Tópico do BTT

eu hoje também estava para dar uma volta, mas a chuva não deixou[:D]
que marco é esse?
ao pé da minha casa também existe um no cimo de um monte, mas não sei qual é a finalidade dele.

É um marco geodésico. Julgo que esse é de 2ª classe. Serve para assinalar o ponto aproximado mais alto num raio de X km se não estou em erro.

Há correspondência entre as classes e o X, mas não me recordo ao certo....

Já agora edununo...grandes pedaladas, quase parece a zona do Minho onde estou agora! ;)

eu hoje também estava para dar uma volta, mas a chuva não deixou[:D]
que marco é esse?
ao pé da minha casa também existe um no cimo de um monte, mas não sei qual é a finalidade dele.

Chuva? Nem eu nem a bike nos dissolvemos à chuva! pá! [:D][:p]

É um marco geodésico que tem junto à pista do aerodromo de Vilar de Luz em Folgosa da Maia.

Fica bem é toda suja!
Até gosto deste tempo para pedalar.

Gosto muito de me divertir na lama. Mas a chover nem por isso.
Então torrencialmente...
Para pedalar, para mim, nada melhor que tempo seco e de preferência frio. Se bem que as temperaturas que se fizeram sentir na semana passada tb são bastante agradáveis.

Uso máquina pq é mais fácil, mas estou ciente dos cuidados a ter. Rodas, pedaleira e caixa de direcção, têm rolamentos selados...
Ponho primeiro desengordurante na corrente e desviadores etc. Na suspensão, passo primeiro com um pincel para retirar as areias e só depois é que uso a máquina de pressão, sendo que no caso da suspensão, a sujidade sai toda de forma "indirecta". Além do mais entre mim e a bike há sempre alguma distancia. Apontar mesmo, só para a corrente e, confirmo, depois da acção do desengordurante, sai tudinho...
Depois da lavagem, limpo-a com uma pano seco (e é aqui que o passo nos retentores para tirar a sujidade que resta) e nas últimas duas vezes tenho aplicado um produto que uso no carro, no quadro, bainhas da suspensão, avanço guiador e espigão. Fica com um aspecto mais limpo e dá-lhe algum brilho. Deixo secar tudo, passo com um pano limpo para retirar o excesso e lubrifico corrente e desviadores.

É mesmo esses rolamentos que é preciso ter cuidado, apesar de serem selados com a pressão a água entra, mas o oleo para mais tarde lubrificar é que já não consegues meter lá dentro.

Já abri rolamentos selados cheios de ferrugem por dentro, claro que depois de aberto vai para o lixo.

É um marco geodésico. Julgo que esse é de 2ª classe. Serve para assinalar o ponto aproximado mais alto num raio de X km se não estou em erro.

Há correspondência entre as classes e o X, mas não me recordo ao certo....

Já agora edununo...grandes pedaladas, quase parece a zona do Minho onde estou agora! ;)

eu já desconfiava, mas como aqui perto também tem um radio-farol, pensei que tivesse uma coisa aver com a outra, mas penso que o marco que existe aqui perto tem uma risca vermelha, e a parte mais fina está no chão. alguém partiu aquilo à muito tempo. para lá ir, só mesmo de mota de mato, jipe bem artilhado ou a pé[:D]
uma altura tentei subir com o meu jipe, mas ficou a meio da subida[s)]

Chuva? Nem eu nem a bike nos dissolvemos à chuva! pá! [:D][:p]

É um marco geodésico que tem junto à pista do aerodromo de Vilar de Luz em Folgosa da Maia.
já me basta apanhar chuva quando estou a trabalhar, e ontem calhou-me bem[8b]
não gosto de andar de bike à chuva:sh)

Belas fotos e trilhos. Mas parecem sequinhos [:p]

Com este tempinho é p esquecer. Além disso ia emporcalhar a Carmen outra vez... e tão airosa que ela está. [:p]

Aaah Carmencita... Porcalhonas é que se querem [:D]

Com chuva ou não vou aproveitar estas mini-férias da Páscoa para "abusar" da Helga no monte [:cool:]

É normal um pneu convertido perder um pouco de pressão ao longo dos dias? é a um ritmo muito lento mas nota-se e depois parece que estabiliza... nada de preocupante para já porque antes da volta dou ar para a pressão pretendida.

