração está errada ( por causa dos bugs do anexo G) e eles aceitaram como válida... Ou seja, queria ser chamado para justificar e nada... Aproximam-se as férias etc. É mesmo chato se me convocarem em agosto :sh)[8b][8b][8b]

Alguém daqui foi convocado ?
 
Do que vou vendo/ouvindo os reembolsos que estão a ser pagos mais rapidamente são os de mais baixo valor. Os outros são pagos a conta-gotas, de acordo com o que os números do déficit e as obrigações com restantes credores vão permitindo. Gostava de saber quantos contribuintes com reembolsos mais elevados (>€5000) já receberam... :rolleyes: Por aqui já vão 2 meses (and counting...).
Declarações validadas e não reembolsadas até dia 31 de Julho significam incumprimento do código IRS e justificam um pedido de cobrança coerciva com penhora de bens do estado. Se toda a gente fizesse isto, a comunicação social talvez se dignasse a denunciar esta vergonha.
 
€€€€ na conta finalmente, 68 dias depois, nada mau.

Essa dos 36 dias de média deve ser para rir. Na 2ªfase ninguém recebeu com menos que esses dias e do que se vê senão todos a grande maioria recebeu e está a receber com mais de 2 meses depois da entrega. Mesmo quem entregasse no último dia de Maio, para cumprirem 36 dias deveria receber até 6 de julho, e onde já vai 6 de julho.
 
Bom dia,

Uma dúvida um pouco idiota: as despesas com atividades extra-curriculares, como com Academias de Música, são ou não dedutíveis como despesas de educação?

É que neste artigo diz que sim:

http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/irs-2015-entra-ou-nao-entra=f825278

As finanças não têm esse entendimento, ao que parece. Estou com divergências na declaração de IRS por causa disso. O artigo 78 do CIRS não é claro, uma vez que fala em "outros sistemas de educação".

A quem souber algo mais concreto, agradeço.

Abr
 
Eu submeti na 1ª de Maio. Portanto é fazer as contas.[8b]
Mas o que me chateia mais é que a minha declaração está errada ( por causa dos bugs do anexo G) e eles aceitaram como válida... Ou seja, queria ser chamado para justificar e nada... Aproximam-se as férias etc. É mesmo chato se me convocarem em agosto :sh)[8b][8b][8b]

Alguém daqui foi convocado ?


Se a declaração está como "válida" ou "certa", fará sentido que te convoquem para justificares o que quer que seja?
 
Se a declaração está como "válida" ou "certa", fará sentido que te convoquem para justificares o que quer que seja?

Não conheço os passos todos de validação... Quem me garante que a partir dum X valor não existe uma dupla conferência.

Não sei...

Efectivamente a minha declaração dá um valor certo ( legalmente) mas para isso, tive de, colocar um valor num campo que não corresponde rigorosamente ao que é.
 
Bem, em 2007 enviei a declaração e deu "declaração certa" na altura.
Em 2010 recebi uma carta das finanças a dizerem que me tinha esquecido de declarar umas mais valias dumas acções.

Fiz uma declaração de substituição (com 3 anos de atraso) e perdoaram-me a multa.
Portanto sim, é capaz de ser possível. Penso que após 5 anos é que já não te podem chatear.
 
Eu submeti na 1ª de Maio. Portanto é fazer as contas.[8b]
Mas o que me chateia mais é que a minha declaração está errada ( por causa dos bugs do anexo G) e eles aceitaram como válida... Ou seja, queria ser chamado para justificar e nada... Aproximam-se as férias etc. É mesmo chato se me convocarem em agosto :sh)[8b][8b][8b]

Alguém daqui foi convocado ?

Qual bug no anexo G? É a 2' vez que aqui vejo falar disso é questiono, mas ninguém esclarece qual a erro...
 
Qual bug no anexo G? É a 2' vez que aqui vejo falar disso é questiono, mas ninguém esclarece qual a erro...

No meu caso, não assume o abate de mais valias qd compras e vende casa mo mesmo exercício de IRS.

Simplificando:

Vendi casa por 100 a qual me tinha custado 70 -> Logo, ganhei 30 os quais são teoricamente tributáveis a não ser se reinvista a totalidade na compra duma nova ( o que aconteceu).

Portanto sobre esse 30 não devo pagar IRS, Zero.

Porém, o anexo G não me deixava introduzir o valor de compra da nova casa e obrigava-me a pagar imposto sobre a mais valia da velha.

Então, optei pelo método da tentativa erro até encontrar um campo que me acertava o IRS. Esse campo era o das despesas na venda da antiga. Coloquei então aí o valor da compra da nova e ficou tudo certo.

Tecnicamente a compra duma casa não é um despesa mas por outro lado, o sistema não me deixava colocar o valor da compra em mais nenhum campo...
 
Do que vou vendo/ouvindo os reembolsos que estão a ser pagos mais rapidamente são os de mais baixo valor. Os outros são pagos a conta-gotas, de acordo com o que os números do déficit e as obrigações com restantes credores vão permitindo. Gostava de saber quantos contribuintes com reembolsos mais elevados (>€5000) já receberam... :rolleyes: Por aqui já vão 2 meses (and counting...).
Declarações validadas e não reembolsadas até dia 31 de Julho significam incumprimento do código IRS e justificam um pedido de cobrança coerciva com penhora de bens do estado. Se toda a gente fizesse isto, a comunicação social talvez se dignasse a denunciar esta vergonha.

Até 31 de julho têm de proceder à liquidação. Mas liquidação não é o mesmo que pagamento. O pagamento pode ocorrer até 31 de agosto.
 
No meu caso, não assume o abate de mais valias qd compras e vende casa mo mesmo exercício de IRS.

Esse bug só aconteceu nos primeiros 3 dias de Maio.
A mim também me aconteceu, por isso é que eu só submeti a declaração a 4 de Maio, quando o bug já estava corrigido/resolvido.
 
ENTREGUE 2016-05-02
DECLARAÇÃO CERTA 2016-05-06

ainda como VALIDADA a 2016-07-06 ...
Caros, a minha declaração (1ª Fase) foi feita em 04/Abril , foi considerada certa no mesmo dia, ficou com a info: 1 D. PRAZO, no dia 4 de Maio recebo um mail em que havia divergências, havia um erro que foi corrigido, no dia 6 Maio foi considerada certa : 2 F. PRAZO.

O problema foi que o sujeito passivo B trabalhou para 2 empresas de trabalho temporário , e só uma delas não entrou na declaração, nem reparei, pois escolhi declaração pré preenchida.

Conclusão, ainda aguardo reembolso, apesar do problema será normal tanto tempo??


Obrigado
 
Voltar
Superior