Tópico do IRS

A quem não fizer falta o dinheiro sim.

Tenho feito sempre o IRS automático, sem sequer ver se está certo ou errado e depois de ter o dinheiro do meu lado faço uma declaração de substituição com tudo corrigido.

Da última vez que comecei por uma declaração manual só recebi o reembolso já em julho.

Resumindo, declaração submetida e lá para Maio corrijo, porque tenho fundos internacionais que resgatei, tenho que declarar a conta do Revolut e as despesas da ordem onde a minha mulher está inscrita nunca ficam pré-preenchidas. Depois ainda tenho 20 ou 30 euros a receber de acerto, mas sim o grosso vem já.

Última edição:
Por isso sugiro que aguardem até dia 1 para entregar.

Já me disseram que podia ser multado porque entregar dia 30 ou 31 de Março, é entregar fora de prazo

ja fiz porcaria, pois ja entreguei[:)][:)][:)][:)] tou arrependida😥

Vais ser a primeira a receber 😁

Eu sempre entreguei antes do tempo. Só que há 2 anos a declaração entrou cheia de erros. Tive de apresentar nova declaração de correção e fui avisado pelo funcionário da repartição que podia ser multado por isso.
Mas desconheço que alguém tenha sido multado por entregar antes do tempo. Mas pode acontecer…

Não percebo porque o sistema o permite.

Eu não percebo nada!

Cada ano que passa tenho mais despesas mas recebo menos de IRS.

Já cheguei a sacar 3800€ e atualmente anda sensivelmente a metade do valor!!

É uma tristeza....[8b][8b]

Para ser justo tenho que admitir que os rendimentos nos anos anteriores, onde recebi cerca de 3800€ foram bem menores devido a gravidez e licenças de maternidade da minha esposa.

Mas um gajo devia receber mais...[8b]

Fico com a sensação que mais valia ganhar menos uns trocos!!

Como se vê esses 700€ em deduções no efatura?

Alerta do Contas Poupança
6137524adf671b2e883d2eca5c11cea5.jpg

Agradável surpresa!
Vou receber praticamente o quádruplo do ano passado…

Sinceramente esperava receber +/- o triplo do último ano. Motivado pela alteração do agregado familiar com o nascimento da minha pequena, e respetivas despesas.

Vou aguardar uns dias antes da submissão, mas aparentemente está tudo correcto!

P.S. Fiquei agora ainda com mais vontade de fazer bebés!!! Obrigado Mr. Indiano 😋

Agradável surpresa!

Sinceramente esperava receber +/- o triplo do último ano. Motivado pela alteração do agregado familiar com o nascimento da minha pequena, e respetivas despesas.

P.S. Fiquei agora ainda com mais vontade de fazer bebés!!! Obrigado Mr. Indiano 😋

Não tens que lhe agradecer. O indiano amanhou-se com o teu dinheiro durante mais de um ano e agora devolve-to sem juros.

Uma dúvida em relação ao IRS de uma pessoa próxima que não sei como fazer: casal com 2 filhos, em que o pai faleceu há cerca de 4 anos. No ano passado, um dos filhos decide ficar com a casa dos pais, sendo que a mãe abdica da sua parte da herança e, por conseguinte, o filho que fica com a casa paga ao outro o valor correspondente.
a) Esse valor recebido tem que ser declarado no IRS em que anexo e campo?
b) a cabeça de casal não tem rendimentos para além da reforma e o IRS é sempre zero. Ainda assim terá que preencher algum anexo na sua declaraçao referente a esta transação?

obg.

Edit: encontrei este link que refere que não será necessário declarar nada pela parte do filho que recebe:
Herança no IRS: quais as obrigações fiscais dos herdeiros? (e-konomista.pt)​

" TENHO DE DECLARAR HERANÇA NO IRS?

Não, não tem de declarar a herança no IRS, uma vez que dinheiro e bens recebidos não estão sujeitos a tributação, dado que não se enquadram nas categorias de rendimentos previstas no CIRS."
​

Última edição:
Agradável surpresa!

Então refaz lá essa matemática porque o custo de um bebé é bem maior que aquilo que se recebe em termos de IRS....

Vais ser a primeira a receber 😁

Eu sempre entreguei antes do tempo. Só que há 2 anos a declaração entrou cheia de erros. Tive de apresentar nova declaração de correção e fui avisado pelo funcionário da repartição que podia ser multado por isso.
Mas desconheço que alguém tenha sido multado por entregar antes do tempo. Mas pode acontecer…

Não percebo porque o sistema o permite.
Eu diria que fazem isso para impedir o bloqueio do sistema.

Imagina que existem 500 mil contribuintes prontos a submeter o irs no primeiro dia. Se metade deles submeterem nos dias 30 e 31 a carga de trabalho fica bastante dividida e não vais ter milhares e milhares de acessos a entupir o sistema no dia 1 de Abril.

Voltar
Superior