Quanto a limpezas, eu não sou assim tão cuidadoso. Ao fim da volta começo sempre na transmissão, que desengorduro com spray finish line ( ou uma trincha com petróleo) e posterior lubrificação (finish line wet lube ou dry lube).
A limpeza do quadro só depende do nível de porcaria acumulada mas em termos gerais é a banhoca rápida com mangueira com ponteira (pressão fraca), depois balde com água morna e detergente para o carro, esponja, panos e mai nada [kiss] Para as bainhas também uso a trincha para retirar as areias e um pano húmido. Acho que não é correcto usar qualquer óleo nas mesmas pelo que me disseram.

Já tenho o próximo upgrade em vista... tentar manter a Helga o mais germanizada possível e optar pela qualidade em vez do peso... vai aos poucos mas não vai ficar a dever nada à elite HPC [:cool:]

cumps

Belas fotos e trilhos. Mas parecem sequinhos [:p]

Aaah Carmencita... Porcalhonas é que se querem [:D]

Com chuva ou não vou aproveitar estas mini-férias da Páscoa para "abusar" da Helga no monte [:cool:]

É normal um pneu convertido perder um pouco de pressão ao longo dos dias? é a um ritmo muito lento mas nota-se e depois parece que estabiliza... nada de preocupante para já porque antes da volta dou ar para a pressão pretendida.

Quanto a limpezas, eu não sou assim tão cuidadoso. Ao fim da volta começo sempre na transmissão, que desengorduro com spray finish line ( ou uma trincha com petróleo) e posterior lubrificação (finish line wet lube ou dry lube).
A limpeza do quadro só depende do nível de porcaria acumulada mas em termos gerais é a banhoca rápida com mangueira com ponteira (pressão fraca), depois balde com água morna e detergente para o carro, esponja, panos e mai nada [kiss] Para as bainhas também uso a trincha para retirar as areias e um pano húmido. Acho que não é correcto usar qualquer óleo nas mesmas pelo que me disseram.

Já tenho o próximo upgrade em vista... tentar manter a Helga o mais germanizada possível e optar pela qualidade em vez do peso... vai aos poucos mas não vai ficar a dever nada à elite HPC [:cool:]

cumps

Eu converti o da frente pneu normal mais kit tubeless e demora-me 3 semanas a perder ar suficiente para ter de encher mais um bocado antes da volta.

Eu converti o da frente pneu normal mais kit tubeless e demora-me 3 semanas a perder ar suficiente para ter de encher mais um bocado antes da volta.

Bolas, isso não soa nada bem para os meus lados [s)] Vamos ver se sela melhor com o tempo, todos os dias giro um pouco as rodas para o liquido não se concentrar sempre no mesmo sitio... isto sem truques de café não tinha piada [:D]

cumps

Os pneus tubeless ready ou os de kevlar são pneus porosos. Necessitam de mais liquido anti-furo que os UST e demoram mais tempo a selar.
Os UST nem necessitam de liquido já que possuem uma camada de borracha estanque à base de borracha Halobutyl. O liquido será neste caso para tapar possíveis furos.
Já nos tubeless ready e nos convertidos tem de tapar os poros e os possíveis furos provocados por elementos externos. É por isso aconselhável a usar um pouco mais de liquido do que nos UST.

Última edição:
Os pneus tubeless ready ou os de kevlar são pneus porosos. Necessitam de mais liquido anti-furo que os UST e demoram mais tempo a selar.
Os UST nem necessitam de liquido já que possuem uma camada de borracha estanque à base de borracha Halobutyl. O liquido ser neste caso para tapar possíveis furos.
Já nos tubeless ready e nos convertidos tem de tapar os poros e os possíveis furos provocados por elementos externos. É por isso aconselhável a usar um pouco mais de liquido do que nos UST.

E dança um samba com o pneu para selar os poros todos[:)]

Se colocares um bocado de sabão líquido por cima do pneu vais conseguir ver se o ar está a sair pelos poros ou não.

Tens aqui o procedimento que usei Detailed Tubeless Installation ...vê as imagens 9 e 10[;)]

Voltar
Superior