Tópico do Detalhe

Dou-te valor Vítor.. É bom ver que existem pessoas que cuidam bem dos carros.. [;)]
Já agora, onde compraste esses reagentes de PH? Precisava de comprar para outro efeito..

Eu tenho que me munir de bons artigos.. Eu em termos mecânicos, ainda vou sabendo algumas coisas.. Mas em termos de car care e detail.. Esquece.. Era mesmo uma nulidade.. Recentemente comecei a preocupar-me e a apaixonar-me por esta vertente.. Muito boa por sinal.. [;)]
Mais duas questões para ti, para que me possas ajudar:

1- Já topei que a esmagadora maioria do pessoal usa Blitz como APC de eleição.. Ora no teu entender, qual a diluição ideal para limpar os plásticos interiores do carro ( tablier, zona das quartelas, puxadores, pilares, etc.. ) sem que haja o mínimo perigo de qualquer tipo de reacção ou descoloração dos mesmos..

2- Qual a forma mais correcta de lavar as ombreiras das portas, zona da dobradiças, e aquela zona ( não sei o nome.. ) que fica visível quando se abre as portas? Eu chamo-lhe a soleira.. [:D] Percebes a que zona me refiro? [:cool:] E qual o produto ideal para essa zona visto que estamos a lidar com parte metálica pintada..
Eu uso o Laquer APC (All Purpose Cleaner directo, resolve os problemas todos e sem risco algum e sem necessidade de diluir.

Essa "soleira como lhe chamas" geralmente não uso nada, só o Shampoo 901 e fica sempre limpo e pano MF.

Caramba, parecem os testes que eu faço na minha piscina [:cool:]
Muito bom!
off topic
Está uma vergonha esses valore em cima na medição, (embora a água esteja muito limpa e cristilina). já coloquei PH redutor, mas ficou igual. Já despejei cerca de 15 mt3 e voltei a encher, nada. Coloquei 25 lts Hipoclorico de Sódio e 10 lts de Ácido Cloridrito, para repor o coloro e o PH (ficou água verde em 3 dias quando choveu) agora só aguardar que venha sol ou volte a chover intensamente, para repor em condições o PH e o Cloro.
Mas basta um descuido de não escovar e aspirar 15 dias e que por azar chova fica logo assim com abundância de algas vivas.

Pelo menos devia estar com estes valores, já era bom embora que aqui exista pouco cloro

cLPPQKL.jpg

Última edição:
Eu uso o Laquer APC (All Purpose Cleaner directo, resolve os problemas todos e sem risco algum e sem necessidade de diluir.

Essa "soleira como lhe chamas" geralmente não uso nada, só o Shampoo 901 e fica sempre limpo e pano MF.

Limpar a soleira, e as cavidades onde ficam as dobradiças das portas é muito difícil.. É das partes para mim mais complexas.. Devido ao mau acesso à zona das dobradiças.. Usas o quê para limpar aquilo? Luva? Esponja MF? É que limpar essas zonas com shampoo e depois passar água.. A lubrificação das dobradiças não sai?
Relativamente ao Laquer APC, esse APC não é Blitz diluído? Já li algures aqui no fórum que sim.. É que o Blitz fica muitíssimo mais barato se assim for..
Já agora.. Aplicas o Laquer directamente nos plásticos do tablier etc, ou aplicas num pano MF e depois limpas aquilo tudo?

Limpar a soleira, e as cavidades onde ficam as dobradiças das portas é muito difícil.. É das partes para mim mais complexas.. Devido ao mau acesso à zona das dobradiças.. Usas o quê para limpar aquilo? Luva? Esponja MF? É que limpar essas zonas com shampoo e depois passar água.. A lubrificação das dobradiças não sai?
Relativamente ao Laquer APC, esse APC não é Blitz diluído? Já li algures aqui no fórum que sim.. É que o Blitz fica muitíssimo mais barato se assim for..
Já agora.. Aplicas o Laquer directamente nos plásticos do tablier etc, ou aplicas num pano MF e depois limpas aquilo tudo?

O maior problema ao limpar as dobradiças são os ressaltos da sujidade através do pincel, convém proteger a zonas mais próximas para não ficarem sujas.
Depois de limpar temos obrigatoriamente de lubrificar no fim depois de tudo limpo e seco.
Também se condicionam as borrachas por onde passam os cabos.

APC Laquer custa 4,95€ embalagem 500 ml, sem ser necessário diluir, sempre usei desse e dura-me muitos meses.

