michaelvasconcelos
New member
Obrigado pela info!
Pela documentação disponibilizada pela empresa (demasiado genérica), tenho de declarar as acções em matching, a ser considerado o seu valor à data da "liquidação" (settlement, em 07/16) e os dividendos pagos, sendo sujeito apenas a IRS e não SS.
Diz também que esses valores estarão sujeitos a taxas no país de origem da empresa (XXX, EU) e que tenho de ser eu a tratar do crédito desses impostos em Portugal:
"Dividends paid in respect of your Shares will be subject to withholding tax in XXX but you will also be taxed in Portugal on this income.You have to report the amount of dividend paid by CCC on your Shares inyour tax return. This is the amount before any deduction of the tax withheldin XXX.
You should get specific tax advice as to whether you can reclaim any of thetax withheld in XXX or get a credit in Portugal for the tax paid in XXX."
Isso tudo é gerido por uma empresa baseada no UK, não por um banco português, portanto não espero ter grande suporte ou mesmo receber uma cartinha com os valores todos bonitinhos... Estou a ver é que não vou tirar vantagem nenhuma do plano :/
As ações estarão à guarda de um banco estrangeiro ? Basta no dia de atribuição veres lá o valor das ações depositadas e fazer o câmbio do dia para euros e obtens o valor de aquisição, para efeitos de apuramento de mais valias. Não te esqueças que o valor que recebeste terá de ser declarado como rendimento.