Tópico do IRS

Obrigado a ambos pela ajuda, acho que já percebi. Na altura fui mal aconselhado porque em linhas gerais apenas me disseram que ficaria isento de mais valias uma vez que a nova casa era de valor superior à venda da anterior.
Mas agora já percebi (e faz sentido na verdade) que esse dinheiro tenha de ser investido na amortização da nova.

JRJordao foi daqueles negócios que aparecem uma vez na vida [:D] Ela foi comprada apenas com o propósito da sua venda, mas não contava com tanto "lucro" na verdade.
Mas se soubesse tinha feito as coisas de forma diferente. Tinha investido tudo na casa e não tinha dado tanto de entrada para o carro, sim porque de Novembro a Março tive de vender os meus carros que aqueles 10.000€ nao se arranjaram sozinhos [:)]

Li agora para quem tem cartão revolut é preciso declarar o IBAN no anexo J do IRS, como já submeti o meu, vou ter que retificar para adicionar esse elemento.

Eu recebo uns guitos de origem estrangeira de freelancer que me caem na conta principal, tenho que declarar?

Tenho que declarar o facto de ter mais que uma conta bancária em Portugal com uns trocados?

Li agora para quem tem cartão revolut é preciso declarar o IBAN no anexo J do IRS, como já submeti o meu, vou ter que retificar para adicionar esse elemento.

Eu recebo uns guitos de origem estrangeira de freelancer que me caem na conta principal, tenho que declarar?

Tenho que declarar o facto de ter mais que uma conta bancária em Portugal com uns trocados?

Rendimentos de trabalho são de declaração obrigatória. As contas bancárias estrangeiras (como o Revolut) também. Tudo o que é estrangeiro vai no anexo J.

Contas bancárias em Portugal não se declaram. Saldos bancários, seja onde fôr, nunca se declaram.

Não mexe nem por nada:
IMG-20230412-110358.jpg

Rendimentos de trabalho são de declaração obrigatória. As contas bancárias estrangeiras (como o Revolut) também. Tudo o que é estrangeiro vai no anexo J.

Contas bancárias em Portugal não se declaram. Saldos bancários, seja onde fôr, nunca se declaram.

Lá vou ter que retificar.
Tenho seguro de saúde em Portugal, preciso de declarar?
Consultas de psicologia no privado sem comparticipação, foram-me passados recibos verdes, tenho que declarar ou quem passou já automatizou?

E quem ganha dinheiro em apostas também declara?

Lá vou ter que retificar.
Tenho seguro de saúde em Portugal, preciso de declarar?
Consultas de psicologia no privado sem comparticipação, foram-me passados recibos verdes, tenho que declarar ou quem passou já automatizou?

E quem ganha dinheiro em apostas também declara?

Normalmente, as despesas de saúde são comunicadas pelo prestador. Mas há situações em que não ficam com a categoria correta, por exemplo quando nesse local também vendem produtos/serviços que não são fiscalmente considerados de saúde: suplementos (sem receita médica), cosmética, etc. Podes ver as despesas registadas nesta página do portal das finanças (após login).

Quanto às apostas, vê se este artigo ajuda.

Também tenho essa duvida, embora só se aplique para o ano...trabalho para uma empresa fora da UE, são considerados rendimentos obtidos no estrangeiro e dai ter de preencher o anexo J?

E um aparte pelo que tenho lido aqui e em vários artigos, temos um estado tão filho da **** que envia logo multas quando existem enganos ao invés de pedir primeiro para corrigir e se não for o caso, então só ai passar a multa.

Uma pergunta:
Estava aqui a brincar com o IRS e vejo que o Benefício Municipal aparece a 0 (na simulação), mas na lista está como sendo um concelho de 5%, o que está errado?
Acredito que seja a lista!

Edd :)

Uma pergunta:
Estava aqui a brincar com o IRS e vejo que o Benefício Municipal aparece a 0 (na simulação), mas na lista está como sendo um concelho de 5%, o que está errado?

Sei que no começo a simulação não estava a assumir nada do benefício Municipal. Mas isso já devia estar resolvido.

Uma pergunta:

a lista das finanças mostra-te a taxa de participação, ie, o que fica para o município.

pelo que se aparece 5% quer dizer mesmo que recebes 0%.

se aparecer 1.5% (por exemplo Lisboa), recebes 3.5%.

E por aí fora.

Voltar
Superior