Tópico do IRS

E não explica porque não está no âmbito dos "apoios (pagos por) AT", mas sim nos "apoios (pagos por) SS". Devia haver um único guia completo e não esta divisão por "quintas".

Para o pelouro SS há pouca informação a circular. Nem sabia se as crianças (nascidas em 2022) tinham de ter o seu próprio acesso SS Direta, para estarem incluídas no agregado da SS Direta dos pais.

Que é uma boa confusão, não há dúvidas!

Para estarem no agregado familiar, têm de ter SS directa...

Este país é uma comédia... Um filho nasce tem de se pedir o CC, e depois em vez de tudo ser automático ? Não.... Tem de se pedir uma password para as finanaçs, e uma password para a SS e mais umas tretas para o Utente de Saude.
Depois é preciso ir ao Site da AT de um pai e meter lá a criança no Agregado!! Mas só de Janeiro a 15 Fevereiro....
Depois é preciso ir ao Site da SS e meter lá o agregado.
Depois repetir tudo no outro pai.

[:D][:D]

Uma comédia!!

Acho que não! Retirado do site da Seg. Social:

APOIO EXCECIONAL A CRIANÇAS E JOVENS
O que é?
É um apoio monetário de 50€.
A quem se destina?
Destina-se a todos os dependentes em sede de IRS, aos beneficiários de abono de família e aos menores de 18 anos que estejam registados em agregados na segurança social.Quando se recebe?
Pagamento único no mês de outubro.
Como se recebe?
Para dependentes de trabalhadores que tenham entregue IRS relativo ao ano de 2021 - o apoio é pago como reembolso de IRS pela Autoridade Tributária (AT), devendo confirmar junto da AT o seu IBAN.
Para beneficiários de abono de família e para os menores de 18 anos que estejam registados em agregados na segurança social - o apoio é pago pela Segurança Social, através de transferência bancária, devendo confirmar o IBAN junto da segurança social.
  • Deve verificar os dados da Conta Bancária através da Segurança Social Direta. Caso o IBAN não esteja registado, deve registar-se no menu “Perfil”, opção “Conta bancária”.
  • Deve ainda confirmar o agregado familiar através da Segurança Social Direta, no menu “Família”, opção “Agregado e Relações Familiares”.

Isso nunca esteve nas explicações do Governo. Nem nos sites do apoio.
https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=familias-primeiro-perguntas-e-respostas#2

Este é o site do governo. Não é da AT nem da SS. Explicações?? Zero!!

Ter de orbigar um pai a pedir o CC, pedir a passwords da Segurança social dirceta de um bebe de meses para ir adicionar ao agregado... É dantesco.

Vê lá o vídeo que eu coloquei!

Sim, o que muda?

Tens de pedir a password da SS de um bebe de meses... É absurdo... O bebe quando nasce e tem CC já tem Filiação já tem número, já tem tudo.
Só neste pais da tanga é que é preciso ter os dados todos em triplicado em todos os organismos diferente...
Centralização 0.

Eu por exemplo da minha filha de 4 anos, pedi o acesso na SS directa, pedi a chave de confirmação de registo por SMS. Nunca recebi a SMS e agora diz que o NISS já está registado. E não consigo pedir a password. [:D]

Vou passar a ir diariamente ao portal das finanças verificar se os artolas não me apagaram novamente o IBAN para atrasar mais uns meses os ditos pagamentos de 125 paus...

Já o meu avó me dizia " Com papas e bolos se enganam os tolos... "

Cheira a Índia que tresanda! [:D]

Vou passar a ir diariamente ao portal das finanças verificar se os artolas não me apagaram novamente o IBAN para atrasar mais uns meses os ditos pagamentos de 125 paus...

Já o meu avó me dizia " Com papas e bolos se enganam os tolos... "

Cheira a Índia que tresanda! [:D]

Como sabes que te apagaram o IBAN? Tinhas lá um antes confirmado? Era um IBAN diferente daquele que usaste na última declaração de IRS?

MAIS UM CAGAÇO... não, afinal é mais do mesmo ao que parece.