Uso também o Gummi Pfledoe para as borrachas das portas e das bagageiras, dura muito tempo também quase um ano e aplicado todos os meses.

Aplico 80% dos produtos com aplicadores de MF e limpo suavemente com panos MF em seguida e raramente uso o Laquer, os carros estão a 100% limpos, mais manutenção semanal. (hoje está a chover e após almoço vou lavar pelo menos um, aquele que andou mais na passada semana... (de loucos? talvez, mas...)

Essas soleiras deduzi que fosse outra coisa, estou a ver, é o intervalo das portas frentes e traseiras. Essa parte sempre usei o procedimento de deixar essa parte para o final (antes de iniciar a limpeza de borrachas, plásticos e rodas) limpar essa parte com panos 40X40 MF ou mesmo a toalha MF grande que está molhada e suja, limpar essas partes assim como todo o redor das portas, mala bagageira e interior do capot do motor, limpar bem toda a água e manter abertas para secar. (será limpar a água nestes locais)

EKlaDdX.jpg

(as partes que chamas "soleiras" sempre limpas após lavagem com pano MF)

iLp3zZh.jpg

Última edição:
O maior problema ao limpar as dobradiças são os ressaltos da sujidade através do pincel, convém proteger a zonas mais próximas para não ficarem sujas.
Não se usa pincéis, riscam muito. Existem uns pincéis em esponja.

Limpar as dobradiças todas, portas, capot e bagageiras (e ainda os pequenos amortecedores periodicamente) com o "Einszett Lubricante activo con grafito"

Depois de limpar temos obrigatoriamente de lubrificar no fim depois de tudo limpo e seco.
Também se condicionam as borrachas por onde passam os cabos.
Sim limpa com o "Gummi"

Tudo isto e o detalhe apenas a primeira vez, que vai durar umas horas boas ou mesmo um fim de semana completo, depois será apenas a manutenção semanal, não se gasta muitos produtos e o carro está sempre a 100% (quer inverno quer de verão)

Não usar ceras ou selantes se não tiverem preparados para tal, ou fazem com eu fiz ha uns anos, num carro velho e ir ganhando prática ou não mexer mesmo. Vi a dias uns faróis de um Clio III que foram lixados, estavam horriveis. Vi um BMW com os farois que aplicaram cera, "parece uma cobra a perder a pele"

Não se usa pincéis, riscam muito. Existem uns pincéis em esponja.

Limpar as dobradiças todas, portas, capot e bagageiras (e ainda os pequenos amortecedores periodicamente) com o "Einszett Lubricante activo con grafito"

Pincéis com cerdas suaves riscam? E estava a referir-me à zona especifica da dobradiça, é impossível limpar de outro modo. Mas os pincéis desde que limpos não riscam, até são aconselhados para limpar na zona do lettering dos carros.
Os pincéis em esponja (ou espuma?) de que falas é mais para condicionar as borrachas das portas e outras zonas mais difíceis.
A zona da moldura interior da porta é que limpo com panos microfibras para não riscar.

APC Laquer custa 4,95€ embalagem 500 ml, sem ser necessário diluir, sempre usei desse e dura-me muitos meses.

Uso também o Gummi Pfledoe para as borrachas das portas e das bagageiras, dura muito tempo também quase um ano e aplicado todos os meses.

Aplico 80% dos produtos com aplicadores de MF e limpo suavemente com panos MF em seguida e raramente uso o Laquer, os carros estão a 100% limpos, mais manutenção semanal. (hoje está a chover e após almoço vou lavar pelo menos um, aquele que andou mais na passada semana... (de loucos? talvez, mas...)

Essas soleiras deduzi que fosse outra coisa, estou a ver, é o intervalo das portas frentes e traseiras. Essa parte sempre usei o procedimento de deixar essa parte para o final (antes de iniciar a limpeza de borrachas, plásticos e rodas) limpar essa parte com panos 40X40 MF ou mesmo a toalha MF grande que está molhada e suja, limpar essas partes assim como todo o redor das portas, mala bagageira e interior do capot do motor, limpar bem toda a água e manter abertas para secar. (será limpar a água nestes locais)

