Tópico do IRS

Obrigado pela info!
Pela documentação disponibilizada pela empresa (demasiado genérica), tenho de declarar as acções em matching, a ser considerado o seu valor à data da "liquidação" (settlement, em 07/16) e os dividendos pagos, sendo sujeito apenas a IRS e não SS.
Diz também que esses valores estarão sujeitos a taxas no país de origem da empresa (XXX, EU) e que tenho de ser eu a tratar do crédito desses impostos em Portugal:
"Dividends paid in respect of your Shares will be subject to withholding tax in XXX but you will also be taxed in Portugal on this income.You have to report the amount of dividend paid by CCC on your Shares inyour tax return. This is the amount before any deduction of the tax withheldin XXX.
You should get specific tax advice as to whether you can reclaim any of thetax withheld in XXX or get a credit in Portugal for the tax paid in XXX."

Isso tudo é gerido por uma empresa baseada no UK, não por um banco português, portanto não espero ter grande suporte ou mesmo receber uma cartinha com os valores todos bonitinhos... Estou a ver é que não vou tirar vantagem nenhuma do plano :/

As ações estarão à guarda de um banco estrangeiro ? Basta no dia de atribuição veres lá o valor das ações depositadas e fazer o câmbio do dia para euros e obtens o valor de aquisição, para efeitos de apuramento de mais valias. Não te esqueças que o valor que recebeste terá de ser declarado como rendimento.

As ações estarão à guarda de um banco estrangeiro ? Basta no dia de atribuição veres lá o valor das ações depositadas e fazer o câmbio do dia para euros e obtens o valor de aquisição, para efeitos de apuramento de mais valias. Não te esqueças que o valor que recebeste terá de ser declarado como rendimento.

Estão a ser geridas pela Computershare, com base no UK. Apesar disso, as acções estão valorizadas em Euros, pelo que o cambio não tem relevância.
Outra coisa, os dividendos são convertidos em acções automaticamente. Entram no mesmo bolo dos matchings?
Acho que para este ano os HR vão tratar de tudo e vão reter os valores necessários para os impostos, mas para 2015/16 tenho de ser eu a fazer...

Eu até aposto que a malta que está à espera da devolução do IRS tem mais de 1000€ a receber... mas há esperança, acabava dia 20 o prazo para se fazerem os primeiros pagamentos por conta, sempre foram mais uns cobres que entraram...

Eu até aposto que a malta que está à espera da devolução do IRS tem mais de 1000€ a receber... mas há esperança, acabava dia 20 o prazo para se fazerem os primeiros pagamentos por conta, sempre foram mais uns cobres que entraram...

Noutros anos tive 3000€ a receber e foi:

Dia 1: entrego a declaração
Dia 10: declaração certa
Dia 20: em liquidação
Dia 25: cai o guito na conta bancária.

Este ano estão a abusar. Já vai fazer 3 meses que entreguei a declaração [8b]

Eu sou um desses (dos que têm a receber mais de 1000€)

Noutros anos tive 3000€ a receber e foi:

Dia 1: entrego a declaração
Dia 10: declaração certa
Dia 20: em liquidação
Dia 25: cai o guito na conta bancária.

Este ano estão a abusar. Já vai fazer 3 meses que entreguei a declaração [8b]

MVA, parei no "Noutros anos". É isso mesmo, noutros anos. Neste ano, e vá-se lá saber porquê :sh) está tudo parado.

Só vou dizer isto: o meu processo teve um problema por causa de uma antiga entidade patronal, que aparentemente já foi resolvido. Um colega foi às finanças perguntar se o processo já estava a andar ao qual o tipo que estava lá respondeu: "sim, já recebemos o papel há uns dias, mas ainda não lhe mexemos, está parado".

Basicamente, e com quase da totalidade dos processos resolvidos, têm alguns parados e não se percebe muito bem porquê. Ora se cada vez há menos processos para tratar, não seria lógico não haver processos parados? Agora dizerem, temos os papéis aqui há uma semana mas não lhes tocámos?

A razão para isto? Talvez os reembolsos maiores (digo eu) sejam a resposta.

Última edição:
Voltar
Superior