Fui consultar o IBAN e fiquei assustado quando o IBAN que lá estava não era igual ao meu actual, igualmente fui verificar na conta da minha mulher e o IBAN tambem não era o dela. Mas o tal IBAN desconhecido era o mesmo em ambas as contas.

Lá fui consultar as papeladas antigas e cadernetas dos bancos, e pronto o IBAN é de uma conta fechada em 2008, apartir de 2008 sempre a receber o IRS no actual IBAN que tenho agora.

Tantos anos a receber neste IBAN já devia de estar actualizado.

Fui consultar o IBAN e fiquei assustado quando o IBAN que lá estava não era igual ao meu actual, igualmente fui verificar na conta da minha mulher e o IBAN tambem não era o dela. Mas o tal IBAN desconhecido era o mesmo em ambas as contas.

Lá fui consultar as papeladas antigas e cadernetas dos bancos, e pronto o IBAN é de uma conta fechada em 2008, apartir de 2008 sempre a receber o IRS no actual IBAN que tenho agora. O IBAN na declaração IRS serve apenas para esse respetivo reembolso.

Tantos anos a receber neste IBAN já devia de estar actualizado.

E esse IBAN atual, está no teu perfil/cadastro (podes confirmar neste link)? Ou apenas o indicas todos os anos na declaração de IRS? É que para o pagamento do apoio é usado o IBAN no perfil.

Como resolver problemas com o IBAN e receber o apoio de 125 euros, segundo o Fisco

E esse IBAN atual, está no teu perfil/cadastro (podes confirmar neste link)? Ou apenas o indicas todos os anos na declaração de IRS? É que para o pagamento do apoio é usado o IBAN no perfil.

Como resolver problemas com o IBAN e receber o apoio de 125 euros, segundo o Fisco

Como referi anteriormente no meu perfil constava (atualizei) o IBAN de uma conta fechada em 2008.

Desde aí passei a usar sempre a mesma conta, nestes anos todos passados sempre o indiquei para receber o IRS, assim como para receber as ajudas ao combustível etc.

Sempre imaginei que já estive actualizado /corrigido ao fim destes anos todos.

Como sabes que te apagaram o IBAN? Tinhas lá um antes confirmado? Era um IBAN diferente daquele que usaste na última declaração de IRS?

Sim, quando começou a surgir este zumzum relativo ao apoio extraordinário, tratei de verificar se estava tudo ok no portal das finanças. Acabei por não alterar nada, uma vez que o IBAN associado ao meu perfil era o mesmo que está associado à declaração de IRS.

3 Semanas depois por descargo de consciência e quando saíram as notícias relativas ao inicio dos apoios extraordinários, fui novamente verificar e o espaço IBAN estava em branco... :sh):sh):sh)

Apoio de 125 euros. Contribuintes indignados denunciam que IBAN foi alterado sem consentimento

Os contribuintes "apontam falhas de segurança à Autoridade Tributária e exigem respostas".

O Portal da Queixa continua a receber "inúmeras reclamações" de contribuintes indignados que denunciam que o IBAN foi alterado sem consentimento no Portal das Finanças e que por isso não receberam o apoio extraordinário de 125 euros.
Os contribuintes "apontam falhas de segurança à Autoridade Tributária e exigem respostas", indica um comunicado enviado às redações.
Embora os apoios extraordinários a titulares de rendimentos e de prestações sociais das famílias (de 125 euros), jovens e crianças (de 50 euros), lançados no âmbito do programa Famílias Primeiro, tivessem começado a ser pagos pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e pela Segurança Social no dia 20 de outubro, a maioria dos queixosos alega que o IBAN presente nos dados pessoais não pertence a nenhuma conta bancária, e que o mesmo foi alterado sem o seu consentimento.

https://www.dn.pt/sociedade/apoio-d...-foi-alterado-sem-consentimento-15287142.html

Sinto-me um felizardo por ter sido contemplado por esta marosca... :sh)
Espero um dia ter a mesma sorte com os Jogos Santa Casa.

Voltar
Superior