EKlaDdX.jpg

(as partes que chamas "soleiras" sempre limpas após lavagem com pano MF)

iLp3zZh.jpg

Eu já limpo essas zonas com panos.. Mas eram farrapos velhos.. [:D] Só agora entendi bem a necessidade do uso de panos MF.. [;)]
Mas fazes isso apenas com os panos MF molhados em água? Não usas nenhum produto específico como por exemplo um quick detailer?
Complicado complicado é mesmo nas zonas das dobradiças.. São de acesso muito complicado.. Esses pincéis em esponja que já vi que tens talvez sejam mesmo o melhor para aceder a essas áreas..
O Gummi da 1Z eu arranjo embalagem de um litro por 7 euros.. Não traz é aquele aplicador que as embalagens que o pessoal costuma comprar vulgarmente.. Mas com um aplicador de poliespuma isso resolve-se.. Fica incomparavelmente mais barato.. É como o Lacquer e o Blitz.. O Blitz de facto de for seguro ( nunca usei.. ) numa diluição de 1:20 é ao preço da chuva.. Compensa de longe.. O cheiro do Lacquer é igual ao Blitz nessa diluição? Gostava que alguém confirma-se isso para se ver se de facto o Lacquer é Blitz já diluído..

Já agora, que produto aconselhas para condicionar e proteger os plásticos exteriores? Tipo frisos, etc? Limpar bem com APC e pano MF, e proteger posteriormente com 1Z Vynil Gel? É que dentro da gama da 1Z existe o 1Z Vinyl Gel, o 1Z Balsam Tiefenpfleger ( Este penso que dá para borrachas e plásticos mas é em spray, logo de aplicação na minha opinião mais complexa.. ), e por fim o 1Z[FONT=Arial, Helvetica, sans-serif] Kunststoff Intensive Pflege ( até tive que copiar o nome deste.. ) que não será será liquído ou em gel..[/FONT]

Pincéis com cerdas suaves riscam? E estava a referir-me à zona especifica da dobradiça, é impossível limpar de outro modo. Mas os pincéis desde que limpos não riscam, até são aconselhados para limpar na zona do lettering dos carros.
Os pincéis em esponja (ou espuma?) de que falas é mais para condicionar as borrachas das portas e outras zonas mais difíceis.
A zona da moldura interior da porta é que limpo com panos microfibras para não riscar.

Mas limpar aquilo a pincel salpica tudo de sujidade.. É péssimo.. Ou tens mil e um cuidados, ou não estou a ver como fazer aquilo sem salpicar possivelmente para o habitáculo.. Não achas que os pincéis de esponja sejam bons para este trabalho? Eles são destinados a zonas de difícil acesso.. E em termo de produto para limpar? Apenas água nos panos MF e nos pincéis? Sempre tive muitas dúvidas sobre como limpar estas zonas.. Para condicionar as borrachas por onde passa a cablagem os pincéis de esponja também me parecem ser a única solução.. Um para limpar, outro para condicionar com o Gummi.. Os profissionais da área devem usar um tornador para limpar esta zona.. Quase de certeza..

Já usei vários condicionadores exteriores, e este é para mim um dos melhores, tanto em plásticos lisos como rugosos:

http://store.carcareeurope.com/meguiars-ultimate-protectant-dash-trim-restorer.html

Os produtos da Meguiars são excelentes.. Basta ver os resultados obtidos pelo PlastX comparando com produtos semelhantes.. A meu ver, sem rival.. Mas a 1Z é imbatível em termos de relação preço/qualidade.. A par com a Autosol.. Duas alemãs de referência..
Já agora.. Conheces o condicionador de exteriores da Angelwax, o Angelwax Angel? É mais barato ( muito mais que o Poor Boys Natural Look ) e também em gel.. Gosto de condicionares em gel ou pasta.. Pode parecer psicológico mais parecem ser mais premium.. Conheces o artigo em questão?

Os produtos da Meguiars são excelentes.. Basta ver os resultados obtidos pelo PlastX comparando com produtos semelhantes.. A meu ver, sem rival.. Mas a 1Z é imbatível em termos de relação preço/qualidade.. A par com a Autosol.. Duas alemãs de referência..
Já agora.. Conheces o condicionador de exteriores da Angelwax, o Angelwax Angel? É mais barato ( muito mais que o Poor Boys Natural Look ) e também em gel.. Gosto de condicionares em gel ou pasta.. Pode parecer psicológico mais parecem ser mais premium.. Conheces o artigo em questão?
O poorboys natural look é para ser utilizado nos interiores depois da limpeza com o blitz.no exterior uso o poorboys Trim restorer.
Três produtos excelentes.são caros(excepto o blitz)mas duram uma eternidade.

Mas limpar aquilo a pincel salpica tudo de sujidade.. É péssimo.. Ou tens mil e um cuidados, ou não estou a ver como fazer aquilo sem salpicar possivelmente para o habitáculo.. Não achas que os pincéis de esponja sejam bons para este trabalho? Eles são destinados a zonas de difícil acesso.. E em termo de produto para limpar? Apenas água nos panos MF e nos pincéis? Sempre tive muitas dúvidas sobre como limpar estas zonas.. Para condicionar as borrachas por onde passa a cablagem os pincéis de esponja também me parecem ser a única solução.. Um para limpar, outro para condicionar com o Gummi.. Os profissionais da área devem usar um tornador para limpar esta zona.. Quase de certeza..

Pincel só na zona das dobradiças e passagem de cabos, não estou a ver uma maneira mais simples e eficaz de limpar essa zona, mas é claro que tens de proteger a área circundante. O resto na zona das molduras são com panos microfibras. Para condicionar é que vais usar os aplicadores de espuma.

O condicionador da Meguiar´s tem a vantagem de resistir à passagem da projecção da água dos pneus pelos plásticos, já o vinyl gel falhava nesse particular.

Pincel só na zona das dobradiças e passagem de cabos, não estou a ver uma maneira mais simples e eficaz de limpar essa zona, mas é claro que tens de proteger a área circundante. O resto na zona das molduras são com panos microfibras. Para condicionar é que vais usar os aplicadores de espuma.

O condicionador da Meguiar´s tem a vantagem de resistir à passagem da projecção da água dos pneus pelos plásticos, já o vinyl gel falhava nesse particular.

O resto da zona das molduras ( pelo menos nos meus carros.. ) costuma sempre ter sujidade.. Ou sujidade que veio com a água das lavagens, ou mesmo partículas de pó acumuladas do dia-a-dia.. Usas apenas um pano MF? Seco ou molhado em água? É isso que estou a tentar perceber.. O que é que vocês usam nessas zonas.. Por exemplo para limpar a zona das dobradiças mesmo que uses um pincel de cerdas, acho que não o usas em seco pois não? Pois é isso mesmo que queria saber.. Que produto usar para esse fim.. Para limpar a zona das dobradiças, soleiras, moldura interior das portas..

Então o Vinyl Gel vocês não aconselham.. Correcto? Então e o 1Z Kunststoff? Esse é bastante mais caro e segundo leio, muito resistente..

O resto da zona das molduras ( pelo menos nos meus carros.. ) costuma sempre ter sujidade.. Ou sujidade que veio com a água das lavagens, ou mesmo partículas de pó acumuladas do dia-a-dia.. Usas apenas um pano MF? Seco ou molhado em água? É isso que estou a tentar perceber.. O que é que vocês usam nessas zonas.. Por exemplo para limpar a zona das dobradiças mesmo que uses um pincel de cerdas, acho que não o usas em seco pois não? Pois é isso mesmo que queria saber.. Que produto usar para esse fim.. Para limpar a zona das dobradiças, soleiras, moldura interior das portas..
Então o Vinyl Gel vocês não aconselham.. Correcto? Então e o 1Z Kunststoff? Esse é bastante mais caro e segundo leio, muito resistente..
Não percebo essa tese,

Nos meus carros até esta data, mesmo com 300k, (caso de 2 com mais de 300k) não tem qualquer sujidade nas molduras, ou nas zonas das dobradiças, estão como veio de fábrica, limpos e apresentáveis.

Os mais recentes estão na mesma situação, "limpos" mesmo quando as dobradiças e outros, são lubrificados com o "Einszett Lubrificante" após mais algum tempo é tudo limpo com panos MF e nada se nota a pingar gordura ou sujo.

Os panos não são molhados, são apenas húmidos qb para a limpeza, se não der com a porta traseira aberta, colocar a 1/4 ou mesmo fechada para dar espaço para se colocar a mão e o pano.

No fim de semana já tiro fotos ou faço um vídeo em 3 carros (embora mesma marca) como limpo em poucos minutos essas zonas e o estado impecável como se encontram.

110.000 km com quase 4 anos o aspecto do mesmo

1RPZxft.jpg

285.000 km na altura da foto com 5 anos e 5 meses aspecto e estado de novo

tnRm9K4.jpg

O mais explorado com 136.000 km em 2 anos e 8 meses na altura da foto

fmaf3uQ.jpg

sem comentários

NFsw0VT.jpg

sem comentários

WTMK0dy.jpg

Depois coloco as outras que faltam e que passaram por aqui sempre a 100% impecáveis aspecto exterior e interior!​

Voltar
Superior